foto chailander borges nos entusiastas relutamos sempre que devemos deixar o volante aos cuidados de outra pessoa e sempre preferimos viajar de carro conduzindo a andar de onibus e natural esta no nosso sangue dito isto entusiastas de verdade tambem sabem apreciar outros veiculos e os onibus podem sim ser veiculos admiraveis especialmente no caso do cometa flecha azul o onibus mais conhecido do brasil e com razao seu visual tipicamente americano e seu motor que passava dos 360 cv nas versoes mais potentes alem do padrao de conforto superior a boa parte dos outros onibus que circulavam pelas rodovias brasileiras ate o fim da decada de 1990 fizeram do flecha azul uma lenda entre os apreciadores dos grandes veiculos de transporte coletivo a historia da cometa começa no fim da decada de 1930 com o ex aviador italiano tito mascioli que decidiu morar no brasil depois de visitar o pais algumas vezes em 1937 mascioli comprou um pedaço de terra no bairro do jabaquara na zona sul da cidade de sao paulo e entrou para o ramo imobiliario com um loteamento como nao conseguiu vender muitos terrenos devido a localizaçao de seu loteamento mascioli decidiu criar uma linha de onibus para ligar o jabaquara a praça da se no centro de sao paulo a fim de encorajar as pessoas a mudar se para la era a auto viaçao jabaquara que em pouco tempo começou a dar mais lucro que o proprio empreendimento imobiliario que deveria auxiliar mascioli claro mudou o foco e passou a investir mais em sua empresa de onibus deu resultado em dez anos a auto viaçao jabaquara ja havia se tornado responsavel por quase 50% do transporte coletivo dentro da cidade de sao paulo acontece que em 1947 foi criada a cmtc companhia municipal de transportes coletivos estatal que absorveu entre outras empresas a viaçao jabaquara mascioli foi contratado pela prefeitura para trabalhar como tesoureiro da cmtc mas nao estava satisfeito com o fim que levara sua propria empresa de transportes para resolver este problema em 7 de maio de 1948 o italiano comprou outra companhia a auto viaçao sao paulo santos ltda e mudou seu nome para viaçao cometa a inspiraçao veio do logo da sao paulo santos que ja era uma estrela cadente antes da compra cometa da linha sao paulo itapetininga foto du oliveira com a aquisiçao de outras companhias a cometa cresce e se destaca pela rapidez de suas viagens entre a capital e o litoral paulista e tambem pelas viagens entre as cidade de sao paulo e campinas alem da criaçao de diversas outras linhas ligando a metropole as cidades do interior o auge do crescimento e a implantaçao em 1951 da linha sao paulo rio de janeiro primeira conexao interestadual da cometa passando pela entao recem construida rodovia presidente dutra e ai que começa de fato a historia do flecha azul foto denir l camargo nao demorou para que a concorrencia começasse ficar cada vez mais acirrada com dezenas de novas empresas oferecendo transporte rodoviario entre sao paulo e o rio assim para se destacar em 1953 a cometa adquiriu 30 onibus gm pd 4104 considerados os mais modernos na epoca tinham carroceria de aluminio motor seis em linha detroit diesel de sete litros e 211 cv suspensao a ar e ar condicionado eram os mesmos onibus usados por diversas companhias americanas de transporte coletivo como a greyhound que de tao famosa se tornou sinonimo de onibus rodoviario e comum ouvir os americanos dizerem que vao pegar um greyhound mesmo que a operadora nao seja a greyhound alias ate mesmo as cores da greyhound azul e um amarelo palido quase bege parecem ter inspirado a pintura dos cometa e so comparar as duas a empresa diz que a inspiraçao vem na verdade de um jogo de porcelanas no qual mascioli e a esposa tomavam o cha da tarde quando ainda moravam na europa algo nos diz que nesse caso eles tomavam cha no mesmo lugar que o pessoal da greyhound foto cometa via onibus brasil de qualquer forma a carroceria polida de aluminio com paineis estriados e as cores azul e amarelo se tornaram uma combinaçao iconica os onibus gm apelidados de morubixabas eram de fato os mais modernos a circular no brasil e muita gente optava por viajar de cometa pelo conforto dos veiculos cometa papo amarelo e gm pd 4104 foto cometa via onibus brasil acontece que juscelino kubitschek presidente do brasil de 1956 a 1961 tornaria as coisas mais dificeis para a cometa sua politica de incentivo a industria nacional tornava muito mais cara e burocratica a importaçao dos onibus