O tempo passa rápido. Dos anos de Serra Azul, passando pela praça Adhemar de Barros, em Águas de Lindóia e posteriormente em Águas de São Pedro, o Civic Nation está prestes a completar uma década de história, cristalizando a sua importância no calendário de eventos dedicados a marcas e veículos específicos, a exemplo do BGT e do Mopar Nationals. A nona edição aconteceu no começo deste mês (4 e 5 de agosto), no Centro de Convenções Circuito das Águas, em Serra Negra e, como sempre, foi uma grande festa de amigos.
E que poderia ter sido ainda maior! A previsão de chuva desanimou várias caravanas de entusiastas do Sul e do Centro-Oeste do Brasil. E o pior é que acabou nem chovendo durante o evento – o aguaceiro caiu na noite anterior, o que deu algum trabalho para o pessoal dar aquele último carinho no visual do carro antes de expor. Mesmo assim, foram cerca de 350 carros e 600 presentes de diversos clubes e grupos contabilizando os dois dias. Um bônus desta edição foi o caminho: as estradas de acesso a Serra Negra são um verdadeiro touge, que trouxe muita diversão já no caminho. E mesmo a estrada em frente ao Centro de Convenções era um bom pretexto para uma ou outra VTECada dos entusiastas!
Na foto abaixo, temos Fabio Ishikawa, Wilson Lourenço, Maycon Barbieri, Renata Bogossian (loja do FlatOut!), Leo Contesini (editor FlatOut), Pedro Carvalho e eu. Essa turma da organização (nota: o staff tem mais gente, que não apareceu na foto!) arrecadou mais de uma tonelada de alimentos não-perecíveis, que foram doados para o Fundo Social de Solidariedade de Serra Negra. Muito legal.
Além da nossa presença para a cobertura, levamos o Honda Prelude (que estava sujo de uma forma absurda, devido à preparação deste episódio) e a nossa tenda do FlatOut para o Civic Nation. Lá, nós lançamos a camiseta Civic Generations, em homenagem aos Civic Spoon, Type R e Mugen. Se você ainda não comprou a sua, clique aqui agora mesmo 🙂
Também gostaríamos de agradecer à Honda do Brasil por ter nos emprestado este Honda HR-V Touring. Conseguimos levar mais de 300 camisetas e uma tenda que tem quase 1,80 m de comprimento, cadeiras, mesa e malas de viagem, tudo apenas com o banco traseiro rebatido. Para vocês terem uma ideia, essa carga costuma forrar toda a caçamba de uma Ford Courier que usamos em eventos anteriores.
Os projetos que chamaram a nossa atenção
Uma das coisas mais legais do Civic Nation é ver a chegada de novos projetos e a evolução de antigos. Aqui separamos alguns dos carros que chamaram a nossa atenção.
Você talvez se lembre das fotos de um coupé EJ D16 turbinado com pintura em tributo a Ayrton Senna – uma liberdade poética, considerando que o Lotus 97T e 98T usavam motores Renault (o Lotus-Honda usado por Senna era o 99T, mas o patrocínio principal era a Camel). Ele estava na área VIP do evento novamente, com sua já-famosa tampa de válvulas decorada em tributo ao tricampeão. Nós gravamos uma entrevista com o Fabrício, dono do carro, no Civic Nation 8, no qual ele detalhou a ideia e os detalhes do projeto. Confira aqui.
Este outro EJ D16 turbinado com interior a la Type R também nos chamou a atenção. Note na coluna C: este carro também é de um fã de Senna!
Calma que ainda temos mais um EJ turbinado. Este com um toque mais contemporâneo na customização, com saias laterais vagamente inspiradas nas PCI (Pro Car Innovations) e pneus grafitados em letras garrafais (a la Nakai) com a receita básica do motor.
Sim, sempre há espaço para mais um EJ preto em homenagem ao Senna, mas desta vez equipado com o lendário B16 em configuração aspirada, com direito a cold air intake e escapes dimensionados, dentre outras maldades.
Não poderia faltar o EK VTi turbinado de Celso, que estreou um belíssimo jogo de Enkei RPF1 aro 15 substituindo as EV5 que o acompanhou tantos anos. Ficou com uma pegada bem mais racing. Um projeto de excelente gosto e de execução primorosa.
