fotos juvenal jorge @juvenaljorge911 nao demorou muito para encontra lo ao chegar em aguas de lindoia naquela madrugada fria em 2009 sim chegamos de madrugada como sempre fazemos para evitar a multidao que sempre aparece no tradicional encontro de carros antigos da cidade no meio da praça mesmo de longe o azul profundo e brilhante de sua carroceria ja me fisgou imediatamente antes de todo o resto tive que ir ver o que era aquele chevette azul [caption id= attachment_297871 align= aligncenter width= 999 ] lindoia 2009 encontro ao vivo [/caption] ao chegar perto dele meu queixo vai ao chao era ele mesmo o incrivel e absurdamente belo chevette azul que aparecera na capa da revista oficina mecanica em julho de 1987 um unicornio uma lenda viva que tal como cabeça de bacalhau sabiamos que existia mas nunca tinhamos visto ao vivo mas ele era definitivamente real estava ali na minha frente e pior a venda [caption id= attachment_297873 align= aligncenter width= 1429 ] sim ainda tenho a revista [/caption] para gente nascida e crescida em tempos de informaçao abundante e facil e dificil entender o impacto que aquilo teve em mim era como encontrar frank zappa passeando em lindoia como tropeçar na arca da aliança na calçada como encontrar o santo graal a venda no meio daquela quinquilharia que sempre fica espalhada no chao do mercado de pulgas demorei para entender que ele era mesmo aquela eterea lenda sussurrada baixinho por entusiastas desde tempos imemoriais aquele doce fino que so gente mergulhada no folclore automobilistico brasileiro ate os cabelos tinha ouvido falar aquele impossivel sonho de todo chevetteiro patologico o chevette silpo bi albero a lenda resumida era a seguinte o chevette desde o lançamento foi reconhecido pelos entusiastas como um carro de comportamento sensacional muito acima do normal para a epoca mas tambem era fraco equipado com um motor de baixo deslocamento e com um cabeçote desenhado para extrema economia de combustivel nao alto desempenho desde muito cedo milhares de formas para resolver isso apareceram de troca de motores o quatro cilindros de 2 5 litros do opala o mais popular no inicio ate turbocompressores mas ao fim dos anos 1970 quando o chevette ainda saia de fabrica com apenas 1 4 litros exclusivamente um preparador paulistano teve uma ideia ainda mais radical um cabeçote dohc de projeto proprio este preparador era silvano pozzi um italiano radicado no brasil que trabalhava basicamente com carburadores weber entre outras coisas na sua empresa silpo as informaçoes eram poucas e escassas a respeito deste cabeçote um dos poucos registros impressos de seu aparecimento uma nota publicada na seçao painel da revista quatro rodas sob o titulo uma opçao para dar mais potencia ao chevette a ediçao e de agosto de 1979 o que nos faz acreditar que tenha sido desenvolvido durante este ano [caption id= attachment_297874 align= aligncenter width= 286 ] agosto 1979 nota na quatro rodas [/caption] algo realmente incrivel um cabeçote dohc desenvolvido para o chevette era algo tao extraordinario que parecia mentira mas a foto da revista mostrava isso claramente um cabeçote de dois comandos com dois enormes weber duplos horizontais em cima do cabeçote em relevo podia se ler silpo e bi albero da expressao italiana bi albero di came a testa duplo comando de valvulas no cabeçote incrivel extraordinario inacreditavelmente exotico a revista dizia que o motor poderia tambem ser aumentado para 1 6 litros algo que em breve a gm mesmo faria muitos anos se passaram porem sem mais noticias do tal cabeçote de duplo comando parecendo que o negocio nao tinha ido adiante mas volta e meia alguem contava uma historia de um encontro com um chevette de duplo comando e a lenda permanecia viva gente dizia que existia sim e funcionava maravilhosamente bem; outros diziam que era so lenda nao existia google meninos; a gente ficava mesmo sem saber nada em casos assim o que fez a apariçao daquele chevette azul na capa da oficina mecanica em 1987 algo realmente importante ele existe estava ali para quem quisesse ver em toda sua gloria o chevette azul em particular ja era interessante com um kit envemo de alargadores de paralamas farois quadrados do opel kadett c para choques na cor do carro farois de neblina rodas scorro de liga do modelo cruz de malta mais largas e o mais profundo e maravilhoso azul que ja existiu debaixo do capo o bi albero parecia limpo e instalado profissionalmente; os weber agora eram verticais a materia nao era sobre este carro em particular e sim sobre preparaçao de chevette em geral desta forma nenhuma informaçao nova aqui apenas se