o sobrenome fittipaldi e irremediavelmente associado ao esporte a motor começou com wilson fittipaldi o avo que nos anos 1930 iniciou sua carreira como locutor esportivo e nos anos que se seguiram foi uma das figuras responsaveis pela difusao do automobilismo do pais ele tambem organizava e participava de provas automobilisticas algo pelo qual os filhos emerson fittipaldi e wilson fittipaldi junior o wilsinho tambem desenvolveram paixao nos anos 60 wilsinho e emerson fittipaldi participaram de provas de turismo com os carros da willys e na segunda metade da decada começaram a construir monopostos de formula ve com mecanica volkswagen depois ambos correram na formula 3 e na formula 1 emerson foi o primeiro brasileiro a vencer uma corrida de f1 o gp dos estados unidos de 1970 seu ano de estreia pela lotus equipe com a qual conquistou o primeiro titulo de um brasileiro na categoria o segundo veio em 1974 quando emerson estava na mclaren em 1975 os irmaos fundaram a equipe copersucar fittipaldi que ate hoje e a unica equipe brasileira a disputar a formula 1 christian fittipaldi nasceu em 18 de janeiro de 1971 fez aniversario ontem completando 48 anos de idade filho de wilsinho e sobrinho de emerson o neto de wilson fittipaldi começou e começou a correr muito jovem aos dez anos em campeonatos de kart em agosto de 2018 ele anunciou sua aposentadoria apos 37 anos de carreira ele passou por diversas categorias incluindo a f1 conquistando vitorias em algumas das mais importantes corridas do planeta nesta semana christian fittipaldi anunciou que a ediçao de 2019 das 24 horas de daytona sera a ultima prova que disputara como profissional sera sua chance de pendurar o macacao e as sapatilhas de forma honrosa pois ha chances de vitoria christian revezara o volante novamente com os colegas da action express racing axr joao barbosa e filipe albuquerque o trio vem de um segundo lugar em 2017 e de uma vitoria em 2018 caso o fiquem com a primeira colocaçao neste ano sera a quarta vez que christian sobe ao lugar mais alto do podio em daytona para desejar lhe feliz aniversario ainda que atrasado e tambem homenagea lo por quase quatro decadas dedicadas a tradiçao da familia vamos relembrar neste post a trajetoria de christian fittipaldi os primeiros anos e a formula 1 [caption id= attachment_215135 align= alignleft width= 400 ] brasileiro de kart de 1992 da esquerda para a direita gian gasparotto eduar mehry neto gustavo romanello christian fittipaldi marcelo sptzer e carlos eduardo da rosa foto blog do sanco[/caption] apos seis anos pilotando karts christian migrou para a formula ford categoria da qual tornou se vice campeao em 1988 no ano seguinte ele foi o terceiro colocado na formula 3 sudamericana conquistando o titulo em 1990 quando tambem ficou em quarto na formula 3 britanica ele tambem foi o terceiro no grande premio de macau com o sucesso em 1991 fittipaldi mudou se para a europa onde disputaria a formula 3000 a porta de entrada para a formula 1 conquistando duas vitorias e sete podios christian foi o campeao a frente de alex zanardi com cinco pontos de vantagem 47 contra 42 ele e zanardi se tornariam colegas de equipe em 1993 quando foram contratados pela minardi foi graças ao titulo que christian fittipaldi entao com 21 anos de idade conseguiu um lugar na formula 1 o primeiro piloto nascido nos anos 1970 a faze lo ao assinar um contrato com a minardi uma das nanicas da categoria na epoca ao volante do minardi m192 que usava um v12 lamborghini de 3 5 litros christian fittipaldi foi o sexto colocado no grande premio do japao de 1992 realizado em suzuka e conseguiu seu primeiro ponto no grande premio do japao em suzuka em 1993 christian mostrou evoluçao ao marcar cinco pontos com o minardi m193b que usava um v8 ford hb quarto lugar no grande premio da africa do sul em kyalami e quinto no gp de monaco foi uma boa temporada para um piloto iniciante com oito chegadas entre os dez primeiros em 14 etapas mas a equipe acabou encerrando o contrato prematuramente faltando duas corridas para o fim da temporada o ano de 1993 tambem foi marcado por um dos acidentes mais impressionantes na carreira de christian fittipaldi e um dos mais famosos da historia ao tentar ultrapassar o colega de equipe pierluigi martini