FlatOut!
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Zero a 300

Chevrolet vai voltar a produzir Onix neste mês, Peugeot 208 já roda com motor 1.0 turbo GSE, Jeson Button e Lotus apresentam novo supercarro retrô e mais

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Chevrolet Onix voltará a ser fabricado em agosto

A Chevrolet já tem data para retomar a produção do Onix, do Onix Plus e do Tracker: 16 de agosto. Será o fim de um período de cinco meses sem novos exemplares destes modelos – a linha de produção em Gravataí (RS) esteve parada por falta de semicondutores por todo esse tempo.

O retorno será gradual, com apenas um turno de trabalho neste primeiro momento. E o processo de recuperação de market share deve demorar algum tempo. O Chevrolet Onix é responsável por cerca de 40% das vendas da Chevrolet no Brasil e foi líder do mercado pelos últimos cinco anos, mas com a produção parada ele perdeu o posto para a Fiat Strada e o Fiat Argo, que nos últimos meses revezaram-se no primeiro lugar em vendas.

E, como consequência, a Chevrolet perdeu participação no mercado – em um ano, o market share da marca caiu de 17,5% para 11,5%, o que levou a Chevrolet para a sétima posição nos últimos três meses.

 

Peugeot 208 já roda com novo motor 1.0 turbo GSE

Conforme prevíamos, a Peugeot não deve levar muito mais tempo para substituir o competente, porém antiquado motor 1.6 16v do hatchback 208. Os colegas do Autos Segredos flagraram aquele que possivelmente é um exemplar do 208 com o motor 1.0 turbo de três cilindros GSE, desenvolvido pela Fiat e que deve ser aproveitado – com razão, diga-se – pela Peugeot e pela Citroën, já que agora todas as três marcas fazem parte do mesmo grupo.

O site diz que, segundo uma fonte não identificada, o Peugeot 208 1.0 turbo começaria a ser testado nos arredores da fábrica da Fiat em Betim (MG) na semana passada – e que tudo indica que o carro branco fotografado por lá já utiliza o novo powertrain.

O conjunto usado pelo 208 deverá incluir também o câmbio CVT com sete marchas virtuais da Fiat – o mesmo que, acoplado ao 1.0 turbo GSE, será empregado no Fiat Pulse. No caso do Peugeot, o motor deve estrear em 2022, já como modelo 2023, vindo da Argentina.

A família GSE da Fiat cairá como uma luva aos carros da PSA – e tem potencial para apagar a impressão negativa deixada pela escolha do motor 1.6 16v para a estreia do novo 208 no Brasil.

 

Radford 62-2: supercarro retrô de Jenson Button em parceria com a Lotus é revelado

A Radford, carrozzeria britânica da década de 1940 que foi trazida de volta nos EUA pelo ex-piloto Jenson Button, acaba de revelar seu primeiro modelo: uma versão moderna do Lotus Type 62, protótipo de competição dos anos 1960 com base no Lotus Europa. Não é uma beleza?

O Radfort 62-2 não reproduz com total exatidão as linhas do original, e nem é este o propósito. Em vez disso, a inspiração é mais sutil, com traços que remetem ao Lotus Type 62, porém proporções mais modernas. Uma coisa é certa: com 1,13 metro de altura, o carro é tão baixo quanto o protótipo sessentista, ainda que mais largo e esguio. E a pintura clássica da Gold Leaf, com vermelho, branco e dourado, garante um toque extra de nostalgia.

A parceria com a Lotus fica por conta da mecânica: o Radford 62-2 terá o mesmo V6 supercharged de 3,5 litros do recém-revelado Lotus Emira. Ele será oferecido em duas opções de acerto – no Radford 62-2 Classic, ele terá 436 cv, mas a versão Gold Leaf terá pelo menos 500 cv graças a novos pistões, bielas, comandos de válvulas e um mapeamento mais agressivo na ECU.

A Radford diz que, por dentro, o 62-2 tem espaço de sobra para duas pessoas e bagagem, uma tela de 6 polegadas para controlar as funções do carro, sistema de som com cinco alto-falantes e bluetooth, câmera de ré e câmeras no lugar dos retrovisores externos – tudo para ser bom tanto na pista quanto no uso diário.

