charger uma palavra em ingles dificil de traduzir mas aqui vai to charge e avançar com intençao de ataque; charger e uma pessoa ou algo que avança em intençao de ataque e tambem o nome que se da para um cavalo treinado para a batalha; um cavalo de batalha um nome certamente evocativo e legal mesmo sem se saber o significado exato [caption id= attachment_352066 align= aligncenter width= 999 ] charger 2 2 em versao shelby 110 cv [/caption] e tambem um dodge claro talvez o mais famoso deles nao obstante as varias encarnaçoes menos famosas que teve no passado voce pode achar que colocar o nome mustang num hr v grande e eletrico foi sacrilegio e esse talvez seja o maior deles mas charger ja esteve num cupe derivado de talbot horizon entao ninguem e absento de pecados aqui perdoe os senhor; nao sabem o que fazem [caption id= attachment_352067 align= aligncenter width= 999 ] 1968 1970 o charger classico com v8 de mais de sete litros de preferencia[/caption] a gente se força a esquecer deles e e facil pois existem mais chargers legais que chargers ruins o que a gente lembra de cara e a lendaria segunda geraçao 1968 1970 um carro full size americano cupe que e simplesmente uma das mais belas e iconicas carrocerias ja criadas e tambem frequentemente equipado com alguns dos v8 de bloco grande americanos mais lendarios coisas como o 426 hemi e o 440 six pack [caption id= attachment_352070 align= aligncenter width= 999 ] meu charger preferido 1966 1967[/caption] eu particularmente tenho o meu favorito o primeiro charger de 1966 com seu teto fastback esquisito mas o mais sensacional interior que ja foi montado em qualquer carro dos elegantes quatro bancos individuais os de tras rebativeis para se fazer um enorme porta malas ao painel com quatro instrumento gigantes por tras de um volante lindo e enorme e a falta de coluna b sao simplesmente geniais [gallery ids= 352072 352071 352069 ] nao se pode esquecer do nosso charger tambem; embora aos olhos de um americano seja apenas um dart com o v8 318 para nos e o apice do muscle car para nos tem o seu apelo todo especial [caption id= attachment_352073 align= aligncenter width= 999 ] o ultimo charger brasileiro[/caption] a historia de um nome tao famoso nao acaba facil ano passado a stellantis conglomerado com nome de remedio que hoje e dono da dodge anunciou seu novo muscle car eletrico a carroceria e obviamente inspirada no classico charger de 1968 1970 e o nome diz tudo dodge charger daytona ev [caption id= attachment_352041 align= aligncenter width= 999 ] dodge charger daytona ev podera ser um seis em linha [/caption] recentemente fotos emergiram do monobloco deste carro em produçao; de forma bem suspeita pode se ver nele um tunel por onde pode se passar uma transmissao claro que este carro esta preparado para usar um motor a combustao tambem mas o v8 hemi morre este ano se houver um charger novo com motor a combustao certamente sera com uma versao do novo seis em linha moderno da empresa uma unidade de 3 litros bitubo que ja da hoje ate 500 cv e boatos dizem ser capaz de muito mais [caption id= attachment_352038 align= aligncenter width= 999 ] ate 500 cv de um 3 litros seis em linha turbo o moderno hurricane da jeep [/caption] um charger seis em linha pode produçao bem sem entrar muito neste tipo de seara filosofica o fato e que ha precedente sim ja existiu um charger seis em linha e era um carro na verdade extremamente interessante ta nao era um dodge charger; era de marca chrysler mas charger de qualquer forma mais no espirito original do inicio que qualquer outro que tenha aparecido depois dele e o charger australiano seis em linha chrysler existiram seis em linha de valvulas laterais na chrysler no passado pre guerra mas quando chega o fim dos anos 1960 todas as americanas estao desenvolvendo novos carros compactos para competir com o sucesso do rambler american e do vw fusca a vasta maioria deles acaba com motores de seis cilindros e e um desses