voce deve lembrar que ha alguns dias contamos aqui no flatout a historia da picape ford f 150 svt lightning aquela que pode ser a caminhonete esportiva mais famosa dos anos 1990 e 2000 mas voce sabia que a lightning so foi criada para brigar com uma picape esportiva da chevrolet [gt40 content search= picape widget= 1 title= pensando em uma picape ] bem talvez voce tenha presumido a rivalidade entre ford e chevrolet e grande aqui no brasil mas nasceu nos eua e la a treta e maior pelo menos desde a decada de 1930 quando os primeiros hot rods começaram a cruzar as planicies de sal de utah equipados com motores v8 com valvulas no bloco e preparados com carburadores maiores comandos mais agressivos e escape mais livre boa parte destes motores era ford cujo v8 flathead foi lançado em 1932; outros usavam o v8 da cadillac que foi introduzido em 1934; e alguns preferiam o seis em linha da chevrolet que nao usava um motor v8 desde 1918 e so em 1955 lançou seu hoje iconico v8 small block na decada de 1990 porem as coisas estavam meio mornas nao por falta de competitividade entre as duas marcas mas por conta da situaçao estranha dos carros esportivos na epoca em 1990 tanto o camaro quanto o mustang estavam em suas terceiras geraçoes e fora o fato de ter motor v8 e traçao traseira nao eram muito parecidos com os carros que haviam conquistado os entusiastas nos anos 60 e 70 faltava um visual mais agressivo faltava potencia no motor faltava punch isto começou a ser resolvido a partir da metade dos anos 90 quando os carros voltaram a ganhar potencia mas na pratica meio que havia uma arena onde ninguem queria lutar a chevrolet percebeu isto mas decidiu atacar em outra frente em 1988 a picape chevrolet c/k havia acabado de ser lançada totalmente nova a gmt400 a caminhonete medio grande dividia plataforma com o suv suburban tanto na versao chevy quanto na versao gmc; e tambem com a primeira geraçao do cadillac escalade lançada em 1998 no brasil a gm c/k foi vendida como silverado entre 1997 e 2001 apenas com motores de seis cilindros o 4 1 a gasolina muito parecido com o motor do omega com injeçao multiponto e 138 cv; e dois a diesel sendo um maxion de 88 cv e um mwm turbinado de 4 2 litros e 168 cv em 2000 e 2001 a silverado foi fabricada no brasil nunca tivemos o v8 o que e uma pena pois bem em 1990 nao havia uma picape grande esportiva a venda nos eua e a chevrolet decidiu aproveitar que a c/k ainda era novidade para fazer uma versao esportiva de prateleira o v8 big block de 454 pol³ 7 4 litros ja era oferecido nas versoes heavy duty da c/k desde 1981 e a nova geraçao estava muito melhor tecnicamente falando o chassi era mais leve a suspensao dianteira era independente e o visual da carroceria era bem mais atual ainda era predominantemente reto como de costume mas o paineis eram lisos limpos com uma imponente dianteira com quatro farois retangulares que se tornou marca das picapes maiores da chevrolet desde entao e vidros bem rentes a carroceria como mandavam as tendencias contemporaneas de design e como o cofre da picape ja estava preparado para o v8 454 nao houve sequer a necessidade de adaptaçoes toda c/k com motor v8 big block ja vinha com reforços adicionais em 1990 a potencia do motor da 454 ss era a mesma das outras 454 233 cv a 3 600 rpm alem de 53 2 mkgf de torque ja a 1 600 rpm achou a cavalaria baixa era normal naquela epoca mas o torque compensava reviews da epoca diziam que o desempenho da caminhonete era digno de muscle car e de fato ela era capaz de chegar aos 100 km/h em menos de oito segundos andava tanto quanto um mustang gt da epoca a transmissao era automatica de tres marchas com cambio na coluna para descolar uma dessas voce precisava ir ate a concessionaria e ao encomendar a sua c/k escolher o codigo b4u mais ou menos como quem comprava um camaro zl1 nos anos 60 com isto voce tinha a certeza de que sua picape seria preta com interior vermelho teria cabine simples e caçamba curta e claro o v8 7 4 de 230 cv acoplado a caixa de tres marchas tambem levava suspensao reforçada e preparada com amortecedores bilstein pressurizados a gas nas quatro rodas e molas mais firmes tanto o par de molas helicoidais na dianteira quanto o feixe de molas semielipticas na traseira alem disso havia uma grossa barra estabilizadora na dianteira as rodas de 15 polegadas tinham desenho exclusivo e calçavam pneus 275/60 bem bifudos [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] por dentro havia bancos concha com apoios generosos e o veludo bordo tomava conta do ambiente o radio toca fitas tinha equalizador e comandos de volume em um console ao lado do cluster de instrumentos que curiosamente nao trazia conta giros olha so em 1993 a chevrolet promoveu uma pequena atualizaçao no motor aumentando a taxa de compressao e melhorando o fluxo para entregar 258 cv a 4 000 rpm e 55 9 mkgf de torque a 2 400 rpm para adequar se ao novo regime de trabalho do motor a 454 ss adotou uma caixa automatica hydra matic de quatro marchas que trouxe inovaçao ao empregar um sistema eletronico que se adaptava ao modo de conduçao do motorista de acordo com a posiçao do acelerador — um motorista de pe leve ele assume um mapeamento que antecipa as trocas de marcha em rotaçoes intermediarias; se voce usar o acelerador agressivamente ele adota um outro mapeamento que segura as rotaçoes ate o limite [youtube id= uwf6v_thwj0 width= 620 height= 350 ] com isto a 454 ss passou a acelerar ate os 100 km/h em 7 2 segundos cumprindo o quarto de milha em 15 8 segundos foi o que levou a ford a agir preparando o lançamento da f 150 svt lightning ainda para aquele ano a 454 ss tambem passou a ser oferecida em vermelho ou branco com outras opçoes de cor para o lado de dentro de qualquer forma a chevrolet decidiu encerrar a produçao da versao esportiva da picape c/k depois daquele ano deixando a lightning sem rival foram feitas por volta de 17 000 unidades da chevrolet 454 ss entre 1990 e 1993
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