estamos comemorando cinco anos de mao drives o primeiro deles publicado aqui nas paginas eletronicas desta mui augusta publicaçao saiu em 10 de novembro de 2020 começamos ja com uma patada o puma 1500 gt 1969 do meu grande amigo e compadre gui murad um carro que permanece firmemente um dos meus favoritos desde entao https //flatout com br/mao drives o puma gt 1969 dos murad/ mas qual e o carro que e realmente o meu favorito entre os quase 60 que andei durante a realizaçao desses mao drives esta e uma pergunta recorrente quase impossivel de se responder definitivamente nao me entenda mal posso responde la agora para voces mas nao vai adiantar nada amanha a resposta pode ser outra carro e um bicho bom demais para ficar tomando partido; todos eles sao sensacionais sim mesmo voces corcel ii aero willys e blazer 2 2i 1996 a puma 1500 gt hoje cinco anos depois continua sensacional hoje vou um pouco adiante dos cinco anos do mao drives; vou falar de todos os meus mais de 40 anos nesta industria vital seja como engenheiro seja como jornalista/escriba/podcaster/gerador de lero lero pois se nao ha um so carro que eu prefira definitivamente ha um tipo de carro que e meu preferido nao nao sao as ferraris lamborghinis e porsches; nem muito menos as audi bmw e mercedes modernas com mais de 500 cv nirvana do mao voces devem estar calvos de saber disso mas vou falar novamente vale muito mais usar tudo de um carro lento mas de maneiras e trejeitos impecaveis que andar lento em carros cuja potencia ultrapassa muitas vezes a capacidade do chassi essa e a minha praia e dos que compartilham comigo a minha religiao abençoados sejam voces todos pessoas de fe leo patat marco pigossi e manoel cintra obrigado eu ja falei sobre eles aqui mas repito por me parecer oportuno todo piloto de carro desse tipo pelo menos o que ja tirou o suco de sua monta de unos com escadas no teto ate celtas sabe do que falo aqui ou pensando em temos historicos mais profundos austin 7 e mini 850 os mini basicos originais antes do cooper sao um bom exemplo disso https //flatout com br/os 7 filhos famosos do austin 7/ o que nao meu nao estou falando de mini one 2001 falo de mini de verdade o austin/morris mini de 1959 antes de aparecer o cooper e muito antes de toda esta melangerie de tetos com bandeiras inglesas em carros alemaes mini 850 freios podiam ser opcionais o mini 850 original era tao bom de curva e tao fraco de motor que os manicacas afirmavam que neles se devia manter o pe ao fundo at all times e nunca mas nunca encostar o pe no freio nao era permitido verboten de fato acredito que fizeram uma petiçao para a bmc retirar os freios completamente no interesse da reduçao de peso e preço do carro ja que sua utilidade era obviamente dispensavel giulietta mas muito antes disso algo ainda mais legal aconteceu em 1955 a alfa romeo lançava um minusculo seda familiar de 1300 cm³ chamado giulietta mas dentro desse negocinho pequeno e aparentemente mundano estavam 30 anos de tradiçao de competiçao da empresa e 358 toneladas metricas de brio italiano o pequeno carrinho tinha duplo comando de valvulas no cabeçote era leve tinha traçao traseira e se voce quisesse fazia uma imitaçao bem convincente de um carro de corrida em furia foi a giulietta de uma multidao de pais de familia que pensavam ser o proprio romeo automotivo o seda esportivo pequeno nasce de verdade aqui depois disso apareceu na inglaterra o mini cooper que aparentemente fez necessario que o freio fosse reintroduzido no modelo mas o entusiasta por mais que goste de traçao dianteira quando e boa suspira mesmo forte quando ela esta nas rodas traseiras com ofertas diferentes disponiveis o cooper permanecia sozinho com a traçao dianteira para os weirdos somente olha mae sem uma roda o tipo de carro estreado pela alfa cresceria em variedade de oferta em seguida quando a lotus colocou seu cabeçote de duplo comando num insuspeito e vetusto ford cortina que com seu renovado entusiasmo lotistico chapmaniano se tornou uma bem convincente