uma coisa de que nao se pode acusar a ferrari e de falta de criatividade na hora de batizar seus carros voce ja imaginou que um dia a palavra pista soaria tao bem como sobrenome de uma ferrari a 488 pista e uma 488 gtb modificada para a pista oras e como dissemos no post de lançamento e a quarta de sua linhagem sem duvida esta e uma boa oportunidade para conhecer ou melhor relembrar a evoluçao das ferrari de rua com pedigree das pistas a ferrari nunca pensou em dar um nome a sua serie especial de carros com motor v8 preparados para arrepiar no autodromo mas isto nao e exatamente um problema ate porque estes carros apesar de compartilhar a mesma filosofia e layout basicos sao bastante diferentes entre si os deslocamento e a potencia do motor foi so aumentando a preocupaçao e o empenho com a aerodinamica ficaram cada vez mais evidentes e naturalmente o desempenho tambem evoluiu com o tempo e estamos falando de uma linhagem que começou 15 anos atras em 2003 quando a ferrari apresentou a 360 modena challenge e sua versao de rua a challenge stradale e nao 360 challenge stradale embora este nome costume ser usado de forma extra oficial e e por isso que vamos falar dela primeiro ferrari challenge stradale se a ferrari 360 modena challenge era a versao de competiçao da ferrari 360 modena a challenge stradale era a versao de rua da versao de competiçao esta era usada no ferrari challenge campeonato monomarca realizado pela companhia desde 1993 que ja havia contado com versoes de corrida da 348 e da f355 voce pode ler mais a respeito aqui pois bem a ferrari 360 modena lançada em 1999 era movida por um v8 de 3 6 litros de 400 cv a 8 500 rpm e 38 mkgf de torque a 4 750 rpm e a 360 modena challenge de 2003 tinha exatamente o mesmo motor em compensaçao era 110 kg mais leve com 1 170 kg contra 1 290 kg sem fluidos e com isto era 0 6 segundo rapida no 0 100 km/h levando 3 9 segundos para faze lo ja a challenge stradale tinha a curiosidade de ser um pouco mais potente seu v8 foi preparado para entregar 425 cv a 8 000 rpm com os mesmos 38 mkgf de torque a 4 750 rpm havia um novo sistema de escape acelerador mais responsivo e mais feedback na direçao enquanto a 360 modena foi a primeira a oferecer a opçao por uma caixa semi automatica com aletas atras do volante para trocar as marchas que eram atuadas por um sistema eletro hidraulico a challenge stradale te obrigava a ficar com ela antecipando uma tendencia que viria com força pouco tempo depois com isto o carro era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4 1 segundos com maxima de 300 km/h cravados as outras modificaçoes realizadas pela ferrari na challenge stradale porem eram ainda mais importantes freios de carbono ceramica rodas de 19 polegadas com pneus de mais largos e de perfil mais baixo 225/35 na dianteira e 285/35 na traseira e suspensao com molas de titanio alem de uma barra estabilizadora mais grossa os amortecedores tambem tinham calibragem diferente e no geral o centro de gravidade era 15mm mais baixo esteticamente a challenge stradale trazia uma faixa longitudinal nas cores da bandeira italiana que percorria todo o comprimento do carro do bico ate o topo da grade traseira por dentro havia incursoes de alcantara nos revestimentos de porta no painel e nos bancos alias os bancos de fibra de carbono opcionais na modena comum eram de serie na challenge stradale [youtube id= hri4tvqmyxu width= 620 height= 350 ] foram feitos 1 288 exemplares da ferrari challenge stradale o que faz dela um carro mais raro que a toda poderosa f40 que teve 1 315 exemplares fabricados todas as unidades que tem seu paradeiro conhecido estao listadas neste site que inclui fotos detalhes sobre equipamentos historico e combinaçoes de cores do interior e do exterior ferrari 430 scuderia a ferrari challenge stradale foi meio que uma despedida da 360 pois em 2004 foi revelada sua sucessora a f430 com um novo motor v8 de 4 3 litros desenvolvido em parceria com a maserati era uma mudança importante porque o antigo v8 ainda era descendente do motor dino que datava da decada de 50 na f430 v8 era capaz de entregar 490 cv a 8 500 rpm e 47 4 mkgf de torque a 5 250 rpm a transmissao podia ser manual ou semi automatica sequencial e em ambos os casos o tempo de zero a 100 km/h era de quatro segundos cravados com velocidade maxima de mais de 315 km/h a versao 430 scuderia foi lançada em 2007 tres anos depois e as mudanças ja eram visiveis no bico do carro que tinha um para choque de linhas mais retas e agressivas e entradas de ar maiores os farois tinham mascara negra e novamente uma faixa longitudinal percorria