Às vezes os fabricantes de automóveis usam meios diferentes para chegar a resultados parecidos. Por exemplo: o novo Chevrolet Corvette Z06 tem um V8 supercharged de 6,2 litros e 658 cv nas rodas de trás para entregar desempenho comparável ao de supercarros europeus custando três ou quatro vezes menos; já o Nissan GT-R Nismo tem um compacto V6 biturbo de 3,8 litros e 603 cv e também anda junto (ou até na frente) de superesportivos do velho mundo, embora já não seja mais uma barganha se comparado aos rivais grã-finos.
O Corvette tem tração traseira, o GT-R, integral. O Chevrolet, desde sempre, é feito de plástico e fibra de vidro, enquanto o GT-R usa aço de alta resistência e alumínio — ambos com componentes de fibra de carbono. E o GT-R custa quase o dobro. Dito tudo isso, em desempenho ambos se equivalem, e os caras da Motor Trend decidiram ver qual receita é a melhor em seu mais recente comparativo, e o resultado é desconcertante.
Assista ao vídeo primeiro, discuta depois:
Vette Zo6 e GT-R representam, ao menos até agora, o auge de seu desenvolvimento. O Corvette começa com um V8 de 6,2 litros com compressor mecânico que é capaz de levá-lo aos 100 km/h em 3,3 segundos e cobre o quarto-de-milha (402 metros) em 11,4 segundos a 200 km/h. O GT-R, por sua vez, usa seu câmbio de dupla embreagem e sete marchas mara moderar a potência e chegar aos 100 km/h em 2,9 segundos, cumprindo o quarto-de-milha em 11 segundos cravados a 203 km/h.
Testes em linha reta, porém, podem trazer resultados variáveis — o Corvette, por exemplo, estava equipado com o kit aerodinâmico Stage III, que tem extensões no splitter frontal e uma asa traseira consideravelmente mais alta. No ano passado a Motor Trend testou um Z06 sem o kit e chegou aos 100 km/h 0,1 segundo mais rápido — 3,2 segundos, como divulgado pela Chevrolet.
De qualquer forma, o que queremos dizer é que há muito mais para comparar entre estes dois carros do que seu poder de aceleração. Nas curvas, por exemplo, os pneus Michelan Pilot Sport 2 Cup são absurdamente grudentos e a suspensão magnética, que lê as condições da pista 100 vezes por segundo e se ajusta de acordo, fazem do ‘Vette um carro grudado no chão, mas a tração traseira e a distribuição de peso o fazem muito agressivo ao mesmo tempo. Randy Pobst, durante o teste no circuito de Willow Springs, na Califórnia, menciona o fato de ter que brigar constantemente com o carro para mantê-lo no traçado e conseguir um bom tempo.
Com o Nissan GT-R, as coisas são mais… fáceis, ainda que esta seja uma palavra perigosa de se usar quando se trata de pilotagem. Mas é fato que o carro tem uma estabilidade ímpar graças ao acerto da suspensão e à tração integral, que varia constantemente a divisão de torque entre os eixos para que a tração esteja sempre onde é necessária. O carro é mesmo um milagre da engenharia japonesa. Sendo assim, no final das contas o Vette virou 1:27,1, contra 1:25,7 do GT-R.
Além da maior estabilidade do GT-R, o Corvette acabou mais lento nas retas, e o Nismo conseguia carregar mais velocidade nas curvas, algo que a MT atribuiu novamente ao kit aerodinâmico, que produzia dowforce demais — bom para curvas em alta, porém ruim nas retas, pois gera mais arrasto.
Só que isto não importa muito quando se está ao volante dos dois carros, que foram elogiados pelo seu fator diversão. Além disso, o apresentador Carlos Lago foi categórico ao dizer que no Z06 você se senta em uma posição mais baixa e esportiva, que o ronco do Corvette e o zunido do supercharger fazem uma experiência muito mais empolgante, além de o fato de ele ser uma fera esperando para ser domada o torna especialmente atraente, mesmo que ele seja mais potente e mais lento.
Se você fosse escolher, ficaria com o Corvette Z06 ou com o Nissan GT-R Nismo?