toda vez que se grita a ciencia diz em um telejornal um sentimento de medo profundo percorre meu corpo poucas coisas me dao medo de verdade alem disso a certeza de que ha uma verdade absoluta um mal e um bom tao completos que torna qualquer discussao uma heresia e o que maior mal ja causou a humanidade em toda historia registrada dos fanaticos religiosos que queimavam bruxas nas fogueiras ate aos cientistas de hitler provando racismo com teorias cientificas tirania de verdade começa sempre quando ponderaçao nao existe quando so uma verdade e possivel e aceitavel ciencia e otima para nos ajudar a entender o mundo mas nao deve ser confundida com religiao; incrivel como se substitui um deus por outro para se sentir moderno e embora deus nao seja tirano o homem e; seja este deus ele proprio ou a tal da ciencia a segurança veicular hoje em dia virou um pouco isso tambem questionar qualquer dos preceitos dela e sofrer a ira do fanatismo embutido na maioria da populaçao nao e culpa da populaçao ela foi instruida por imprensa e governo a pensar assim e o fervor de proteger a vida foi usado efetivamente para tornar gente de bem em fanaticos mas a maioria desta populaçao nao sabe nada sobre segurança veicular; menos ainda todo especialista que aparece na tv para falar que precisamos tornar mais coisas obrigatorias esses sao ferramentas as vezes ignorantes de sua funçao no grande esquema das coisas onde empresas tem interesse em tornar seus itens de segurança obrigatorios e assim torna los fabricas de dinheiro por isso vamos começar a historia de hoje contando tudo de bom que foi feito para a humanidade por uma pessoa ralph nader ativista politico escritor conferencista advogado e candidato permanente a presidencia dos estados unidos nader e uma das pessoas que moldou o mundo como conhecemos hoje muita gente quer mudar o mundo; nader e uma das poucas que conseguiu [caption id= attachment_373123 align= aligncenter width= 940 ] ralph nader[/caption] inteligentissimo se formou com distinçao em princeton e harvard duas das mais prestigiosas instituiçoes de ensino do mundo progressista desde cedo este descendente de libaneses dedicaria a vida ao ativismo politico principalmente ambientalismo e proteçao ao consumidor mas fica famoso mesmo por seu ataque a falta segurança veicular em 1965 publica um livro chamado unsafe at any speed inseguro a qualquer velocidade onde dizia que zero preocupaçao era dispendida pela industria automobilistica americana a respeito de segurança veicular ao contrario do que se fala por ai o livro e sobre a industria em geral nao apenas o chevrolet corvair; mas este ganha seu proprio capitulo e torna o livro famoso [caption id= attachment_373149 align= aligncenter width= 999 ] corvair xp 777 conceito funcional com motor central traseiro [/caption] a industria automobilistica realmente dava pouca importancia a segurança passiva mas e claro que nao e a unica culpada disso toda vez que tentou investir em segurança como argumento de venda fracassou completamente se dizia segurança nao vende dentro da industria nao como algo teorico mas a partir de experiencia pratica a velha maxima do capitalismo de que o mercado regula tudo nao era verdade aqui sozinha a industria nunca investiria nisso lembre se disso quando achar que brasileiro e burro e nao liga para segurança sem legislaçao estatal nenhum pais seria melhor que a gente [caption id= attachment_373130 align= aligncenter width= 999 ] o corvair original ano/modelo 1960[/caption] como as companhias de tecnologia de hoje a industria automobilistica operava a muito tempo livre de qualquer obrigaçao social alem do bem estar de seus funcionarios e a geraçao e distribuiçao de riqueza nader consegue com seu livro abrir os olhos de todos sobre o quanto se podia progredir em segurança veicular se apenas alguns itens fosse adotados chamou alguns carros de completamente inseguros e provocou uma enxurrada de processos legais contra os fabricantes numa prova de como estavam afastados da realidade