aqui no brasil os alfa romeo dos anos 1960 e 1970 sao bem comuns ate a vasta maioria gtv e spider; o seda giulia e mais raro a gente teve alfa romeo produzido em nosso pais tambem; uma raridade o recente suv junior sera fabricado na polonia ja foi uma celeuma que mudou seu nome de milano para junior por isso alem dele so existiu mais um lugar que fez alfa romeo fora o brasil a africa do sul o nosso alfa romeo era o 2000; aqui fnm jk evoluiu ate o 2150 e depois virou alfa romeo 2300 como bem sabemos mas era um carro de luxo os esportivos continuaram importados depois da liberaçao das importaçoes recebemos o novo spider agora v6 e de traçao dianteira mas nao o gtv; e logo a alfa romeo foi embora de novo uma pena ha uma grande tradiçao dela aqui e uma multidao de fas mesmo hoje em 2024 pensando aqui posso lembrar de quase 10 amigos diferentes um deles o juliano barata que sao felizes proprietarios de alfa romeo ta felizes em intensidade variada e meio um carrossel de emoçoes ter esse tal de alfa romeo na verdade o correto e dizer que seus alfas os definem como proprietarios de automovel; meio como o meu chevette ele mesmo uma hommage low cost para os alfa me define neste ponto do tempo https //flatout com br/mao vs murad alfa romeo gtv vs chevette/ e certamente o cupe esporte na maioria das vezes mas nem sempre chamado de gtv que e sua melhor e mais amada forma os spider estao em sequencia e tem seus defensores para o primeiro lugar mas no geral o gtv e a forma mais amada deles pela posiçao de dirigir rigidez estrutural melhorada desenho mais bem resolvido e esportividade mais exacerbada e o que voce quer [caption id= attachment_367071 align= aligncenter width= 999 ] 1750 gtv e tao comum no brasil que virou ate taxi[/caption] mas importados para ca em qualquer quantidade decente somente os gtv tipo 105 dos anos 1960 e 1970 principalmente os 1750 e 2000 gtv como ja dissemos depois de 1990 so recebemos spider e hoje mesmo que a marca estivesse aqui nao teriamos eles nao existem mais gtv’s o que para mim e o mesmo que dizer que a porsche desistiu do 911 a analogia do 911 e interessante quando o alfa romeo gtv virou 2000 gtv com dois litros o 911 tinha acabado de sair dos dois litros para os 2 2 litros mas a alfa estacionou ali e a porsche continuou crescendo e em 1977 quando um novo gtv com o mesmo motor 2 litros do anterior apareceu o 911 ja era um carro de tres litros com opçao turbo que batia os v12 italianos um evoluiu outro parou deviam ter permanecido concorrentes diretos [caption id= attachment_367086 align= aligncenter width= 999 ] o que todo mundo lembra quando se fala gtv [/caption] mas divago futuros paralelos de lado o que interessa aqui e que tivemos apenas um gtv por aqui mas existem outros gtv tao legais quanto eles ainda que alguns tenham chegado a vir para ca em pequenas quantidades e outros foram importados como carros antigos o tema de hoje aqui e que muita gente nao conhece esses outros gtv e isso nao pode ficar assim sao eles giulietta sprint o giulia sprint gt carro que depois evoluiria para o primeiro gtv nasceu em 1963 mas antes dele existiu a versao cupe do giulietta o moderno seda monobloco de 1955 com o motor twin cam mas apenas ate 1 3 litro de deslocamento era o giulietta sprint que na verdade foi lançado em 1954 um ano antes do seda o giulietta na verdade e a estreia do famoso motor alfa romeo twin cam desenhado por giuseppe busso todo em aluminio aqui media 74 x 75 mm e 1290 cm³ no seda normal dava so 53 cv em 1955; mas no magnifico cupezinho desenhado por scaglione na bertone tinha 80 cv ou 90 cv na versao veloce com dois carburadores duplos pesava apenas 880 kg existiram outros giulietta cupe o giulietta sprint speciale outro projeto de scaglione na bertone e os giulietta sprint zagato ou sz da zagato essencialmente carros de competiçao 2000 e 2600 sprint o alfa romeo 2000 nos conhecemos bem veio para o brasil como o fnm jk o seda apareceu na europa em 1958 e em 1960 recebeu um a versao cupe chamada 2000 sprint o desenho era de um jovem de entao apenas 22 anos trabalhando na bertone seu nome era giorgietto giugiaro hoje e reverenciado como o mais influente do seculo passado um mestre este verdadeiro cupe jk vinha na versao mais potente entao deste motor que e mais antigo que o das giulia/giulietta o motor de 1 975 cm³ tinha bloco de ferro fundido e cabeçote em aluminio taxa de compressao ligeiramente maior e dois carburadores solex duplos horizontais em vez de apenas um no seda o resultado era 115 cv a 5 700 rpm contra 105 cv a 5 300 rpm do seda e a alavanca do cambio de cinco marchas que ficava na coluna de direçao no seda ia para o console na sprint em 1962 os 2000 europeus recebem um novo motor maior e mais moderno era uma versao seis em linha do motor da giulia um belissimo motor de 2 6 litros todo em aluminio criado em resposta das criticas de que o 2000 era um carro lento para ser o topo de linha da alfa romeo vendeu o dobro do 2000 anterior e calou criticos eram