muitos carros iconicos nasceram de uma mesma ideia pegar um veiculo com um proposito especifico e modifica lo para cumprir outras tarefas pegue por exemplo o jeep civil e suas variaçoes como a station wagon conhecida no brasil como willys rural nascido nos anos 1930 como um veiculo militar apos a segunda guerra ele foi adaptado como veiculo civil para ser usado onde nao ha estradas como construçoes fazendas e afins foi um sucesso imediato e o ponto de partida para uma das mais populares culturas automobilisticas outro exemplo as utes australianas que surgiram em 1934 depois que um casal de agricultores enviou uma carta para a ford dizendo que precisava de um veiculo robusto o bastante para encarar o trabalho na fazenda mas que fosse confortavel o bastante para ir a igreja na cidade partindo de um carro de passeio a ford colocou nele uma caçamba e criou um segmento idolatrado na australia e fora dela ate hoje mais ou menos na mesma epoca em 1935 uma abordagem semelhante a das utes foi adotada por uma fabricante de tratores norte americana porem no sentido oposto um trator modificado que fosse capaz de cumprir todas as funçoes de um trator comum durante a semana e aos finais de semana pudesse rodar normalmente em vias publicas rurais e urbanas a fabricante se chamava minneapolis moline que foi fundada em 1929 pela fusao de tres empresas do ramo de maquinas agricolas a msm minneapolis steel & machinery a mtm minneapolis threshing machine e a moline plow ate o fim dos anos 30 a minneapolis moline fabricava tratores como todos os outros que existiam na epoca veiculos extremamente simples a ceu aberto feitos puramente para o trabalho rebocar equipamentos agricolas realizar serviços de terraplanagem etc [caption id= attachment_206364 align= aligncenter width= 800 ] um trator u series da minneapolis moline[/caption] atraves de uma pesquisa com proprietarios porem a fabricante percebeu que havia demanda entre os fazendeiros por um trator com cabine coberta garantindo proteçao e um minimo de conforto durante o serviço a empresa achou entao que fosse uma boa ideia levar o conceito alem por que simplesmente fazer um trator com cabine coberta eles poderiam transformar o trator em um veiculo versatil que alem do trabalho na fazenda pudesse tambem ser utilizado para ir a cidade como qualquer carro de passeio e assim foi feito o resultado foi o minneapolis moline udlx de u deluxe tambem conhecido como comfortractor feito com base na serie u de tratores da fabricante como todos os outros tratores da familia o udlx era movido por um quatro cilindros a gasolina de 4 6 litros e 42 cv o cambio porem tinha cinco marchas em vez das quatro marchas dos outros modelos a quinta marcha deveria ser usada apenas na estrada e permitia que o trator chegasse aos 65 km/h velocidade que na epoca era suficiente para torna lo apropriado para uso em vias publicas o ponto mais interessante do comfortractor porem era seu estilo a minneapolis moline projetou uma carroceria que incluia uma cobertura para o motor para lamas integrais e uma cabine fechada com acesso por uma porta dupla na traseira havia farois uma luz de freio e para choque dianteiro cromado o interior tinha espaço para duas pessoas ou tres se todos ficassem meio espremidos tres para brisas basculantes com limpadores aquecedor e para sol para o motorista o painel de instrumentos era completo havia um porta luvas e o espelho retrovisor tinha um relogio embutido o estilo do udlx nao era muito diferente do que se via em um carro familiar da epoca embora tivesse as proporçoes de qualquer outro trator embora nao seja uma visao usual o comfortractor era bonito para um trator e foi bem recebido pelos cerca de 12 000 fazendeiros que foram convidados para a apresentaçao oficial em 1938 https //www youtube com/watch v=pzsvm272fuw acontece que o comfortractor nao foi o sucesso que a minneapolis moline previa bem o contrario na verdade a carroceria e a cabine fechada eram montados sobre um trator u series como qualquer outro o que significa que ele nao tinha nenhum tipo de suspensao chamar o rodar de confortavel era certo exagero alem disso o motor criado para uso em baixas rotaçoes priorizando o torque vibrava muito em quinta marcha e ainda fazia muito barulho sem falar que a cabine montada em posiçao relativamente baixa sofria com falta de espaço por conta do cambio e do eixo traseiro que invadiam seu interior por fim os freios eram a tambor com 40 cm de diametro apenas nas rodas traseiras pouco eficientes na hora de parar um trator de 2 900 kg a mais de 60 km/h o outro pecado do udlx comfortractor era o preço ha 80 anos um dos tratores basicos da minneapolis moline custava us$ 1 000 cerca de us$ 17 000 em valores atualizados enquanto o comfortractor custava quase o dobro us$ 1 900 us$ 34 000 em 2018 naquela epoca um carro de passeio basico como o ford tudor model a ou um chevrolet standard carros de verdade com quatro lugares suspensao radio e espaço para bagagem custavam cerca de us$ 750 por volta de us$ 13 000 hoje em dia e so fazer as contas comprando um trator normal e um carro economizava se uns us$ 150 o equivalente a cerca de us$ 1 800 em 2018 por dois veiculos sem as desvantagens inerentes ao projeto do comfortractor como resultado o minneapolis moline udlx foi um fracasso foram fabricados entre 125 e 150 exemplares de maio a novembro de 1938 algumas fontes afirmam que a produçao foi ate 1941 com apenas 100 deles vendidos os exemplares restantes foram convertidos e colocados a venda como tratores comuns da serie u estima se que sobraram 80 exemplares espalhados pelos eua sendo que menos de 30 deles estao em boas condiçoes restaurados ou funcionando como começamos dizendo neste post eis um caso de adaptaçao que sofreu com a execuçao e com o momento quando mencionamos os estados unidos nos anos 1930 estamos falando de um pais ainda se recuperando de uma das mais graves recessoes de sua historia nao era o cenario ideal para vender um trator de luxo custando o dobro de um trator comum por outro lado decadas depois os tratores com cabines fechadas e itens como ar condicionado e radio começaram a surgir hoje eles sao a regra do mercado e nao a exceçao o comfortractor veio na hora errada e com a proposta errada contudo seu reconhecimento veio oito decadas depois hoje em dia os exemplares que restaram sao altamente cobiçados por colecionadores do ramo que chegam a pagar mais de us$ 200 000 em leiloes
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