voce compraria o carro com o melhor compromisso de conforto e estabilidade em curvas ride & handling de todos os carros fabricados no brasil um carro que fosse capaz de atravessar a cidade de sao paulo sem frear caso pegasse todos os sinais abertos os radares quebrados e as ruas vazias ignorando completamente crateras e quebra molas que te desse um enorme conforto de marcha acompanhado de um incrivel silencio interno mas que ao mesmo tempo te desse um comportamento impecavel em estradas cheias de curva como romeiros mas imagine ainda mais que esse carro fosse realmente barato nao o mais barato carro nacional mas em seu tamanho quase la que fosse tambem leve nao mais que uma tonelada mas com uma carroceria rigida e solida que tivesse espaço interno generoso mesmo para quatro adultos grandes e eventualmente um quinto passageiro no meio atras e mais um porta malas positivamente gigante que tivesse um motor quatro em linha suave e girador mas silencioso pacas com torque e potencia decentes e extremamente economico ainda mais quando acoplado a um delicioso cambio manual de seis marchas muito bom para ser verdade bem nao e este carro ficou a venda por quase dez anos aqui no brasil mas apesar do sucesso na praça nunca chegou ao sucesso esperado principalmente nas vendas no varejo mas mesmo se vendesse bem nao e amado por ninguem morreu ninguem percebeu chorou ou foi no enterro sim o cobalt era muito feio um face lift em 2016 fez ele apenas parar de ofender todo mundo parar de dar susto em velhinhas e enfartos em cachorros vadios com senso estetico um pouco mais apurado estava atrapalhando o negocio dos taxistas provavelmente assustando fregueses mas mesmo menos assustador continuava um carro generico sem atributos esteticos agradaveis de verdade os seus motores eram otimos em suavidade economia e alegria em subir de giro mas nenhum deles era propriamente um foguete todos eles dando pouca coisa mais que 100 cv o 1 4 e o 1 8 na verdade tinham desempenho quase igual algo realmente estranho mas o 1 8 permitia menos reduçoes de marcha o que muita gente adora justificando sua existencia o mais engraçado e que quem ajustou o limitador de velocidade maxima do 1 4 litro nao conversou com seu parceiro de baia cuidando do 1 8 litro o 1 8 ao lançamento cortava a exatos 176 km/h no velocimetro e o 1 4 a 178 km/h parece pouco mas nao para dois colegas de trabalho que se encontrassem por coincidencia indo a uma mesma reuniao carros da frota claro nao se conhece nenhum comprador de cobalt zero para uso particular com dinheiro de seu proprio bolso; se conhece um avise nossa equipe quer realizar uma analise cientifica do caso em uma estrada reta vazia e longa sujeito no 1 4 se afastaria lentamente mas claramente e constantemente do 1 8 dando altas gargalhadas de incredulidade claro o que nunca aconteceu numa segunda feira de fevereiro em 2013 na carvalho pinto sentido interior perto de mogi isto e apenas e tao somente uma hipotese colorida para provar um ponto os bancos dele eram horriveis tambem minusculos para o carro e para adultos normais eram criados para carros de ponto h alto e posiçao de dirigir de cadeira de bar nao com pernas mais esticadas como o cobalt e o onix na spin que tem ponto h mais alto na mesma plataforma sao bem mais aceitaveis o que prova a teoria sua regulagem de altura que movia so o assento ia da posiçao alto ate a posiçao tyrion lannister com a cabeça no teto sua unica qualidade supoe se e que eram bem baratos para a gm comprar porque se ainda por cima eram caros tem algo muito errado aqui mesmo assim acho incrivel como um carro tao bom objetivamente seja tao esquecido o nosso cobalt era um carro classico da gm como foram os impala de traçao dianteira nos eua carros eminentemente logicos criados por engenheiros para minuciosamente entregar tudo que seus clientes pudessem desejar na frente da concorrencia em preço espaço desempenho e todas as coisas mensuraveis em numeros e dados planilhaveis demonstrativamente melhor por que nao os amamos de paixao nao pode ser so estilo nao acredito nisso mas segurem este pensamento por um momento; antes de voltarmos a ele tenho outra historia para contar a este respeito voces se lembram do hyundai i30 de primeira geraçao prata ou preto branco a custo extra amorfo rodas com apliques cromados comuns procurando vaga nos shopping centers circa 2008 certa vez quando trabalhava na industria automobilistica de nosso grande pais como engenheiro a empresa que me empregava comprou um deles para teste e desmontagem era procedimento comum quando ainda projetavamos automoveis aqui e um que dissecava o automovel em questao em seus minimos detalhes lembro me de ir ve lo completamente desmontado era uma parte muito legal do trabalho pois existia uma equipe dedicada a isso pronta a responder todas as duvidas e se necessario cortar peças no meio para que voce a entendesse tudo no detalhe tintim por tintim era incrivel uma sala enorme com as entranhas do automovel espalhada em mesas tambem enormes com dados diversos que iam de preço estimado a peso e desempenho de cada uma