Este Si turbinado com mais de 400 cv nas rodas kit Mugen de oitava geração vocês conhecem bem: é o carro de Caio, que estrelou no nosso FlatOut Midnight. No caso de você ter passado uma temporada em Marte e não está reconhecendo o assunto, clique aqui e assista ao vídeo agora mesmo!
Outro carro que chamou nossa atenção foi… sim, mais um EJ coupé preto, mas um absolutamente original e impecável. Que tal um carro com menos de vinte mil quilômetros rodados? O acabamento interno e do cofre do motor estavam de cair o queixo. A sensação é de que o carro foi retirado da concessionária ano passado.
Pense em um carro raro no Brasil. Eu nunca tinha visto um Honda Accord de primeira geração de perto na vida. O sedã começou a ser produzido em 1977, um ano depois da versão hatch (sim!), e vinha equipado com o motor 1.6 EF de comando simples no cabeçote de alumínio e 82 cv. Apesar dos 4,45 m de comprimento, ele pesava apenas 945 kg!
Este EJ azul turbinado era provavelmente o carro mais impecável do evento. O nível de esmero em cada detalhe do cofre do motor desse carro era de cair o queixo. Amplie a foto do motor e me diga se estou errado!
Eis um dos projetos mais insólitos do Civic Nation: um EG com um V6 de Honda Accord de sétima geração (2002-2007) no cofre! Veja a altura em que ficam as polias, o coletor de admissão e a fronteira de alguns pixels entre o cabeçote e o radiador. Praticamente um Shelby Cobra japonês! Os presentes puderam ouvir o ronco grave e rouco inesperado deste hatch subindo a estrada de acesso ao Centro de Convenções: a sensação era de um filme dublado! As piadas com torque morreram neste carro.
Este é um dos projetos mais caprichados do CN9. Mais um EJ… mas dentro de seu cofre, um B18 de Integra! Preparação toda focada para track days, mas combinada a um visual de carro de exposição, com cofre do motor wire tucked e pintado na cor creme. Num futuro não muito distante conheceremos os detalhes deste bichano num episódio do FlatOut Midnight.
Carro bastante conhecido na cena noturna paulistana, o Si com kit Mugen de Fábio era outra presença obrigatória!
Outra raridade presente no Civic Nation 9: um Civic sedã de quarta geração, todo customizado com o visual da equipe Idemitsu Motion do campeonato japonês de turismo (JTCC). “Primo” era o nome da submarca que a Honda criou para a venda de seus compactos e keicars, em oposição à luxuosa Verno. Saiba mais a respeito nesta nossa matéria!
Pense num Accord CB7 1992 impecável, com um delicioso interior na cor caramelo. É muito difícil encontrar estes exemplares de quarta geração tão íntegros, mas este é o caso deste exemplar exposto. E mais ainda: ele está à venda.
Quando pensamos em um Civic de quinta geração na cor amarela, é impossível não lembrar dos Type R, Spoon, Initial D e afins… mas qual foi a última vez que você viu um cupê pintado nesta cor? Originalmente este exemplar era branco. Muito sacado!
Quinta e sexta gerações
A quinta geração (EG hatch, EJ coupé e EH sedã) é a que trouxe o Honda Civic aos olhos dos brasileiros, quando de sua chegada por aqui em 1992 por meio da concessionária SP Japan (saiba a história da chegada da Honda no Brasil nesta matéria especial, cheia de documentos de época!) – e a sexta foi a que marcou o início da fabricação do Civic no Brasil, ainda que os modelos cupê e hatch ainda fossem importados. Talvez por estes motivos – mais o uso dos cupês EJ pela equipe de Toretto no Velozes e Furiosos – é que esta dobradinha de gerações seja tão querida por aqui. Acompanhe nossa galeria destes modelos. E não se esqueça de clicar nas imagens para ampliar em alta!
Gerações recentes do Civic & outros modelos
Aqui vocês irão conferir os Civic de sétima geração para cá, incluindo os Si de oitava e de nona geração (nesta conta entra o Si Coupé de oitava geração que mostramos neste episódio do FlatOut Midnight!), além de Accords de diversas gerações, Fit e algumas aparições célebres, como um Subaru Impreza WRX e um maravilhoso Corvette C6! Interessante notar que carros como os Civic Sedan de sétima e de décima geração, carros que em tese possuem um perfil mais familiar, já estão começando a entrar no meio de preparação e personalização!