quanto mais pelado o carro menos coisa para quebrar e um mantra bem humorado de quem tem um carro barato equipado apenas com o basico para dirigir quando muito vidros eletricos direçao hidraulica e ar condicionado ou ao menos um dos tres e tambem era esta a filosofia da citroen na hora de criar o lendario 2cv seu primeiro popular e o carro que motorizou a frança apos a segunda guerra mundial so que o 2cv nao apenas motorizou a frança apos a segunda guerra mundial antes mesmo de começar a ser produzido ele ja era um projeto antigo que resistiu a propria guerra e ao escrutinio dos oficiais nazistas e isto so foi possivel porque seus criadores nao foram engenhosos apenas na hora de projeta lo mas tambem na hora de esconde lo na verdade pode se dizer que a historia do citroen 2cv e uma historia de renascimento em varios aspectos incluindo o renascimento da propria citroen a empresa francesa fundada por andre citroen estava para fechar as portas em 1934 quando foi adquirida pelo grupo michelin sim a fabricante de pneus a citroen poderia ter sido mais uma das varias companhias do inicio do seculo 20 a ter um fim prematuro nao fosse a borracharia francesa graças a compra pela michelin a citroen pode levar adiante a produçao do traction avant que foi o primeiro carro produzido em serie a fazer sucesso com um sistema de traçao dianteira uma de suas varias inovaçoes como tambem foi a construçao monobloco que proporcionava um carro mais leve e mais baixo que um automovel com carroceria sobre chassi porem igualmente resistente acontece que o o traction avant porem era um automovel caro um carro de luxo sucedido pelo ainda mais luxuoso e inovador citroen ds em 1955 o que a empresa precisava porem era de um carro barato para as massas assim imediatamente apos a compra pela michelin promoveu se uma pesquisa de mercado para tentar resolver este problema como em boa parte da europa na frança ainda havia uma enorme populaçao rural que nao tinha condiçoes de comprar um carro e muita gente sequer havia visto um carro de perto ainda assim conseguiu se estabelecer alguns criterios que um automovel popular deveria ter eram caracteristicas bem definidas deveria ser um automovel resistente de baixo custo capaz de levar quatro adultos e mais 50 kg de carga especificamente produtos da colheita como batatas ou um barril de vinho ao mercado a uma velocidade constante de 60 km/h passando por estradas de terra ou lama se a carga fosse de ovos eles nao poderiam quebrar ou seja era preciso um carro que fosse robusto e valente mas tambem confortavel e macio e de se imaginar que os engenheiros e projetistas de uma empresa recem recuperada da quase falencia ficassem desesperados com este briefing acontece que o futuro da citroen dependia daquele projeto e o entao presidente pierre jules boulanger nao estava disposto a ceder um milimetro na verdade ele estabeleceu metas propositalmente exageradas a equipe de engenharia em termos de peso e custos o prototipo resultante chamado tpv de toute petite voiture literalmente carro muito pequeno em frances cuja criaçao foi encabeçada pelo chefe de engenharia andre lefebvre era diferente de qualquer outro automovel da decada de 1930 o primeiro prototipo que ficou pronto em 1936 foi criado estritamente para testar a dirigibilidade sendo pouco mais que um chassi rolante com teto e controles rudimentares e merecendo a alcunha de guarda chuva sobre rodas que acompanhou o 2cv ate o final de sua vida reduzido ao minimo necessario para a conduçao ele era testado por pilotos que usavam macacoes de aviaçao aos poucos novos prototipos mais completos foram sendo produzidos no total 47 deles em diferentes niveis de complexidade foi em meados de 1939 que chegou se a uma versao que lembrava mais o produto final que conhecemos hoje exceto que usando paineis de aluminio e magnesio corrugados e um motor de dois cilindros arrefecido a agua alem disso eles so tinham um farol porque era o minimo exigido pela legislaçao francesa na epoca o visual era estranho mas o tpv era o carro que os trabalhadores franceses precisavam o motor era um boxer de dois cilindros arrefecido a agua e a suspensao ja trazia o arranjo extremamente criativo e eficiente pelo qual o 2cv ficou conhecido como o carro impossivel de capotar como contamos nesta materia o sistema consiste em braços empurrados na dianteira braços arrastados invertidos e braços arrastados na traseira ligados por um cilindro com molas helicoidais deitadas acionadas por pushrod e amortecedores igualmente horizontais esse sistema fazia com que as quatro rodas permanecessem sempre em contato com o solo independentemente do movimento da carroceria https //www youtube com/watch v=fte4y_mdm50 com isso o carro era insanamente estavel — segurando guinadas bruscas mesmo em altas velocidades quer dizer altas velocidades ja que no 2cv a velocidade maxima era de 115 km/h nos modelos mais recentes produzidos a partir de 1981 apos mais alguns meses de desenvolvimento a citroen deu inicio a pre produçao do tpv com 250 unidades planejadas em preparaçao para sua grande estreia no salao de paris marcado para outubro de 1939 mas o inicio da segunda guerra mundial acabou colocando uma enorme nos planos da fabricante atrasando a chegada do 2cv em quase dez anos começou em setembro quando a alemanha invadiu a polonia e consequentemente a frança declarou guerra contra os alemaes o salao de paris foi cancelado sem cerimonia nao havia clima para isto e ainda era possivel que acontecesse uma tragedia durante o evento e o lançamento do 2cv acabou adiado sem previsao de retomada pierre jules boulanger que envolveu se pessoalmente no projeto desde o