imitaçao plebeia de um alfa romeo jim clark ganhou corridas aparentemente sem precisar de todas as rodas do carro para isso e pronto o negocio do carro familiar rwd esportivo estourou giulia a alfa romeo neste ponto tinha transformado a giulietta na giulia tipo 105 maior a partir de 1600 cm³ em versoes seda cupe e roadster um dos mais incriveis carros desse tipo ja criados a alfa romeo cobrava preço de carro grande em seus carros pequenos devido sua sofisticaçao cheia de comandos aluminio freios a disco e cinco marchas essas coisas modernosas que essa juventude transviada prafrentex que e uma brasa mora parece apreciar giulia desnuda preço alto em carro pequeno chamou a atençao daqueles irritantes alemaes que logo faziam a sua propria imitaçao bavara de alfa romeo mas obviamente incapazes da poesia de tornar seu carro a noiva de todo romeo apaixonado colocam um numero no nome dele se os italianos tinham a giulia os alemaes tinham o eintausendfunfhundert era o bmw 1500 de 1962 eintausendfunfhundert como o cortina que ganhou um irmao mais novo no escort mk1 dogbone famoso com o cosworth bda de 1600 cm³ o bmw 1500 logo viraria o 1602/2002 com duas portas e espirito mais esportivo como voces podem ver uma longa linhagem de coisinhas profundamente amadas pelo entusiasta e que desapareceu completamente da face da terra na busca desenfreada de sei la o que esse povo quer mas nao e um carrinho familiar que da para colocar na pista e levar a familia de ferias para o guaruja e nas versoes baratas disso nos chevettes nos datsun 510 nos escort mk1 que os de minha fe se alegram por serem esses ainda por cima carros ainda acessiveis hoje os meus carros preferidos incluem roadsters de dois lugares motor dianteiro e traçao traseira leves e baratos nem que relativamente tambem os miatas e os alfa spider os z3 da vida mas precisa ser quatro em linha ardido; ja contei para voces que e meu motor favorito https //flatout com br/puro prazer miata estrada dos romeiros mao drives/ o lotus/caterham super seven e talvez a expressao maxima deste credo e um carro que admiro sobremaneira por sua origem sua honestidade e seu puro desempenho mas e nos sedas e cupes desse genero com teto que nos protege de chuva e sol que realmente encontro minha praia preferida pois sei tambem que gosto mesmo de carro que pode ser meu unico carro https //flatout com br/a origem e o significado do lotus caterham seven/ para comemorar entao os cinco anos do mao drives resolvi juntar tres deles para uma gravaçao especial e comemorativa bmw 2002 tii mgb gt alfa romeo gtv 2000 tres carros com muito em comum mas muitas diferenças tambem; quase que tres exemplos de todas as maneiras diferentes que se pode fazer um carro desse tipo e das tres principais nacionalidades escolhi o que mais gostei no video e voces vao ter que esperar ve lo para saber qual foi mas me pergunte hoje de novo e o resultado pode ser outro esse tipo de carro nunca erra pois e criado por gente como a gente para gente como a gente nao ha outro meio dele aparecer pois nao existem por outro motivo fama dinheiro fortuna nao me faça rir hoje resolvi entao listar todo carro desse tipo que ja dirigi e contar para voces o que diferem uns dos outros roadsters abertos ou com capota conversivel ficam de fora; qualquer coisa com quatro portas tambem hoje no mundo so me lembro do toyota gr86/ subaru brz caindo nesta categoria; e uma dying breed quem sabe lembrando deles nao ajudo a nao acabarem ha boa piada sem nenhuma ordem particular aqui estao os carros desse tipo que ja andei e suas principais caracteristicas toyota gt86 sim nao ha muito torque nessa primeira versao do brz/86 sim ha tambem um vale esquisito na curva de torque desse motor que deixa muita gente encafifada por isso dizem que o novo/atual brz/86 com 2 4 litros e um carro muito melhor o que e bem facil de acreditar sim e largo baixo e a suspensao e dura nada e perfeito mas sinceramente para mim o gt86 da toyota que andei certa vez em romeiros e tao proximo da perfeiçao