nesta semana com a saida de luca di montezemolo da ferrari apos 23 anos no comando relembramos sua importancia para a marca de maranello — ele simplesmente revolucionou o o modo como a marca enxergava a produçao de automoveis e ate mesmo a competitividade na formula 1 sendo assim nada mais natural que o flatout selecione alguns dos carros mais importantes que a ferrari fez enquanto montezemolo esteve a sua frente cinco deles na verdade carros que tiveram papel importantissimo na reviravolta da ferrari que passou de uma fabricante garagista que construia carros de forma artesanal por pura paixao ao automobilismo os lucros financiavam a equipe de corridas a uma gigante da industria automotiva que produz apenas sete mil carros por ano porem carros que estao entre os mais caros avançados rapidos e desejados do mundo ferrari f1 2000 2000 como ja dissemos a ferrari estava em uma situaçao delicada quando luca di montezemolo assumiu a companhia em 1991 — os carros de rua que financiavam a equipe de corridas ja nao eram modernos e competitivos como antes e a equipe de corridas passava por uma baixa havia quase uma decada sem conseguir um titulo no campeonato de pilotos e construtores tambem ja dissemos que montezemolo foi o articulador das contrataçoes de ross brawn jean todt rory byrne e claro daquele que se tornaria seu maior campeao e um dos melhores pilotos da historia com o macacao vermelho michael schumacher [youtube id= ywvb7u6mx2y width= 620 height= 350 ] em 1998 o talento de schumi ja estava mais do que provado por seus dois titulos com a benetton em 1994 e 1995 contudo na ferrari ele ainda nao havia se sagrado vencedor do campeonato de pilotos — e ja era seu terceiro ano pilotando pela scuderia e apesar de ter conquistado o titulo de construtores naquele ano era do titulo de mika hakkinen pela mclaren que todos se lembrariam o f1 2000 foi o carro com o qual em 2000 michael schumacher finalmente ergueria o trofeu de campeao no fim da ultima corrida do ano ele era uma evoluçao do carro anterior a f399 que por sua vez era uma evoluçao do f300 o f300 era o segundo carro desde que a ferrari passou abandonou o sonoro porem defasado v12 e adotou um v10 — soluçao mais leve e eficiente adotada por tambem por mercedes e renault mesmo com os novos motores a ferrari ainda nao conseguiu ser vencedora absoluta de uma temporada — os carros eram mais rapidos mas ainda pecavam em um departamento importante a dinamica inferior a dos mclaren projetado por rory byrne o f1 2000 veio para corrigir alguns defeitos de seus antecessores como eles era movido por um v10 de tres litros mas este agora tinha um angulo de 90° entre as bancadas de cilindros — 10° a mais que no ano anterior — mantendo o mesmo deslocamento 2 996 cm³ e com 15 cv a mais — 805 ante aos 790 do f399 contudo o angulo mais aberto entre as bancadas proporcionava um centro de gravidade mais baixo e consequentemente um comportamento dinamico superior alem disso o carro tinha um bico mais baixo uma nova asa dianteira tambem mais baixa e finalmente tinha aerodinamica comparavel ao mp4/15 de sua rival britanica que ate entao era a força dominante da categoria o resultado dez vitorias dez pole positions e 170 pontos em uma temporada de 17 corridas schumacher conquistou seu tricampeonato e o ano 2000 marcou o inicio de uma alçada que duraria cinco anos mas tudo isso demandou um investimento alto por parte da escuderia — investimento que so foi possivel porque a ferrari passou a produzir carros melhores que vendiam muito mais o que nos leva a nosso proximo carro ferrari f355 1994 montezemolo acreditava que a ferrari nao vendia carros vendia sonhos e por isso aquele espirito garagista e romantico porem nada eficiente nem inovador deveria desaparecer com poucos recursos financeiros e pouco tempo nas maos decidiu que lançaria um novo carro partindo do modelo de entrada da marca a ferrari 348 que foi vendida entre 1989 e 1995 apesar de ter passado a maior parte da vida na decada de 90 a 348 tinha a cara da decada anterior a f355 embora mantivesse a silhueta de sua antecessora tinha detalhes mais modernos que faziam a diferença — como entradas de ar laterais arredondadas e lanternas traseiras circulares — que a afastavam da 348 que era pesadamente influenciada pela antiquada testarossa em termos de estilo alem disso o motor v8 teve o deslocamento aumentado de 3 4 para 3 5 litros com diametro dos cilindros aumentado de 83mm para 85mm e adotou cabeçotes de cinco valvulas por cilindro em vez de quatro com quarenta valvulas o motor respirava melhor tres das cinco valvulas eram de admissao — e ganhou bastante potencia com um salto de 300 para 380 cv outras modificaçoes incluiam componentes internos mais leves — como bielas de liga de titanio — e taxa de compressao mais alta de 10 8 1 para 11 1 o sistema de injeçao bosch motronic e o sistema de lubrificaçao por carter seco foram mantidos enquanto o cambio manual de cinco marchas deu lugar a duas opçoes manual ou manual eletro hidraulico o famoso cambio de f1 ambos de seis marchas [gallery columns= 4 link= file ids= 21945 21947 21946 21948 ] com 380 cv a 8 250 rpm e 37 mkgf a 6 000 rpm a f355 chegava aos 100 km/h em 4 6 segundos e tinha velocidade maxima de 295 km/h — o suficiente para que vendesse mais de 11 000 unidades de 1994 a 1999 ante aos quase 8 900 exemplares