delas sim um paraiso pois bem naquele dia sai realmente impressionado pela qualidade do i30 em termos de uso de materiais nobres e peças de obvia qualidade e preço era algo que antes so tinha visto no golf mk4 aquele dos pqp com movimento amortecido foi quando vi que nao se podia mais ignorar os coreanos nao mesmo o i30 era praticamente um focus mk1 o revolucionario ford com suspensao traseira multi link e motores dohc de aluminio multivalvulas fabricado com a qualidade de um golf mk4 o seu motor era altamente competitivo um dois litros dohc de aluminio com 145 cv e leve como um duratec o mais leve do tipo ate entao na traseira um multi link bem desenhado e feito com muito menos respeito pela grana que em um ford como o vw tinha batente de pe esquerdo de aluminio fundido uma peça belissima que parece custar mais que um mille inteiro era algo realmente impressionante em termos de engenharia principalmente pelo preço que era vendido aqui entao importado competir com aquilo parecia francamente impossivel o i30 foi um sucesso em todo lugar que foi vendido muito por isso nao me entendam mal mas porque hoje ainda nos derretemos pelo focus mk1 e ate em certos circulos pelo golf mk4 mas ninguem da um tostao furado por um i30 porque alguns carros objetivamente muito melhores que outros sao desprezados por gente com alguma sensibilidade automobilistica e realmente um misterio porque para desespero de meus colegas engenheiros nada do que faz um focus lendario e um i30 uma nota de rodape em nosso mundo pode ser medido nenhuma planilha de excel nenhuma pesquisa de mercado nenhum teste nenhum dado vai te ajudar aqui como pornografia e muito dificil de definir mas facil de perceber quando se ve a gm por exemplo e mestre em juntar dados e nortear seus carros so por eles o ditado preferido dos engenheiros que trabalham ali incrivelmente colado na porta de departamentos e baias como um simbolo de honra maxima diz que in god we trust; others bring data acreditamos em deus; todo o resto tem que mostrar dados claro que e algo que fala alto para um engenheiro; por definiçao e este seu trabalho algo matematico preciso sem falha logico mas tenho pena de quem acredita realmente que a matematica e resposta universal; ja vi numeros serem torturados para mostrar de tudo toda vez que se formula uma teoria se decide um monte de coisa baseada em dados assumidos chutes e aproximaçoes o trabalho e bem menos matematico do que se quer acreditar fora que nao acreditar em ninguem e deselegante pacas quem vai ser amigo desse cara que nao confia em ninguem mas divago; o assunto aqui nao e a ilusao de completa previsibilidade que povoa a mente do engenheiro e tentar achar o que faz alguns carros amados e outros odiados mesmo que o odiado seja a luz da logica e tecnica superior voltando a gm foi usando logica pura que fez o cobalt como projeto e algo que nao da para nao admirar parece que ela juntou tudo que se desejava num carro daquela categoria colocou num computador que parece um liquidificador gigante e dele saiu um cobalt novinho um carro com tanto espaço interno conforto e silencio de marcha nao deveria ser tao leve nao sem usar materiais exoticos e caros mas nao e o caso e um carro barato e realmente impressionante o cobalt mas isso e claro e admiraçao pelo trabalho de engenharia alem de nao ser algo que todo mundo percebe no maximo balançamos a cabeça e concordamos ao ouvir sim parabens bom trabalho mas ainda assim nao quero o que falamos aqui e de outra coisa gente que trabalha com carro de engenheiro a jornalista de vendedor a mecanico nao gosta de ouvir isso que vou dizer agora porque sao pessoas treinadas para encarar o carro como uma maquina apenas e maquinas nao tem alma mas gente que trata de musica de cinema de poesia usa este tipo de coisa o tempo todo porque eu nao posso o que faz um focus ser amado e lembrado e um i30 esquecido e emoçao por mais que seja um tabu falar do metafisico quando se fala de carro ele existe e so nao enxerga quem nao quer isto porque automovel e uma forma de arte tambem e como nao da escultura de seu corpo e seu interior a delicada beleza cinetica de suas suspensoes e pneus da capacidade de elevar espiritos andando ao som e poesia de seus motores carros sao arte movel cinetica belissima carrega nossos sonhos nossas lembranças nossa vida dentro dele nao se pode julgar objetos como ele com tanta carga emocional amarrada apenas com numeros o focus mk1 foi criado por uma ford europa que queria ser mais de seu estilo diferente ao seu novo nome nao era mais um escort de seus motores incriveis a sua revolucionaria suspensao traseira cada detalhe daquele carro foi criado com vontade de ser mais nao ganhar mais dinheiro ser algo incrivel e claro que se queria a admiraçao de seus semelhantes na imprensa e em outras empresas sim se esperava ganhar mais dinheiro no final mas por meio de algo que todo mundo ao ver e experimentar dissesse nossa foi exatamente o que aconteceu todo mundo caiu o queixo escreveu odes gritou aos quatro cantos a vinda deste novo messias o golf mk4 tambem era algo ambicioso ainda