gm grande diferencial da companhia nao tem para vender mande fazer diante da dificuldade de importaçao dos onibus que a cometa julgava ideais para sua operaçao a soluçao foi buscar parcerias com empresas nacionais e fabricar seus proprios onibus a fim de manter o alto padrao dos mesmos como conta adamo bazani do blog diario dos transportes a primeira parceria foi com a encarroçadora striulli que passou a fabricar carrocerias iguais as dos pd 4104 sob licença da general motors quase sempre sobre chassis mercedes benz nao demorou porem para que os onibus apresentassem problemas de construçao a proxima companhia contatada foi a ciferal comercio de aluminio e ferro ltda passou a cometa alguns onibus como o papo amarelo o turbo jumbo e o flecha de prata estes foram grandes destaques na decada de 1960 e eram feitos sobre chassis scania no entanto a grande sacada viria em 1972 no salao do automovel de sao paulo cometa papo amarelo cometa turbo jumbo e cometa flecha de prata foi quando a ciferal e a cometa apresentaram o dinossauro seu topo de linha totalmente inspirado nos gm morubixabas eles tinham carroceria com rebites expostos e paineis de duraluminio uma liga de aluminio cobre magnesio manganes e silicio o dinossauro foi desenvolvido em parceria com a scania depois que as empresas desmontaram duas unidades do gm morubixaba para estudar seus projetos cometa dinossauro foto cid j beraldo de fato o dinossauro lembrava bastante os gm pd 4104 mas tinha como marca o teto mais baixo na dianteira que lhe rendia um perfil distinto seu reinado tambem durou dez anos em 1982 a ciferal passou por problemas financeiros e entrou em concordata a cometa se viu novamente sem um parceiro na fabricaçao de onibus ninguem para fazer faça voce mesmo mais uma vez a cometa se viu diante de um problema de fornecimento — um verdadeiro pesadelo para qualquer empresa foi por isso que no ano seguinte eles simplesmente criaram uma subdivisao para fabricar seus proprios onibus a cma ou companhia manufatureira auxiliar a ideia era dar sequencia a linhagem do dinossauro mas por questoes contratuais o nome dos repteis pre historicos ja nao podia mais ser usado entao os novos onibus foram batizados de flecha azul por causa das faixa azuis nas laterais [youtube id= qljv ezcfsg width= 620 height= 350 ] para muita gente a fabricaçao propria foi a conquista maxima da cometa que ganhou liberdade para implementar as inovaçoes que quisesse aos veiculos o flecha azul era ainda maior que o dinossauro e tinha um visual ainda mais elegante especialmente na traseira com quatro lanternas circulares empilhadas de cada lado que possibilitavam os famosos jogos de luz que os motoristas usavam para comunicar se entre si os onibus eram uma excelente forma de publicidade instantaneamente reconhecidos por qualquer um tinha interior luxuoso com revestimento de couro vermelho ar condicionado janelas individuais sem essa de ficar sentado ao lado de uma das colunas sem poder olhar a paisagem ou curtir a brisa suspensao hidropneumatica e cambio automatico foi a ultima grande revoluçao da cometa os flecha azul traziam novos recursos ano apos ano como ar condicionado automatico poltronas reclinaveis algumas do tipo leito e motores mais potentes sendo que o ultimo deles foi o scania ds11 seis em linha turbodiesel de 11 litros e 360 cv eram onibus muito velozes e macios com velocidade de cruzeiro que os deixou famosos resultado da combinaçao da carroceria leve com este monstro turbodiesel [youtube id= y1rd hwfqdy width= 620 height= 350 ] a produçao dos flecha azul prosseguiu ate 1999 depois de oito atualizaçoes eles nao deixaram de circular claro mas foram substituidos na linha de produçao pelo cma cometa de visual mais moderno sem frisos na carroceria e sem o teto rebaixado na parte da frente conhecidos como estrelao por causa das enormes estrelas cadentes montadas nas laterais os cma cometa tinham visual mais generico mas eram do tipo tribus com dois eixos traseiros uma exigencia do mercado dois anos depois em 2001 a viaçao cometa foi comprada pelo grupo jca que opera a companhia ate hoje no entanto a jca nao assumiu a operaçao da cma que sem uma parceira fixa pediu falencia em 2003 os dinossauros e flechas azuis seguiram em serviço alguns comprados por outras empresas e existem alguns exemplares restaurados que fazem viagens especiais ate hoje [youtube id= e9njxxyaz28 width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.