inicio estabelecendo metas cada vez mais rigidas de reduçao de peso e economia de combustivel protegeu o carro como pode quando a frança foi invadida pela alemanha em 1942 ele acabou interrogado por oficiais da gestapo que buscavam informaçoes sobre possiveis projetos que poderiam ser aproveitados pelo exercito nazista o destino que o volkswagen kafer teve recebendo diversas versoes militares e que boulanger queria evitar a todo custo ele recusou se ate o fim a colaborar acabou declarado inimigo do reich e tornou se um fugitivo dos mais de 40 prototipos produzidos nao se sabe quantos sobraram exatamente dois deles foram encontrados em 1994 e nos dez anos seguintes outros tres foram recuperados em celeiros e galpoes pela frança [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 267021 267022 ] enquanto estava escondido boulanger reuniu diretores da michelin e da citroen para traçar um plano esconder os prototipos do tpv e continuar seu desenvolvimento secretamente alguns prototipos foram desmontados e enterrados em bunkers secretos a maior parte deles foi destruida e os proximos seis anos foram investidos em melhorar ainda mais o projeto alem de introduzir mudanças necessarias de acordo com as circunstancias em 1941 por exemplo o preço do aluminio na frança disparou levando a citroen a substituir seu uso por paineis de aço em 1944 boulanger decidiu que o carro passaria a utilizar um motor arrefecido a ar uma maneira de simplificar e reduzir ainda mais o peso do conjunto mecanico o novo motor foi desenvolvido pelo engenheiro walter becchia que conseguiu manter o deslocamento de 375 cm³ sem prejuizo a potencia e ainda criou uma caixa de quatro marchas que tinha as mesmas dimensoes do cambio de tres marchas e custava so um pouco a mais o ganho de desempenho e economia de combustivel compensava o investimento extra foi nesta epoca que o estilo do tpv foi atualizado com formas proximas das definitivas com dois farois uma grade melhor definida e bancos com estrutura tubular mais robustos a maior diferença em relaçao ao design final era o teto de tecido que incluia a tampa do porta malas esta passou a ser uma tampa separada na versao que chegou as ruas quatro anos depois o citroen 2cv foi apresentado enfim no salao de paris de 1948 o carro recebeu este nome por causa da potencia fiscal definida em um calculo complicado que envolvia o deslocamento do motor a quantidade de cilindros e a faixa de rotaçoes que explicamos nesta materia a potencia de fato era de 9 cv suficientes para levar o carro que pesava apenas 600 kg ate os 65 km/h so havia uma luz de freio a unica cor disponivel era cinza e dava se a partida no motor puxando uma corda nos primeiros carros entregues foi adotado um sistema de partida eletrica bem mais conveniente para medir o combustivel havia uma vareta no bocal do tanque o estilo do carro era quase caricato e ainda nao era considerado charmoso como veio a ocorrer com o passar dos anos na verdade o 2cv foi motivo de chacota e virou tema constante das piadas dos comediantes franceses que perguntavam por exemplo se ele vinha com um abridor de latas o contraste com o sofisticado traction avant so acentuava esta impressao [gallery type= grid link= file size= medium ids= 267025 267026 267024 ] acontece que a percepçao da imprensa nao refletiu a forma como o grande publico enxergava o novo citroen bem o contrario na verdade a fabricante viu se lotada de encomendas ainda no salao de paris e assim precisou se virar para fabricar quase 900 exemplares ainda naquele ano o carro explodiu em popularidade em 1950 o numero de carros vendidos chegou a quase 6 200 havia uma fila de espera gigantesca em questao de meses quem queria comprar um 2cv precisava esperar de tres a cinco anos pela entrega logo teve inicio um mercado paralelo no qual os que conseguiam receber seu 2cv o vendiam por um valor mais alto que o de um carro novo simplesmente porque quem comprava um 2cv de segunda mao nao precisava esperar tanto tempo com o sucesso do 2cv nao levou muito tempo para que a imprensa especializada começasse a enxerga lo com outros olhos ja em 1951 a publicaçao alema auto motor und sport admitiu que apesar de ser um carro feio e primitivo ele tinha uma proposta interessante e era competente ao executa la os numeros de produçao corroboravam a ideia de que a citroen tinha acertado a mao mais de 16 000 unidades desempenho que levou a citroen a apresentar as primeiras variantes do 2cv o fourgonette que era literalmente um pequeno furgao fechado e o weekend um semi conversivel com teto e vidros traseiros rebativeis [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 267045 267046 ] era o inicio precoce de uma mudança na imagem do carro que com os anos ficou cada vez mais forte se no inicio ele nao passava de uma ferramenta sobre rodas aos poucos o 2cv foi se tornando um acessorio fashion as decadas foram passando os carros compactos e populares foram ficando cada vez mais avançados e menos frugais mas o charme retro do 2cv e seu baixo preço ainda conquistavam muitas pessoas a propria citroen percebeu isto em pouco tempo as imagens de divulgaçao do 2cv feitas na decada de 1960 pareciam ensaios fotograficos avant garde sem pudor algum em explorar o estilo exotico do carro [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 267033 267032 267031 267030 ] nao foi por acaso que ele conviveu sem problemas com seus sucessores como o citroen dyane que era baseado no proprio 2cv o citroen visa e o citroen ami o 2cv so deixou de ser produzido em 1990 mais de 40 anos depois do lançamento e meio seculo apos ser concebido
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