quando se fala de detalhes irritantes em automoveis todo mundo tem uma reclamaçao de estimaçao se voce precisa saber os meus sao dois apitos em geral que avisam coisas que nao precisam ser avisadas como cinto de segurança desafivelado e chaves que ficam soltas por ai e nao no contato onde deus as mandou ficar tenho amigos que odeiam a cor preta por fazer o carro mais quente que as cores claras; outros que odeiam cruise control; outros que sonham com retrovisores fotocromicos obrigatorios todo mundo tem sua propria birra em algum detalhe; e so perguntar nao falha mas definitivamente nao e este o tom de hoje; falaremos hoje de inovaçoes que na verdade sao detalhes ou caracteristicas especificas de marcas que sobressaem como perfeitas que deveriam estar em todo carro hoje mas por algum motivo nao sao tao comuns assim o contrario de reclamaçoes estas muitas vezes passam desapercebidas se voce nao chama a atençao para elas afinal de contas o que e bom de verdade nao te estapeia a cara como uma surpresa e mais algo que parece tao natural que quando te tiram elas voce imediatamente percebe e reclama sua falta somos uma especie que reclama bem mais que elogia afinal de contas a maioria delas nao e universal pelo mais pragmatico dos motivos economia vivemos uma epoca em que a industria de massa ataca sem do qualquer oportunidade de economia de material; por contingencias conjunturais ou pura ganancia nao importam os motivos e uma realidade assim soluçoes melhores sao regularmente trocadas por outras bem menos satisfatorias mas muitas vezes nem e isso e apenas preguiça de mudar e/ou desconhecimento de soluçoes melhores e muitas vezes fazem parte da personalidade de uma marca parte da personalidade da marca hoje o automovel converge para a uniformizaçao seja por legislaçao seja pela natural convergencia para as melhores soluçoes para cada detalhe dele mas sempre permanecem algumas caracteristicas que sao quase uma tradiçao que e dificil de mudar exatamente por isso mesmo que seja obsoleta sao lembranças de um tempo em que os carros eram profundamente diferentes e nunca seriam confundidos uns com os outros por isso vamos hoje falar apenas dos detalhes mais memoraveis de alguns carros que mereciam ser copiados por todos os outros e por algum motivo nao sao 1 farol que desliga junto com o carro por legislaçao o farol deve poder permanecer ligado mesmo com o contato desligado e uma previsao para emergencias principalmente a maioria das empresas resolve isso de uma maneira facil voce desliga o carro mas tem que lembrar de desligar tambem o farol sempre ou fatalmente ficara sem bateria ai hoje em dia onde toda e qualquer imbecilidade nao e mais vergonha pessoal mas falha do fabricante do automovel em avisa la algo tinha que ser feito para que nao se esquecesse o farol aceso a ideia original para solucionar isso como nao poderia deixar de ser veio dos eua mas e extremamente lusitana um apito irritante toda vez que se abre a porta do carro sem desligar o farol [caption id= attachment_309299 align= aligncenter width= 777 ] subaru botao em cima da coluna resolve o problema [/caption] mas tem gente que faz isso bem melhor; basta colocar um comando separado para ligar a luz com o contato desligado e fazer a luz apagar quando se desliga o carro ao inves de obrigar a gente a ouvir todo dia apitos irritantes cria um botao ou comando extra para a rarissima situaçao em que e necessario farol aceso com contato desligado genial todos deviam ser assim por coincidencia tres carros aqui na garagem tem os tres sistemas o chevette 1976 e operado por cerebro humano esqueceu farol ligado dançou garanto que depois de esquecer uma vez nunca mais acontece uma metafora da vida e da educaçao infantil em forma de carro no virtus 2019 e a prova de idiota mas irritante um apito bem alto o mais inteligente e o subaru forester 1998 o farol fica sempre ligado nele; desligou ele tambem desliga e pronto em cima da coluna de direçao existe um botao separado que liga os farois com o carro desligado a fiat aqui usava uma posiçao extra na chave com uma trava de segurança para liberar o comando do farol com o carro desligado com o mesmissimo efeito a perua de 1998 nunca apita por nada mas diferente do chevette nao te morde se voce nao prestar atençao genial 2 o reclinador de banco milimetrico reutter/recaro keiper [caption id= attachment_309289 align= aligncenter width= 989 ] banco antigo e ruim mas o reclinador e um luxo que nao temos mais [/caption] e incrivel como voltamos para tras aqui nos anos 1970 os encostos de bancos dianteiros ou eram fixos sem regulagem ou opcionalmente vinham com reclinadores mas estes eram milimetricos por meio de um botao giratorio voce conseguia regular sua posiçao ideal exatamente milimetricamente em um escopo aparentemente infinito e infinitesimal o sistema criado pela reutter alema para a porsche era entao universal licenças vendidas para todos e nao so presente nos bancos recaro que a empresa depois fabricou de novo