ja faz seis anos que estamos batendo as mesmas teclas na verdade ha seis anos inauguramos o site com um texto falando exatamente sobre isso entra governo sai governo mudam os espectros politicos da situaçao mas os radares e o discurso pasteurizado sobre os riscos da velocidade continuam la do mesmo jeito que eram no final de 2013 nesse meio tempo vimos as rodovias paulistas ficarem sem fiscalizaçao eletronica devido ao fim dos contratos com as empresas que operam os aparelhos vimos o estado de santa catarina conservar a proibiçao de radares portateis e moveis vimos a prefeitura de sao paulo reduzindo limites aumentando limites instalando radares tentando usar multas como debentures agora o tema voltou as capas de portais depois que o governo federal tentou suspender os radares moveis portateis e estaticos nas rodovias federais e que a prefeitura de sao paulo e o governo do estado de sao paulo instalaram novos radares em suas ruas e rodovias apesar do numero de acidentes se manter em queda como ja temos um vasto material sobre radares fiscalizaçao multas e segurança no transito decidimos fazer cinco perguntas que ninguem fez sobre os radares e os acidentes mas que confrontam chavoes e lugares comuns da discussao publica sobre o assunto como um limite desobedecido reduz acidentes numero de multas de velocidade aumentou em 2015 2016 e 2017 se o numero aumentou significa que houve mais desrespeito aos limites apesar disso o discurso oficial e de que foram os radares e os limites os principais fatores para a reduçao mas o aumento do numero de multas ou mesmo sua estabilizaçao proporcional ao numero de radares significa que mais condutores desrespeitaram os limites entao como a reduçao do numero de mortes pode ser atribuida a fiscalizaçao por radares se os limites foram mais desrespeitados como um radar oculto protege o transito o argumento de que o temor de ser multado faz com que o motorista ande na velocidade limite e muito fragil e nao resiste a algumas horas em qualquer rodovia brasileira ja quando o radar esta visivel o motorista procura manter se dentro dos limites para nao ser multado o resultado pratico do radar estatico e das lombadas eletronicas portanto parece muito mais eficiente [caption id= attachment_246679 align= aligncenter width= 999 ] sabem o que aconteceu com esse motorista seguiu a 173 km/h e pagou uma multa depois de 60 dias [/caption] o estado de santa catarina conseguiu reduzir a zero o numero de mortes na rodovia sc 401 a mais movimentada do estado sim zero mortes nenhuma vida perdida estupidamente como eles conseguiram isso com duas praticas que o flatout sempre defendeu humanizando a fiscalizaçao e fazendo o motorista perceber a necessidade de reduzir a velocidade o comandante da policia militar rodoviaria de santa catarina jose evaldo hoffmann junior explicou ao portal nsc total os grifos sao nossos — houve uma grande mudança de postura nossos agentes passaram a interagir de forma clara com os motoristas as fiscalizaçoes ficaram mais claras com a viatura sempre visivel com giroflex ligado o policial jamais fica escondido em moitas com radar portatil as pessoas passaram a entender que precisam reduzir a velocidade o radar oculto e legal o radar movel e portatil tem outra questao a legalidade de se ocultar o equipamento a resoluçao 396 do contran estabelece regras tanto para os radares fixos quanto para os radares moveis entre estas regras estao as distancias minimas e maximas de placas de limite de velocidade e de radares fixos veja so quando em determinado trecho da via houver instalado medidor de velocidade do tipo fixo os equipamentos dos tipos estatico portatil e movel somente poderao ser utilizados a uma distancia minima daquele equipamento de i quinhentos metros em vias urbanas e trechos de vias rurais com caracteristicas de via urbana; ii dois quilometros em vias rurais e vias de transito rapido mas se estao ocultos como poderemos saber se eles estao realmente onde deveriam estar o que impediria que por interesses escusos o estado indicasse que o radar esta em um ponto quando na verdade estava em outro se o radar e visivel — seja ele portatil manual ou estatico base tripe — o motorista tem condiçoes de avaliar se a fiscalizaçao segue as regras caso nao siga as regras o estado perde o direito de punir e a multa devera ser anulada e aqui entra um fato curioso a justiça exigiu do governo federal um estudo tecnico que justifique a suspensao dos radares moveis e estaticos anunciada em agosto deste ano mas a resoluçao do contran nao exige estudo tecnico para utiliza los e ainda que voce argumente que a fiscalizaçao deve acontecer independentemente de acidentes ou riscos a mesma resoluçao exige estudo tecnico para a instalaçao de radares fixos mais radares sao a soluçao suponha que o governo seguiu todas as regras intensificou a fiscalizaçao mas os numeros de mortes nao diminuiram qual a soluçao em sao paulo a prefeitura decidiu instalar mais radares mas o contran tambem em sua resoluçao 396 aponta que caso nao haja eficacia com a fiscalizaçao outras medidas de engenharia devem ser tomadas em resumo se o radar nao funcionou tente