Na semana passada, embalados pelo desempenho absurdo do Dodge Challenger SRT Demon, decidimos dar uma olhada em quais outros carros são capazes de chegar aos 100 km/h em menos de três segundos. Você pode conferir a primeira parte da lista aqui – nela, incluímos os carros produzidos em série. Agora, vamos falar dos carros produzidos fora-de-série, por fabricantes independentes.
A barreira dos três segundos foi quebrada em 2006 pelo Bugatti Veyron, já citado na lista anterior por chegar aos 100 km/h em 2,5 segundos declarados, e também aferidos em testes independentes. No caso dos carros produzidos fora de série, é bem mais difícil encontrar resultados de testes independentes, e por isso a maioria dos itens desta lista terá apenas os números declarados.
No mais, ainda valem as observações que fizemos no post anterior: para fins lúdicos, decidimos desconsiderar que alguns carros têm sua aceleração medida em milhas por hora (0-60 mph é igual a 0-96 km/h); e dependendo da superfície e dos pneus usados — e até mesmo da temperatura da pista e da temperatura atmosférica — a aceleração pode variar para cima ou para baixo.
E uma observação adicional: certos carros, como o NextEV Nio EP9 (que tem quatro motores elétricos, um em cada roda, e leva 2,7 segundos para chegar aos 100 km/h) não entraram na lista porque não podem rodar nas ruas, apenas em circuitos fechados.
Tudo certo? Então vamos aos carros!
Ultima Evolution Coupé
Motor: V8 de 6,8 litros supercharged
Tração: Traseira
Tempo: 2,3 segundos (declarado)
O supercarro com jeito de protótipo Le Mans já é produzido pela Ultima desde 2005, e sua versão mais recente e mais rápida não poderia ser mais lenta do que isto: o motor V8 supercharged de 6,8 litros entrega 1.032 cv para mover apenas 950 kg.
Ariel Atom 500
Motor: V8 naturalmente aspirado de três litros
Tração: traseira
Tempo: 2,3 segundos (declarado)
A versão mais veloz do Ariel Atom, um dos primeiros monstros minimalistas modernos para track days, se vale de um V8 de três litros e 500 cv projetado pela John Hartley e ainda mais alívio de peso para ser tão mais veloz que carros bem mais potentes.
Ariel Atom 3.5R
Motor: quatro-cilindros supercharged de dois litros
Tração: traseira
Tempo: 2,5 segundos (declarado)
Provando que o downsizing tem seu valor (embora, nesse caso, a gente saiba que não se trata exatamente de downsizing), o Ariel Atom 3.5R tem um motor Honda K20 metade dos cilindros do Atom 500 e um supercharger para chegar aos 350 cv e levar apenas 0,2 segundo a menos para chegar aos 100 km/h do que a versão V8.
Caparo T1
Motor: V8, 3,5 litros, naturalmente aspirado
Tração: traseira
Tempo: 2,5 segundos (declarados)
O segredo? Além de um V8 pequeno e girador de 3,5 litros e 583 cv, capaz de chegar às 10.500 rpm, o Caparo T1 parece um monoposto com para-lamas, faróis e um canopi. Pesa só 470 kg, o que significa que são 1.223 cv/1.000 kg. E foram vendidos dezesseis exemplares no Reino Unido!
Rimac Concept_One
Motor: quatro motores elétricos, um em cada roda
Tração: integral
Tempo: 2,6 segundos (declarados)
Criado pela mesma companhia que colocou um motor elétrico de 600 hp em um BMW Série 3 E30, o Concept_One impressiona com seu layout pouco convencional, que entrega o equivalente a 1.088 cv. E não é vaporware: todas as oito unidades produzidas já foram vendidas.
Koenigsegg Regera
Motor: V8 biturbo de cinco litros + três motores
Tração: traseira
Tempo: 2,7 segundos (declarado)
O carro sem câmbio conta com a força extra de seus três motores elétricos para gerar, no total, 1.825 cv. No entanto, a potência máxima combinada é de 1.500 cv.