nesse tipo de carro que chegou a me assustar o motor gira e e forte o suficiente para morrer numa enorme bola de fogo possivel de ser vista de fora da terra o chassi e agil tem grip mais que suficiente mas nao demais que nao permita brincadeiras e rotaçao via acelerador o cambio alto e perto do volante complementa a posiçao de dirigir baixa e de pernas esticadas a direçao com peso e comunicaçao corretos o teto e os banquinhos traseiros permitem ou crianças pequenas irem junto amigos para ir almoçar espremidos ou malas ar condicionado e som original moderno com tela espelhada o carro brasileiro perfeito parece preciso de mais tempo com ele para descobrir; se a toyota me emprestar esse carro velhinho e judiado que ela ainda tem por um ano descubro e provavelmente nao devolvo alfa romeo gtv ou sprint; o cupe da giulia tipo 105 a gtv 1750 do murad depois de andar na gtv 2000 do amigo leo patat esta semana depois de conviver com as varias gtv do meu compadre murad durante os anos acho que posso dizer sem duvida o que acho deste carro https //flatout com br/mao vs murad alfa romeo gtv vs chevette/ o unico defeito dele e ter que concordar com o chato do muradinho o carro e simplesmente um dos mais sensacionais carros esporte ja criados pela humanidade sem nenhum porem nem contudo sim e bom assim primeiro posiçao de dirigir baixa pernas esticadas volante grande e nessa gtv2000 pedais pendurados de cima em posiçao perfeitissima segundo comandos o acelerador tem uma resposta imediata e linear que e simplesmente de cair o queixo o freio e a embreagem perfeitos o cambio de cinco marchas nao tem o melhor engate do mundo mas e uma delicia de operar depois que se conhece ele a direçao e sem folga e deliciosa em sua precisao e feedback depois ha o motor entusiasmado forte e sonoro e o comportamento com a traseira sempre paralela ao chao e o resto do carro inteiro se mexendo em relaçao a ela as vezes com uma roda dianteira no ar e sensacional se a alfa romeo tivesse feito como a porsche e continuado evoluindo o gtv ate hoje como a porsche fez com o 911 dominaria o mundo gosto muito de 911 mas nao tanto quanto este carro mgb gt mais baixo que gtv pernas mais esticadas que na gtv na sua frente instrumentos smiths e varias alavanquinhas liga desliga do tipo toggle de metal alavanca de cambio em cima do tunel reta alta pertissimo do enorme e belissimo volante banjo de aro fino e enorme com o logo octogonal mg no centro acione a alavanca rapido e ela engata com um pequeno cleck metalico no fim que parece voltar o que acontece la embaixo nas entranhas do carro direto na palma de sua mao da um arrepio pouco masculino ui levanta os pelinhos da nuca e o carro todo parece dizer isso rapido e com vontade e como gosto https //flatout com br/lembrando cecil kimber a bordo de um mgb gt/ parece um ferrolho de rifle mas nao um bem lubrificado como um ferrari antigo; parece mais cru mas tao satisfatorio quanto o comportamento e agilidade do carro tambem sao sensacionais; apenas o motor antigo e com mais torque que rotaçao e potencia impede a perfeiçao absoluta mas ainda por cima e lindo por dentro e por fora especialmente este que andei do amigo manoel cintra preto por fora e vermelho por dentro e com rodas raiadas cromadas quero muito gimme more of that bmw 2002 tii no bmw se senta mais alto como numa cadeira de bar o carro tem bom espaço interno para quatro adultos o que nao pode se dizer da maioria dos carros desse tipo tem suspensao traseira independente e injeçao de combustivel no motor mostrando sofisticaçao tecnica a direçao e um volante grande da petri com aro grosso mas macio com espuma por baixo muito mais macia do que se tem hoje a direçao sem assistencia e leve e precisa rodando e cheia de informaçao para dar o cambio e o getrag de cinco marchas com primeira dogleg e e dificil de acostumar de inicio as trocas nao sao la o prazer sensual de outros carros aqui nessa lista mas nao atrapalha em nada a experiencia pelo menos; diferente de alguns mercedes benz