A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Sessão da manhã

Comece o dia com esta seleção matadora de vídeos de drift

Ah, o drifting… aquele barulho dos pneus cantando no asfalto, a fumaça subindo, o ronco do motor no limite de giro, os movimentos perfeitamente coordenados com jeito de balé entre homem e máquina… ainda que você não goste, é inegável a diversão e — por que não? — a arte de controlar um carro no limite da não-aderência. Tudo fica ainda melhor se for registrado em um belo vídeo, não? Então que tal começar esta quarta-feira com uma bela seleção de vídeos de drifting? Bora?!

 

The Ugly Duckling

Este é um dos vídeos de drift mais legais e criativos já feitos — e, como outros na lista, mostra que a cultura drifter já saiu do Japão e se espalhou pelo mundo há tempos, com uma cena muito forte na Escandinávia e no Leste Europeu, por exemplo. Norbe Daunoravičius, o cara por trás deste vídeo, é lituano e dono de um BMW E36 todo detonado que ele chama de “O Patinho Feio” — daí o nome do vídeo.

Norbe já fez vários vídeos de drift, mas este é diferente pelo modo como conta a “história”: em um belo dia de sol, ele e seu amigo sentam juntos para discutir ideias para o próximo vídeo. À medida que eles vão tendo ideias de cenários — uma concessionária BMW, um túnel, um hangar, uma rotatória, um evendo de drift —, as cenas hipotéticas são mostradas. Ou seja, são vários vídeos em um. E o resultado é nada menos que épico.

 

Ryan Tuerck e a estrada perfeita

A cena drifter também é muito forte nos EUA, e um de seus maiores representantes é Ryan Tuerck, que compete na Formula Drift americana com um Toyota 86 turbo de 840 cv. Neste vídeo, ele mostra que você não precisa de um cenário pós-apocalíptico cheio de obstáculos ou de acrobacias elaboradas para fazer um bom vídeo de drift — bastam um bom carro, um bom cinegrafista e uma bela estrada no interior do estado do Oregon.

 

Gymkhana 7

A simplicidade do drifting logicamente não impede que você faça um vídeo superproduzido. A série Gymkhana, do astro Ken Block, é o maior e mais famoso exemplo disso desde 2008, quando o primeiro vídeo foi lançado. Contudo, o último vídeo é o mais épico de todos: nele, Block explora as ruas de Los Angeles ao volante de um Ford Mustang hardtop equipado com um V8 de 6,7 litros, 860 cv e 99,5 mkgf de torque — o Hoonicorn

 

Mountain Drift

Feito em dezembro de 2013 pela Sugg Films, este aqui traz tudo o que um vídeo clássico de drift precisa ter: música eletrônica bacana, uma bela estrada nas montanhas e um carro japonês modificado especialmente para andar de lado — no caso, um Nissan Silvia S13 equipado com um motor 1JZ, um seis-em-linha de 2,5 litros biturbo vindo direto de um Toyota Supra. Mais JDM do que isto, impossível, não é? Só um detalhe: o vídeo foi filmando na Turquia.

 

Motorcycle vs. Car Drift Battle 3 – The Driftpocalypse

Sabe o que é mais legal que ver carros deslizando de lado? Ver carros e motos deslizando de lado! É esta a premissa da série de vídeos Motorcycle vs. Car (ah, é?) que, em seu vídeo mais recente (e mais incrível) retrata um cenário surreal, no qual a polícia e os pilotos de rua decidem acertar as diferenças em um circuito. São doze minutos muito bem aproveitados, acredite!

 

Twelve Car Tandem Drift

Nos campeonatos de drift existe uma modalidade chamada Tandem Drift — literalmente, “drift em fila indiana”. Trata-se de uma disputa entre dois carros, um atrás do outro, que devem fazer a melhor volta possível enquanto evitam qualquer tipo de contato. É uma beleza de se ver — ainda mais se, como neste vídeo (novamente estrelando Ryan Tuerck), forem DOZE carros em vez de dois.

 

Joyce Division: Street Drifting

[vimeo id=”73583499″ width=”620″ height=”350″]

Vamos deixar uma coisa clara: praticar drifting nas ruas em alta velocidade é uma má ideia, pois além de ilegal, é perigoso. Só que, apesar disso, também rende imagens muito bacanas. Como mostra este curta em preto e branco feito à noite, nas estradas ao redor de Londres, no Reino Unido. Com trilha sonora noventista e ângulos de câmera bem ousados, não precisa nem ser uma superprodução.

 

Serra do Rio do Rastro – Police Drift vs. Street Drift

Agora, se você acha que é só na gringa que são feitos bons vídeos de drift, você está errado. Este vídeo, feito 2013 pelas equipes Drift SC e Drift Show, é 100% nacional, e usa a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, como cenário para uma perseguição fictícia entre dois Nissan Silvia, que fazem o papel de piloto ilegal e policial. É matador!

 

Um Porsche 911 de rali na neve

Mudando totalmente o clima, vamos à Noruega, onde a equipe britânica de rali Tuthill Porsche mantém uma escola de pilotagem no a neve gelo. Seria bacana de qualquer jeito, mas o fato de os carros usados serem Porsche 911 clássicos de rali torna as coisas ainda mais incríveis. Este vídeo é usado para divulgar o trabalho dos caras, e dá certo: pode ter certeza de que adoraríamos passar horas derrapando nas paisagens brancas e geladas da Escandinávia, ao volante de um clássico esportivo alemão.

 

Japan : Street Life

Feito pela Maiham Media (os mesmos caras que nos mostraram como é possível andar com protótipos de Le Mans nas ruas e acompanharam a vida noturna no submundo de Tóquio), Japan: Street Life é um pequeno passeio pelas competições ilegais de drift no Japão. Novamente, é uma má ideia — no meio da cidade, passando a centímetros dos outro carros e das pessoas que se reúnem para assistir —, mas é inegável que a visão é autêntica e impressionante.

Como de costume, a área de comentários está logo aí embaixo. Nos mostre as suas próprias adições à lista!

Matérias relacionadas

Turbo, 300cv e tração integral: no duelo entre Golf R e Subaru WRX STI quem leva a melhor?

Dalmo Hernandes

Toretto do mundo real: conheça o cara que inspirou “Velozes e Furiosos”

Leonardo Contesini

Cutaways: desvendando a mecânica dos carros com ilustrações em corte – parte 2

Leonardo Contesini