O Hyundai Veloster teve um certo problema de imagem no Brasil e nos EUA. Ele é um carro bem construído, com uma dinâmica bem cuidada, mas nunca teve um desempenho assombroso — seu 1.6 GDI Turbo, de 206 cv nunca foi páreo para rivais como Golf GTI, ou Focus ST.
Só que agora a Hyundai apresentou um Veloster que a gente adoraria dirigir, ou melhor, pilotar: o Veloster RM Concept, um “mini-supercarro” de motor central traseiro.
Não nos olhe deste jeito: é a Hyundai quem diz isso. O carro foi desenvolvido divisão de automobilismo da Hyundai — a High Performance Team — e traz entre os eixos um motor de dois litros e quatro cilindros com turbo e injeção direta GDI, capaz de entregar 299 cv. Além disso, a estrutura é mais rígida e a suspensão usa componentes de alumínio para aliviar peso.
Não há mais especificações ou dados de desempenho disponíveis (nem mesmo dizem se a tração é traseira ou integral), mas a potência é compatível com o regulamento atual do WRC — que restringe a potência dos carros a até 300 cv, porém os motores devem ter até 1,6 litro.
O Veloster RM Concept (RM significa “rear midship“, que é como o motor está instalado no carro), apresentado no Salão de Busan, na Coréia do Sul, é totalmente funcional e, segundo a Hyundai, foi feito para “explorar as possibilidades da plataforma do Veloster” e não está nos planos da companhia fazer um carro de produção baseado no conceito.
A equipe que desenvolveu o carro também é responsável pelo Hyundai i20 WRC — que foi apresentado em 2012 e fez sua estreia na temporada deste ano do Campeonato Mundial de Rali. O i20 tem 300 cv em seu motor 1.6 turbo e vai de o-100 km/h em 5,5 segundos com máxima de 260 km/h — o Veloster RM não deve andar menos do que isto.
Se querem saber o que a gne, um carro de rua baseado no Veloster RM seria a solução perfeita para a imagem mundial do carro — algo que nem o Veloster Turbo, com seu motor 1.6 de 201 cv e visual mais agressivo, conseguiu — é só lembrar do que o Clio V6 fez pela Renault.