na decada de 30 a citroen definiu o layout basico para a maioria dos carros que vieram depois ao lançar o traction avant que tinha traçao dianteira e construçao monobloco depois dele veio o ds com todas aquelas inovaçoes — entre elas a suspensao hidropneumatica que veio a se tornar sinonimo de citroen tais pioneirismos renderam a citroen a reputaçao de marca inovadora que nao tinha medo de tentar soluçoes exoticas — para nao dizer malucas — em seus carros incluindo no design e normalmente se saia bem com elas por isto o citroen ds e conhecido como a deusa que em frances pronuncia se de esse avançando algumas decadas no tempo temos o citroen xm ele foi o ultimo grande citroen a exibir orgulhosamente suas elegantes excentricidades antes de a marca se render a discriçao com o c6 — embora este ainda seja um belo carro o citroen cx no fim dos anos 80 cansado o antecessor do xm o cx teve a dura missao de substituir o ds para tal herdou suas inovaçoes e sua essencia mas o visual da carroceria era mais quadrado e mais aerodinamico porem menos harmonioso o desempenho tambem nao era dos melhores — os quatro cilindros eram adequados a proposta do modelo na epoca do ds mas o cx ja pertencia a outra era e era facilmente superado pela concorrencia na pratica a soluçao era simples adotar o v6 do cupe esportivo sm mas a citroen decidiu nao faze lo mas cx estava longe de ser um carro ruim — tanto que permaneceu em linha por 15 anos de 1974 a 1989 ha ainda quem o considere o cx como o ultimo citroen de verdade — dois anos depois de seu lançamento a citroen foi absorvida pela peugeot e as duas companhias formaram o grupo psa a fusao acabou ajudando a citroen que em 1984 pode iniciar o desenvolvimento do sucessor do cx sobre uma nova plataforma — a mesma do seda 605 [youtube id= 94gpghdecne width= 620 height= 350 ] mas se o 605 era um carro de visual conservador como a identidade visual da peugeot na epoca o xm nem parecia dividir com ele a plataforma lançado em 1989 depois de cinco anos de desenvolvimento o xm era um grande hatchback com silhueta que lembrava uma flecha area envidraçada que parecia feita de uma unica peça muitos vincos e traseira kamm — projeto feito por ninguem menos que marcello gandini que desenhou o lamborghini countach nada que estava nas ruas na epoca lembrava o xm que tinha este nome justamente para associa lo ao sm sua traseira muito baixa trazia farois estreitos e inclinados para tras para melhorar o coeficiente aerodinamico que era de apenas 0 28 — algo que so foi possivel graças ao pioneirismo no uso de lentes de acrilico lentes de vidro inclinadas reduziriam muito a intensidade da luz suas portas tinham vidros que so abriam parcialmente o que os fazia parecer que tinham quebra ventos porem fixos as maçanetas ficavam posicionadas em um vinco marcante que percorria toda a lateral do carro o entre eixos era longo como o de seus antecessores o que garantia um interior amplo e bem iluminado o painel trazia mais linhas retas e era relativamente sobrio mas tambem era indiscutivelmente citroen — especialmente no volante de um raio so que trazia os comandos do radio de maneira visualmente atraente mas que deixava a desejar na praticidade nao que no caso do xm isto seja um defeito o hatch tinha uma traseira que caia de forma suave e tinha um corte abrupto — afinal era uma traseira kamm — e as lanternas eram divididas em dois niveis luzes de direçao em cima demais luzes embaixo a perua ou melhor break lançada tambem em 1989 tinha um visual mais tradicional porem nao menos atraente quanto aos motores pela primeira vez um citroen topo de linha trazia um v6 entre as opçoes na epoca do lançamento eram cinco motores — um 2 0 que podia ter 116 cv carburador ou 121cv injeçao eletronica o v6 prv peugeot renault volvo de tres litros e 170 cv e dois motores a diesel de 2 1 litros um naturalmente aspirado de 82 cv e um turbodiesel de 110 cv nos anos que se seguiram tambem surgiram versoes turbinadas do motor 2 0 a gasolina capazes de entregar ate 147 cv e um v6 mais potente com cabeçote de 24 valvulas e 200 cv a transmissao podia ser manual de cinco velocidades ou automatica de quatro velocidades [gallery columns= 4 link= file ids= 19423 19417 19419 19415 ] mas estamos falando de um citroen topo de linha o que significa que seu maior atrativo era mesmo a suspensao hidropneumatica e no xm ela estava mais moderna do que nunca o sistema que estreou no ds da decada de 50 com uma alavanca de cinco niveis de altura para a suspensao agora ganhava uma mao da eletronica com sensores que monitoravam o comportamento do carro a todo momento quando detectavam alteraçoes no piso ou no modo de conduçao viradas mais vigorosas no volante aceleraçao e frenagens mais fortes a central eletronica ajustava automaticamente a altura e a rigidez da suspensao em cerca de cinco centesimos de segundo [youtube id= qiudg 3zrwa width= 620 height= 350 ] como isto era possivel graças ao principio de funcionamento do sistema de suspensao hidropneumatica em vez de molas e amortecedores o xm tinha esferas de metal nos quatro cantos estas esferas eram cheias de fluido e nitrogenio e a pressao dos sistemas hidraulico e pneumatico era aumentada ou reduzida para alterar a rigidez e a altura da suspensao infelizmente mesmo com todas estas qualidades o xm nao atendeu as expectativas do publico — e nem da citroen — logo de cara nao chegando nem perto de vender as 160 mil unidades por ano projetadas pela companhia antes do lançamento no fim de 1993 vendia cerca de 3 500 unidades por ano e pedia uma atualizaçao para ficar diante dos mais rapidos e populares bmw mercedes benz e audi concorrentes nos quais a citroen mirava em 1994 a tal atualizaçao veio um interior novo de design mais moderno e detalhes esteticos como o deslocamento do duplo chevron da lateral para o centro da grade de resto o visual nao se alterou muito — o que atestava que estava a frente de seu tempo pelos seis anos seguintes o xm passaria sem maiores alteraçoes ate deixar de ser produzido em 2000 ao longo de sua carreira de 11 anos o carro colecionou analises de revista que elogiavam seu comportamento dinamico seu estilo e principalmente seu conforto ao rodar porem criticavam seu desempenho e qualidade de construçao mas uma coisa era certa quem queria um carro executivo e apostava no citroen sabia exatamente o que estava querendo um carro que fosse em tudo diferente de todos os outros a citroen levou cinco anos para lançar um sucessor para o xm — o c6 inspirado no conceito c6 lignage ele e de longe o mais normal entre os citroen topo de linha ate hoje embora seu perfil tenha um que do cx seu visual ainda era peculiar — especialmente na traseira com o vidro traseiro concavo e lanternas envolventes sua qualidade de construçao e acabamento finalmente estava no nivel dos concorrentes alemaes mas talvez as pequenas particularidades que acompanhavam os citroen tenham levado consigo um pouco do apelo o c6 deixou de ser produzido em 2012 e ainda nao deixou sucessor
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.