a gm reage difamando e contratando detetives para seguir nader dizem ate que contrataram prostitutas para tentar coloca lo em situaçao indefensavel quando o esquema vem a tona quem ficava em posiçao indefensavel era a propria gm nader torna a industria do automovel antes queridinha da america em um vilao corporativo claramente ela estava pronta para isso anos de sucesso e gloria os fizeram ricos lentos desconectados com a realidade complacentes os completos estereotipos de capitalistas malvados por causa de nader hoje o automovel e impossivelmente mais seguro simplesmente mudou o modo que o automovel e visto ate hoje e como deve ser tratado pelos governos nao ha duvida que milhares de vidas sao salvas todo santo dia desde entao pela intervençao de nader e das organizaçoes que criou ou apoiou desde entao em pleno 2016 ajudou o latinncap a pressionar a gm a fazer o onix nao ser mais zero estrelas ainda esta ativo para muita gente que coloca a segurança pessoal em primeiro lugar nada menos que um heroi do povo mas a biografia de heroi de nader tem um problema visivel claramente ate hoje se o resultado final foi positivo os meios pelos quais conseguiu visibilidade suficiente para leva los a cabo nao foram la muito catolicos simplesmente porque nada do que nader disse sobre o corvair era verdade por ignorancia ma fe ou acidente nao importam os motivos sobre o corvair nenhuma das acusaçoes de nader que o chamava de o acidente de um carro so era verdade o corvair [caption id= attachment_373127 align= aligncenter width= 999 ] 1960 chevrolet corvair deluxe 700 series 4 door sedan[/caption] edward nicholas ed cole nunca quis mudar o mundo era apenas um engenheiro apaixonado absolutamente pela liberdade individual possivel ao volante de um automovel particular trabalhou na gm desde formado eventualmente sendo alçado a presidente em 1967 no vacuo do imbroglio da gestao anterior com nader cole era um engenheiro nao politico ou ativista mas tambem mudou o mundo de forma clara [caption id= attachment_373124 align= aligncenter width= 999 ] ed cole e o corvair 1959[/caption] mudou o mundo construindo coisas que mudaram o mundo o seu trabalho com tanques na cadillac ajuda a vencer a segunda guerra; seu v8 cadillac de 1949 cria o motor moderno americano repetido ate hoje o v8 chevrolet de 1955 sua criaçao e o motor mais vendido do mundo e o motor que mais corridas venceu na historia cole nao criou o conversor catalitico mas seu trabalho para industrializa lo quando presidente da gm tornou um escapamento limpo uma realidade nao mais uma teoria e cole criou tambem o corvair nao existiria um corvair sem cole era um carro tao revolucionario e diferente que a tradicionalista gm nunca nem pensaria num sem ele nos anos 1950 so existia um tipo de carro americano grande mas durante esta decada o vw alemao faz sucesso crescente nos eua tanto a nash com o rambler e a studebaker com o lark começam a atuar neste campo tambem o mercado cresce tanto que chama a atençao das tres grandes que juntas detinham entao mais de 70% do mercado americano todas elas criariam em seguida suas versoes dos carros compactos todo compacto americano seguiria a mesma formula um carro grande em miniatura motores menores mas dianteiros e com traçao traseira como todo americano so um deles seria diferente o corvair claro cole gostava muito dos vw e porsche mas achava tambem que eram pequenos estreitos e altos demais para um pais onde espaço nao era problema por isso se dedica a fazer um vw melhor mais baixo largo comprido e maior; e com um motor agora de seis cilindros contrapostos lembrem que nesta epoca porsche era apenas o 356 seis cilindros apareceriam no 911 somente em 1965 o corvair era diferente de todo o resto dos americanos de entao monobloco quando a maioria ainda tinha chassi separado suspensao independente nas quatro rodas quando a traseira era sempre arcaicos feixes de mola e nada mais uma suspensao simplesmente incapaz de lidar com todas as funçoes que precisava motor todo em aluminio