se esta lendo o flatout voce provavelmente conhece a fama dos hot hatches franceses talvez voce ate tenha um procurando bem voce consegue achar opçoes para todos os bolsos peugeot 306 s16 renault sandero rs citroen ds3 mas sabe uma opçao que a gente gostaria de ter o citroen saxo vts primo nervosinho do peugeot 106 que foi vendido no brasil entre 1992 e 2000 [gt40 content search= citroen widget= 1 title= creative technologie ] a primeira geraçao do 106 chegou ao brasil no começo da decada de 1990 com um facelift em 1996 e deixou de ser vendido em 2001 havia motores 1 0 de 50 cv e 1 4 de 75 cv ele nao era um carro rapido em nenhuma da versoes o 106 1 4 levava mais de 13 segundos para ir de zero a 100 km/h e os carros equipados com motor 1 0 levavam quase 20 segundos para fazer o mesmo no entanto estamos falando de um carro que mal passava dos 800 kg nas versoes mais simples com um bom acerto na suspensao mcpherson na diantiera eixo de torçao na traseira ao menos nas curvas ele conseguia ou melhor consegue arrancar sorrisos e e por esta razao que no brasil o 106 e um carro tao popular entre os fuçadores que adoram colocar nele o motor 1 6 16v da familia tu encontrado no peugeot 206 e em outros modelos da psa peugeot citroen na mesma epoca e ate alguns que vieram depois citroen saxo vts pre facelift fabricado de 1997 a 1999 na europa o citroen saxo chegou em 1996 substituindo o popular ax que chegou a ser importado para o brasil em pequena quantidade na versao gti com motor de 1 4 litro e 101 cv ele era feito com base no peugeot 106 que por sua vez foi baseado no proprio citroen ax as maiores diferenças estavam no visual da dianteira e no interior que tinha formas mais arredondadas no mais citroen saxo e peugeot 106 eram praticamente o mesmo carro o que nos leva a perguntar sera que era tao dificil ter trazido para o brasil ao menos a versao vts o peugeot 106 quiksilver introduzido em 2000 era um carro um tanto frustrante visualmente ele era quase identico ao 106 gti com alargadores nos para lamas um pequeno aerofolio na traseira e rodas maiores alem do interior com revestimento escuro painel com conta giros e volante com pegada mais confortavel e esportiva debaixo do capo porem havia o mesmo 1 0 de 50 cv das demais versoes ja que o gti de verdade com motor 1 6 16v de 120 cv nao veio o citroen saxo vts que tinha exatamente o mesmo motor poderia ter vindo em seu lugar seria um belo sucessor para o ax gti que e considerado um dos carros de traçao dianteira mais divertidos ja comercializados no brasil o entusiasta italiano davide cironi fanatico por esportivos compactos deu um role com um citroen saxo vts recentemente da para ver que o pequeno hot hatch fica muito confortavel nas estradinhas estreitas e sinuosas da italia o carro e praticamente original suas unicas alteraçoes sao um sistema de escape direto e bancos do tipo concha revestidos tecido preto no padrao original o carro rola muito pouco nas curvas e se o motorista nao souber lidar com o acelerador nas curvas e facil sair de traseira alem disso o ronco do motor tu soa muito bem com o escape menos restritivo [youtube id= nzyx xut9ts width= 620 height= 350 ] o citroen saxo vts era um carro surpreendente considerando o posicionamento do hatch na linha da citroen a potencia era exatamente duas vezes maior do que na versao basica que tinha motor de 1 1 litro e 60 cv eram 120 cv a 6 600 rpm e 14 8 mkgf de torque a 5 200 rpm [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o estilo seguia a linha do 106 gti com alargadores de plastico nos para lamas rodas de 15 polegadas e para choques mais volumosos versao de topo o vts era muito bem equipado com freios a disco na traseira os outros saxo tinham tambores direçao hidraulica airbag para o passageiro sistema de som trio eletrico e conta giros pesando 935 kg o carrinho era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 8 7 segundos com maxima de 205 km/h fotos davide cironi sim ele era rapido mas quem tem um 106 sabe que uma boa recalibragem na suspensao alivio de peso e uma dose extra de pimenta no motor fazem milagres pelo pequeno frances entao considerando que o saxo e um primo gemeo esta receita tambem e extremamente eficiente com ele davide comenta que a citroen e a peugeot fazia m estes carros ja imaginando que seus donos nao os deixariam originais por muito tempo com 120 cv e pouco mais de 900 kg ele ja e um automovel que exige dedicaçao e compromentimento quando se quer conduzir de forma mais animada se voce nao souber trabalhar com ele no limite duas coisas podem acontecer pegue leve demais e ele vai te lembrar que ainda e um hot hatch de traçao dianteira com motor 1 6 naturalmente aspirado menos potente que um hyundai hb20 1 0 original se força lo demais voce vai sair de frente sair de traseira rodar se entender qual e o ritmo dele e opera lo de acordo ele vai deixar carros maiores preocupados quando virem o duplo chevron no retrovisor se colocar pimenta extra no motor a coisa fica ainda mais impressionante o citroen saxo super 1600 que competiu na categoria homonima que serve como porta de entrada para o wrc tinha o motor 1 6 preparado para render pelo menos 210 cv com bitolas mais largas pneus mais bifudos e peso aliviado o resultado era este [youtube id= ab8u2nig5zu width= 620 height= 350 ] e por isso que na europa o citroen saxo vts e bastante popular como carro de track day e subida de montanha tambem e por isso que e muito dificil encontrar um exemplar original em bom estado se ele tivesse sido vendido por aqui apostamos que nao seria diferente
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