que a empresa desenvolve para o seu compacto o plymouth valiant de 1960 nos eua compacto aqui esta entre aspas por serem carros do tamanho de nosso dodge dart [caption id= attachment_352074 align= aligncenter width= 999 ] valiant 1960 seis em linha de novo[/caption] diz bill weertman um dos criadores do novo motor selecionar um motor para o valiant foi um desafio especial nos fornecemos informaçoes a equipe de projeto do valiant sobre uma serie de motores candidatos incluindo motores de quatro cilindros seis em linha e v 6s em ferro fundido e versoes de aluminio de cada tipo a necessidade de manter o comprimento do carro no minimo e ao mesmo tempo fornecer espaço para seis passageiros impediu o uso de qualquer motor de seis cilindros em linha vertical com uma bomba d agua localizada na frente do motor a abordagem convencional um verdadeiro avanço ocorreu quando o designer chefe fred rose e o supervisor de design do motor ray latham tiveram a ideia de inclinar o motor para um lado para que a bomba d agua pudesse ser localizada ao lado do bloco de cilindros em vez de na frente dele encurtando consideravelmente o motor [caption id= attachment_352075 align= aligncenter width= 999 ] o slant 6 no carro repare como direçao do lado direito e dificil[/caption] nascia assim o famoso slant 6 o seis deitado o motor ficada inclinado a 30° no carro e era ohv com comando lateral os dutos de admissao eram longos fruto da experiencia pioneira da empresa neste tipo de coisa e o espaço liberado pela configuraçao o motor parecia para todos os efeitos a metade de um v12; na verdade nunca foi imaginado algo assim infelizmente o motor chamado pelo marketing da empresa de the leaning tower of power foi um grande sucesso e durou ate 1991 em sua versao mais popular deslocava 3 7 litros 86 4 x 104 8 mm e dava 145 cv; versoes de aluminio e com ate 190 cv estavam disponiveis para este popular seis em linha [caption id= attachment_352077 align= aligncenter width= 999 ] the leaning tower of power [/caption] na australia porem aumentava a legislaçao para conteudo local que chegou a 95% em 1970 com isso ficava claro que o valiant inteiro incluindo motor teria que ser fabricado naquele pais como o seis deitado era deitado para a direita complicava bastante a instalaçao de direçao daquele lado nao era impossivel mas ja que iria fazer o motor a chrysler australia queria algo diferente a decisao foi que os australianos teriam seu proprio motor [caption id= attachment_352078 align= aligncenter width= 999 ] o seis em linha australiano nesta seçao nao parece hemi[/caption] o novo motor e basicamente um seis em linha ohv bem convencional inclusive com a bomba d’agua na frente eliminada no slant 6 mas com um detalhe importante era um hemi nao o hemi convencional onde balancins acionam valvulas essencialmente opostas na camara; um desenho diferente de hemi [caption id= attachment_352079 align= aligncenter width= 999 ] aqui o angulo entre as valvulas aparece[/caption] o angulo das valvulas esta visivel em uma seçao longitudinal apenas olhando se a tradicional seçao transversal do motor as valvulas parecem alinhadas como um cabeçote triangular wedge; mas pode se ver ja que o desenho da camera e semiesferico na seçao longitudinal pode se ver o pequeno angulo entre as valvulas 18° o que junto com o desenho permite chama lo de hemisferico bem mais simples que um hemi usual mas ainda assim valido diferente dos hemi usuais tambem admissao e escape eram pelo mesmo lado; nao era crossflow o desenho logico permitiu tambem a empresa usar seu nome fantasia registrado hemi para este novo seis em linha; usado desde o inicio ate o fim de sua vida pela chrysler australia inicialmente era disponivel em 3 5 litros 89 × 93 mm 215 cid e 4 litros 96 × 93 mm 245 cid mais tarde receberia uma versao ainda maior de 4 3 litros 99 × 93 mm 265 cid todos os seis em linha tinham sete mancais o menor deles com 3 5 litros e um carburador de corpo simples