quando se fala de tecnologia automobilistica poucas inovaçoes permaneceram tao relevantes por tanto tempo quanto o sistema de roda de cubo rapido um sistema que começou como uma mera consequencia do design primitivo das rodas de carro e ao longo das decadas evoluiu para se tornar nao apenas um elemento essencial ao automobilismo moderno mas tambem um icone de alto desempenho para os esportivos e supercarros de rua o bmw m2 esta ai como mais uma evidencia dessa evoluçao assim como o porsche 911 gt3 e as rodas aircore da koenigsegg e uma das evoluçoes mais intrigantes do automovel o cubo central era simplesmente a forma com a qual as primeiras rodas da historia eram afixadas ao eixo e mesmo apos a evoluçao das rodas com cubos maiores e mais parafusos o cubo central foi transformado no sistema de cubo rapido para como seu nome sugere agilizar as trocas de rodas durante competiçoes veja o primeiro automovel moderno o benz patent motorwagen ele usa tres rodas e todas elas sao afixadas pelo cubo central — um sistema inerente ao design das rodas raiadas usadas na epoca esse tipo de roda alias tem origem nos primordios da aviao idealizadas pelo engenheiro george cayley cujas descobertas foram essenciais para que o ser humano entendesse como uma maquina mais pesada que o ar poderia voar nessas rodas os raios sao finos porem tensionados e dividem a carga aplicada sobre a roda enquanto a mesma esta instalada no veiculo cayley inventou as rodas raiadas mas nao as patenteou ele nao tinha interesse em ganhar dinheiro com elas e por isso em 1826 elas foram patenteadas pelo britanico theodore jones em 1869 o frances eugene meyer foi o primeiro a colocar rodas raiadas em uma bicicleta na decada de 1900 as primeiras motos começaram a usar rodas raiadas com aros de madeira e raios de aço os primeiros carros tambem usaram estas rodas raiadas mas a medida em que as carruagens motorizadas ganharam peso elas se mostraram inadequadas para suporta lo e acabaram substituidas pelas rodas de madeira a volta das rodas raiadas aos automoveis so aconteceu em 1907 quando a rudge whitworth patentou suas proprias rodas raiadas com uma fileira dupla de raios cruzados e mais importante de facil remoçao a ideia era simples uma unica porca central fixava a roda ao cubo apertando se ainda mais com o movimento do carro evitando afrouxamentos acidentais a leveza e o sistema de remoçao rapida destas rodas raiadas acabaram possibilitando tambem a criaçao do estepe com a possibilidade de retirar e colocar rodas rapidamente fazia sentido levar uma roda extra no carro para o caso de um pneu furado apesar de terem sido proibidas no grande premio da frança de 1908 por preocupaçoes com segurança a tecnologia logo foi adotada por equipes de competiçao em 1913 as rodas de fixaçao central ja eram padrao nos grand prix garantindo trocas mais rapidas e eficientes nos boxes o sistema de cubo rapido ganhou ainda mais popularidade quando carlo borrani engenheiro italiano licenciou o design da rudge whitworth em 1922 sua empresa rudge whitworth milano posteriormente renomeada carlo borrani s p a tornou se referencia no fornecimento de rodas de alto desempenho a inovaçao de borrani foi o uso de aros de liga de aluminio reduzindo significativamente o peso nao suspenso e melhorando a dirigibilidade a frenagem e a aceleraçao — beneficios essenciais tanto para corridas quanto para veiculos de luxo o modo como estas rodas eram fixadas tambem as tornava praticas elas eram encaixadas na ponta do eixo em um cubo cilindrico com uma rosca na extremidade nesta rosca era colocada uma porca metalica com asas normalmente duas ou tres chamada spinner em ingles esta porca era responsavel por prender a roda firmemente ao cubo e tambem acabou se tornando parte da estetica das rodas raiadas para colocar ou retirar a roda era necessario o uso de um martelo o chamado