da 348 tambem em um periodo de seis anos e tirasse a ferrari do sufoco ferrari 575m maranello 2002 a ferrari 550 frequentemente e citada como uma das maiores ferrari de todos os tempos — afinal ela substituiu um icone com o peso da testarossa e o fez com exito mesmo sendo radicalmente diferente — para começar o motor v12 ficava na frente e nao em posiçao central traseira lançada em 1996 tambem foi o primeiro grand tourer da ferrari em 23 anos — o ultimo tinha sido a 365 gtb/4 daytona descontinuada em 1973 contudo nos decidimos que a sua sucessora a 575m maranello e a que merece figurar nesta lista a razao e simples — ela e uma 550 maranello melhorada serio o m no nome da 575m significa modificatta e as modificaçoes começaram pequenas do lado de fora com uma leve atualizaçao feita pelo estudio pininfarina e o interior seguiu a mesma receita o que mudou de verdade foi a parte que mais importa a mecanica e nao estamos falando so de motor e cambio nao a 575m tinha freios maiores aerodinamica retrabalhada melhor distribuiçao de peso e suspensao retrabalhada de qualquer forma o motor agora era maior — o deslocamento do v12 de 65° passou de 5 5 para 5 7 litros com um acrescimo de potencia de 23 cv — de 492 cv para 515 cv a 7 250 rpm com torque subindo de 57 9 para 59 5 mkgf a 5 250 rpm a ferrari tambem ofereceu pela primeira vez seu cambio f1 em um modelo v12 em adiçao a tradicional caixa manual de seis velocidades cambio manual com grelha oh yeah o resultado — 0 a 100 km/h em 4 2 segundos maxima de 325 km/h e elogios rasgados por chris harris que tinha uma 575m ate 2011 ele a vendeu e depois comprou uma 599 — que por tudo menos coincidencia e a proxima da lista na verdade a 575m foi o carro que pavimentou o caminho para ela ferrari 599 gtb fiorano 2006 [youtube id= pqdpnopcd9o width= 620 height= 350 ] sim seu nome completo e este 599 pelos 5 999 cm³ de deslocamento do motor gtb para gran turismo berlinetta e fiorano em homenagem a pista de testes particular da ferrari o motor e totalmente novo — em vez do v12 da familia dino da 575m a 599 tinha o motor desenvolvido para a enzo — porem com 1 cm³ de deslocamento a mais o motor da enzo tinha 5 998 cm³ e 20 cv a menos que tambem apareciam 200 rpm mais cedo 7 600 em vez de 7 800 — afinal a 599 era um gt como a enzo foi descontinuada em 2004 a 599 lançada dois anos depois foi a ferrari mais potente de seu tempo — e seu motor era um dos poucos no mundo a exceder os 100 cv/l de potencia especifica sem nenhum tipo de induçao forçada o torque era de 62 mkgf a 5 600 rpm — e se tornaria um recorde entre os grand tourers do cavalinho rampante com estes numeros o v12 era capaz de levar a 599 de 0 a 100 km/h em 3 7 segundos contudo a ferrari 599 mais extrema tinha um sobrenome classico gto e merecido pois ela era em essencia uma 599xx — versao exclusiva de pista lançada em 2009 — para as ruas se o motor da 599xx tinha 730 cv o da 599 gto era menos potente com 670 cv — dez a mais que a enzo e o suficiente para ser quase um segundo mais rapida do que ela em fiorano virando exatos 1 24 00 a enzo fez 1 24 90 [youtube id= ilnr93gqmym width= 620 height= 350 ] laferrari 2013 a ferrari de rua mais potente da historia a mais rapida em fiorano e um dos tres hipercarros mais importantes da decada competindo com porsche 918 e mclaren p1 seu sistema hibrido e mais roots do que o da concorrencia — o motor eletrico nao funciona sob demanda sendo recarregado enquanto nao esta sendo usado na laferrari ele esta na ativa o tempo todo e dando conta de elevar a potencia de ja impressionantes 800 cv vindos de um v12 naturalmente aspirado de 6 3 litros a assombrosos 963 cv — tudo isso enquanto as baterias sao recarregadas o tempo todo com a energia que do contrario seria desperdiçada por varios elementos do carro — freios abs controle de traçao e ate o diferencial eletronico revolucionario tambem e seu sistema de aerodinamica ativa que consiste em uma asa controlada automaticamente atraves de sensores integrados aos controles e parametros dinamicos do carro dessa forma sua posiçao favorece o maximo aproveitamento do downforce e mantem o coeficiente de arrasto aerodinamico o menor possivel a qualquer velocidade em qualquer situaçao ela tambem tem peso relativamente baixo 1 345 kg suspensao com braços sobrepostos do tipo duplo a na dianteira e multibraço na traseira e e capaz de chegar aos 100 km/h em menos de tres segundos segundo a ferrari com maxima de mais de 350 km/h e foi o carro de rua mais rapido na pista de testes da marca com 1 20 00 cravados com fernando alonso ao volante foram feitas so 499 unidades e todas elas ja foram vendidas mesmo com os criterios rigorosos que a ferrari usou para selecionar os compradores todos eles precisavam ter comprado pelo menos duas ferrari novas nos ultimos anos e terem sido donos de pelo menos seis ferrari nos ultimos dez anos [youtube id= dtzhlz401as width= 620 height= 350 ] se voce nao for uma destas 499 pessoas este video e provavelmente o mais perto que voce vai chegar de pilotar uma laferrari de verdade a laferrari nao foi apenas a ultima grande ferrari da era montezemolo — ela tambem e um dos maiores carros de todos os tempos em todos os sentidos e representa o auge de toda a revoluçao iniciada pelo executivo italiano ha 23 anos
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