usando minha garagem como exemplo o unico opcional que o dono original do chevette 1976 pediu foi reclinador de banco e e claro que e o reclinador milimetrico alemao com regulagem infinita ja o subaru 1998 e o vw 2019 ja sao do tipo que voce conhece uma alavanca que libera o encosto para encontrar outras posiçoes fixas com dentes inerentemente longe uma da seguinte alem de muito desconfortavel de operar nunca se encontra a inclinaçao exata esta sempre parece estar exatamente no meio de dois desses malditos dentes [caption id= attachment_309290 align= aligncenter width= 1088 ] recaro [/caption] hoje so existe regulagem milimetrica boa em bancos eletricos o que os torna populares apesar de sua extrema complexidade peso e preço alto se a fiat deve ser louvada pelo pioneirismo por aqui do item anterior desta lista aqui e a culpada o barato e confortavel no geral banco do palio original abriu as porteiras para a alavanca e a morte do sensacional reclinador milimetrico recaro 3 trambulador por cabos e contrapesos da vw inaugurado no polo pq24 aqui no brasil em 2002 a tradiçao de alavancas de mudanças pequenas e de trocas deliciosas da vw chegou ao seu apice tudo por causa de um cuidado extremo com atrito dos cabos e conexoes um sistema de cabo bem feito e contrapesos em cima das alavancas la no transeixo os contrapesos sao como um auxilio na força de engate e dao a sensaçao de puxar a alavanca para a proxima marcha alguns usam o termo chupar mas e muito chulo e feio para uso em um site de familia praticamente todo vw com cambio manual tem uma variaçao deste sistema e todos sao sensacionais; pena que o cambio manual em si anda em decadencia o que na verdade e outro problema diferente que nao vem ao caso aqui 4 comando de marchas automaticas bmw menos para frente mais para tras aqui entramos num campo para la de controverso mas que nao poderia deixar de tocar e controverso claro por nao existir consenso muita gente acha uma coisa outros acham outra e nao ha regra nem maneira de decidir isso cientificamente vou dar minha opiniao e suas razoes entao; encare as pelo que sao; um cara pensando alto sobre um assunto quase todo mundo nesta epoca de popularizaçao de cambios automaticos diversos coloca o comando no console como uma alavanquinha que alem do prdnl normal ou uma variaçao dele tem um sinal de mais e um de menos para a troca manual sequencial das marchas tem gente que fica so nas borboletas tem gente como a chevrolet que coloca um ruim botao na lateral da alavanca mas o normal mesmo e a alavanca no console a posiçao do mais e do menos e terra de ninguem porem lado a lado mais na frente mais atras tudo ja foi tentado a maioria coloca como comando de controle remoto de televisao mais para frente menos para tras mas para mim nao ha nada mais instintivo do que o menos para frente e o mais para tras e a inercia tao esquecida pelos videogames que moldaram duas geraçoes inteiras de entusiastas voce reduz freando quando seu corpo e o carro se inclinam para a frente e mandar marchas para baixo batendo na alavanca nesta direçao para frente e instintivo e gostoso mesma coisa a acelerar quando se cola no banco atras e se puxa as marchas para cima batendo na alavanca para tras para mim e claro como agua; mas pouca gente na industria concorda aparentemente uma prova de que estou certo os porsches normais tem o mais na frente menos atras como a maioria o gt3 inverte o sentido preciso dizer mais 5 teto solar de lona mas eletrico para o teto solar funcionar bem como um teto solar o ideal mesmo e que seja primeiro grande; quanto maior melhor e o efeito de conversivel sem ser conversivel principio basico de todo o exercicio nessa funçao poderia ser de vidro que abre e com uma cortina interna para os dias de maior calor; os mais modernos usam vidro especial que se torna opaco sob comando eletrico obsoletando a cortininha mas minha experiencia com teto solar me diz que ele ou fica fechado ou aberto de verdade sim na chuva e legalzinho o de vidro com a cortina aberta mas posso muito bem ficar sem isso alem disso existe uma coisa que poucos lembram sobre vidro e pesado para caramba vidro e algo extremamente denso e pesado e colocar um vidro grande no teto e subir sensivelmente o centro de gravidade do carro inteiro e a nao ser que voce o faça em varias seçoes pequenas que abrem como persiana se o teto solar for muito grande a abertura fica complicada onde enfiar aquela lapa de vidro grande a melhor soluçao e a do citroen berlingo o teto inteiro do furgao podia ser aberto e o sistema todo era leve e facil de operar um teto de lona mas que abre eletricamente e com um belo acabamento interno com menor peso o sistema pode ser tambem mais simples e afetar muito pouco o veiculo como um todo ta nao passa so iluminaçao mas acho que todos que usam o teto lhe dirao que e algo com que se pode viver bem vidro pode ser mais chique mas este entusiasta de tetos solares lhes diz nao e o melhor
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