Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Citroën C3 ganha motor 1.2 de três cilindros
Depois do Peugeot 208 agora é a vez de seu irmão da Citroën trocar o motor 1.5 pelo novo 1.2 Puretech de três cilindros. O modelo chega oferecido em três versões — Origine, Attraction e Tendance — custando de R$ 46.500 a R$ 52.700, sempre com câmbio manual de cinco marchas — agora com as mesmas relações do Peugeot 208, incluindo o diferencial encurtado.
O motor 1.2 tem bloco e cabeçote de alumínio, comando válvulas duplo e variável e sistema flex com pré-aquecimento de etanol. A potência é 84 cv com gasolina e 90 cv com etanol, em ambos os casos a 5.750 rpm, e o torque é de 12,2 mkgf com gasolina e 13 mkgf com etanol, ambos a 2.750 rpm. A velocidade máxima é de 175 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h leva 13 segundos. Com o novo motor, o C3 recebeu classificação AAA no programa de etiquetagem do Inmetro, com 10,6 km/l em percurso urbano e 11,3 km/l em percurso rodoviário com etanol, e 14,8 km/l na cidade e 16,6 km/l em estrada com gasolina. O modelo já está disponível nas lojas.
Os dados técnicos do Mercedes-AMG GT R
Com o lançamento do GT R se aproximando, a Mercedes-AMG começou a apresentação conta-gotas do novo esportivo. Depois do vídeo teaser publicado na semana passada, os alemães agora decidiram divulgar alguns dados técnicos deste GT3 para as ruas. Como já se esperava, ele manterá o V8 4.0 dos irmãos menos nervosos, mas as semelhanças param por aí.
O V8 biturbo ganhou nada menos que 75 cv em relação ao GT S, saltando de 510 para 585 cv. Em relação ao modelo de entrada da linha, o GT, são 123 cv a mais. Com o fôlego extra o GT R irá do zero aos 100 km/h em 3,6 segundos e continua acelerando até os 318 km/h — uma aceleração 0,2 s mais rápida que a do GT S, e uma velocidade máxima 8 km/h mais alta.
As novas informações se limitam a estes dados do motor e ao desempenho básico. Ainda não há detalhes sobre as modificações na suspensão e demais sistemas dinâmicos como direção, câmbio e programação dos modos de condução. O que sabemos é que ele terá uma asa traseira fixa, carroceria mais larga e grade com filetes verticais em homenagem ao W194 dos anos 1950. A cor oficial de apresentação é o Green Hell Magno, um tom de verde escuro claramente inspirado em Nürburgring Nordschleife.
Clássicos não serão banidos de Paris
Você já deve estar sabendo que a prefeitura de Paris quer banir carros anteriores a 1997 no centro da cidade durante a semana. Isso significa que nem mesmo os clássicos — usados ocasionalmente por colecionadores e diariamente por algumas empresas de turismo — poderiam rodar por lá. Mas agora os membros da Federação Francesa de Veículos de Época conseguiram chegar a um acordo com a prefeitura da capital francesa para liberar a circulação para clássicos, que serão identificados por um adesivo especial.
Isso significa que qualquer carro com 30 anos ou mais poderá entrar na região central de Paris sem se multado — desde que tenha o adesivo, claro. Assim como no Brasil, que não considera um Fusca 1994 como um carro legalmente antigo, a legislação parisiense exclui carros “de hobby” como a primeira geração do Mazda Miata ou os Citroën 2CV produzidos entre 1987 e 1991. Mesmo assim a Federação de Antigos local está trabalhando para encontrar uma forma de incluir esse tipo de carro nos aptos ao adesivo.
Novo Aston Martin Vanquish pode chegar a 800 cv
Vanquish Zagato 2016
O Aston Martin Vanquish costumava ser o modelo não-especial mais potente da marca até a chegada do novo DB11, que ganhou um novo V12 de 600 cv, superando seus 565 cv. Mas as coisas não ficarão assim por muito tempo: segundo a Auto Express, a Aston já está trabalhando no sucessor do Vanquish. Ele será baseado no DB11 e usará o mesmo V12 biturbo de 5,2 litros, porém com muito mais potência.
Muito mais mesmo: a publicação britânica afirma que o novo Vanquish poderá ter até 800 cv para se distanciar do DB11. Caso venha realmente a ser equipado com um V12 de 800 cv, o novo Vanquish irá superar até mesmo o One-77 e encostar no Vulcan, tornando-se o Aston Martin mais potente da história (ao menos até o carro da Aston com a Red Bull começar a ser produzido). Com essa potência o Vanquish entrará no território de supercarros como a Ferrari F12TdF, Lamborghini Aventador e Pagani Huayra BC.
A foto de carro mais extraordinária do mundo
É assim que a Bentley está chamando a imagem de lançamento do seu novo Mulsanne EWB 2016. O carro foi fotografado sobre a famosa ponte Golden Gate, na Califórnia, e aparentemente não tem nada de especial, certo? E se dissermos que a foto foi feita a 700 metros de distância da ponte? “Ah, FlatOut, o fotógrafo usou uma teleobjetiva enorme”. O negócio é que a imagem acima é um pequeno recorte desta foto abaixo:
Ela tem 53 bilhões de pixels (ou 53.000 megapixels) e foi feita com o mesmo tipo de equipamento que a NASA usa para fotografar a superfície de Marte. Ela é composta por centenas de imagens de altíssima resolução que mantém a definição independentemente do zoom in/out. Na verdade, a resolução da imagem final é tão alta que você pode ir da panorâmica da ponte até o carro e continuar ampliando o zoom até chegar ao bordado da Bentley no banco do passageiro do carro.
A ideia por trás da adoção desta tecnologia na foto de lançamento do Mulsanne EWB 2016 nos parece clara: mostrar a atenção aos detalhes dada pelos artesãos britânicos que constroem o carro. Uma metáfora fotográfica para “o carro é bonito, mas é muito mais que isso”. A imagem completa e interativa pode ser vista no site da Bentley.