FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos

De lado na pista: um onboard matador com o clássico GT Malzoni

Em 1966, quando Emerson Fittipaldi tinha só 18 anos, ele e seu amigo Jan Balder fabricavam volantes esportivos que eram fornecidos ao pessoal de competições da DKW. Um dia, pouco antes das Mil Mihas Brasileiras e 1966, Jan foi à fábrica levar os volantes e perguntou se por acaso a DKW não teria um carro para emprestar para ele e Emerson disputarem a corrida. Na época, a DKW já havia sido comprada pela Volkswagen, e a divisão de competições já havia sido desativada, mas eles ainda apoiavam a Equipe Brasil, que corria com três GT Malzoni, um esportivo de fibra de vidro projetado por Rino Malzoni e que usava o chassi encurtado da DKW e a mecânica dois-tempos do sedã Fissore. Ele começou a ser construído em 1965 e ao todo foram feitos cerca de 35 exemplares somando a versão de pista e de rua. Três destes 35 carros foram usados pela Equipe Brasil em 1966. Depois de alguma discussão interna, os jovens pilotos conseguiram um dos três carros da equipe — o único com motor 1.0 (os outros