uma historia que começou nas pistas com a criaçao de um especial de homologaçao para o campeonato alemao de turismo o deutsche tourenwagen meisterschaft ou so dtm — o bmw m3 e30 o cupe com motor de corrida foi evoluindo ao longo dos anos e suas quase tres decadas de vida o transformaram em uma das maiores referencias do segmento no entanto o m3 cupe deixou de existir em 2014 quando a bmw decidiu que os cupes de sua linha teriam numeros pares assim o serie 3 cupe virou serie 4 e o mesmo aconteceu com o m3 cupe que virou m4 o resto voce ja deve saber depois de uma sequencia matadora de motores naturalmente aspirados de seis e oito cilindros a geraçao f82 foi a primeira a contar com um motor sobrealimentado — um seis em linha biturbo de tres litros o chevrolet camaro tambem e um icone — ele surgiu para enfrentar o pioneiro ford mustang no segmento dos pony cars muscle cars mais compactos mais baratos e igualmente potentes e acabou conquistando um verdadeira legiao de admiradores e criando uma rivalidade flamejante em 2015 o camaro chegou a sua sexta geraçao e aperfeiçoou conceitos que ja estavam presentes na geraçao anterior de 2010 como a suspensao traseira independente — algo que so chegou ao rival ford mustang no ano passado aproveitando a plataforma do cadillac ats o camaro ficou mais firme e preciso alem de quase 100 kg mais leve alias a exemplo do mustang o camaro decidiu se globalizar e moldar se para agradar nao apenas aos americanos mas a todos os fas de esportivos do planeta — incluindo os europeus por isso um foco ainda maior na economia de combustivel ocasionando a volta dos quatro cilindros turbinados inclusive se fez presente bem como — e mais ainda — na capacidade de fazer curvas some a isto o fato de tanto o bmw m4 e o chevrolet camaro ss serem surpreendentemente parecidos na ficha tecnica e voce tem a justificativa perfeita para um comparativo e foi exatamente isto que os caras da motor trend fizeram em seu mais novo episodio da serie head 2 head a diferença mais significativa entre os dois cupes e a configuraçao do motor — o seis em linha de tres litros com 24 valvulas com comando duplo variavel no cabeçote e dois turbos e muito mais sofisticado enquanto o v8 pushrod com comando no bloco e duas valvulas por cilindro e um small block de 6 2 litros naturalmente aspirado totalmente old school no mais sao bem parecidos o bmw tem 430 cv a 5 500 rpm e 56 1 mkgf de torque a baixissimas 1 850 rpm; o chevrolet tem 461 cv a 6 000 rpm e 62 9 mkgf de torque a 4 400 rpm ambos tem traçao traseira e cambio manual de seis marchas o m4 pesa 1 593 kg sendo 52% na dianteira e 48% na traseira enquanto o camaro pesa 1 676 kg distribuidos e tem 54% do peso na frente e 46% na traseira o entre eixos dos dois carros e identico medindo 2 81 metros mas qual dos dois usa melhor o que tem vamos assistir e bem deixemos para tirar conclusoes depois [youtube id= d87to7vus2i width= 620 height= 350 ] jonny liebermn e jason cammisa percebem logo de cara que ambos os carros tem numeros de desempenho bastante similares segundo seus testes o bmw m4 chega aos 100 km/h em 4 2 segundos enquanto o chevrolet camaro precisa de 4 1 segundos o quarto de milha e cumprido em 12 5 segundos a 187 5 km/h pelo alemao e em 12 4 segundos a 186 4 km/h pelo americano a distancia de frenagem de 100 0 km/h e de 31 metros para o camaro ss e 32 9 metros para o m4 — talvez a disparidade mais significativa entre ambos talvez a maneira mais eficiente de medir forças seja mesmo levar os dois carros pelos 2 5 km do circuito de streets of willow no complexo de willow springs na california — com randy pobst ao volante e claro o experiente piloto consegue identificar as nuances da diferença de performance de ambos os carros e para ele o bmw e um carro que consegue atacar melhor as curvas contudo sem os amortecedores ajustaveis opcionais o rodar do carro e um tanto macio demais — uma tentativa de equilibrar conforto para uso nas ruas e desempenho para virar tempo na pista alem disso o sistema de freios abs atua com bastante intensidade bem como as outras assistencias eletronicas — a nao ser que se desligue tudo isto nao significa que ele seja ruim pelo contrario mesmo com esta vida dupla ele se mostra bastante competente na hora de ser usado no limite a curva de torque bastante ampla e so lembrar que o torque maximo aparece antes das 2 000 rpm tambem ajuda o carro a retomar velocidade e o famoso turbo lag quase nao se faz presente quase ao falar do camaro um dos termos mais frequentes e subesterço mas isso nao significa que seu desempenho seja comprometido na verdade isso torna o camaro ss facil de pilotar rapido a curva de potencia e mais ampla que no bmw e o torque tambem nao demora a atingir seu auge mas a maior vantagem aqui e o modo como o v8 aspirado recupera folego instantaneamente apos uma troca ascendente alem disso pobst repete os elogios que fez ao ats v dono da mesma plataforma que o camaro ss ele e um carro equilibrado que entrega força as rodas traseiras com precisao e tem um conjunto de suspensao mcpherson na dianteira multilink na traseira muito bem acertado no fim das contas mesmo depois de algumas voltas com os dois carros pobst nao consegue arriscar um palpite sobre qual dos dois sera o mais veloz e o cronometro tambem nao colabora 1 22 94 para o bmw m4; 1 23 15 para o chevrolet camaro ss — menos de 0 2 segundo de vantagem para o cupe da baviera na pista os dois carros se equivaleram so que as impressoes dos jornalistas foram bem mais claras para lieberman e cammisa o bmw m4 e um carro absurdamente capaz na pista mas deixa a desejar na hora de empolgar no mundo real eles criticam o peso e a comunicatividade da direçao o ronco do motor e a qualidade dos materiais da cabine no camaro ss segundo eles a sensaçao de envolvimento e muito maior — o ronco e mais bonito a direçao e os pedais mais responsivos o rodar e mais firme e a qualidade de acabamento do interior e bem mais condizente com o preço do carro nos eua o camaro ss custa a partir de us$ 42 295 o m4 nao sai por menos de us$ 69 245 considerando o nivel de diversao dos caras no camaro fica dificil dizer que o muscle car nao venceu o sportwagen contudo como os proprios apresentadores notaram dificil mesmo e alguem que quer um bmw m4 acabar comprando um camaro ss mas se voce estiver no brasil nos temos uma sugestao o camaro ss ainda em sua versao 2015 com 406 cv e cambio automatico sai por cerca de r$ 230 000 enquanto o bmw m4 nao custa menos de r$ 450 000 e uma diferença absurda de r$ 220 000 que representa quase o preço de outro camaro ou de um bmw m235i com o mesmo seis em linha turbo do m4 porem com 326 cv e quase 300 kg a menos o cupe da serie 2 pode ser uma boa opçao caso voce esteja indeciso — ou queira rechear sua garagem com os dois estilos de esportivo
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