ola pessoal meu nome e otacilio sou de uma pequena cidade mineira chamada nova lima regiao metropolitana de belo horizonte e desde criança sempre tive forte interesse por carros antigos nasci na decada de 70 e fui abençoado por ter na minha familia dois aficcionados antigomobilistas o meu pai no e seu irmao o tio lula que tem respectivamente um plymouth belvedere 1957 v8 e uma pick up chevrolet marta rocha 1955 ambos comprados praticamente zero 100% originais e que permanecerao na familia para sempre a plymouth por varias decadas foi o carro de uso diario do meu pai e muito confortavel e sempre curti passear nela seja para ir ao sitio da familia ou para as longas viagens para a praia em uma epoca onde nao precisavamos usar o cinto de segurança algo impensavel nos dias de hoje eu adorava viajar deitado no vao atras do banco traseiro embaixo do parabrisa onde curtia a viagem a paisagem e ainda conseguia dormir confortavelmente e um sedan enorme raro por ser um quatro portas sem coluna com lindas curvas e o rabo de peixe caracteristico da epoca muito confortavel bancos inteiriços enormes e ainda o cambio hidramatico de botao um charme a parte me lembro muito bem do seu ronco forte e das inumeras vezes que pedia ao meu pai para acelera la para mim e ele sempre afirmava sorridente e o ronco de um motor v8 nao se fazem mais carros como este ela esta parada provisoriamente para uma restauraçao completa e merece um tratamento especial pois no ano que vem completara 60 anos na familia [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 105500 105546 ] a pick up chevrolet marta rocha 1955 tambem me marcou muito foi usada por varios anos na loja de moveis da familia e estava aposentada quando ha cerca de 20 anos foi completamente restaurada pelo tio lula para seu uso pessoal nos finais de semana ela ficou incrivelmente linda toda branca com o interior em couro vinho e o meu tio se orgulha de contar suas historias das exposiçoes e dos varios premios que ganhou em mg com motor 6 cilindros em linha original e completamente revisado cambio de 3 marchas no volante e simples e elegante minhas principais lembranças sao da sua beleza e do sucesso que fazia por onde andava como sempre fui aficcionado por antigos e estava incomodado em ver a plymouth parada ofereci ao meu pai restaura la completamente de presente para que pudesse voltar a curtir com conforto e segurança o melhor carro da sua vida so que para minha surpresa ele ficou muito feliz com a minha proposta mas nao aceitou a pois ele mesmo gostaria de restaura la entendi e respeitei a sua decisao essa foi a oportunidade que faltava para realizar o meu sonho de infancia ter o meu proprio carro antigo do meu jeito com tudo o que gosto um presente que me dei aos 40 anos mas que carro comprar onde achar quanto pagar e a reforma onde fazer quanto gastar inicialmente queria construir um roadster 32 customizado no melhor estilo boydster um projeto de sucesso da parceria entre dois mestres americanos no inicio da carreira o chip foose trabalhou com o lendario e saudoso boyd coddington para ter uma mecanica confiavel comprei um pacote completo do lexus ls400 motor v8 em aluminio 295 cavalos originais injetado cambio automatico quatro marchas com overdrive dentre outras coisas [gallery columns= 4 link= file ids= 105501 105531 105541 105543 ] projeto definido mecanica comprada e qual seria o proximo passo para viabilizar esse sonho conversei em sao paulo com alguns profissionais especializados que pudessem fazer todo o projeto porem fiquei espantado ao receber orçamentos superiores a r$ 200 000 e isso mesmo mais de duzentos mil reais para fazer o chassis carroceria em fibra pintura eletrica e acabamento do interior isso tudo usando a minha propria mecanica claro pois se quisesse uma nova deveria adicionar ainda mais uns r$50 000 ao orçamento inicial na minha opiniao esse preço e muito alto para um carro feito pra rodar que nao teria o objetivo de ser um belissimo exemplar para exposiçao respeito e admiro esses profissionais fazem verdadeiras obras de arte mas nao era o que estava buscando no momento diante desse cenario complexo bem distante do que eu imaginava inicialmente comecei a pesquisar sobre projetos semelhantes e nao achei nada muito detalhado no pais porem vi que nao era um bicho de sete cabeças e que conseguiria economizar mais de 50% do valor pedido sabe como decidi que primeiro eu mesmo seria o responsavel direto pela gestao de todo o projeto e pelo planejamento de cada etapa escolha do melhor fornecedor combinando criterios como melhor preço qualidade e pontualidade/prazo; segundo eu mesmo compraria todas as peças seja no