quando ferro fundido era a norma o corvair tinha motor traseiro algo que apesar de comum na europa renault fiat e vw principalmente era inedito entre carros americanos se descontarmos o natimorto tucker de 1948 como os vw e porsche este motor era contraposto e arrefecido a ar sabendo disso logo se percebe de onde vem a ma fama do corvair com a vasta maioria de seu peso na traseira a pressao dos pneus recomendada era bem mais baixa na frente 19 psi na dianteira e 30 psi na traseira inicialmente algo que nao era comum era tambem um carro totalmente diferente de um americano normal em comportamento no limite; no lugar do benigno subesterço a traseira era bem mais viva de cara acidentes aconteciam simplesmente porque as reaçoes do carro eram estranhas para seus donos [caption id= attachment_373133 align= aligncenter width= 455 ] a lamina compensadora de 1964 na verdade uma mola extra/braço inferior e barra estabilizadora camber sempre negativo agora [/caption] nao ajudava a suspensao traseira tambem os braços oscilantes essencialmente descrevem um arco com centro no diferencial olhando se de tras cambagem e negativa em carga positiva descarregado a tecnica certa pede que se faça curva acelerando nao freando de preferencia o peso la atras faz parte do desenho por isso ajuda a manter ela carregada mas encontrado um buraco em curvas fortes pode provocar capotamento ao descarregar a suspensao esta vai para cambagem positiva quando devia ser negativa catapultando o carro para o matagal mais proximo mas so nesse caso no resto das situaçoes era muito boa na realidade e nao e que esse comportamento fosse uma novidade fuscas vendiam o mesmo que os corvair nos eua e usava esquema identico com as mesmas vantagens e desvantagens os caros porsche se tornaram famosos por isso usando tambem esquema parecido mercedes benz inclusive o famoso 300sl um supercarro dos anos 1950/1960 era bem mais temerario usava suspensao parecida com motor dianteiro sem a vantagem do peso la atras para manter a suspensao em situaçao ideal o triumph spitfire de 1962 nunca foi chamado de inseguro mas era um carro esporte que tambem virava as patinhas traseiras para dentro assim que se tocava no freio inseguros nao apenas diferentes sao carros amados por quem gosta de dirigir forte ate hoje acho que deu para entender o corvair nao era inseguro; era sim diferente do que os americanos estavam acostumados criado por ed cole para ser melhor que um carro americano normal ironicamente era bem mais controlavel que ele se voce sabia o que estava fazendo os mercedes e vw nos anos 1960 eram comprados por gente que procurava o diferente entendia que seria diferente e os tratava como tal o povao americano usava seu chevrolet pequeno do mesmo modo que usava o chevrolet grande antes inclusive colocando 40psi nas quatro rodas por segurança [caption id= attachment_373154 align= aligncenter width= 999 ] yenko stinger 1966 corvair de pista[/caption] os entusiastas americanos adoraram o corvair fazendo as versoes mais potentes e equipadas venderem mais que as basicas o contrario do esperado pela gm uma versao turbo aparece e uma industria de preparaçao de corvair aparece e cresce o yenko stinger e o fitch sprint os mais famosos carros esporte baseados nele todo mundo acha que o corvair foi um fracasso na verdade quase 2 milhoes deles foram fabricados o ford mustang inclusive existe como resposta ao sucesso do corvair como um esportivo [caption id= attachment_373136 align= aligncenter width= 999 ] john fitch e um de seus corvair sprint porsche americano[/caption] para o ano modelo 1964 ainda bem antes do livro de nader sair a gm melhorava a suspensao traseira do corvair uma mola em lamina montada transversalmente ligava a parte de baixo do transeixo e as rodas efetivamente reduzia a rolagem era um braço extra e acabava com a inversao de cambagem era dali em diante melhor que vw porsche e mercedes benz [caption id= attachment_373140 align= aligncenter width= 999 ] corvair 1965 mais bonito e