so dava 140 cv a 4400 rpm; com 4 litros e o mesmo carburador eram 165 cv mas o motor teria uma longa e famosa carreira do outro lado do mundo sendo descontinuado apenas em 1981 onze anos depois de seu lançamento e apesar de alguns v8 serem oferecidos nos chrysler por la era sempre o motor escolhido para versoes de alta performance o que nos leva claro para o charger com um seis em linha o novo hemi 6 coincide com o lançamento em 1970 da serie vg da terceira geraçao do valiant australiano ate entao era somente seda e perua e picape ute sem versao de duas portas mas o pais vivia uma corrida pela potencia e vitoria no bathhurst 1000 a famosa corrida no mount panorama algo precisava ser feito para melhorar as chances da chrysler [caption id= attachment_352087 align= aligncenter width= 999 ] o valiant normal[/caption] primeiro aparecia o quatro portas esportivo valiant pacer era equipado com 3 versoes diferentes do novo motor 245 hemi 6 de 4 litros basico tinha um carburador duplo e dava 185 cv a opçao e31 usava um comando mais bravo e ventilador menor para dar 195 cv finalmente a opçao e34 usava um carburador holley quadruplo comando mais bravo bomba de oleo de maior capacidade e mais uma serie de outras modificaçoes para 235 cv [caption id= attachment_352088 align= aligncenter width= 999 ] valiant pacer[/caption] mas em 1971 aparece algo ainda mais interessante com entre eixos reduzido de 2743 mm para 2667 mm peso reduzido para 1350 kg e uma carroceria fastback de duas portas aparecia o chrysler valiant charger; o charger australiano [caption id= attachment_352097 align= aligncenter width= 999 ] charger [/caption] o carro foi oferecido com todas os motores disponiveis do base de 3 5 litros ate o v8 la de 340 cid 5 6 litros mas as versoes mais potentes eram as com as versoes bravas do hemi 6 de 4 3 litros era o famoso hemi 6 six pack o motor base dos carros de corrida da chrysler [caption id= attachment_352081 align= aligncenter width= 999 ] six pack [/caption] o six pack nao era um mas tres motores; todos eles usando um trio de carburadores weber horizontais com o trabalho de adaptaçao e calibraçao feito nas instalaçoes da weber na italia usando um carro enviado da australia todos os 3 motores eram opcionais de serie possiveis de serem comprados e usados na rua por qualquer um mas claro que o mais potente era basicamente para competiçao [gallery ids= 352101 352083 352096 352091 352094 352100 ] o primeiro se chamava street six pack e37 e usava taxa de compressao de 9 7 1 e coletores de escapamento tubulares 6x1 para 248 cv e 42 3 mkgf de torque a segunda versao o track six pack e38 tinha taxa de compressao de 10 0 1 e sistema de escapamento duplo dava 280 cv e 44 mkgf de torque a terceira versao conhecida pelo lendario codigo de motor e49 vinha com comando mais bravo e um windage tray em cima do virabrequim para nada menos que 302 cv e 44 2 mkgf de torque o motor tinha uma serie de peças de alta durabilidade incluindo um virabrequim shot peened bielas de seçao maior e bronzinas trimetalicas fora o urro exotico e melodico tocado pelo trio de webers mais ferrari que v8 americano o desempenho do charger r/t com esses motores six pack foi impressionante de acordo com testes da revista wheels o charger r/t com motor e38 acelerou de 0 a 96 km/h em 6 3 segundos o e49 era ainda mais rapido claro fazia a prova em 6 1 segundos e era o carro mais rapido em aceleraçao na australia por muitos anos hoje uma lenda como pudemos ver um charger com um seis em linha nao precisa ser algo menor que os v8 na verdade da um sabor a mais de carro moderno mas retro ao conceito todo a empresa podia ate usinar diferente o cabeçote dohc e validar um termo ja meio batido mas sempre sensacional neste novo seis em linha de mais de 500 cv para o charger sim nos jeep chama hurricane um nome do passado da marca que volta aqui que tal no charger se chamar hemi six pack
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