A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Salão de Genebra 2015

Civic Type R, Focus RS, Aventador Super Veloce e mais! Os lançamentos mais esperados do Salão de Genebra

Você já deve ter notado que praticamente todas as grandes novidades das últimas semanas estão com estreia oficial agendada para o Salão de Genebra, que começa no próximo dia 3 de março. Não poderia ser diferente: o evento suíço é o Salão mais importante do planeta, organizado anualmente e palco dos principais lançamentos mundiais desde que foi criado há mais de 100 anos. A lista de lançamentos deste ano não é menos recheada e por isso decidimos organizar tudo em um guia rápido com os modelos mais aguardados deste ano.

 

Aston Martin

Vantage-GT3-news-launch2

A fabricante dos mais belos esportivos dos últimos anos terá ao menos duas novidades em seu estande. A primeira delas é a versão de rua do Vantage GT3, modelo que disputa o mundial de GT3 da FIA. Em relação ao V12 Vantage no qual é baseado, a potência subiu para 600 cv e o peso foi reduzido em 100 kg. Sob o capô o V12 agora tem coletores de admissão feitos de magnésio, mesmo metal usado no tubo de torque que liga o motor ao transeixo traseiro. O escape passa a ser de titânio com duas saídas centralizadas.

vantage-gt3_03

 

Com a nova potência, o Aston Vantage GT3 vai de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e chega à máxima de 300 km/h. Os mais atentos perceberão que isso é 20 km/h  a menos que o V12 Vantage, um efeito colateral do novo conjunto aerodinâmico que inclui um enorme splitter frontal, asa traseira fixa e difusor traseiro, todos de fibra de carbono. Quanta downforce essa fibra produz? Até agora a Aston limitou-se a dizer que é um número “significativo”. Os para-lamas alargados também são feitos de fibra de carbono, e se você achar que isso não é suficiente, a Aston oferece o teto de carbono como opcional.

Outras características exclusivas do Vantage GT3 são as janelas de policarbonato, as rodas de liga leve com cubo rápido, bateria de íon de lítio, bancos com ajustes manuais e amortecedores adaptativos de três estágios. Serão feitos apenas 100 exemplares do modelo.

O outro Aston que será apresentado ainda não tem cara, apenas voz. Ele foi anunciado por um teaser abstrato emoldurado pelo ronco do motor — possivelmente o V12 da marca —, seu nome será Vulcan. Até agora não se sabe praticamente nada sobre o modelo, exceto que ele será exclusivo para as pistas, tem um nome matador e ronca bonito.

 

Audi

Audi R8  Laser-Scheinwerfer

Os quatrargólicos levarão à Suíça uma das novidades mais aguardadas do ano, a nova geração do R8. Considerando o que vimos até agora não será difícil dividir as atenções com os outros supercarros que serão lançados no mesmo dia.

Ele deverá ser mostrado com motores V8 e V10, faróis de LED e uma silhueta bastante parecida com a da atual geração, porém com linhas característicos da atual linguagem de design da marca, com a grade hexagonal e traços retos e bem marcados como vimos nos diversos flagras feitos até agora.

possible-new-r8-1

Quem também será apresentado ao mundo é a nova geração do RS3, o carro mais potente construído sobre a plataforma MQB do grupo Volkswagen. Isto é, ao menos até a VW resolver lançar o Golf R400, pois o RS3 terá 372 cv.

 

Bentley

FlatOut 2015-02-19 às 18.19.36

Embora as notícias mais recentes da Bentley sejam em sua maioria sobre o futuro SUV da marca, não será desta vez que o modelo vai dar as caras. Sem ele, as novidades do B voador no Salão se resumem à atualização da linha Continental — a segunda evolução do estilo originalmente introduzido em 2003 e traçado pelo brasileiro Raul Pires (a primeira foi em 2011). Além de mudanças sutis no visual, como para-choques com tomadas de ar mais agressivas, o motor W12 ganhará um upgrade para produzir 598 cv.

 

Ferrari

Unknown

O Salão de Genebra de 2015 marcará a volta da era turbo na Ferrari. Sim, a California T já está por aí há quase um ano, mas ela era quase um modelo de nicho se comparada com as tradicionais berlinetas de motor central e os grã-turismo V12 da marca.