agora capazes de 200 km/h no seda com dois carburadores e taxa de 8 5 1 o seis em linha dava 130 cv o sprint tinha pequenas mas interessantes alteraçoes para maior potencia taxa de 9 1 e tres solex duplos horizontais belissimos para 145 cv o cupe era grande uma gtvzona de 4580 mm de comprimento e que pesava 1300 kg giugiaro repetiria o desenho em escala menor e com resultados ainda melhores na giulia sprint gt e na gtv um classico que existe em dois tamanhos diferentes alfetta gt e gtv e o gtv6 o giulia sprint gt de 1963 media pouco mais de 4 metros e pesava 950 kg; o 2000 gtv de 1977 tinha mesmo tamanho mas pesava 1030 kg em 1978 a alfa romeo substituia o esses extremamente amados e conhecidos cupes por carros totalmente novos mas com o mesmo motor twin cam o alfetta gt e gtv o erro parece claro se olhando em retrospectiva o carro media 4 2 metros e pesava mais de 1100 kg https //flatout com br/gtv6 o alfa romeo esquecido/ mas era algo realmente original e legal apesar disso agora o cambio estava la atras junto do diferencial traseiro fazendo um transeixo para melhor distribuiçao de peso e com freios a disco inboard perto do transeixo e fora do peso nao suspenso das rodas a suspensao traseira era um sofisticado de dion era um carro tecnicamente mais avançado ainda que maior e mais pesado sem ganho de potencia o motor de 2 litros dava a mesma potencia 130 cv que os ultimos 2000 gtv [caption id= attachment_367068 align= aligncenter width= 999 ] o painel da alfetta gtv veja os bisbeticos instrumentos no centro [/caption] pelo menos compensava com mais espaço interno e uma tampa hatchback traseira permitindo que uma familia com filhos pequenos o tivesse como unico carro mas o alfetta gtv so ficou realmente desejavel quando apareceu o gtv6 em 1980 [caption id= attachment_367067 align= aligncenter width= 999 ] o cambio e atras transeixo[/caption] voces conhecem o carro o nosso amigo gui murad trouxe o primeiro deles para o brasil recentemente e depois dele mais dois apareceram por aqui importados ja como antigos o alfetta gt chegou a ser importado ao brasil antes da proibiçao total das importaçoes mas existem pouquissimos deles por aqui https //flatout com br/sem alfa romeo nunca como o gui murad comprou uma gtv6 nos eua/ alfasud sprint o alfasud e um carro de ma fama por causa de corrosao da carroceria e qualidade de construçao principalmente ambos os problemas vieram de sua nova fabrica no sul do pais sem mao de obra especializada e mal administrada na epoca em 1972 quando aparece o alfasud a empresa era estatal e queria desenvolver o sul subdesenvolvido dai o alfa sul https //flatout com br/alfasud um vw a italiana com motor boxer/ mas tambem e uma das raras unanimidades da imprensa mundial ler as avaliaçoes do carro e pensar que o pequeno alfa romeo de motor boxer e traçao dianteira e capaz ate de fazer a chuva subir de baixo para cima que o todo poderoso abriu as nuvens e desceu o carrinho para o chao em um momento divino todo mundo acha o alfasud the bee’s knees o o do borogodo algo muito legal mesmo [gallery ids= 367055 367057 367053 ] e como nao podia deixar de ser com a alfa romeo dessa epoca ganhou uma versao gtv tambem o alfasud sprint como o carro que lhe deu origem o cupe era desenhado tambem por giugiaro que aqui estava claramente na mesma fase que deu luz ao passat golf e scirroco na vw o carrinho era um sensacional e lindo gtvzinho sapeca um pequeno balde de diversao em forma de alfa romeo pequeno nunca foi extremamente potente chegando aos 118 cv na sua versao final 1 7 litro com dois webers mas o carro pesava 915 kg como os gtv originais e esses eram os mais alegres 118 cv que voce jamais viu em um chassi divino de uma alegria impar durou mais que o alfasud em si morrendo apenas em 1989 e nao se tem noticia de nenhuma delas aqui no brasil se voce e um colecionador de alfa que tal ter um carro unico em nosso pais o gtv tipo 916 quando as importaçoes voltaram em 1990 a alfa romeo voltou ao pais pelas maos da fiat desde 1987 sua dona na italia recebemos o spider tipo 916 por aqui mas apenas a versao v6 e nada do cupe gtv uma pena apesar de mecanicamente identicos la fora todos preferem o gtv por ser bem mais rigido a flexao https //flatout com br/icones dos anos 1990 alfa romeo spider e gtv/ ambos os carros foram projetados por enrico fumia na pininfarina com o desenho finalizado por walter de silva na fiat foram baseados na plataforma do tipo mas numa versao fortemente modificada com uma suspensao traseira multilink totalmente nova a suspensao dianteira e o trem de força foram baseados no seda alfa romeo 155 la fora tambem receberam mais opçoes de motores 1 8 e 2 0 twin spark turbodiesel e ate o v6 busso 2 0 turbo tax special italiano nao e o mais sensacional dos gtv mas e uma pena que nao exista por aqui tambem nao sabemos de nenhum importado como carro antigo; como foi lançado la em 1993 entao tem mais de 30 anos e ja seria possivel
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