menciona que o cabeçote existe nao estava mais em produçao e era muito raro e dificil de ajustar mas era uma opçao para melhorar o fluxo e a potencia do chevette e so a lenda por pura falta de informaçao mas confirmaçao da existencia continuava foi quando o carro azul apareceu a venda em lindoia em 2009 por mais dois anos apareceria no encontro sempre com um preço extremamente alto que o impedia de trocar de maos algumas informaçoes vinham a conta gotas entao; conheciamos mais gente via internet agora silvano pozzi falecera em agosto de 2007 parecia que este chevette azul era filho unico de mae solteira a lenda agora dizia que cinco cabeçotes foram produzidos um foi instalado em um chevette hatch que foi para o sul e la sofreu um acidente de perda total seu motor desaparecendo o segundo e o do carro azul outro motor foi mandado completo para a envemo e seu paradeiro e agora tambem desconhecido dos outros dois motores nao se sabia absolutamente nada ve lo ao vivo em lindoia realmente me balançou mas confesso que particularmente com o passar dos anos que se seguiram a magia meio que definhou para mim comecei a pensar que aquilo nao podia dar certo feito numa epoca em que nossa gasolina raramente permitia taxas de compressao maiores que 8 1 e sendo algo que fora desenvolvido com poucos recursos tempo de desenvolvimento e exposiçao no uso prometia ser algo impossivel de dar certo provavelmente nunca funcionaria direito e nunca daria mais que os 82 cv de um chevette 1 6/s a alcool original de fabrica com sua taxa de compressao de 12 5 1 e carburador de duplo corpo interessante como curiosidade mas muito barulho por nada pensei era obviamente algo interessante historicamente um item de coleçao que merecia ser preservado mas nao a minha praia ate um telefonema de meu velho amigo juvenal jorge em 2013 um encontro de perto o juvenal ele mesmo tambem um jornalista automotivo apaixonado por historia como eu encontra o chevette azul em uma loja a venda conversa com eles e combina uma sessao de fotos como sabia meu interesse por esta historia me chama para ir junto as fotos que ilustram esta materia sao as que tiramos no dia aprendemos muito neste dia apesar de nao dirigir andamos no banco do passageiro e isso junto com a experiencia que tinhamos com chevettes foi uma experiencia extremamente reveladora e e claro fuçamos o carro de cima abaixo primeiro o chevette antes de falar do motor para tirar isso da frente o carro e dos primeiros chevette ano 1974 o vendedor nos disse que ele chevette foi mostrado no salao do automovel de sao paulo em 1974 mas era entao branco nada consta porem sobre um chevette envemo nas reportagens da epoca que consegui achar fosse ele branco azul ou qualquer outra cor no salao de 1976 porem um chevette branco foi exposto sim no estande da envemo mas era um semi conversivel copia do kadett aero europeu pode ser uma confusao de memoria de quem contou a historia ou o carro simplesmente passou despercebido pelas publicaçoes especializadas da epoca ou pode ter sido papo de vendedor de qualquer forma era um carrinho sensacional o kit de carroceria da envemo somado as rodas scorro cruz de malta de 13 polegadas e a pintura azul brilhante fazem deste chevette um dos mais belos que existem e um carro dos anos 1970 preparado o que o torna ainda mais raro que um original de fabrica mesmo antes de vermos seu motor unico na traseira freios a disco um kit de epoca produzido pela retifica retsam de sao paulo [gallery ids= 297893 297895 297896 297897 297899 297900 297901 297902 297903 297904 297885 297881 ] o interior era quase perfeito para o periodo os bancos eram tipo concha baixos sem encosto de cabeça seguram muito bem todo o corpo mas ainda assim tornam o interior mais espaçoso e arejado coisa que foi perdida quando os bancos cresceram quase ate o teto nos anos 1990 o painel e totalmente alterado em relaçao ao de um chevette normal em madeira e com o topo almofadado em couro a instrumentaçao era simplesmente sensacional nada menos que onze instrumentos analogicos reloginhos maravilhosos na frente do motorista o tradicional velocimetro a esquerda e conta giros a direita da marca heredia com um relogio de menor diametro no meio a esquerda desses esta o vacuometro smiths em cima de um medidor de pressao de combustivel sem marca na direita mais seis instrumentos tres em cima tres embaixo todos horasa quantidade de combustivel no tanque amperimetro temperatura do oleo pressao do oleo voltimetro e finalmente temperatura da agua de arrefecimento andando foi exatamente o que esperava nao e nenhum foguete mas andava super bem como um motor de