em harmonia com o atual momento da industria automobilistica no mundo que aparentemente esta aos poucos colocando os carros em segundo plano e concentrando se cada vez mais nos utilitarios um dos lançamentos mais aguardados nos ultimos tempos e a picape do jeep wrangler prevista para chegar no ano que vem ja como modelo 2020 a nova caminhonete devera se chamar jeep gladiator ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] como ja dissemos por aqui dada a eletrificaçao hibridizaçao e automaçao dos carros nao vamos estranhar se nos proximos anos os utilitarios old school como o genial suzuki jimny e o proprio wrangler se tornem o ultimo reduto daqueles que curtem os veiculos como eles ainda sao hoje em dia movidos a combustao interna e ligaçao passional com os classicos de 30 40 ou 50 anos atras por isto e facil entender o apelo que uma picape feita com base no wrangler utilizando o mesmo chassi o mesmo powertrain atualizado da nova geraçao e com a mesma identidade visual classica [gt40 content search= jeep widget= 1 ] acontece que como voce talvez ja saiba o futuro gladiator nao sera a primeira picape feita pela jeep e este e o momento perfeito para recapitularmos quais foram as outras voce nao acha jeep truck o jeep 4x4 truck foi lançado em 1947 dois anos depois do jeep civil original o cj 2a tambem conhecido como jeep universal com uma arquitetura bastante semelhante a do jeep station wagon nossa rural o jeep truck tinha entre eixos mais longo que o jipe 2 997 mm contra 2 032 mm e utilizava o mesmo conjunto mecanico ou seja era movido pelo quatro cilindros go devil de 2 2 litros e 63 cv em 1954 este motor foi substituido pelo hurricane que tinha os mesmos 2 2 litros porem utilizava um novo cabeçote e entregava 72 cv em 1954 foi introduzida a opçao pelo motor super hurricane seis cilindros de 3 7 litros e 105 cv que em 1962 foi substituido pelo motor tornado que tambem tinha seis cilindros porem deslocava oito litros e com comando de valvulas no cabeçote chegava aos 140 cv o jeep truck sequer tinha um nome mas isto estava longe de atrapalhar suas vendas entre 1947 e 1965 foram fabricados 200 000 exemplares sem contar os que foram montados e vendidos no brasil a picape era conhecida como bicudinha por aqui graças ao angulo da grade dianteira nos exemplares produzidos ate 1960 a partir daquele ano a picape estreou visual abrasileirado com a dianteira mais larga e marcante jeep fc forward control forward control em ingles quer dizer controles a frente em uma traduçao livre na pratica significa que o jeep forward control tinha a cabine deslocada para a frente com o motorista sentado sobre o eixo dianteiro configuraçao popularizada em 1950 pela vw kombi e adotada pela jeep como forma aproveitar melhor o espaço entre os eixos aumentando a capacidade de carga o jeep forward control foi lançado em 1956 e era baseado no cj 5 utilizando inicialmente o mesmo motor hurricane de 2 2 litros havia duas versoes fc 150 com entre eixos de apenas 2 100 mm porem graças ao layout da cabine uma caçamba de dois metros de comprimento; e fc 170 apresentado em 1957 com entre eixos de 1 030 mm e uma caçamba de 2 7 metros de comprimento o motor nesse caso era o super hurricane de seis cilindros e 3 7 litros embora a willys tenha apostado alto na produçao do forward control e sua recepçao pelo publico tenha sido boa no primeiro ano foi questao de tempo ate que o desenho do jeep fc se mostrasse experimental demais com isto em nove anos de produçao foram vendidos apenas 30 000 exemplares a maioria deles a frotistas dito isto com o passar das decadas foi se formando um culto em torno do jeep fc geralmente e o que acontece com um carro inovador porem fracassado em seu proprio tempo tanto que em 2012 a jeep apresentou uma versao renovada do conceito chamada mighty fc durante o jeep easter safari e foi um sucesso ainda que nao existissem planos para torna lo realidade jeep gladiator a original em 1962 a jeep apresentou aquele que pode ser considerado o sucessor da rural e o precursor de todos os jeep modernos o wagoneer que utilizava uma evoluçao da plataforma original porem adotava uma carroceria mais parecida com a de qualquer outra perua de passeio alias o termo sport utility vehicle que deu origem a sigla suv foi utilizado primeiro pela jeep para referir se ao wagoneer do ano modelo de 1974 para o ano modelo seguinte foi introduzida uma picape feita com base no wagoneer com entre eixos curto 3 048 mm ou longo 3 353 mm havia versoes com traçao traseira ou integral naquela epoca os jeep eram fabricados pela american motors corporation amc que tambem fornecia um motor v8 opcional de 5 4 litros e 250 cv a partir de 1965 de serie o gladiator utilizava um seis em linha de 3 8 litros com comando no cabeçote e 140 cv [youtube id= 9gosodp77mo width= 620 height= 350 ] o