Como a Ferrari explicou detalhadamente todas as novidades desta “evolução” da 458 Italia e divulgou uma galeria de fotos razoavelmente completa (veja tudo neste post especial), não sobrou muito a ser revelado no Salão. Mesmo assim, alguém duvida que todos os olhos e lentes estarão voltados à 488 GTB na hora de tirar o pano?

 

Ford

focusrs (5)

O Ford GT foi uma verdadeira surpresa da marca no Salão de Detroit — praticamente ninguém esperava que um supercarro da Ford fosse aparecer tão cedo. Do outro lado do oceano, contudo, a novidade já perdeu o fator surpresa há muito tempo, mas isso não significa que o lançamento seja menos especial. Estamos falando do Focus RS, que vinha sendo anunciado, flagrado, especulado e até pré-divulgado nos últimos dois anos. O modelo será o primeiro da linhagem a ser equipado com tração integral — um sinal de que a marca finalmente dará uma resposta à altura ao Golf R, que já conta com o sistema desde 2007.

ford_gt_soncept_5 ford_unsorted_6

E agora que a marca pretende globalizar seus modelos esportivos, os americaníssimos Ford GT e Shelby Mustang GT350R farão uma visita à Europa, dividindo o estande da marca com o hot hatch. A briga pela atenção do público será acirrada neste ano.

 

Honda

civictyperconcept2 (5)

No Salão de Detroit a Ford roubou a cena ao acelerar seu V6 EcoBoost em tom de provocação durante a apresentação do Honda NSX à imprensa. Agora, a marca japonesa tem a chance de dar o troco com o Civic Type R, uma vez que o modelo ainda não foi visto em sua forma final de produção, diferentemente do Focus RS, que já teve uma galeria de fotos publicada oficialmente.

Além disso, a nova geração do Civic Si será a primeira com motor turbo — um 2.0 de “pelo menos 280 cv” que promete ser mais rápido que o antigo NSX Type R — e promete ter um visual bem mais apelativo que o hot hatch da Ford, especialmente se aquele aerofólio traseiro com luzes em formas diabólicas for mantido. Ainda assim, se a Honda mudar de ideia em relação ao visual agressivo do Type R, não será difícil atrair os olhares do público: basta entrar no pavilhão roncando bonito como no teaser acima. Ou dublar o hatch com o NSX, que também confirmou presença no Velho Mundo.

 

Koenigsegg

6698325538728296

Tradicionalmente o Salão de Genebra é onde a Koenigsegg apresenta seus supercarros ao público. Em 2011 e 2012 foi o Agera R, e em 2013 o Agera S.  No ano passado conhecemos o hiperbólico One:1, e agora a fabricante sueca já divulgou dois teasers sobre seu novo megacarro, o Regera. O nome significa “aquele que reina” em sueco, e o termo “megacarro” é provavelmente uma referência à potência do motor — ao menos 1 megawatt, ou 1.340 cv.

koenigsegg_agera_one-1_01_0

Considerando que uma fabricante de supercarros precisa sempre ir além dos seus padrões estabelecidos, para continuar surpreendendo, podemos esperar algo ainda mais radical — em desempenho e visual — que o Agera One:1, que vai de zero a 400 km/h em aproximadamente 20 segundos e pode passar dos 434 km/h.

 

Lamborghini

Lamborghini-Aventador-SV-30

A Lamborghini anda meio quieta neste começo de 2015 — eles não levaram nenhuma novidade a Detroit e também não confirmaram nada para o Salão de Genebra. Mas pense por um instante: você é a Lamborghini e haverá um evento ao lado da sua fábrica onde Ferrari, Ford, Honda, Koenigsegg e McLaren irão apresentar alguma novidade para este ano. Você certamente levaria um prato e um garfo para pegar uma fatia desse bolo, não é?

Lamborghini-Aventador-SV-9

Por isso, nossa aposta é que a Lambo apareça em Genebra com a versão Super Veloce do Aventador, dando continuidade à linhagem iniciada pelo Miura nos anos 1970. O último deles, o Murciélago SV tinha 670 cv produzidos por seu V12 de 6,5 litros, um aumento de 30 cv que foi combinado a uma redução de 100 kg no peso. Por isso, espera-se que o Aventador SV receba upgrades semelhantes, chegando a mais de 750 cv.