chevette preparado aspirado com dois weber duplos sempre foi sai do passeio com minha teoria confirmada parecia andar como um 1 6/s a alcool algo em torno de 80 a 90cv mas de uma forma muito legal nao me entendam mal era bem mais divertido que um chevette original liso e sem vibraçoes como um motor balanceado que certamente era e com o barulho entusiasmante pela admissao da bateria de webers o motor subia de giro solto respirando em alta rotaçao de uma forma alegre e deliciosa mas claro os weber engasgavam em baixa; pe pesado e giro alto e necessario o tempo todo nesse tipo de carro; deixou giro cair se deu mal old school [gallery ids= 297889 297879 297880 297883 297877 297876 ] mas chevettes aspirados preparados dessa epoca andavam muito parecido nao senti alguma vantagem especifica do cabeçote exclusivo mas o que me deixou mais encafifado nao foi isso olhando com cuidado o motor ao vivo uma coisa saltava aos olhos logo de cara as velas de igniçao nao estavam na localizaçao tradicional de um motor dohc ao centro do cabeçote entre os comandos de valvulas estavam na lateral direita perto dos dutos de escapamento numa posiçao exatamente igual a do chevette normal o coletor de escapamento alias era exatamente o mesmo do chevette normal muito estranho afinal de contas a grande vantagem de se ter um cabeçote dohc e a vela central que em conjunto com a camara de combustao hemisferica valvulas de admissao e escapamento opostas reduz o risco de detonaçao por levar a uma queima da mistura ar combustivel mais homogenea algumas vezes ao aumentar se as duas valvulas de um dohc impossibilitando a vela central usam se ate duas velas dos dois lados das valvulas para se manter a simetria como nos alfa romeo dai inclusive que vem a maior eficiencia das quatro valvulas por cilindro que a par da maior area de passagem preenchem melhor o espaço do diametro do pistao mas tambem crucialmente livram o lugar da vela bem ao centro da camara o cabeçote original do chevette tem duas peças principais o cabeçote em si com os dutos e a camara de combustao e as valvulas e acima dele uma gaiola na verdade o suporte do comando unico no cabeçote o que parecia no silpo mas nao podia conceber ser verdade pois a logica disso me escapava e que apenas a gaiola tinha sido substituida por uma de dois comandos ao inves de um mas como so se podia entender mesmo isso desmontando o cabeçote nao acreditei imaginei que pozzi tinha usado um cabeçote de chevette como base para o seu e mudado tudo ainda que coletores e velas permanecessem no mesmo lugar a camara certamente era hemisferica pelo menos ou todo o exercicio e o custo do dohc exclusivo serviriam para quase nada regulagem independente da fase da admissao e escape apenas o que e totalmente injustificavel nao acreditava nisso o misterio revelado esta semana finalmente este misterio que na epoca me deixou encafifado mas nada mais que isso de uma forma subita foi a luz e por meio de ora vejam so uma postagem no instagram publicado pela conta @envemoporloucos imediatamente me chamou atençao veja o post original aqui de cara nos informa algo que nao sabiamos quem fundiu as peças para pozzi foi a mesma scorro que entao produzia rodas de liga leve de todos os tipos o nome da empresa esta gravado na peça das fotos mas ver ele desmontado que foi a verdadeira revelaçao as fotos mostram um cabeçote silpo desmontado aspas aqui por um simples motivo obviamente nao e um cabeçote e sim exatamente o que parecia no carro uma gaiola de comando que ao inves de apenas um comando tem dois e facil perceber tambem pelas fotos que os comandos do silpo operavam por balancins as valvulas do cabeçote chevette original na posiçao original embaixo dele com essas fotos nao existe mais duvida o cabeçote silpo bi albero por tanto tempo creditado como uma criaçao fantastica e exotica e nada mais que dois comandos operando o mesmo cabeçote original do chevette nao queria acreditar nisso mas infelizmente e a verdade algo que no frigir dos ovos nao fara absolutamente nada diferente do que um cabeçote de chevette original preparado a nao ser claro parecer mais legal com dois comandos e aqueles dizeres em relevo em cima e algumas vantagens teoricas de regulagem de fase independente que certamente aqui sao so teoricas nao vou nem especular os motivos de algo assim ser criado nao consigo entender ou habitar a mente dos seus criadores mas para mim este mito em particular perdeu todo o seu fascinio a verdade espontaneamente finalmente apareceu — e ela e um pouco triste como diziam la naquele programa famoso myth busted
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