jeep gladiator foi uma das primeiras picapes norte americanas a oferecer itens como freios assistidos direçao hidraulica e cambio automatico a partir de 1971 o nome gladiator foi eliminado e a picape passou a se chamar simplesmente jeep truck novamente ela foi fabricada ate 1988 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] jeepster commando por alguma razao em 1948 a jeep achou que era uma boa ideia colocar no mercado um carro com o mesmo visual do jeep porem com carroceria mais baixa rodagem mais macia e interior mais refinado e confortavel que no jeep cj na epoca a fabricante chegou a afirmar que o chamado jeepster seria o carro esportivo ideal para um veterano da segunda guerra como se tudo o que um homem que lutou na guerra quisesse na vida fosse comprar um carro que o lembrasse do campo de batalha sem surpresa o jeepster foi um fracasso mesmo oferecendo de serie itens que em outros carros eram opcionais como acabamentos cromados para sol pneus faixa branca e estepe na traseira mas ele custava o mesmo que um ford v8 super deluxe que era mais potente e realmente confortavel e por isso foi um fracasso ainda assim em 1966 a jeep decidiu reviver o nome jeepster desta vez com traçao nas quatro rodas em 1948 a traçao era apenas traseira e o motor hurricane de 75 cv custando menos e oferecendo diferentes opçoes de carroceria incluindo conversivel e station wagon o que importa para nos contudo e que primeira vez era vendido como picape com teto de metal e a mesma dianteira do jeep cj o jeepster commando teve mais de 57 000 exemplares vendidos entre 1966 e 1971 começando em 1971 o veiculo passou por uma reestilizaçao na dianteira que ficou mais larga e convencional agora batizado apenas jeep commando o utilitario vendeu mais 20 000 unidades ate 1973 quando saiu de linha jeep cj 8 scrambler o jeep cj 7 fabricado entre 1976 e 1986 ganhou uma versao picape chamada cj 8 scrambler em 1981 diferentemente dos outros nomes desta lista porem o scrambler tinha a caçamba integrada ao restante da carroceria era uma adaptaçao mais crua mas o entre eixos 30 cm mais longo do que no jeep comum era suficiente para garantir a usabilidade o scrambler era movido de serie por um quatro cilindros general motors de 2 5 litros e 82 cv que nao era muito diferente do motor utilizado pelo chevrolet opala no brasil havia tambem a opçao por um seis em linha amc de 4 2 litros e 110 cv ambos os motores tinham carburadores de corpo duplo e igniçao eletronica o cambio standard era manual de quatro marchas e havia dois opcionais um manual de cinco marchas ou um automatico de tres marchas como opcional a traçao 4x4 tinha um seletor manual o jeep cj 8 scrambler foi anunciado pela fabricante como a primeira picape compacta verdadeiramente norte americana mas como produto de nicho teve vida curta foi vendido por apenas seis anos entre 1981 e 1986 mas a quantidade de exemplares fabricados ate foi generosa mais de 27 000 com isto o scrambler foi relativamente bem sucedido e seu nome foi cotado para batizar a nova picape da jeep faz poucos dias que vazou a informaçao de que ela se chamara muito provavelmente jeep gladiator jeep comanche como contamos neste post o jeep comanche nao era baseado no cj ou no wrangler mas sim no jeep cherokee lançado em 1985 ele trazia o melhor de dois mundos o visual e o conforto da estrutura monobloco do cherokee na dianteira com a robustez de um chassi do tipo escada e do eixo rigido na parte posterior onde ficava a caçamba picape off road legitima o jeep comanche tinha suspensao dianteira quadralink que consistia em um eixo rigido com barra panhard molas helicoidais e braços de controle superiores e inferiores; e na traseira aplicava feixes de molas semi elipticas mais longas que as usadas no suv resultando em maior curso de suspensao e boa capacidade de carga sem prejuizo ao conforto alem disso havia dois tamanhos de caçamba intercambiaveis uma de 2 1 metros disponivel desde o lançamento e uma de 1 8 metro introduzida em 1987 com a caçamba maior e o pacote metric ton que incluia molas mais firmes e diferencial traseiro reforçado a capacidade de carga da comanche podia chegar a 1 000 kg dai o nome tonelada metrica os motores eram um quatro cilindros turbodiesel de origem renault com deslocamento de 2 1 litros e 88 cv; um quatro cilindros amc a gasolina de 2 5 litros e 117 cv; e um v6 de 2 8 litros general motors o mesmo usado pela chevrolet s10 com 110 cv embora tenha feito sucesso nos primeiros anos o jeep comanche teve vida curta apenas sete anos saindo de linha em 1992 ele foi a ultima picape produzida pela jeep pois a partir de 1993 a chrysler decidiu que a unica marca do grupo a vender picapes seria a dodge o comanche foi sucedido pela dodge dakota no posto de picape media da chrysler
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.