 

Lotus

9065117941081868926

Lembra da Lotus? Faz algum tempo que não falamos deles, não é? É que já faz algum tempo que eles lançaram seu modelo mais recente, o Evora, mas isso não significa que eles foram esquecidos.

1317609383490349090

A marca de Hethel anunciou que levará a Genebra seu modelo produzido em série mais potente de todos os tempos, o Evora 400. O número como sobrenome identifica a potência que o V6 Toyota irá produzir nesta evolução do modelo — na verdade são 406 cv se convertermos para hp métrico.

16769189111110026342

Além do motor, o Evora 400 ganhou uma cara mais atual, com luzes diurnas de LED e recortes geométricos de linhas e ângulos retos na parte inferior do para-choques dianteiro, um difusor no para-choques traseiro e um interior que remete ao de esportivos europeus bem mais caros. Logicamente o desempenho também deu um salto: ele agora vai de zero a 100 km/h em 4,2 segundos e chega aos 300 km/h.

 

McLaren

10888050131677392876

A McLaren será uma das principais responsáveis pela boa dose de supercarros no Salão deste ano. Além do P1 GTR, a versão de pista do seu hipercarro híbrido e uma homenagem ao F1 GTR dos anos 1990 (veja todos os detalhes neste post), os britânicos levarão o novo 675LT, uma variação intermediária do 650S com 25 cv a mais (675 cv, como seu nome sugere), escape de titânio e aerodinâmica otimizada para as pistas.

teaser-for-new-track-focused-mclaren-650s-variant-debuting-at-2015-geneva-motor-show_100498443_l

Até agora a McLaren vem mostrando o modelo em teasers incompletos e coberto de camuflagem, então ele ainda terá alguma surpresa quando for exibido pela primeira vez.

 

Mercedes-Benz/AMG

merc-amg-gt3-teaser-1

No estande da estrela de três pontas o SUV GLC Coupe fará sua estreia no circuito europeu de Salões, mas o verdadeiro destaque ficará por conta do AMG GT3, a versão de pista do novo esportivo topo-de-linha da divisão.

merc-amg-gt3-teaser-2

Substituindo o SLS AMG GT3, o AMG GT3 terá um bodykit bem agressivo, com para-lamas largos para acomodar as bitolas e pneus maiores, uma série de apêndices aerodinâmicos e a típica asa traseira enorme para produzir toda a downforce necessária e manter o alemão colado no chão. Os detalhes técnicos não foram revelados — sabe-se apenas que ele usará o motor V8 4.0 do modelo de rua e irá disputar a temporada de 2016 do campeonato GT3 da FIA.

 

Porsche

cayman-gt4 (11)

Depois de uma overdose de Macan, Cayenne e Panamera, a Porsche voltará às raízes esportivas com dois modelos ansiosamente aguardados. O primeiro deles é o Cayman GT4, um cupê venenoso com motor do 911 Carrera S e elementos do 911 GT3 que deverá dar trabalho às versões menos radicais do irmão mais velho. Com 385 cv o GT4 chegará aos 100 km/h em 4,4 segundos, com máxima de 295 km/h (veja todos os detalhes técnicos neste post).

9292475901983519130

O outro será o GT3 RS, a versão ainda mais radical do 911 GT3, que já foi vista em forma de brinquedo, em diversos flagras durante testes e até sem camuflagem, mas ainda não há nada oficial a respeito do modelo. Apesar disso, sabe-se que ele terá carroceria ligeiramente mais larga, asa traseira fixa, para-lamas ventilados na dianteira, teto com bolha dupla e saias de fibra de carbono. O motor deverá ser um 4.0 de 500 cv combinado exclusivamente ao câmbio PDK e, segundo rumores da imprensa europeia, será capaz de completar o giro “Bridge to Gantry” em Nürburgring Nordschleife em menos de sete minutos e meio.

Matérias relacionadas

O novo Koenigsegg Regera tem 1.500 cv, chega aos 410 km/h e… não tem câmbio!

Leonardo Contesini

310 hp, VTEC Turbo e uma meta: o novo Honda Civic Type R quer o topo de Nürburgring

Leonardo Contesini

Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce: 750 cv de fúria e 50 kg a menos

Dalmo Hernandes