Hennessey Venom GT
Motor: V8 biturbo de sete litros
Tração: traseira
Tempo: 2,7 segundos (declarado)
Um Lotus Exige com um motor V8 big block de sete litros com dois turbos feito especialmente para desafiar o Bugatti Veyron, no coração do Texas. Não é o mais rápido da lista, mas seu lugar aqui é honrado.
W Motors Fenyr SuperSport
Motor: boxer, seis cilindros, biturbo
Tração: traseira
Tempo: 2,7 segundos
São 910 cv no motor flat-six de quatro litros biturbo fornecido pela Porsche, mais um visual digno de ficção científica. Apenas 25 unidades do supercarro libanês serão fabricadas.
Rezvani Beast
Motor: quatro-cilindros de 2,4 litros supercharged
Tração: traseira
Tempo: 2,7 segundos (declarado)
O Rezvani Beast é baseado no Ariel Atom, mas tem uma carroceria de verdade e um motor K24 de 2,4 litros com compressor mecânico e 480 cv para puxar 750 kg.
SSC Ultimate Aero
Motor: V8 supercharged de 6,2 litros
Tração: traseira
Tempo: 2,78 segundos (declarado)
No distante 2006, a americana SSC deu ao seu supercarro, o Aero, um V8 supercharged emprestado do Chevrolet Corvette C5.R, de competição, preparado para render nada menos que 1.061 cv e, com isto, superar o Bugatti Veyron em aceleração. Eles não conseguiram, mas levar só 2,78 segundos para ir da imobilidade total até os 100 km/h ainda é um feito impressionante.
Caterham Superlight 620R
Motor: quatro cilindros supercharged de dois litros
Tração: traseira
Tempo: 2,79 segundos (declarado)
Os Caterham têm origem na década de 1950, sendo descendentes diretos do Lotus 7 – este, projetado pelo próprio Colin Chapman. A versão mais radical tem um Ford Duratec de dois litros supercharged com 310 cv. O “620” tem a ver com a relação peso-potência: 620 hp por tonelada, pois o Superlight pesa apenas 500 kg.
W Motors Lykan HyperSport
Motor: boxer de seis cilindros, 3,7 litros, biturbo
Tração: traseira
Tempo: 2,8 segundos
O Lykan Hypersport veio antes do Fenyr Supersport, e usava um flat-six Porsche de 3,7 litros, também com dois turbos, para entregar 790 cv. Ficou famoso por sua aparição em “Velozes e Furiosos 7”, por ser o primeiro carro projetado e fabricado no Oriente Médio, e também por ser o primeiro automóvel com pedras preciosas incrustadas nos faróis.
Koenigsegg Agera R
Motor: V8 biturbo, cinco litros
Tração: traseira
Tempo: 2,8 segundos
O primeiro Koenigsegg a quebrar a barreira dos três segundos foi o Agera R, com o V8 projetado in-house pelo sueco Christian von Koenigsegg preparado para queimar etanol E85 e render 1.173 cv.
Caterham Superlight R500
Motor: quatro cilindros, naturalmente aspirado, dois litros
Tração: traseira
Tempo: 2,88 segundos
O Caterham Superlight 620R é uma versão com indução forçada deste cara aqui, que impressiona pela potência do Duratec 2.0 de preparação aspirada: 267 cv.
Ariel Atom
Motor: quatro-cilindros supercharged de dois litros
Tração: traseira
Tempo: 2,89 segundos (independente e declarado)
O Ariel Atom original, em sua versão supercharged, desenvolve 314 cv e já é capaz de chegar aos 100 km/h em menos de três segundos – no que o peso de 550 kg certamente ajuda.
Koenigsegg Agera S
Motor: V8 biturbo, cinco litros
Tração: traseira
Tempo: 2,9 segundos
O Agera S é basicamente um Agera R movido a gasolina, feito para mercados onde não se consegue comprar álcool no posto. O motor a gasolina rende 1.031 cv.