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Car Culture

Center lock: a história das rodas de cubo rápido

Quando se fala de tecnologia automobilística, poucas inovações permaneceram tão relevantes por tanto tempo quanto o sistema de roda de cubo rápido. Um sistema que começou como uma mera consequência do design primitivo das rodas de carro e, ao longo das décadas, evoluiu para se tornar não apenas um elemento essencial ao automobilismo moderno, mas também um ícone de alto desempenho para os esportivos e supercarros de rua. O BMW M2 está aí, como mais uma evidência dessa evolução, assim como o Porsche 911 GT3 e as rodas Aircore da Koenigsegg. É uma das evoluções mais intrigantes do automóvel. O cubo central era simplesmente a forma com a qual as primeiras rodas da história eram afixadas ao eixo. E mesmo após a evolução das rodas com cubos maiores e mais parafusos, o cubo central foi transformado no sistema de cubo rápido para, como seu nome sugere, agilizar as trocas de rodas durante competições. Veja o primeiro automóvel moderno, o Benz Patent Motorwagen: ele usa três rodas e t