na tarde desta sexta feira 14 a mclaren voltou a uma pista de formula 1 impulsionada por um motor honda a ultima vez que isso havia acontecido foi no grande premio da australia de 1992 quando gerhard berger venceu a prova que encerrou a temporada no ano seguinte a mclaren passou a usar o motor cosworth ford que matou a competitividade da equipe a primeira parceria entre honda e mclaren foi rapida porem intensa durou apenas cinco temporadas mas rendeu a equipe o titulo de construtores e pilotos quatro vezes consecutivas — entre 1988 e 1991 — e um vice campeonato em 1992 nessa mesma epoca a mclaren estabeleceu o maior predominio de uma temporada ate hoje mp4/4 equipado com o motor ra168e 1 5 v6 turbo faturou 15 das 16 corridas disputadas em 1988 falando em vitorias foram 44 bandeiradas sem ninguem a frente em 80 corridas disputadas sim entre 1988 e 1992 a mclaren venceu mais da metade das corridas que disputou mas se tudo foi tao perfeito por que a parceria nao durou mais tempo pelo mesmo motivo ela começou e o mesmo motivo que levaria a honda a abandonar sua equipe de fabrica 15 anos mais tarde grana na verdade foi por este mesmo motivo que a mclaren adotou os motores honda em 1988 ate a temporada de 1983 a mclaren ainda usava o motor v8 aspirado da cosworth enquanto mais da metade do grid ja migrava para os motores turbo — especialmente depois que nelson piquet tornou se o primeiro campeao com esse tipo de motor os motores cosworth v8 haviam sido excelentes em sua epoca e ajudaram emerson fittipaldi a trazer seu segundo titulo mundial e o primeiro de construtores para a mclaren e james hunt a faturar o unico titulo de sua bem aproveitada carreira naquele mesmo ano de 1983 ron dennis chamou mansour ojjeh proprietario do grupo tag e ofereceu a ele participaçao acionaria em troca de desenvolvimento de tecnologias para a equipe especialidade do seu grupo que nao por acaso e batizado de techniques d avant garde ou tecnicas de vanguarda em portugues assim a mclaren conseguiu seus primeiros motores turbo que eram baseados em projetos da porsche modificados pela tag apesar do nome vanguardista os motores nunca foram os mais potentes do grid eles foram suficientes para garantir dois titulos de construtores em 1984 e 1985 e tres de pilotos lauda em 1984 e prost em 1985/86 mas os pilotos da mclaren exigiam cada vez mais desenvolvimento do motor para manter a competitividade o problema e que devido ao alto custo necessario para evoluir o motor mansour ojjeh decidiu mante lo como era afinal os resultados eram excelentes mesmo sem o motor mais potente do pedaço o problema e que alain prost faturou o titulo de 1986 devido a sua astucia mesmo tendo um carro inferior naquela temporada o melhor carro era o williams fw11 equipado com um v6 1 5 turbo da honda os pilotos da equipe nelson piquet e nigel mansell brigaram pelo titulo de pilotos ate a reta final do campeonato e enquanto a dupla da williams brigava entre si prost veio por fora e levou o caneco para casa em 1987 a mclaren ainda com os motores tag porsche garantiu o segundo lugar no campeonato de construtores mas o campeonato de pilotos teve a dupla da williams na frente naquele ano a honda passou a fornecer motores para a lotus que tinha ayrton senna como principal piloto foi o inicio da relaçao entre senna e os japoneses da honda e com o novo motor senna ficou em terceiro lugar no campeonato de pilotos para 1988 a mclaren entao decidiu negociar a contrataçao de ayrton senna para o lugar de stefan johanson a relaçao de senna com a honda teria sido fundamental para colocar o v6 turbo dos japoneses na traseira do mp4/4 nasceu assim o carro mais dominante da historia da formula 1 nos contamos a historia completa neste post obrigatorio ayrton senna e alain prost venceram 15 das 16 corridas da temporada e o brasileiro se tornou campeao pela primeira vez [youtube id= uayt9zpqyuk width= 620 height= 350 ] na temporada seguinte os motores turbo foram proibidos e a honda desenvolveu um v10 de 3 5 litros para equipar o mp4/5 mais uma vez o motor se mostrou imbativel senna e prost conquistaram dez vitorias em 16 corridas e foram decidir o titulo em suzuka em um episodio que todos conhecemos muito bem o mp4/5 voltaria a ser usado em 1990 porem com uma variaçao do v10 3 5 do ano anterior e o sufixo b em seu nome prost fora para a ferrari e seu lugar foi preenchido por gherard berger o carro ja nao era mais tao superior quanto seus antecessores — senna conseguiu seis vitorias mas berger nao foi ao topo do podio nenhuma vez a williams trocou o fraco motor judd pelo excelente v10 renault que voltou a torna la seriamente competitiva mesmo assim os esforços da dupla levaram o terceiro titulo consecutivo para woking [youtube id= x0a4a rrnhy width= 600 height= 350 ] mp4/5b o ronco mais brutal dos mclaren honda para manter se no topo e fazer frente as inovaçoes da williams que a partir de 1991 passaram a contar com cambio semi automatico alem da suspensao ativa e do motor v10 renault a mclaren fez um carro novo para a temporada de 1991 — o mp4/6 — enquanto a honda preparou um v12 com o mesmo deslocamento de 3 5 litros do v10 — o limite previsto no regulamento senna sabia que o v10 era bom o bastante mas achou melhor que continuassem o desenvolvimento do motor antes que fosse tarde demais deu certo senna ganhou sete corridas berger levou mais uma e juntos eles deram a mclaren seu quarto titulo consecutivo de construtores [youtube id= 8szrj97scos width= 620 height= 350 ] em 1992 uma variaçao desse v12 de 3 5 litros foi usada no mp4/7a pela primeira vez a mclaren nao conseguiu um titulo usando os motores honda pudera mesmo com toda a genialidade de ayrton senna seu maior rival era o pacote completo da williams nigel mansell no cockpit o motor v10 renault na traseira do fw14 adrian newey nas pranchetas e todas as inovaçoes tecnologicas que somente a equipe de sir frank possuia naquela temporada senna amargou um quarto lugar seu pior resultado desde 1987 vencendo apenas tres corridas e abandonando seis berger venceu outras duas e tambem abandonou seis vezes antes que a mclaren e a honda pudessem esboçar uma reaçao ao dominio da williams e ao surgimento da força da benetton contudo uma crise mundial em 1992 fez com que os japoneses abandonassem a formula 1 eles so voltariam no ano 2000 apos a crise asiatica fornecendo motores para a british american racing bar que se tornaria sua equipe de fabrica em 2006 a incursao durou somente tres temporadas pois novamente a crise economica mundial de 2008 fez com que a honda abandonasse a f1 novamente em 2009 ross brawn comprou o espolio do time e criou sua brawn gp a unica equipe estreante a faturar o titulo de construtores na historia da f1 o sucesso levou a mercedes amg a comprar a equipe de brawn e voltar a f1 depois de mais de 50 anos a mesma mercedes que a mclaren esta trocando pela honda em 2015
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