“Por que você gosta tanto de carros?” É o tipo de pergunta que quem não é entusiasta nos faz de vez em quando, não é? O tipo de gente que não entende qual pode ser a graça no ronco que sai do escape de um Porsche de competição com um boxer arrefecido a ar girando a 8.000 rpm. Da próxima vez só mostre a eles este vídeo e diga “por isso!”
Este bólido elegante participando de uma subida de montanha histórica em Vale Camonica, na Itália, é o Porsche 906 Carrera 6. Quando se pensa em Porsche de competição, os nomes que vêm à mente são 917, 962, 911 GT1 e até 356, mas o 906 não é tão lembrado — o que é injusto, visto que ele tem um motor boxer de seis cilindros e apenas dois litros capaz de entregar 210 cv a 8.000 rpm e 20 mkgf de torque a 6.000 rpm.
Parece pouco, mas estamos falando de um carro feito em 1966 para enfrentar a Ferrari Dino e que pesava pouco menos de 620 kg. Além disso, o ronco do boxer girando alto é absolutamente épico!
O Porsche 906 também ficou conhecido como Carrera 6, visto que a Peugeot não gostava muito do fato de os carros da Porsche serem batizados com três números e um zero no meio — mesma razão pela qual o Porsche 911 não se chamou 901. Como um kit car, o 906 consiste em uma estrutura tubular com carroceria de fibra de vidro — construção primitiva, mas que ajudou a reduzir muito seu peso sem comprometer a resistência do carro. Aliado à excelente aerodinâmica, o baixo peso também garantia uma velocidade máxima de 273 km/h, impressionante para um motor tão pequeno.
O 906 foi desenvolvido seguindo então recém-introduzidas regras do Grupo 4 da FIA para 1966, anunciado em janeiro daquele ano e produzido em pelo menos 50 unidades (há registros nos quais o número chega a 65) para se adequar ao regulamento para homologação. Sua missão seria enfrentar a Ferrari nas corridas de endurance e, logo em sua estreia nas 24 Horas de Daytona naquele ano, ele chegou em sexto — à frente das Ferrari, mas atrás do Ford GT40 (que, a partir daquele ano, dominou tudo).
Em Le Mans, conseguiu uma marca histórica: terminar com em quarto, quinto, sexto e sétimo lugares — ainda atrás de três Ford GT40, mas à frente dos protótipos de Maranello. As vitórias para os alemães de Stuttgart só começaram a vir dois anos depois, com o Porsche 907 e seu boxer de oito cilindros e 270 cv, mas foi o 906 quem pavimentou o caminho e permitiu que, mais tarde, a Porsche desenvolvesse o lendário 917 que, bem, todos vocês conhecem.