as vezes a gente so da valor quando perde tal ensinamento pode ser uma liçao valiosissima mas por sua propria natureza costuma ser aprendida quando e tarde demais e isto pode valer para a vida de cada um de nos enquanto individuos ou para a sociedade como um todo ou sob suas inumeras facetas e a sociedade ou melhor a faceta entusiasta da sociedade vai olhar para tras e pensar a gente deveria ter dado valor a chevrolet ssr agora ela nao existe mais uma pena ou nao provavelmente nao [gt40 content search= chevrolet widget= 1 title= aos gravateiros de plantao ] ontem falamos sobre a shelby dakota a picape com motor v8 que carroll shelby criou como seu canto do cisne na chrysler e ele gostou tanto dela que ate comprou uma naquele post citamos de passagem a shelby dakota sport conversivel que estava disponivel com motor v6 e tinha como peculiaridade o a capota de lona conversivel sustentada por uma barra na parte traseira da cabine pode parecer absurda a ideia de uma caminhonete conversivel mas a verdade e que a dakota vendeu bem emplacando quase 2 500 exemplares em 1989 seu ano de estreia nao surgiram muitas outras picapes conversiveis desde entao na verdade so uma sim a chevrolet ssr voce deve lembrar o que aconteceu no começo dos anos 2000 claro muita coisa aconteceu começaram a aparecer bandas que misturavam rock e rap o playstation 2 foi lançado o brasil foi pentacampeao do mundo de futebol mas uma das coisas que rolaram com os carros foi uma onda de modelos retro o new beetle um dos primeiros veio em 1997 o plymouth prowler inspirado nos hot rods tambem o mini atual foi lançado em 2000 o assim como o ford thunderbird e o chrysler pt cruiser a chevrolet ssr tambem apareceu em publico pela primeira vez em 2000 ainda em forma conceitual durante o salao de detroit seu nome era chevrolet super sport roadster caso nao tenha percebido e isto que significa ssr ainda nao estava certo se ela seria seria produzida em serie a chevrolet estava testando a recepçao do publico a um carro retro inspirado em sua classica linha de pick ups a advance design alem de ter um dos nomes mais pomposos de todos os tempos a advance design tinha visual mais moderno com area envidraçada maior e farois mais integrados aos para lamas e motores de seis cilindros em linha potentes e confiaveis com deslocamento de 3 5 litros 3 9 litros e 4 3 litros do inicio ao fim de sua produçao ou seja de 1947 a 1955 a advance design foi a caminhonete mais vendida dos estados unidos sendo bastante popular ate hoje entre os hot rodders e foi justamente na cultura hot rodder que a chevrolet ssr foi inspirada suas linhas lembravam as da advance design mais pela ideia geral do que pelas formas em si os para lamas eram mais largos que o restante da carroceria os farois eram redondos e a grade trazia elementos horizontais metalicos que remetiam a grade do modelo de 1954 mas era mais um caso de inspiraçao do que de reinterpretaçao a reaçao foi boa o pessoal parecia empolgado com a ideia de uma picape retro os anos 2000 seriam tempos estranhos e aquilo confirmava mas pensando bem por que nao as fabricantes estavam apostando em modelos de nicho para pessoas nostalgicas caras que queriam um carro com o visual que admiravam quando eram moleques mas agora tinham dinheiro para comprar algo moderno que satisfizesse sua nostalgia foi assim que na vespera de ano novo de 2003 a chevrolet ssr começou a ser vendida e como bom hot rod ela tinha um v8 debaixo do capo um vortec de 5 3 litros e respeitaveis 304 cv a 5 200 rpm e 46 3 mkgf de torque ja as 4 200 rpm o motor era acoplado a uma transmissao automatica de quatro marchas que levava a força do motor para as rodas traseiras em um conjunto tipicamente americano exceto que as linhas estavam absurdamente proximas do conceito os farois circulares cortados pelo filete principal da grade os para lamas volumosos a caçamba coberta a cabine arredondada e a capota retratil automatica que se escondia em um compartimento entre a cabine e a caçamba esta estava mais