de outro jeito em sao paulo a estagnaçao do numero de mortes que vinha em queda se deveu ao aumento do numero de acidentes com motociclistas a propria secretaria municipal de mobilidade e transportes iniciou uma campanha de conscientizaçao voltada aos motociclistas mas pecou ao repetir o discurso do limite de velocidade o perigo para as motos nao esta no limite mas na velocidade incompativel parece a mesma coisa mas sao conceitos diferentes velocidade incompativel e dirigir rapido demais ou devagar demais diante da condiçao observada como a velocidade incompativel pode ser legal imagine uma rodovia cheia com o transito fluindo a cerca de 110 km/h e de repente um caminhao acessa a rodovia a 55 km/h este caminhao esta em velocidade legal porem incompativel pois o diferencial entre sua velocidade e a velocidade dos demais veiculos e muito elevado com as motos acontece o mesmo em uma via com limite de 50 km/h uma motocicleta pode trafegar a ate 50 km/h entre carros a 20 km/h e mais que o dobro da velocidade e radar algum ira flagrar as motos nesta velocidade porque radares sao maquinas burras programadas para multar apenas quem esta acima da velocidade e nao quem tem um comportamento de risco uma evidencia de que o problema pode estar no diferencial e nao no desrespeito dos limites esta no percentual de multas aplicadas as motos elas correspondem a 7% dos veiculos multados em sao paulo enquanto os automoveis correspondem a 60% se elas nao sao multadas e porque respeitam o limite mas se respeitam o limite como podem se acidentar tanto o diferencial de velocidade explica quanto mais distante da velocidade media dos demais veiculos um veiculo trafegar maior o risco de ele se envolver em acidentes quem disse que os radares sao as unicas variaveis acidentes nunca acontecem por um unico fator mas por uma combinaçao de diversos fatores e muito comum ver por ai os analistas de ultima hora tratarem como nexo causal as eventuais correlaçoes entre aumento de acidentes e ausencia de radares ou aumentos de limites acontece que o transito e influenciado por dezenas de fatores se em um mes choveu mais que em outro o numero de acidentes pode aumentar afinal a pista molhada tem menos aderencia e a chuva reduz a visibilidade dos motoristas e pedestres tambem ha a questao do fluxo de veiculos feriados prolongados aumentam drasticamente o numero de veiculos nas estradas — tanto que as policias rodoviarias fazem operaçoes especiais nestas datas ate mesmo o fim da prisao apos segunda instancia afeta a segurança no transito com a possibilidade maxima de recursos em liberdade vem a certeza da impunidade ou da pena branda cito os casos de fernando carli filho e marcelos lima ambos causadores de acidentes barbaros que ainda estao em liberdade — este ultimo sem julgamento tudo contudo isso e apenas especulaçao nao ha uma base de dados unificada sobre as mortes no transito brasileiro o que dificulta a identificaçao das causas reais dos acidentes mas nesta semana topei com um estudo muito interessante realizado na universidade federal de pernambuco ufpe que observou uma queda significativa nos acidentes fatais em cidades brasileiras atendidas pelo uber segundo o estudo as cidades atendidas pelo uber observaram uma queda media de 10% na taxa de mortes por 100 000 habitantes se ate o uber pode diminuir as mortes no transito porque todas estas outras variaveis diretamente ligadas ao transito nao poderiam uma observaçao final se voce nos conhece de longa data ja sabe o que achamos da fiscalizaçao de transito se chegou agora nao se deixe levar pelo nosso nome os radares sao parte importante da fiscalizaçao de transito e necessarios para manter a segurança nas estradas contudo sua aplicaçao deve ser eficiente e acima de tudo responsavel os equipamentos de fiscalizaçao fotograficas sao capazes de fiscalizar apenas quatro infraçoes dirigir acima da velocidade permitida dirigir sem o licenciamento avançar sinal vermelho e dirigir em desacordo com o rodizio municipal de sao paulo as demais infraçoes precisam ser fiscalizadas por humanos atentos contudo automaçao da fiscalizaçao esta se concentrando demais em um comportamento envolvido em 11% dos acidentes fatais nas rodovias — nas cidades nao ha estatisticas sobre as causas — e deixando todas as outras impunes na cidade de sao paulo mais de 75% das infraçoes sao anotadas por maquinas o mesmo acontece nas rodovias federais o resultado sao motoristas embriagados dirigindo dentro dos limites motoristas digitando mensagens de whatsapp dentro dos limites de velocidade motoristas fazendo selfies ao volante mas dentro dos limites de velocidade motoristas atropelando ciclistas dentro dos limites de velocidade motoristas fazendo ultrapassagens proibidas no limite de velocidade e motoristas fazendo conversoes proibidas forçando ultrapassagens e avançando sobre pedestres dentro do limite de velocidade motoristas como fernando carli filho e marcelo lima impunes recorrendo livres ate a ultima instancia ola stf mas voce ainda vai ver por muito tempo o argumento de que os radares e que salvarao nossas vidas
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