muito se fala no mundo paralelo dos muscle cars australianos mais especificamente o ford falcon e o holden monaro que eram cupes esportivos com motor v8 e foram com o passar dos anos evoluindo ate se tornarem dois dos sedas mais desejados pelos entusiastas isto sem falar nas picapes derivadas deles — as emblematicas utes acontece que o falcon e o monaro nao sao os unicos muscle cars endemicos da terra dos cangurus ha outro bem menos conhecido ainda que seu nome seja para la de familiar seu nome e charger mas nao e o charger que voce conhece ele tem motor hemi mas tambem nao e o hemi que voce conhece e infelizmente ele nao durou tanto tempo quanto seus rivais mais famosos hoje vamos conhecer a historia do chrysler valiant charger [youtube id= 7cae6xqksui width= 620 height= 350 ] sendo 100% honestos a verdade e que o valiant charger era a versao fastback de duas portas do seda chrysler valiant este por sua vez era fabricado pela chrysler australiana desde 1962 como que para deixar as coisas ainda mais confusas par nos tratava se e uma versao rebatizada do plymouth valiant que era vendido nos eua desde 1960 na australia a produçao seguia o regime ckd — as peças eram fabricadas nos eua e enviadas para a australia onde os carros eram montados apesar do visual meio careta o chrysler valiant tinha como maior destaque seu motor slant 6 um seis em linha montado de forma inclinada no cofre de 225 pol³ — ou 3 7 litros — e 145 cv para se ter uma ideia isto era bem mais do que os 90 cv do ford falcon e quase o dobro dos 75 cv do holden commodore da epoca o sucesso do valiant na australia nos deixa com uma impressao ainda maior de que ele tinha tudo para se tornar o terceiro medalhao dos muscle cars australianos tanto que em 1963 o carro passou a ser totalmente fabricado na australia apenas as portas para brisa e para lamas dianteiros eram iguais aos do modelo americano — todo o resto era novo em 1965 pela primeira vez o valiant era equipado com um motor v8 era como um muscle car nascendo aos poucos a segunda geraçao denominada ve foi lançada em 1967 tratava se de uma reformulaçao total e o valiant começou a ficar parecido com os carros americanos da epoca — olhando rapidamente ate da para confundi lo com um dart detalhe uma versao picape foi vendida na australia como dodge utility como da para ver o parentesco nao e muito distante como ja comentamos algumas vezes aqui no flatout naqueles tempos as fabricantes de automoveis costumavam promover atualizaçoes quase que anualmente em seus modelos com o chrysler valiant nao foi exceçao entre 1968 e 1970 o seda passou por duas reestilizaçoes antes da chegada da terceira geraçao batizada como vh em 1971 o valiant ficou ainda maior e assumidamente inspirado nos mopar americanos — basta olhar para a silhueta do seda e para a grade recuada como no classico charger americano ainda que os farois quadrados destoassem um pouco do conjunto como acontecia nos tambem curiosos dodge argentinos a maior novidade porem era a chegada da versao cupe apresentada simultaneamente de entre eixos mais curto e carroceria fastback foi espertamente batizado como valiant charger e como seu xara americano ele era um legitimo muscle car — ainda que entre as varias opçoes de motor apenas uma delas fosse um v8 o modelo basico chamado apenas de charger era movido por um seis em linha de 3 5 litros e 140 cv logo acima dele estava o charger xl que tinha motor de quatro litros e 160 cv em ambos os casos o cambio era manual de tres marchas o modelo intermediario era o charger 770 cujo motor v8 da familia la — o mesmo que equipava os dodge nacionais vale observar — podia deslocar 318 pol³ 5 2 litros e entregar 230 cv ou 340 pol³ 5 6 litros e entregar 275 cv as duas versoes eram acopladas a uma caixa automatica de tres marchas curiosamente a versao mais potente — o charger r/t — era movida por um seis em linha mas nao era qualquer seis em linha o motor de 4 3 litros era alimentado por tres carburadores weber 45 dcoe de corpo duplo o famoso six pack e tinha camaras de combustao hemisfericas bloco virabrequim bielas e pistoes eram reforçados; e a taxa de compressao era de 10 1 contra 9 7 1 nas versoes mais mansas com isto o chamado hemi six entregava nada menos que 302 cv brutos a 5 600 rpm com torque de 44 2 mkgf de a 4 100 rpm com cambio manual de quatro marchas era o bastante para chegar aos 100 km/h em apenas 6 1 segundos e completar o quarto de milha 402 metros em 14 4 segundos [youtube id= pzdp9eavi5g width= 620 height= 350 ] nao foi a toa portanto que o valiant charger tornou se um grande sucesso rapidamente mais rara a versao r/t tornou se cult entre os entusiastas no entanto a raridade nao e o unico motivo foi com o charger r/t que a chrysler se inscreveu no campeonato australiano de turismo com o intuito principal de vencer as 500 milhas de bathurst de 1971 e 1972 de acordo com um dos pilotos da equipe de fabrica leo geoghegan o valiant charger era mais do que capaz de acompanhar os muscle cars v8 da ford e da holden nas pistas — especialmente graças ao peso reduzido do motor o que melhorava a distribuiçao de massas do carro na pratica porem o charger nao conseguiu resultados muito expressivos na australia [youtube id= ydryo0zvjym width= 620 height= 350 ] mas que roncava bonito o seis em linha isso roncava em corridas realizadas na nova zelandia porem o mopar foi praticamente invencivel e tornou se um heroi local diz se que alem do bom desempenho um dos diferenciais do charger era sua confiabilidade e que nao era raro ver os rivais sofrendo com problemas mecanicos na pista enquanto os mopar seguiam firmes e fortes apesar disso o desempenho aquem do esperado no australiano de turismo fez com que a chrysler decidisse aos poucos abrandar o apelo esportivo do valiant charger para começar alem de um visual menos agressivo com farois circulares uma nova grade o charger perdeu a versao r/t — ainda que seu seis em linha six pack continuasse a ser oferecido como opcional a cada ano que entrava o charger ficava com visual mais sobrio foi assim ate 1978 quando saiu de linha aquela altura ainda que fosse praticamente o mesmo mecanicamente o charger agora tinha uma grande grade cromada e quatro farois circulares decalques e emblemas especiais na carroceria que eram presentes no r/t tornaram se apenas lembranças e talvez por isso o chrysler charger seja tao pouco lembrado mesmo que tenha sido um dos maiores sucessos da fabricante ao longo do periodo de sete anos em que foi produzido
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