para um porta malas por causa da tampa traseira mas tinha boa capacidade 631 litros o interior estava mais para automovel do que para picape com posiçao de dirigir baixa com as pernas mais esticadas e acabamento caprichado com bancos e volante revestidos de couro havia detalhes na cor da carroceria e o painel de instrumentos nao era muito envolvente talvez para nao ficar muito distante do desenho original com o motor de 304 cv a chevrolet ssr era capaz de ir de zero a 100 km/h em 7 7 segundos percorrendo o quarto de milha 402 metros em 15 6 segundos a 139 km/h desempenho ate que interessante para uma caminhonete conversivel de 2 100 kg [youtube id= lbmgt7otnk0 width= 620 height= 350 ] e claro que com um supercharger as coisas melhoram bastante a chevrolet deu a ssr uma suspensao especial com braços sobrepostos do tipo duplo a na dianteira e eixo rigido five link na traseira com foco na capacidade de fazer curvas; alem de rodas de 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira com pneus goodyear eagle rs de medidas 225/45 e 255/40 respectivamente contudo a direçao era meio mole demais e com isto boa parte da diversao de jogar a caminhonete nas curvas se perdia ainda assim era uma experiencia completamente diferente de qualquer outra picape [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] e nao se engane achando que a chevrolet ssr era uma daquelas picapes com monobloco como a honda ridgeline ela era uma picape de fato com carroceria sobre chassi e era bem grande com 4 86 m de comprimento 2 m de largura 1 63 m de altura e 2 95 m de entre eixos mas ela tambem era um roadster de dois lugares com capota retratil e dimensoes nada contidas e tambem era um hot rod retro fabricado nos anos 2000 ainda que certamente tenha conquistado seus admiradores a chevrolet ssr de produçao nao teve a mesma recepçao calorosa do conceito no fim das contas apenas 9 000 exemplares foram vendidos no primeiro ano a chevrolet pensou um pouco e chegou a conclusao de que o problema da ssr era a falta de potencia e envolvimento na hora de guia la e foi por isso que no fim de 2004 para o ano modelo 2005 o v8 vortec de 5 3 litros foi dispensado em favor do v8 small block ls2 o mesmo usado no chevrolet corvette porem com potencia ligeiramente reduzida de 405 cv para 395 cv que vinham as 5 400 rpm o torque era de 56 mkgf a 4 400 rpm e melhor ainda alem da caixa manual de quatro marchas havia a opçao por uma transmissao manual tremec de seis marchas de acordo com um teste da car and driver americana realizado na epoca os 90 cv a mais deram uma bela força ao desempenho da ssr em linha reta agora ela era capaz de ir de zero a 100 km/h em 5 5 segundos cumprindo o quarto de milha em 14 1 segundos a 161 km/h no entanto nas curvas a ssr ainda deixava a desejar com a direçao mole e a suspensao que poderia ser bem mais firme para a proposta esportiva do veiculo o visual da ssr nao era mesmo para todo mundo e talvez o aspecto retrofuturista demais tenha afugentado os potenciais compradores mas o desempenho satisfatorio em linha reta e abaixo da media nas curvas nao e muito diferente do que se podia esperar de um muscle car desconsiderando aquelas versoes modificadas com foco na dinamica como o camaro z28 por exemplo [youtube id= eit su9lqwe width= 620 height= 350 ] so que diferente de um muscle car a ssr nao tinha carisma apesar da inspiraçao classica tanto que quando as companhias americanas lançaram seus muscle cars retro que nao eram muito diferentes em conceito seu sucesso foi imediato fato era que nao havia nada parecido com a chevrolet ssr nas ruas ainda mais com motor v8 traçao traseira e dependendo do ano cambio manual e ela nunca deslanchou nas vendas vendidos cerca de 8 000 exemplares por ano entre o fim de 2003 e meados de 2006 quando a ssr deixou de ser fabricada com 24 150 exemplares produzidos no total hoje em dia um bom exemplar custa cerca de us$ 20 000 nos eua pouco menos que um corvette do mesmo ano
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