ontem 20 a mercedes benz anunciou a versao do slc seu roadster compacto que ate dezembro de 2015 se chamava mercedes slk ele ja teve seus dias de gloria na segunda metade dos anos 90 quando ainda era novidade e foi muito elogiado pela imprensa por seu desenho e seu comportamento dinamico; e nos anos 2000 com o incrivel slk 55 amg que tinha um v8 naturalmente aspirado de 400 cv na versao black series mas nos ultimos anos em meio a oferta de outros mercedes conversiveis o slk/slc ficou meio apagado na linha da marca e por isso seu fim nao e exatamente uma surpresa ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] fizemos ontem um post especial com a trajetoria do mercedes benz slk do inicio ao fim hoje porem vamos abordar uma pagina menos conhecida na historia do roadster a vez em que ele se transformou em um esportivo norte americano mesmo que continuasse sendo fabricado na alemanha talvez voce lembre que em 1998 a daimler ag dona da mercedes benz fundiu se a chrysler para formar a daimlerchrysler na pratica a chrysler foi comprada pela daimler e as duas companhias compartilharam recursos tecnicos e financeiros ao longo de quase dez anos incluindo por exemplo alguns componentes mercedes benz na plataforma lx da chrysler usada no seda 300c e tambem nos dodge charger e challenger no caso da plataforma lx o envolvimento da daimler foi minimo a maior parte do desenvolvimento foi levada a cabo pela chrysler nos eua em 2004 porem a foi lançado no mercado norte americano um carro que em essencia era um mercedes benz reaproveitado o chrysler crossfire o chrysler crossfire foi mostrado pela primeira vez como conceito no salao de detroit de 2001 desenhado por eric stoddard que anos mais tarde foi contratado pela hyundai kia e projetou o primeiro genesis coupe [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 218721 218707 ] o crossfire era um cupe de visual no minimo intrigante suas proporçoes e as formas gerais eram definitivamente contemporaneas mas havia alguns elementos retro como o capo longo; o para brisa bipartido inspirado pelos carros dos anos 50 ; as saidas de ar nos para lamas dianteiros; e a traseira fastback que era um aceno a modelos da decada de 1930 com perfil arredondado e para lamas destacados em relaçao a porçao central da carroceria no geral o crossfire conceitual era um carro criativo que nao passava incolume aos que o viram no estande da chrysler em detroit e era exatamente esta a intençao de acordo com a fabricante na epoca o projetista joe dehner disse que o conceito foi criado para provocar as pessoas e causar uma impressao fosse ela boa ou ruim queremos polarizar o nosso publico queremos que as pessoas o amem ou o odeiem neste aspecto o chrysler crossfire podia ser considerado um carro de imagem ou halo car um produto criado para chamar a atençao das pessoas para a marca mesmo que estas pessoas nao tivessem interesse em coloca lo na garagem elas poderiam se interessar pelos modelos mais convencionais expostos no showroom da concessionaria e um carro com esta missao nao pode mesmo ser normal demais aquela altura a chrysler ja preparava a versao de produçao do crossfire que foi apresentada no salao de los angeles de 2002 e começou a ser fabricada em 2004 na em osnabruck na alemanha o crossfire produzido em serie era uma transcriçao quase 100% fiel do conceito exceto pela dianteira que ganhou farois horizontais e formas mais conservadoras alem de perder o para brisa bipartido que era uma de suas caracteristicas visuais mais marcantes outro aspecto curioso do crossfire era sua plataforma quando a mercedes benz começou a desenvolver a segunda geraçao do slk a r171 em meados dos anos 2000 a plataforma da primeira geraçao r170 foi cedida a chrysler para o desenvolvimento do crossfire como resultado ele aproveitou cerca de 80% dos componentes mecanicos do slk isto incluia a suspensao com braços triangulares sobrepostos na dianteira e eixo traseiro multilink o motor v6 de 3 2 litros m112 de 3 2 litros e o cambio automatico 5g tronic havia tambem a opçao por uma caixa manual de seis marchas o v6 era oferecido em duas versoes naturalmente aspirado com 218 cv e 31 6 mkgf de torque e supercharged de 335 cv e 42 8 mkgf de torque esta ultima com numeros virtualmente identicos aos do mercedes slk32 amg que usava o mesmo conjunto mecanico usado no crossfire srt 6 o motor sobrealimentado era capaz de leva lo de zero a 100 km/h em 4 8 segundos com maxima de 250 km limitada eletronicamente o crossfire naturalmente aspirado que tinha o mesmo motor do slk 320 r170 ia de zero a 100 km/h em 6 4 segundos quando equipado com cambio manual e tambem tinha a velocidade maxima limitada em 250 km/h https //www youtube com/watch v=sumth1oq48e inicialmente oferecido como cupe em 2005 o chrysler crossfire começou a ser vendido tambem como roadster tanto nas versoes naturalmente aspiradas base e limited quanto na supercharged srt 6 mas o carro nao durou muito mais tempo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 218727 218728 ] inicialmente concebido para dar destaque a parceria entre daimler e chrysler o crossfire tinha um visual marcante e o bom desempenho herdado do mercedes benz slk especialmente quando equipado com supercharger os que gostavam dele tambem elogiavam a combinaçao de visual norte americano com qualidade alema de construçao e acabamento acontece que ele chegou na hora errada pouco depois de seu lançamento a chrysler começou a sentir os efeitos da crise global que abateu a industria no fim da decada passada chegando a seu auge em 2009 em 2007 a daimlerchrysler anunciou a venda da maior parte das açoes da gigante norte americana dando inicio a um processo de reestruturaçao que entre outras medidas resultou no fim do chrysler crossfire
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