Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!
O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
Chevrolet e Honda paralisam fábricas no Brasil
Os efeitos da crise se fazem sentir na indústria brasileira. Nos últimos dias, duas fabricantes anunciaram a paralisações na linha de produção.
A Chevrolet interrompeu as atividades de sua planta em Gravataí (RS), onde são fabricados Chevrolet Onix, no início desta semana, e a fábrica deve ficar parada ao menos mais três semanas – a data exata ainda não foi definida. A Honda, por sua vez, definiu que sua fábrica em Sumaré (SP) ficará parada nos primeiros dez dias de março.
Ambas as fabricantes têm o mesmo problema: escassez de componentes eletrônicos que afetam todos os setores da indústria que dependem destas peças para fabricar seus produtos – o que inclui, claro, carros.
A falta destas peças é reflexo da crise causada pela pandemia de covid-19. A retomada do ritmo após seguidas interrupções na cadeia de produção gerou um aumento na demanda por esta matéria-prima – um aumento que a oferta não consegue suprir. Esta situação pode levar a um aumento nos preços ao consumidor caso a demanda pelos modelos afetados também seja muito maior que a oferta. Economia básica.
Outras fabricantes ainda não se pronunciaram especificamente sobre o Brasil, mas a Volkswagen já anunciou que terá de reduzir globalmente o ritmo de suas fábricas devido à falta de componentes elétricos.
SUV da Fiat será revelado em maio e ganha hotsite
A Fiat anunciou que o prêmio para o ganhador do Big Brother Brasil 2021 será seu novo SUV. Na prática, isto significa que o modelo, chamado atualmente de Progetto 363 (em alusão ao nome interno usado pela equipe de engenharia), será revelado quando o BBB21 acabar – ou seja, no dia 4 de maio, quando irá ao ar o último episódio.
Junto com o anúncio, a Fiat lançou um hotsite para seu novo SUV. O endereço poderá ser usado para acompanhar uma websérie de quatro episódios que mostrará diferentes aspectos do veículo.
O nome oficial do SUV, segundo apuração dos colegas da Autoesporte, deve ser revelado no final de abril. A Fiat registrou junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) cinco nomes diferentes – Revo, Pulse, Tuo, Domo e Nord. A aposta é que a Fiat use a plataforma do BBB para lançar uma votação na qual o público poderá escolher o nome do novo modelo.
Sobre o Projeto 363 em si, sabe-se que ele terá bastante em comum com o Fiat Argo, porém com maior vão livre do solo e identidade visual própria na dianteira, possivelmente influenciada pela Strada. A maior novidade ficará debaixo do capô: o SUV da Fiat será o primeiro da marca a usar o novo motor 1.0 turbo GSE, que deverá ter algo na casa dos 130 cv. Isto nas versões mais caras – o modelo de entrada deve conservar o motor 1.3 aspirado de 109 cv. Há dúvidas sobre o câmbio: a adoção do CVT é dada como certa, mas ainda existem chances de um câmbio automático de seis marchas. O motor 1.3 deve trazer a opção por um câmbio manual.
Mais informações serão reveladas nas próximas semanas, certamente.
Carros acima dos R$ 70.000 perdem isenção no IPI para público PcD
O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta semana uma medida provisória que limita a R$ 70.000 o preço dos carros que podem receber isenção no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). O teto agora é o mesmo adotado pelos Estados brasileiros para o desconto do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e reduz drasticamente as opções de modelos disponíveis com desconto a pessoas com deficiência. Havia uma série de carros mais caros que estavam sendo vendidos apenas com o desconto no IPI, como Jeep Renegade, Toyota Corolla e Volkswagen T-Cross, que agora não terão desconto nenhum.
As opções que restaram são de modelos compactos com câmbio automático, item necessário por conta das limitações físicas do beneficiário da lei, como o Chevrolet Onix 1.0 Turbo AT, de R$ 65.390; o Volkswagen Gol 1.6 AT, de R$ 69.930; e a linha Personal da Honda, que traz Fit e City com rodas de aço estampado e sem calotas por R$ 68.190.
Além da redução no teto, a MP também estipula que o benefício só pode ser solicitado a cada quatro anos – e não dois, como previsto no texto da lei. A medida provisória tem validade de 120 dias, passados os quais deverá ser votada pelo Congresso.
Aston Martin apresenta seu carro para a F1 2021
As equipes continuam a apresentar seus carros para a temporada 2021 da Fórmula 1. A última delas foi a Aston Martin, antiga Racing Point, que marca seu retorno como construtora após uma ausência de 61 anos.
O carro, batizado AMR21, traz de volta o British Racing Green com apenas umas pinceladas de cor-de-rosa em referência a sua principal patrocinadora, a empresa de saneamento austríaca BWT. Como você já deve ter decorado a esta altura, o carro é baseado no Racing Point RP20 do ano passado, porém com novos elementos aerodinâmicos criados para reduzir a velocidade em curvas – tudo conforme o regulamento da FIA.
O anúncio também trouxe a primeira aparição de Sebastian Vettel junto à nova equipe após sua saída da Ferrari. O alemão de 33 anos se mostrou motivado e disse até que pode brigar pelo título. “Não vejo porque não posso estar mais lá. Não estou muito velho e ainda tenho muito tempo pela frente. As coisas aqui são diferentes da Ferrari porque a equipe está crescendo”, disse o piloto.
Vettel será colega de equipe de Lance Stroll, que mantém o posto na equipe do pai, Lawrence Stroll. O jovem canadense de 22 anos foi um dos destaques na temporada 2020, conquistando dois pódios.
Hass também apresenta seu carro de Fórmula 1 para 2021
Outra equipe a mostrar seu carro para a nova temporada foi a Haas, que revelou hoje (4) o VF-21. O que realmente muda no novo carro é a pintura, que agora traz as cores da bandeira russa – que também são as cores da Uralkali, empresa do ramo de fertilizantes químicos que é a principal patrocinadora da escuderia.
A Uralkali tem como um de seus acionistas Dmitry Mazepin, pai do estreante Nikita Mazepin. Nikita formará dupla com Mick Schumacher, que também disputará a Fórmula 1 pela primeira vez em 2021.
Porsche pode voltar à Fórmula 1 em 2025 se e-fuels forem adotados
Muitos fãs do automobilismo adorariam ver a Porsche voltar à Fórmula 1, mesmo que somente como fornecedora de motores. E isto pode mesmo acontecer, caso o novo regulamento da FIA para os motores da categoria adote os e-fuels como padrão.
De acordo com um relato feito à Autocar, a Porsche faz parte do grupo de discussão sobre as novas regras – e estaria fazendo o possível para convencer os dirigentes da categoria adotar combustíveis sintéticos. O novo conjunto de regras está previsto para 2025. A fonte dos britânicos diz até que um motor 16 turbo de 1,6 litro já está em desenvolvimento, aguardando a resolução.
Fritz Enzinger, vice-presidente da Porsche Motorsport, já sinalizou que há interesse por parte da Porsche. “É muito importante que aspectos de sustentabilidade – por exemplo, a implementação de e-fuels – sejam levados em consideração”, disse o executivo à BBC recentemente. “Se estes aspectos forem confirmados, vamos avaliá-los em detalhes dentro do Grupo Volkswagen e discutir os passos seguintes.”
Fritz também disse que a Porsche está sempre atenta às mudanças de regulamento das principais categorias do automobilismo, e que a Fórmula 1 não é exceção.