que movido por um ditador implacavel evil dr piech himself por isso e um carro duro mais serio com uma qualidade incrivel e revolucionaria tambem mas obviamente algo menos alegre e amavel que um focus e o meio do caminho ambiçao e boa vontade mas algum mal envolvido ja o i30 e resultado de um liquidificador parecido com o do cobalt simplesmente um produto industrial e um muito bom por sinal mas estranhamente desprovido do que provoca mais que apenas admiraçao nas pessoas william shakespeare viveu ao redor de 1590 e nunca viajou muito alem de sua cidade natal na inglaterra nao conheceu verona terra de romeu e julieta nem mesmo um italiano sequer nunca esteve na dinamarca mas e la que se passa sua maior obra a historia do deprimido principe hamlet mas ainda e atual e popular e imitado mas e claro; ele nao escreveu sobre verona copenhage ou mesmo strattford upon avon escrevia sim sobre algo imutavel em todo lugar o ser humano hamlet se encontra com o fantasma de seu pai algo que pode ser uma metafora apenas mas e fisicamente real na peça este lhe conta das traiçoes de seu tio algo que ja imaginava horacio amigo de hamlet que assiste o evento diz que encontro maravilhoso e estranho e este ao que hamlet responde eu uma das mais repetidas passagens ja escritas sendo assim como um estranho de lhe boas vindas ha mais coisas entre o ceu e a terra horacio do que sonha a nossa va filosofia eu acredito piamente que algo estranho e maravilhoso acontece aqui eu acredito que todas as esperanças de um automovel melhor diferente incrivel que moveu o time do focus original a criar o seu carro permanece tanta coisa positiva sendo colocada ali nao foi embora claro gente sofreu nesse projeto tenho certeza contratempos e tristezas aconteceram mas claramente e um produto nao so das maos e do cerebro mas tambem da alma de um monte de gente e a gente percebe isso o i30 foi so mais um trabalho certamente neste caso me aventuro a dizer trabalho de gente mais eficiente nele que o povo da ford; o i30 e objetivamente melhor mas ninguem liga para ele [caption id= attachment_283486 align= aligncenter width= 705 ] nao e um bmw moderno [/caption] vejam a bmw de hoje continua fazendo carros fantasticos como o m2 mas a gente ja enxerga algo que foi embora ali algo que falta que existia claramente em qualquer serie 3 com mais de 20 anos nao preciso trabalhar na bmw de hoje para saber que deve ser um ambiente de trabalho arduo apenas um meio de ganhar a vida sem entusiasmo sem vontade sem a inspiraçao divina que nos leva a querer ser mais fazer mais para mim e claro que o divino se foi junto com o preto no fundo de seu outrora belissimo logotipo e e por isso que a alfa romeo decadas no buraco fez de repente um carro como o novo giulia algo simplesmente maravilhoso cheio de coisa boa irradiando para todo lado imagine um italiano sendo encarregado de fazer um novo alfa gastando o que fosse necessario paixao resulta claro o giulia sabemos parece que teve varios problemas de confiabilidade nos eua pode ser mais um fim para a alfa mas nao e de sucesso de vendas que falamos aqui gente alguem tem duvida que o giulia e um classico amado desde o lançamento no perfection is so absolute that some impurity doth not pollute disse o bardo nenhum carro e uma unanimidade mesmo porque se um dia for seremos outra coisa nao mais humanos; discordar faz parte de nossa especie cada um de voces unicos maravilhosos e estranhos e dissonantes mas muita coisa nos une e esta percepçao clara de algo maior nas obras realmente importantes da humanidade a musica a poesia o automovel e uma delas explicar pode ser dificil mas as vemos claramente no varejo individualmente a gente pode mudar isso em um carro um cara que compre um cobalt zero se e que este unicornio existe e fique com ele ate morrer vai certamente ter netos e filhos e amigos que se lembram com carinho do cobalt; especificamente este cobalt imbuido da alma do vovo e toda a dedicaçao necessaria para ficar na familia por decadas e possivel que esta coisa estranha esta boa vontade aconteça no seu carro particular mas no atacado para acontecer sua criaçao tem que ter sido algo mais que simples trabalho nao espere que todos amem seu cobalt se voce o ama; e diferente tenho um amigo que nao gosta de monza tem la seus motivos logicos e ilogicos para isso que na verdade nao vem ao caso sabemos que sempre esta pronto para fazer piada do chevrolet em questao certa vez com ele num encontro de antigos ele para em frente a um 2 portas sl/e 1986 a venda marron coitado do monza impecavel mas numa cor que nao lhe fazia bem olha um bocado conversa com o vendedor e depois vem em minha direçao obviamente estava meio atarantado monza pirou quem e voce e o que voce fez com meu amigo cara igual ao do meu avo ate o cheiro coloquei a cabeça la dentro e me deu um troço um troço mesmo sei explicar nao quase que sei la ainda bem que esta caro mas vamos embora que eu nao estou passando bem e nao quero acordar amanha com um monza na garagem if music be the food of love play on
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