brasil nos usa ou via importaçao evitando atravessadores; e por fim tambem decidi que seria util compartilhar o meu aprendizado na internet para que outras pessoas com as mesmas intençoes pudessem ter acesso ao conhecimento dificuldades e liçoes que tive ao longo da minha jornada e o que a minha pick up tem a ver com toda essa historia como estava prestes a iniciar o projeto e o investimento nao seria pequeno resolvi que era hora de combinar com minha esposa a minha decisao de começar o projeto ela sempre soube do meu desejo de ter um boydster e tambem compartilhava da minha admiraçao pelo projeto porem fez o mesmo comentario de sempre o carro so tem dois lugares nossa familia tem tres pessoas quem ficara para tras obrigado amor voce tem razao e como te amo muito vou adiar o boydster por enquanto guardar a minha mecanica do lexus porem como todo gearhead tenho uma longa lista de desejos foi ai que decidi dar inicio ao meu projeto atual uma pick up street rod com motor v8 mecanica moderna e banco inteiriço 3 lugares e claro como ja sabia que nao seria facil achar uma pick up da decada de 50 em bom estado ampliei a busca para 3 opçoes preferidas a ford f 100 poderia faze la parecida com a do mestre chip foose a chevrolet boca de sapo pois acho linda a sua grade cromada curvas bem definidas e ficaria perfeita com mecanica moderna e rodas cromadas grandes ou a chevrolet marta rocha que sempre gostei e me remete as otimas lembranças da familia [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 105509 105553 ] comecei a buscar a pick up ideal em sao paulo mesmo onde moro ha mais de 16 anos procurando anuncios na internet participando de encontros de antigos pedindo dicas para os amigos etc minhas unicas exigencias era que estivesse com a lataria em bom estado e com a documentaçao em ordem poderia ate ter placa amarela para recadastrar porem nada de barato mas sem documentos outro ponto importante na busca foi contar com a ajuda de um mecanico experiente que entendesse os meus objetivos do projeto e pudesse me ajudar a avaliar a estrutura geral das candidatas apos conversar com varios profissionais escolhi o luciano miozzo da garage34 para me ajudar no projeto foram alguns longos meses de busca e negociaçoes frustradas analisando candidatas boas porem caras ou com bom preço porem destruidas cheguei inclusive a analisar ofertas em outros estados e quase cai em um golpe de um estelionatario de sc que anunciou uma pick up que nunca foi dele por sorte segui a risca uma das minhas exigencias que tivesse o documento que o bandido nunca conseguiu me apresentar por segurança tambem pesquisei o documento no site do detran descobri que a pick up estava em nome de outra pessoa contatei o proprietario e vi que tudo era uma grande farsa a busca foi quase uma eternidade para mim ate que uma noite vi um novo anuncio em um site de classificados ml de uma pick up boca de sapo ano 1950 com documentaçao mecanica funcionando lataria aparentemente em bom estado e interior bastante mal conservado fiz contato com o anunciante que me respondeu rapidamente e ja marcamos para ve la pessoalmente na manha do dia seguinte a visita foi muito agradavel o dono era um cara legal estava muito sentido em desistir do seu projeto porem tinha que vende la para dar entrada em seu apartamento e felizmente tudo o que fora anunciado correspondia exatamente a realidade apos analisar com muito cuidado faze la funcionar e confirmar a sua origem licita conclui a negociaçao [gallery columns= 4 link= file ids= 105535 105534 105503 105532 ] a sua entrega foi emocionante o vendedor fez questao de acompanha la dirigiu a pela garagem ate a minha vaga e visivelmente emocionado me fez um unico pedido que cuidasse bem dela e me desejou muito boa sorte perguntei se gostaria de ve la quando pronta e ele me disse que nao estava abrindo mao de um sonho ok marcio combinado porem se voce mudar de ideia podera ve la aqui no flatout finalmente apos quase um ano de muita procura pude me dar de presente uma pick up chevrolet 1950 um veiculo robusto de carga que ajudou a construir a historia do nosso pais popularmente conhecida como boca de sapo sempre fui encantado pela sua grade dianteira cromada por todas as suas curvas fortes e pelo alto potencial de personalizaçao e quais foram as minhas percepçoes logo apos a compra o chassis era original em otimo estado mas a suspensao dianteira havia sido trocada por uma de c10 mas tinha sido mal instalada a lataria aparentemente estava bem integra porem nao dava para ter certeza do que encontraria embaixo daquela tinta velha e desbotada tinha alguns pontos de ferrugem na base da cabine