knockoff hammer normalmente ele era feito de cobre e revestido em couro para que se pudesse golpear a porca sem danifica la o martelo e que saia todo lascado e amassado da operaçao nas decadas de 1920 e 1930 marcas como alfa romeo isotta fraschini fiat lancia porsche mercedes benz e auto union adotaram as rodas borrani no pos guerra a ferrari tornou essas rodas um elemento iconico associando ainda mais a fixaçao central a exclusividade e ao desempenho o sistema continuou usado mesmo apos a criaçao das rodas de liga leve como conhecemos hoje — o que aconteceu em 1924 quando ettore bugatti criou uma roda feita integralmente de aluminio fundido com o tambor de freio integrado a roda ela tambem era afixada somente por um parafuso central mas nao era um sistema de cubo rapido como o sistema de cubo rapido e atrelado ao cubo do carro e nao as rodas em si bastou substituir as rodas raiadas pelas novas rodas de liga leve com o mesmo furo central para afixa las com o passar dos anos contudo a segurança nos carros de rua se tornou uma prioridade e as rodas de cubo rapido começaram a ser questionadas nos modelos de rua os iconicos spinners que facilitavam a remoçao manual foram proibidos nos eua e na alemanha nos anos 1960 por representarem um risco para pedestres e por exigirem uma instalaçao precisa os fabricantes substituiram os spinners por porcas hexagonais que exigiam o uso de uma chave mas a tendencia ja se voltava para sistemas de fixaçao por multiplos parafusos nos anos 1970 os cubos de fixaçao central foram amplamente substituidos por fixaçoes de parafusos multiplos variando de tres a oito parafusos ou porcas e prisioneiros impulsionadas por avanços nos materiais e na produçao em massa apesar de elas desaparecerem dos carros convencionais elas continuaram a ser padrao no automobilismo de alto desempenho no automobilismo contudo as porcas hexagonais foram mantidas e passaram a ser operadas com torquimetros de cabo longo e mais tarde com pistolas pneumaticas — como sao ate hoje ate mesmo a nascar adotou esse sistema a partir de 2022 https //www youtube com/watch v=rry_73ivcms o beneficio mais evidente das rodas de cubo rapido e a velocidade de troca nas paradas de boxes — sem o sistema seria impossivel os tempos de pit stop que vemos hoje na formula 1 — mas elas tambem permitem discos de freio com pista mais larga permitem designs de roda aerodinamicos as calotas aerodinamicas por exemplo nasceram nesse tipo de roda alem de proporcionarem maior resistencia pela distribuiçao mais uniforme de carga apesar de terem desaparecido dos carros de rua comuns os cubos rapidos nunca deixaram de estar presentes nos esportivos de elite nos ultimos anos marcas como porsche ferrari lamborghini e mclaren ressuscitaram a tecnologia em seus modelos mais radicais a porsche por exemplo equipa modelos como o 911 gt3 e gt2 rs com rodas de fixaçao central reforçando seu dna de pista outras marcas seguem a mesma linha trazendo a estetica e a funcionalidade das corridas para as ruas no mercado de tuning e performance ha ate kits de conversao para quem deseja adicionar o toque de engenharia de competiçao ao proprio carro https //flatout com br/turbofan wheels como funcionam as rodas e calotas aerodinamicas dos anos 1970 e 1980/ ainda que exija ferramentas especiais para instalaçao e nao seja tao pratica para o uso diario a fixaçao central e o tipo de upgrade que traz um ajuste fino muito sutil para os esportivos de rua — algo que o mao falou por aqui ainda assim e importante lembrar que um carro nao precisa ser apenas funcional do ponto de vista tecnico — ele tambem tem uma funçao simbolica e nesse sentido as rodas de cubo rapido sao uma referencia a historia do automobilismo um tributo a todos que participaram da busca incessante por velocidade e excelencia em engenharia
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.