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Car Culture

Comfortractor: meio trator, meio carro – e um completo fracasso

Muitos carros icônicos nasceram de uma mesma ideia: pegar um veículo com um propósito específico e modificá-lo para cumprir outras tarefas. Pegue, por exemplo, o Jeep civil e suas variações como a station wagon conhecida no Brasil como Willys Rural: nascido nos anos 1930 como um veículo militar, após a Segunda Guerra ele foi adaptado como veículo civil para ser usado onde não há estradas, como construções, fazendas e afins. Foi um sucesso imediato e o ponto de partida para uma das mais populares culturas automobilísticas. Outro exemplo? As Utes australianas, que surgiram em 1934 depois que um casal de agricultores enviou uma carta para a Ford, dizendo que precisava de um veículo robusto o bastante para encarar o trabalho na fazenda, mas que fosse confortável o bastante para ir à igreja na cidade. Partindo de um carro de passeio, a Ford colocou nele uma caçamba e criou um segmento idolatrado na Austrália (e fora dela) até hoje. Mais ou menos na mesma época, em 1935, uma abordagem se