uma das grandes de detroit a general motors se sentiu em casa para diversificar bastante as coisas no salao de um lado os verdes volt e bolt da chevrolet acompanhados de uma seleçao de esportivos e do corvette z06 do outro a maior novidade da cadillac o cts v com todos os 648 cv de seu v8 lt4 de 6 2 litros pronto para brigar com o bmw m5 e com o mercedes e63 amg com uma consolidada gama de carros de alto desempenho a chevrolet aproveitou o salao de detroit para exibir suas novidades em carros ecologicamente corretos a segunda geraçao do hibrido volt e o conceito totalmente eletrico bolt o volt cuja primeira geraçao foi apresentada em 2010 ficou mais parecido com um carro normal — moderno sim mas com estetica mais tradicional parece que a chevrolet finalmente entendeu que muita gente deixa de comprar um hibrido por causa do visual muito diferente do convencional a geraçao anterior abusava das linhas retas e a traseira tinha lanternas estreitas e um aplique preto brilhante na tampa do porta malas o que deixava o volt com cara de carro conceito high tech na segunda geraçao as linhas forma suavizadas — os farois agora tem linhas mais tradicionais e de acordo com a atual identidade visual da chevrolet e a traseira ganhou lanternas triangulares de visual bem mais tradicional a silhueta tambem assemelha se mais a de um seda do que a de um toyota prius por exemplo a grade cromada ainda esta la mas se encaixa no resto da proposta estetica do carro de forma bem mais natural de qualquer forma ninguem compra um volt pelo visual bem talvez e sim pelo conjunto propulsor hibrido o principio continua o mesmo o volt e movido a eletricidade com um motor a combustao que funciona como um gerador contudo em vez de um motor eletrico de 150 cv acoplado a um motor ecotec de 1 4 litro e 84 cv o novo volt ganhou dois motores eletricos que dependendo das condiçoes podem fornecer ate 12% mais potencia o que da cerca de 170 cv o motor a gasolina agora desloca 1 5 litro e o conjunto agora pesa 45 kg a menos o funcionamento tambem e o mesmo o motor a gasolina e ativado quando a energia das baterias atinge um nivel minimo preestabelecido e atua como um gerador fornecendo energia para os motores eletricos e para as baterias quando rodando apenas com eletricidade o novo volt tem autonomia de 80 km — que aumentam para 675 km quando o motor a gasolina entra em açao agora se o novo volt começara a ser vendido no terceiro trimestre de 2015 o mesmo nao pode ser dito de seu irmao menor o conceito bolt este e puramente eletrico e devera custar us$ 30 mil ou perto dos r$ 80 mil em conversao direta e o que ele tem de especial para começar em sua construçao foram usados materiais leves como aluminio magnesio e fibra de carbono de modo a manter o peso nao revelado o mais baixo possivel com isto o motor eletrico que tambem nao teve detalhes comentados deve entregar uma autonomia de 320 km visualmente e um carro simpatico com proporçoes tipicas de subcompacto urbano balanços dianteiro e traseiro quase nulos bom para o comportamento dinamico e para o espaço interno tecnologicamente tambem traz alguns recursos legais e experimentais o carro acompanha um aplicativo que permite usar o smartphone como chave canivete gerenciar caronas e ativar a funçao park and retrieve que faz o carro estacionar sozinho sem o motorista obviamente que nem so de carros verdes vive a chevrolet o camaro e o corvette por exemplo estavam muito bem representados o primeiro pelo z/28 o monstro de pista com peso aliviado nao tem carpete no porta malas isolamento acustico ou farois auxiliares por exemplo que com um v8 de sete litros e 507 cv e a versao mais rapida e nervosa do muscle car e pelo zl1 que e a versao mais potente com um v8 de 6 2 litros supercharged de 588 cv alem de vir equipado com suspensao magnetorreologica — os amortecedores possuem um fluido magnetico cuja densidade varia de acordo com as condiçoes do piso detalhe o zl1 ainda usa a dianteira antiga do camaro de antes da reestilizaçao de 2013 enquanto a traseira ja segue o visual dos outros camaro contudo entre os esportivos a maior atraçao foi o corvette z06 conversivel — que apesar de ter sido apresentado no ano passado ainda tem cheiro de novidade trata se do corvette mais extremo de todos os tempos seu v8 de 6 2 litros com compressor mecanico entrega nada menos que 659 cv e 89 9 mkgf de torque acoplado a uma caixa manual de sete marchas sweet e suficiente para chegar aos 100 km/h em 3 2 segundos com quarto de milha 402 metros cumprido em 11 2 segundos a 204 km/h com o cambio automatico de oito marchas os tempos caem para 2 95 segundos e 10 95 segundos respectivamente mas voce quer o manual nao e por fim a chevrolet levou para o salao a picape conceitual colorado zr2 para quem nao sabe colorado e o nome da nossa s10 nos eua que no ano passado ganhou uma nova dianteira nos eua a zr2 e apresentada como off road compacto porque e assim que os compactos sao por la com suspensao elevada decoraçao tematica e para choques redesenhados para aumentar os angulos de ataque e de saida 30 7° e 22 7° respectivamente a picape tambem e 10 cm mais larga que uma colorado comum tem diferenciais dianteiro e traseiro eletronicos com autoblocante e as rodas de 18 polegadas sao calçadas com generosos pneus 275/65 o motor contudo nao e dos mais nervosos o maryn duramax 2 8 que movido a diesel entrega 181 cv a 3 400 rpm e 51 mkgf de torque ja as 2 000 rpm acoplado a uma caixa automatica de seis marchas ja a cadillac que por decadas foi uma marca associada ao luxo mas desde 2004 produz um dos esportivos americanos mais legais de todos os tempos o cts v que no fim de 2014 chegou a sua terceira geraçao sao 648 cv e 86 9 mkgf de torque no motor v8 lt4 de 6 2 litros do seda que e sobrealimentado por um compressor mecanico e acoplado a uma caixa automatica de oito velocidades e o bastante para acelerar ate os 100 km/h em 3 7 segundos com maxima de 322 km/h a suspensao e do tipo mcpherson na dianteira e multilink na traseira e tem barras estabilizadoras mais rigidas para reduzir a rolagem da carroceria em ate 20% os pneus sao michelin pilot super sport e calçam rodas de 19 polegadas feitas de aluminio forjado estas por sua vez abrigam discos de freio de 15 3 polegadas com pinças de seis pistoes na dianteira e 14 3 polegadas com pinças de quatro pistoes na traseira acompanhando o cts v no estande estava o ats v 2016 em vez de um v8 com ele a cadillac aposta em um v6 de 3 6 litros que equipado com dois turbocompressores entrega 461 cv e 61 5 mkgf de torque e o bastante para chegar aos 100 km/h em pouco menos de quatro segundos com velocidade maxima perto dos 300 km/h o ats v tambem e equipado com suspensao magnetica e tem carroceria 25% mais rigida que o modelo comum e e ele que serve como base para o atual carro de competiçao da cadillac homologado para a categoria gt3 da fia o ats v r tem uma postura bem mais agressiva graças aos para lamas alargados para acomodar os novos pneus e rodas de 18 polegadas e a suspensao mais baixa a carroceria tambem recebeu um kit aerodinamico que inclui um grande difusor dianteiro e uma asa traseira gigantesca o motor por sua vez e uma verdadeira usina o chamado lf4 r tambem e um v6 biturbo de 3 6 litros porem preparado para entregar ate 600 cv a 7 400 rpm e 71 9 mkgf de torque — isto sem as eventuais restriçoes de potencia que podem ser exigidas em determinadas categorias
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.