o motor e bravo; forte; vocal nao e a toa que fez a fama da bmw; esta ali com o alfa romeo twincam em força musica e resposta; ainda que a resposta ao pedal de acelerador da alfa seja inigualavel o comportamento talvez seja o melhor dos carros de sua epoca; a traseira e minuciosamente controlada pelo acelerador e e uma delicia de andar em estradas truncadas o carro das fotos esta a venda na veloce motori a sensacional loja de carros especiais do meu amigo marco pigossi vale olhar o acervo deles aqui ou no perfil do instagram @velocemotori e se voce tem os meios esta bmw 2002tii e altamente recomendada esta uma delicia de guiar e que carro legal bmw m3 e30 andei pouco na e30 ha muito tempo atras mas foi em romeiros e me lembro bem dela mais ainda depois de andar na 2002 tii basicamente e o mesmo carro claro tem 240 cv versus 130 cv; a m3 anda como carro moderno forte mas ate o cambio e o mesmo getrag dogleg o comportamento e o mesmo o m3 so com mais grip e freios claro bancos melhores e mais baixos direçao menor mais precisa mas mais pesada no geral um 2002 tii com o volume aumentado de 5 para 20 https //flatout com br/guerra mercedes benz 190e 2 3 16 vs bmw m3 e30/ qual dos dois prefiro se fosse usar em pista claro que o m3 e muito mais potente e capaz e igualmente divertido; nao e a toa que e uma lenda mas vou adiante e fazer um sacrilegio como a experiencia ao volante e parecidissima em todas as outras situaçoes prefiro o charme mais vintage do 2002 sem o interior de plastico e bancos recaro hipertrofiados e com madeira metal e couro no interior serio fico com o 2002 tii entre os dois chevette um chevette 1 6/s a alcool de 1988 em diante incrivelmente pode manter se interessante na companhia desses carros aqui tudo e menos sofisticado claro e o volante deve ser imediatamente trocado por um de menor diametro o eixo traseiro e muito pesado e o carro faz muito barulho feio o motor notoriamente vibrador e nada sofisticado https //flatout com br/chevette silpo bi albero um mito derrubado/ mas coloque um escapamento esportivo que melhora muito na verdade o ideal e balancear o motor e colocar um comando mais bravo como no meu antigo chevette trifoglio que tambem tinha bancos concha mais baixos e recuados e volante de passat ts este meu chevette me deixa saudoso o motor era liso e girava ate 7000 rpm embora provavelmente desse o maximo algo acima dos 6000 rpm tinha tudo torque em baixa força em alta e um grito de dar inveja em escort dogbone a alavanca de cambio era comprida e virada para tras como da alfa gtv mas tinha engates melhores; apenas um buraco grande entre as relaçoes de segunda e terceira marchas impedia a perfeiçao https //flatout com br/o lendario chevette misto quente/ no geral uma forma barata de se ter esse tipo de carro mas nunca totalmente original; este carro precisa que nos envolvamos em sua configuraçao de uma forma bem mais pessoal o que para alguns e vantagem; para outros uma desvantagem mençao honrosa lada laika ta tem quatro portas e nao devia estar aqui mas o lada e quase que perfeitamente colocado nesta categoria so e maior e mais lento a posiçao de dirigir e de seda como no bmw ja que espaço no banco traseiro exige isso https //flatout com br/de onde veio o lada laika/ mas o que importa aqui e que as raizes fiat fazem desse carro russo uma experiencia sensacional ao volante de novo alem da traçao traseira e suspensoes bem acertadas para uso esportivo sao os comandos que chamam atençao direçao freios acelerador embreagem e cambio todos sao muito leves e precisos com o carro em movimento fazendo dirigir facil e prazeroso o motor nao e potente mas e liso e girador um companheirao https //flatout com br/mao drives lada/ e melhor desde novo sempre foi algo barato e desprezado; o que ajuda muito gente como eu e voce entrarmos na brincadeira entao e so isso que tinha a dizer espero que tenha sido ao mesmo tempo divertido e informativo obrigado e dasvidaniya camaradas
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