assoalho e parte inferior das portas tudo coberto com massa e pintado alem de um inexplicavel teto solar caçamba original com a madeira podre ou seja para ficar bom de verdade do jeito que quero terei que substituir todas essas peças [gallery columns= 4 link= file ids= 105504 105525 105517 105512 105502 105537 105505 105533 ] a sua mecanica ainda funcionava motor 6 cilindros em linha e cambio de 3 marchas no volante precisaria apenas de uma revisao este motor tem muito torque e ideal para o transporte de cargas na cidade nao desenvolve altas velocidades para longas viagens como tenho o objetivo de fazer viagens ate 300km de distancia para participar dos eventos na regiao decidi substitui lo mas com o coraçao partido pois esta funcionando normalmente [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 105526 105516 orderby= rand ] seu interior estava bem sujo porem nao haviam grandes pontos de ferrugem acredito que tenha sido guardado em garagem coberta mas com a janela aberta o painel cromado era original bastando nova cromeaçao o velocimetro nao era original assim como o volante e o banco nao havia tapeçaria conforme podem acompanhar nas fotos [gallery columns= 4 link= file ids= 105538 105536 105513 105506 ] passei alguns meses definindo todas as melhorias que queria fazer avaliando opçoes de fornecedores preferenciais e quanto poderia gastar apos definir todo o escopo do projeto comecei a pesquisar tudo sobre a importaçao direta de peças e tambem a planejar minhas ferias eua claro para trazer peças as primeiras peças que importei foram as rodas e os amortecedores comprados na summit racing summitracing com e enviados para o meu endereço no shipito consolidador de pacotes nos eua a caixa postal custa 50 dolares por ano vale a pena la pude pedi ao pessoal para colocar os amortecedores dentro das caixas das rodas o que me ajudou a economizar bastante no frete e enviei para o brasil pela dhl chegou em uma semana e claro que foi taxado na alfandega porem mesmo assim ainda ficou bem mais barato do que se tivesse comprado essas peças aqui [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 105520 105521 ] e como sera o projeto meu objetivo e fazer uma pick up street rod com lataria original motor v8 cambio automatico e mecanica moderna apelidei o novo membro da minha familia de the blue thunder o trovao azul pois sera pintada em azul escuro perolizado midnight blue pearl da ppg e o motor v8 com 340 cavalos tera um ronco forte como o estrondo do trovao [gallery link= file ids= 105515 105514 105549 ] chega de conversa e hora de começar a reforma da pick up em janeiro/15 levei a pick up para o flavio berger da bergertec em indaiatuba/sp para iniciar a primeira fase o projeto a revisao completa da estrutura da pick up com o objetivo de melhorar o conforto segurança dirigibilidade e performance ao recebe la o flavio fez uma avaliaçao completa da sua estrutura e a primeira providencia foi desmonta la e colocar o chassis no gabarito felizmente recebi a otima noticia de que ele estava muito integro e com todas as medidas originais como a base estava muito boa começaram a trabalhar e em cerca de 60 dias fez todos os upgrades necessarios para deixa la como eu gostaria reforço no chassis e novos coxins para instalaçao do novo conjunto mecanico motor chevrolet v8 312 cid + cambio automatico th700 r4; rodas foose nitrous 18 x 8 5 na dianteira pneus yokohama advan sport v103 255/40 zr18 99y ; rodas foose nitrous 20 x10 na traseira pneus yokohama advan sport v103 285/35 zr20 100y ; suspensoes bergertec mustang ii na dianteira e fourlink na traseira; amortecedores qa1 modelo hal ds401 e coilover; freios a disco e pinças de chevrolet opala na dianteira; diferencial de chevrolet s10 2014 com freios a tambor na traseira; nova caixa de direçao hidraulica chevrolet astra [gallery columns= 5 link= file ids= 105510 105523 105524 105552 105507 ] apos a conclusao desta etapa a pick up voltou para a garage34 com todas as peças substituidas na caçamba e no guincho observe como ele ficou lotado toda a mecanica original foi retirada com muito cuidado pois sera vendida [gallery columns= 4 link= file ids= 105508 105519 105539 105542 ] agora ela ficara parada para desmontagem dos itens que serao enviados para nova cromeaçao e enquanto preparamos o motor ela seguira para a funilaria mas vamos segurar a ansiedade estas etapas serao detalhadas a seguir por hoje e so pessoal por favor fiquem a vontade em postas suas duvidas criticas ou sugestao terei o maior prazer em responde las um abraço e ate o proximo post por otacilio santos project cars #346
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.