todo o comprimento do carro do bico a face traseira as rodas eram de 19 polegadas assim como na f430 porem as rodas traseiras sao bem mais largas com pneus 285/35 em vez de 225/35 para melhorar a aerodinamica a 430 scuderia ganhou dutos de escoamento na dianteira saias laterais maiores e um novo difusor traseiro no cofre da 430 scuderia havia uma versao retrabalhada do v8 4 3 capaz de entregar 510 cv a 8 500 rpm e 47 9 mkg de torque a 5 250 rpm novamente nao havia a opçao do cambio manual puro mas hoje podemos ver que a 430 scuderia teve o importante papel de trazer pela primeira vez em uma ferrari de rua tecnologias antes vistas apenas em modelos de competiçao seu cambio era uma versao aperfeiçoada da caixa eletro hidraulica f1 chamada superfast2 e era capaz de fazer trocas ascendentes em 60 milissegundos a 430 scuderia foi a primeira a trazer o diferencial eletronico e diff e o controle de eletronico de traçao f1 trac e foi nela que estreou o race manettino um seletor no volante que permitia escolher rapidamente entre os modo de conduçao sport race e baixa aderencia alem de desligar os controles de estabilidade e traçao [youtube id= xndilds5kno width= 620 height= 350 ] com peso de 1 350 kg a 430 scuderia era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em menos de 3 6 segundos e continuar ganhando velocidade ate chegar aos 318 km/h [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ferrari 458 speciale o tempo passa rapido mesmo o carro substituido pela ferrari 488 pista foi lançado em 2013 cinco anos atras e exatamente dez anos depois da challenge stradale a ferrari 458 speciale era a versao de track day da 458 italia lançada em 2009 e seguia fielmente a receita das anteriores mais potencia menos peso melhor aerodinamica e um leve tapa no visual no caso da 458 speciale estamos falando de um v8 de 4 5 litros e 605 cv a 9 000 rpm e 55 mkgf de torque a 6 000 rpm a 458 italia para efeito de comparaçao tinha 570 a 9 000 rpm com torque exatamente igual na epoca os 135 cv/l do motor da speciale lhe renderam o recorde de v8 naturalmente aspirado produzido em serie mais potente do planeta a 450 italia foi a primeira ferrari v8 com cambio de dupla embreagem e sete marchas e este naturalmente foi empregado na 458 speciale com programaçao exclusiva como resultado o superesportivo era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em tres segundos cravados e de zero a 200 km/h em 9 1 segundos a velocidade maxima era superior a 325 km/h de acordo com a ferrari com interior aliviado e emprego de mais fibra de carbono na carroceria a ferrari 458 speciale pesava 1 290 kg sem fluidos ou 90 kg a menos que a 458 italia as rodas de 20 polegadas eram mais largas com 9 na dianteira e 11 na traseira 0 5 a mais em ambos os eixos e freios de carbono ceramica de serie [youtube id= 21viku145tm width= 620 height= 350 ] as modificaçoes visuais ficaram mais perceptiveis quando comparadas as realizadas nos modelos anteriores da linhagem indicando que a ferrari passou ainda mais tempo retrabalhando a aerodinamica do carro a 458 speciale tinha um novo conjunto frontal que aumentava a downforce na dianteira em 4% incluindo saidas de escoamento ao lado dos farois e um novo splitter frontal as saias laterais tambem foram redesenhadas e a traseira ganhou um difusor bem mais avantajado e uma grade que percorria todo o espaço entre as lanternas desobstruindo a saida do ar quente do cofre do motor no capo dianteiro o carro ganhava um duto de escoamento inedito nas ferrari com motor v8 em 2014 pela primeira vez uma ferrari v8 especial para as pistas ganhava uma versao conversivel a 458 speciale a de aperta ou aberta em italiano foi lançada exatamente com o mesmo motor da speciale fechada o teto era rigido e retratil e de acordo com a companhia referencia em conforto e isolamento acustico por conta do mecanismo do teto a 458 speciale a era um pouco mais pesada com 1 340 kg sem fluidos mas isto nao a impedia de ir de zero a 100 km/h em tres segundos cravados a velocidade maxima era de 320 km/h a 458 speciale foi a ultima naturalmente aspirada da linhagem como dissemos no inicio deste post a 488 pista pode ter rompido uma tradiçao importante mas a ferrari nunca se viu obrigada a agarrar se a uma tradiçao por pressao popular o beneficio dos turbocompressores foi neste caso em especifico um ganho de mais de 100 cv um salto e tanto considerando que a 458 speciale foi lançada so cinco anos atras [youtube id= v4wc70hmyue width= 620 height= 350 ] nos ja estamos ansiosos para saber o que vem depois voce nao
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