por mais diferentes que os automoveis sejam uns dos outros ha muita coisa que todos eles tem em comum e nao estamos falando apenas das coisas que fazem um carro ser um carro como quatro rodas um volante e motor existem coisas que todo carro precisa ter por força da lei itens fortemente regulamentados como o conjunto de iluminaçao todo carro precisa ter farois lanternas luzes de freio e de re e claro os piscas tambem chamados de pisca piscas sinaleiras luzes de direçao ou setas eles servem para indicar a intençao do motorista de realizar uma conversao a direita ou a esquerda e por isto devem acionadas metros antes da suposta curva e nao durante a mesma mas isto e papo para outra hora ate porque voce ja sabe nao e o que voce talvez nao saiba e como o pisca do seu carro funciona e por que ele faz aquele som de clique em sincronia com as setinhas no painel alias as proprias setinhas sao um icone padrao e e por causa delas que chamamos os piscas de setas no painel do seu carro elas podem estar juntas como no fusca ou na primeira geraçao do fiat uno ou separadas piscando individualmente em sincronia com as luzes do lado de fora voce provavelmente ja tinha reparado nisso tambem certo mas como os piscas piscam e por que eles fazem este barulho o pessoal do jalopnik explicou esta charada ha algum tempo com direito a um pequeno video mostrando os piscas em açao e os pequenos dispositivos que os fazem funcionar e bem interessante [youtube id= bglcnrlnrj0 width= 620 height= 350 ] o video mostra os dois tipos principais de piscas que existem os com rele termico e com rele eletronico ambos atuam pelo mesmo principio porem por meios ligeiramente diferentes carros mais antigos como o jeep que aparece primeiro no video do jalopnik usam o rele termico outros mais modernos usam um rele eletronico mas nao precisam ser muito mais modernos como demonstra o fusca que aparece depois para entender melhor as coisas a partir dai talvez seja melhor sacar o que um rele faz um rele e na pratica um interruptor dispositivo responsavel por cortar ou estabelecer contato em uma corrente eletrica a diferença e que quando atua o rele o faz de forma intermitente e graças ao rele que as luzes de direçao piscam sem ele elas ficariam acesas o tempo todo e so apagariam quando desligadas o rele termico como o nome diz funciona por temperatura a pequena peça tem uma plaqueta bimetalica composta por duas camadas de metais diferentes posicionada entre dois contatos os dois metais possuem coeficientes de expansao termica diferentes ou seja precisam de temperaturas distintas para se expandir ou se retrair ficou claro entao podemos prosseguir o circuito eletrico a que este rele esta conectado e responsavel por acender os piscas em si e a luz correspondente no painel em sincronia quando voce liga a chave de seta a plaqueta de metal do rele se aquece e começa a se dobrar ate fazer uma tira de metal menor tocar no contato inferior esta tira se aquece e força a plaqueta maior a voltar a sua posiçao original e tocar no contato superior a esta altura a tira menor deixa de tocar o contato inferior e resfria assim como a plaqueta e as duas retornam a sua posiçao original entao a plaqueta maior começa a aquecer de novo e o processo se reinicia ate a chave de seta ser desligada este rele costuma ficar debaixo do painel do carro sob a proteçao da coluna de direçao ou na caixa de fusiveis que em alguns casos fica no cofre do motor o clique que se ouve e o som dos da plaqueta de metal se dobrando e se movimentando ritmicamente [youtube id= eg6blxdaqbu width= 620 height= 350 ] este video do qual o frame acima foi extraido explica com mais detalhes que o pessoal do jalopnik os reles eletronicos tem funcionamento mais simples um pequeno chip e responsavel por enviar um pulso eletrico de forma intermitente a uma bobina de cobre esta bobina e um eletroima que cria um campo magnetico responsavel por puxar para si uma pequena placa de metal sobre os contatos que fecham o circuito das luzes de direçao com os piscas desligados o campo magnetico gerado pelo eletroima mantem a placa longe dos circuitos quando voce aciona a alavanca o chip começa a enviar o pulso eletrico intermitente quando a corrente eletrica e interrompida a plaqueta encosta nos contatos e fecha o circuito acendendo as luzes a corrente retorna logo em seguida o eletroima atrai a plaqueta e corta o circuito novamente o clique que se ouve e o som de uma plaqueta de metal se movendo que tambem serve como lembrete de que o pisca esta ligado e sinal de que esta funcionando corretamente [youtube id= kdadffhprrq width= 620 height= 350 ] e por isto que os intervalo das luzes do pisca variam de carro para carro reles diferentes funcionam a velocidades diferentes dependendo da programaçao e da quantidade de energia necessaria para que atuem existem contudo carros modernos que dispensam os reles e enviam sinais eletronicos digitais para que os piscas se acendam de forma intermitente neste caso costuma se emular o som do rele pelos alto falantes do carro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.