christian encostou no carro do italiano decolou e apos dar uma pirueta completa pousou sobre as quatro rodas fittipaldi saiu do carro praticamente ileso https //www youtube com/watch v=9m s5ov43b8 em 1994 o brasileiro foi contratado pela footwork mais conhecida no brasil como arrows e marcou seis pontos com o monoposto fa15 tambem com motor ford hb ficando em quarto no grande premio do pacifico no circuito japones de okayama; e no grande premio da alemanha em hockenheim para o ano seguinte christian fittipaldi tomou a ousada decisao de deixar a formula 1 aos 24 anos de idade com uma carreira toda pela frente sua aposta era a formula indy que estava em plena ascensao na epoca e contava com a presença de varios outros brasileiros incluindo seu tio emerson que corria pela penske com a qual havia sido campeao em 1989 alem de gil de ferran raul boesel marco greco mauricio gugelmin e andre ribeiro sucesso na indy contratado pela walker racing christian logo mostrou ao que veio ao ficar em segundo nas 500 milhas de indianapolis sexta prova da temporada o resultado lhe garantiu o premio rookie of the year novato do ano da corrida e deu inicio a uma sequencia de bons resultados na indy onde o piloto passou a maior parte de sua carreira profissional na formula indy christian fittipaldi primava pela consistencia de seus bons resultados logo em 1996 ele foi contratado pela newman/haas racing equipe fundada por paul newman em 1983 e foi uma das mais vitoriosas da categoria christian era frequentemente visto na briga pelo titulo tanto que em seu primeiro ano na newman/haas ele terminou a temporada em quinto lugar embora o ano de 1997 tenha começado otimista um choque contra o muro na segunda etapa disputada na australia acabou com os planos de um titulo christian fittipaldi sofreu fraturas nas duas pernas e teve de passar seis provas em recuperaçao apesar do contratempo foi naquela epoca que christian se tornou um dos principais nomes da indy em 1999 ele conseguiu sua primeira vitoria em road america o brasileiro tambem venceu a fontana 2000 no ano seguinte ultima da temporada alem das duas vitorias christian subiu ao podio na formula indy outras 15 vezes entre 1995 e 2002 ele disputou 135 corridas em oito anos antes de mudar de categoria novamente https //www youtube com/watch v=n1_sfdbbfqg outras categorias entre 2001 e 2003 christian fittipaldi competiu em diferentes categorias da nascar primeiro como piloto convidado mas em 2003 ele foi contratado por richard petty disputando 16 corridas e obtendo como melhor resultado o 44º lugar em uma corrida da nascar winston cup christian fittipaldi tambem participou da stock car brasil em 2005 2006 e 2010; da a1 grand prix categoria de monopostos com motor ferrari em 2005 e 2006; e da arca re/max series competiçao de stock cars que servia como portao para algumas das provas da nascar isto posto onde christian realmente se sobressaiu foi nas provas de longa duraçao fosse com carros de turismo ou prototipos esporte ja em 1993 paralelamente a formula 1 o brasileiro pilotou um porsche 911 rsr ao lado de uwe alzen e jean pierre jarrier nas 24 horas de spa francorchamp a corrida foi interrompida apos 15 horas por causa da morte do rei baudoiun da belgica e o carro do trio liderava em 1994 christian foi o vencedor das mil milhas brasileiras depois de dedicar se por oito anos exclusivamente a formula indy em 2003 christian fittipaldi tornou a disputar provas de longa duraçao começando pelas 24 horas de daytona em 2003 ao todo ele correu em 13 ediçoes da prova desde 2003 e venceu as corridas de 2004 2014 e 2018 alem de daytona fittipaldi tambem correu nas 24 horas de le mans de 2006 2007 e 2008 desde 2014 christian fittipaldi compete no weathertec sportscar championship do qual fazem parte as 24 horas de daytona com a action express racing ele foi campeao em 2014 e 2015 na epoca correndo com o chevrolet corvette daytona prototype em 2016 ainda com o corvette ele foi o segundo colocado mudando para o cadillac dpi v r em 2017 ano em que terminou na terceira colocaçao uma vitoria nas 24 horas de daytona de 2019 sera um encerramento mais do que digno para uma longa e proveitosa carreira novamente parabens christian fittipaldi
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.