melhor[/caption] em 1965 ainda antes do livro a segunda geraçao do corvair aparece agora um belissimo carro apenas em versao cupe e seda sem coluna b consolidando sua personalidade esportiva moderna e diferente a suspensao traseira era agora tinha braços arrastados e braços de controle transversais inferiores era sofisticadissima tao boa geometricamente quanto qualquer coisa de hoje em dia so ai saia o livro acusando o carro de inerentemente inseguro por projeto [caption id= attachment_373138 align= aligncenter width= 999 ] a suspensao do ano/modelo 1965 multilink [/caption] centenas de açoes aparecem na justiça a imprensa acredita piamente em nader e a gm e sumariamente emparedada a empresa se defende e ganha cada um dos casos na justiça orgaos independentes de engenharia conduzem testes do carro e repetem o que a gm pleiteava o corvair era de fato melhor que a maioria dos carros americanos contemporaneos nader dizia que por ter motor traseiro o corvair capotaria ao desviar de uma criança na rua como num teste do alce inspirado inclusive pelo livro de nader testes praticos mostraram que na realidade carros convencionais como impala galaxie ou coronet apenas passavam por cima do obstaculo em subesterço terminal enquanto o corvair podia balançar um pouco a traseira mas fazia facilmente a manobra indo num detalhe que os analfabetos automobilisticos nao entendem um impala em uma estrada cheia de curvas e mais seguro apenas no sentido de que apenas velocidades baixissimas sao possiveis se tira o pe na curva e a frente volta para o lugar a definiçao de subesterço benigno mas torna ele um carro lento que em curvas inesperadas da de frente no poste o motorista um mero passageiro da frente indo adiante mesmo freando ou virando a direçao [caption id= attachment_373125 align= aligncenter width= 999 ] o impala conversivel acima do greenbrier a kombi do corvair e o lakewood perua [/caption] a velocidade segura de impala um corvair e supertranquilo impossivel de capotar por exemplo na mesma estrada cheia de curvas esperadas mas pode andar muito mais rapido que ele ainda em total segurança no limite que e muito maior que o do impala ele corre o risco apenas nos modelos ate 1963 se encontrar o tipo certo de imperfeiçao na pista de capotar quem e o carro inseguro aqui https //www youtube com/watch v=ni9hq0_mhy0 o carro melhor e mais seguro vira o exemplo da irresponsabilidade da industria de insegurança projetada de proposito logica subvertida ciencia negada realidade distorcida ninguem gritou a ciencia entao a gm foi absolvida e so pagou indenizaçao a nader porque foi burra tentando incrimina lo e ele obviamente a processou por invasao de privacidade e ganhou nada disso importa a fama do corvair e da gm estava selada para sempre na opiniao publica a gm mantem o corvair em produçao mesmo com baixas vendas ate 1969 nao queria que a parada de produçao do carro fosse entendida com uma vitoria de nader melhor para os amantes do carro mas inutil o estrago era permanente e impossivel de apagar [caption id= attachment_373145 align= aligncenter width= 999 ] corvair vs impala 1965 edition[/caption] nader foi tao feliz em sua campanha que a gm passou a ser seu saco de pancadas ela ate hoje morre de medo dele ou de qualquer processo que cheire a algo que possa danificar sua imagem desavergonhadamente covarde nunca mais brigou por nada preferindo admitir a culpa sempre e pagar a conta claro foi o que sua historia a ensinou a fazer estar certo ou errado no fim pouco importa na batalha da opiniao publica politicos sabem muito bem disso o furaçao das exigencias de segurança e emissoes dos anos 1970 iniciado em parte por nader e devastador para a industria americana nunca mais foi a mesma mas no fim no frigir dos ovos nader trouxe como contamos uma melhora na segurança automotiva enorme incomensuravel e milhares de vidas foram salvas desde entao pelos carros mais seguros que sua cruzada criou entao no fim tudo acabou bem ou nao
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