nesta semana a formula 1 desembarca em le castellet para a 87ª ediçao do gp da frança que retornou ao calendario da categoria em 2018 no circuito paul ricard realizado pela primeira vez em 1906 em um circuito de estrada na regiao de le mans o gp da frança nunca teve uma sede fixa revezando se em seus primeiros 60 anos entre autodromos locais como la sarthe e montlhery e circuitos temporarios de rua como reims rouen e clermont ferrand isso começou a mudar justamente com a inauguraçao de paul ricard em 1971 construido pelo magnata das bebidas paul ricard — que mais tarde formaria a pernod ricard dona de marcas como as vodcas absolut e chivas regal — o circuito foi o primeiro autodromo moderno da formula 1 e claro que na epoca ele nao agradou os puristas que o consideraram muito artificial mas com areas de escape para os pilotos instalaçoes modernas para as equipes e infra estrutura adequada para os espectadores se voce esta se perguntando porque um fabricante de bebidas alcoolicas construiria um autodromo bem e pelo mesmo motivo que a malrboro inventou a mission win now da ferrari driblar a lei ricard se envolveu com os esportes no fim dos anos 1940 quando o governo frances proibiu anuncios de bebidas alcoolicas para driblar a proibiçao ele se tornou o primeiro patrocinador da tour de france estampando suas cores nos carros de apoio e promovendo concertos gratuitos ao longo da rota o autodromo foi uma mera continuidade desta politica de publicidade via patrocinios — especialmente batizado com o nome da marca ha quem diga que o autodromo tambem foi uma forma de ricard protestar contra o estatismo frances comprovando que a iniciativa privada poderia construir estradas de alto padrao seja qual for o motivo o autodromo era moderno como nenhum outro de seu tempo mais impressionante e que ele foi construido em apenas 10 meses — e isso inclui a modificaçao dos projetos iniciais feitos por arquitetos que nao conheciam as demandas do automobilismo para resolver o problema ricard chamou henri pescarolo e jean pierre beltoise que atuaram como consultores do projeto em abril de 1970 o circuito paul ricard foi inaugurado com uma prova de carros esporte vencida por brian redman embora os pilotos nao achassem o traçado desafiador como nos demais circuitos ele tinha uma longa reta de quase dois quilometros — a lendaria mistral — que acabava em uma curva de alta a esquerda que separava os bons pilotos dos grandes pilotos alem disso em uma epoca em que a segurança começava a ser uma prioridade as amplas areas de escape compensavam a falta de emoçao no restante do traçado e fizeram paul ricard ser considerado o circuito mais seguro do mundo na verdade o circuito e seu traçado eram tao modernos que eles tiveram umas poucas modificaçoes ao longo de seus quase 50 anos diante disso foi apenas uma questao de tempo para que paul ricard tomasse o lugar dos obsoletos de dijon e clermont ferrand os grandes premios de 1971 1973 1975 1976 1978 1980 1982 e 1983 e de 1985 a 1990 foram todos realizados em paul ricard desde sua concepçao paul ricard foi projetado com quatro opçoes de traçado o circuito longo de grand prix de 5 809 metros; o circuito curto de grand prix de 3 812 metros; o circuito curto de 3 025 metros e o circuito da escola de 2 200 metros o traçado de 30 anos o traçado original do circuito principal foi inaugurado em 1970 e so viu sua primeira mudança em 2001 nos 30 anos em que permaneceu intocado ele era um circuito de altissima velocidade muito severo com os motores o principal destaque era a reta mistral de 1 8 quilometros que terminava em uma curva de alta a direita chamada courbe des signes a volta iniciava na reta oposta a mistral passava por um esse chegando a uma chicane e a curva da escola onde ficava a escola de pilotagem que era ligada a curva sainte beaume por uma reta curta dali o traçado passava por uma dobra que dava acesso a mistral passando pela signes seguida por uma reta curta que desembocava em uma curva de tangencia dupla a direita chamada double droite de beausset passando pelo s de bendor por um hairpin que dava acesso a courbe du village seguida pela virage de la tour e pela virage du pont que terminava na reta de largada/chegada https //www youtube com/watch v= _dmqclnrqy este foi o traçado que recebeu todas as provas de f1 realizadas em paul ricard ate 1985 naquele ano uma serie de acidentes ligaram o alerta dos organizadores a respeito das velocidades e dos riscos da mistral foi onde senna sofreu seu primeiro grande acidente quando o motor renault de seu lotus 97t estourou despejando oleo e lançando o carro descontrolado para fora da pista https //www youtube com/watch v=22jybtncs1w nigel mansell havia se acidentado no mesmo lugar durante os treinos e sofreu uma concussao que o tirou da corrida ele estava a 320 km/h quando seu pneu traseiro esquerdo estourou e danificou a asa traseira sem pressao aerodinamica o carro simplesmente nao fez a curva naquele mesmo fim de semana paul ricard viu dois recordes keke rosberg fez a volta mais rapida da historia da pista com 1 39 914 e o piloto suiço marc surer atingiu 338 km/h com seu brabham bt54 a modernidade e a segurança de paul ricard tambem fizeram do circuito um campo de testes das equipes tragicamente foi um destes testes que tirou a formula 1 do traçado original de paul ricard em 14 de maio de 1986 elio de angelis estava testando o brabham bt55 quando a asa traseira do carro se soltou sem pressao aerodinamica o carro ficou incontrolavel bateu em uma barreira de proteçao e começou a pegar fogo https //www youtube com/watch v=luf9moqf0l0 a batida nao feriu de angelis gravemente mas os danos ao carro o impediram de sair do cockpit sozinho como o circuito nao tinha fiscais nas sessoes de testes a propria equipe teve que socorre lo e para piorar a situaçao o helicoptero que o levou ao hospital demorou meia hora para chegar ao circuito de angelis morreu 29 horas depois do acidente no hospital em marselha intoxicado pelos gases do incendio o laudo medico atestou que ele havia quebrado apenas a clavicula e sofrido queimaduras leves nas costas com a morte de elio de angelis a ediçao daquele ano do gp da frança foi realizada no circuito curto de grand prix curto circuito a versao curta do circuito de grand prix usava pouco mais da metade da mistral ao usar uma ligaçao entre ela e a reta de largada/chegada os carros largavam e logo entravam a direita em uma sequencia de esses chamada la bretelle dali chegavam a mistral agora com 1 km depois a signes double droite s de bendor hairpin village la tour du pont e voltam a reta de largada/chegada mesmo com a adoçao do traçado mais curto a reputaçao de paul ricard como um circuito seguro foi abalada esse traçado foi usado nas ediçoes de 1986 a 1990 do grande premio da frança em 1991 o gp foi transferido para magny cours onde permaneceu ate 2008 https //www youtube com/watch v=k65bf3c8mpe entre 2008 e 2017 a formula 1 so passou pela frança de aviao em 2016 foi confirmado o retorno do gp ao calendario e melhor ainda no circuito paul ricard so que ele estava um pouco diferente o retorno da f1 no tempo em que ficou sem a formula 1 paul ricard recebeu corridas de moto e categorias locais de automobilismo em 1999 depois da morte de seu criador o circuito foi vendido a excelis holding de bernie ecclestone sob o novo comando o autodromo foi reformado e transformado em um campo de provas avançado e moderno passando a ser chamado paul ricard high tech test track mas voltou a ser chamado circuito paul ricard no processo as areas de escape receberam acabamento abrasivo para ajudar na reduçao da velocidade dos carros — sao aquelas faixas coloridas em vermelho e azul as unicas mudanças sofridas na pista foram a retirada do s de bendor uma nova geometria para a virage du pont a transformaçao da chicane da escola em uma curva virage de l hotel a mudança da geometria da virage d eccole agora rebatizada virage d camp e a mudança do raio da signes o traçado ficou https //www youtube com/watch v=8d_uhuf3uki neste traçado atual lewis hamilton conquistou a pole position na unica ediçao disputada apos o retorno com 1 30 029 e a volta mais rapida em corrida foi feita por valtteri bottas com 1 34 225 — o atual recorde do circuito perdeu os capitulos anteriores 1 circuito da catalunha 2 zandvoort 3 circuito de monaco 4 circuit gilles villeneuve 5 circuit de la sarthe
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