Ainda falta revelar mais detalhes sobre as especificações mecânicas e fotos do interior, mas o que se vê até agora promete ser um sopro de alívio para os entusiastas preocupados com a “eletrodomesticação” dos automóveis. Serão feitos 62 carros, e as entregas devem começar no ano que vem.

 

Dacia Duster de terceira geração será lançada em 2024 – e o Brasil?

A Dacia prepara a terceira geração do Duster para 2024, e as novidades serão muitas. O site francês L’Argus diz que o desenvolvimento do modelo já está bem avançado, e que enfim a atual plataforma – a B0, usada também no Sandero e no Logan de segunda geração – dará lugar a uma arquitetura nova.

Usando a plataforma modular CMF-B da Renault, a mesma já empregada nos novos Sandero e Logan, o Duster 2024 será capaz de receber tecnologia híbrida logo de cara, e também trará mudanças mais significativas em design – o que é bem vindo, considerando que a segunda geração parece mais um facelift da primeira, embora seja completamente nova. É bem provável que a inspiração seja o conceito Dacia Bigster, que foi revelado há alguns meses e deverá dar origem a outro SUV, maior, posicionado acima do Duster.

L’Argus diz ainda que o conjunto híbrido usado pelo novo Duster deve compreender um motor 1.8 de ciclo Atkinson (do mesmo tipo usado pelos híbridos da Toyota, pois prioriza o baixo consumo sobre o desempenho), mais dois motores elétricos.

Ainda é cedo para falar sobre as possibilidades de o novo Duster ser lançado no Brasil – primeiro, porque a segunda geração foi lançada há cerca de 18 meses e ainda tem um bom tempo de sobrevida. Segundo, porque os planos da Renault para o Brasil nos próximos anos ainda são um mistério. Mesmo os novos Sandero/Logan, que já estão à venda na Europa há algum tempo, ainda não têm data para chegar.

 

Toyota Supra comemora 35 anos com série especial

Faz 35 anos que o Toyota Supra deixou de ser uma versão do Celica e tornou-se um modelo “solo” – e é claro que os japoneses vão comemorar.

Para isso, foi apresentada na última semana a 35th Anniversary Special Edition do Supra para o mercado japonês. Não há alterações mecânicas, apenas estéticas – rodas forjadas de 19” com acabamento preto fosco, detalhes de fibra de carbono no interior, e outras modificações que dependem da variante escolhida.

No caso do Supra SZ-R, com motor de quatro cilindros, as alterações incluem pinças de freio vermelhas e espelhos retrovisores com acabamento preto fosco. Ele pode ser comprado na cor exclusiva Lightning Yellow, e os bancos são forrados com couro e Alcantara.

Já o Supra RZ, de seis cilindros, tem revestimentos internos totalmente em couro vermelho, pintura externa Matte Storm Grey. Além disso, só ele tem carregador de celular por indução no interior.

Cada uma das versões terá 35 exemplares feitos. E não se engane pelo fato de eles não trazerem tantas novidades em relação ao Supra comum – no Japão é tradicional que as fabricantes lancem várias edições especiais com modificações sutis, e que todas se tornem muito cobiçadas pelos entusiastas. Não deve ser diferente com o Supra.

 

Honda Civic hatchback com acessórios Mugen é apresentado

A nova geração do Civic tem duas metades distintas – o sedã, que é inspirado pelo Accord e conta com um estilo mais contido; e o hatchback, que é o irmão descolado, com linhas mais arrojadas e esportivas. E foi por isso que a Mugen, fornecedora oficial de peças de preparação e estética da Honda, escolheu o hatch para apresentar seus novos acessórios.

Não é nada muito escandaloso: há um novo spoiler no para-choque dianteiro, novas saias laterais e um novo difusor traseiro, todos com acabamento preto brilhante – assim como o discreto spoiler na tampa traseira. A ideia é só reforçar o caráter mais esportivo do Civic hatchback, que também ganhou novas rodas forjadas que, segundo a Mugen, são mais leves que as originais do carro; e um sistema de escape mais livre.

O kit também serve para mostrar que o novo Civic hatchback fica bem com um estilo mais agressivo – e nos deixa ainda mais ansiosos para a versão Type-R, que deve ser apresentada nos próximos meses.