poucos modelos de rodas tem tanta versatilidade de aplicaçao estetica como os modelos cross spoke da bbs — a mais conhecida e a bbs rs mas ha diversas variaçoes com os raios cruzados e isso nao e uma opiniao; basta pensar em quantos carros usaram esse tipo de roda como equipamento original de fabrica praticamente todos os bmw dos anos 1970 e 1980 os modelos volkswagen os volvo dos anos 1990 e 2000 a maserati a ford e a ferrari a jaguar e a porsche todas elas ja usaram ao menos um dos modelos cross spoke da bbs e um feito impressionante porque o design das rodas faz parte do conceito estetico do carro como um todo e todos estes fabricantes mencionados acima fazem carros com estilos bem diferentes entre si o que tem a ver um volvo dos anos 1990 com uma ferrari ou um porsche em termos de design pouca coisa ainda assim as rodas bbs foram usadas em todos eles [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 367274 367275 367276 367277 ] e por isso que uma noticia como a insolvencia da bbs que pode leva la a falencia e algo que chama a atençao a bbs e uma das maiores fabricantes de rodas do planeta fornecedora oficial da formula 1 desde 2022 como ela chegou a esta situaçao e facil entender e eu poderia explicar em 10 ou 15 linhas — essa parte aparece no final deste texto — mas acho que e uma boa hora para contar a historia da marca como ela surgiu como se tornou uma gigante das rodas e como ela chegou a essa insolvencia atual em 1970 na cidade de schiltach em baden wurttemberg na alemanha os amigos heinrich baumgartner e klaus brand se juntaram para abrir uma fabrica de componentes plasticos para a industria automobilistica como spoilers retrovisores para choques e para barros o nome foi escolhido com o pragmatismo racional tipico da cultura alema juntaram as iniciais dos sobrenomes e a inicial da cidade — a mesma logica usada pela amg assim baumbargtner e brand em schiltach deram origem a bbs um nome curto e facil de memorizar como eles fariam peças para carros a empresa ganhou um sobrenome que significava tecnologia automobilistica em alemao bbs kraftfahrzeugtechnik em apenas dois anos em 1972 o foco da empresa começou a mudar naquele ano baumgartner e brand desenvolveram uma nova tecnica para a produçao de rodas a construçao em tres peças separadas o aro a face e a tala o modelo foi batizado rs as iniciais de renn sport ou corrida em alemao a inspiraçao foram as rodas raiadas de corrida dos anos 1950 e 1960 que eram populares por seu baixo peso e praticidade na instalaçao com um unico parafuso central no caso das bbs rs o miolo feito a partir de uma unica peça de metal era bem mais resistente do que uma porçao de raios de arame e a divisao em tres partes em uma construçao modular permitia que se fabricasse rodas de largura e offset diferentes de forma mais rapida barata e pratica sem prejudicar a rigidez da peça como a bbs ja fornecia componentes plastico para a bmw nao foi dificil convence los a usar tambem suas rodas em seus carros de corrida e por isso que o bmw 3 0 csl usava rodas bbs foi questao de tempo ate que o visual atraente e a funcionalidade das bbs conquistasse outras fabricantes alem de pilotos e equipes independentes rapidamente a bbs cresceu e passou a atender tambem a demanda pelas rodas em carros de rua ainda no final dos anos 1970 a bbs começou a atender as fabricantes e lojas que queriam rodas iguais as que viam nas corridas em seus proprios carros as bbs de rua eram inspiradas nas rodas de competiçao mas para conter custos e se tornarem mais acessiveis eram feitas de liga leve fundida enquanto as as rodas de competiçao tinham miolo forjado com aro e tala estampados processos que eram mais caros mas garantiam maior resistencia as rodas as informaçoes historicas a respeito dos primeiros modelos de rodas bbs feitas para carros de rua divergem bastante e a propria companhia conta sua historia de forma resumida e consenso geral que as rodas bbs rs foram as primeiras seguidas por outros modelos como a bbs rz a versao em peça unica fundida da rs; e a bbs rg que era construida como uma roda de corrida com miolo forjado — a letra g de seu nome quer dizer geschmieded ou forjado em alemao as fabricantes alemas tambem agiram rapido ao adotar as rodas bbs como equipamento de serie em alguns de seus modelos a bmw foi uma das primeiras antes mesmo do m3 e30 ai em cima o bmw serie 5 da geraçao e12 ja usava rodas bbs de fabrica melhor ainda o modelo era o m535i movido por um seis cilindros de 3 5 litros e 231 cv que era um dos sedas mais rapidos do mundo quando foi lançado em 1980 naquele ano foram produzidas 220 000 rodas na fabrica em schiltach mercedes benz audi volkswagen porsche e opel ou seja as mais importantes fabricantes alemas tambem começaram a usar rodas bbs como equipamento original em seus carros e nao apenas modelos desenhados pela bbs mas tambem rodas projetadas in house e fornecidas pela bbs rapidamente o ritmo de produçao aumentou e em 1987 com apenas 17 anos no mercado a bbs abriu uma nova fabrica para conseguir atender a demanda [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 367261 367260 ] ja nos anos 1990 eles decidiram expandir sua atuaçao com uma linha de volantes e outra de bancos a produçao durou pouco e nao foi muito bem sucedida sendo descontinuada no final da decada por outro lado as rodas iam melhor do que nunca em 1994 a bbs firmou acordos com a pininfarina e com a bugatti para fornecer rodas para seus conceitos e no caso da bugatti para o supercarro eb110 foi nesta epoca que a bbs começou a diversificar ainda mais os desenhos de suas rodas em 1995 comemorando 25 anos de sua fundaçao a companhia lançou a bbs rs ii que tinha o intuito de inaugurar uma nova era no design das bbs modernizando o tema dos raios cruzados criando a derivaçao de raios em forma de y ou y spoke a inspiraçao eram as bbs lm que começaram a ser produzidas no ano anterior para os prototipos que competiam nas 24 horas de le mans e tambem ganharam uma versao de rua tambem nos anos 1990 a bbs começou a fornecer rodas de magnesio para diversas outras categorias a dtm a super gt e ate mesmo a formula 1 em 1994 michael schumacher venceu seu primeiro titulo mundial na formula 1 usando rodas bbs de magnesio forjado em seu benetton apesar da popularidade de suas rodas e da expansao no segmento oem tornando se fornecedora de diversas fabricantes de automoveis fora da alemanha saab subaru lexus mazda ford jaguar e volvo para citar apenas algumas delas a bbs enfrentou uma combinaçao de fatores que a deixaram em uma posiçao delicada no final dos anos 2000 entre 2000 e 2001 a bbs investiu na expansao de sua fabrica em schiltach e na construçao de um centro de logistica mas a recuperaçao do investimento foi abalada pelo aumento drastico no preço do aluminio logo apos a expansao da bbs em 2002 quando as instalaçoes reformadas começaram a operar a tonelada do aluminio custava us$ 1 280 em fevereiro de 2004 a tonelada ja custava us$ 1 700 e nao parava de subir em janeiro de 2006 o aluminio chegou a us$ 2 500 por tonelada e chegou a pouco menos de us$ 2 900 em março de 2007 foi um golpe duro para a bbs que se viu em situaçao de insolvencia e precisou protocolar seu primeiro pedido de recuperaçao judicial o processo resultou na venda da empresa para um grupo belga chamado punch international que assumiu a bbs naquele mesmo ano ironicamente nos anos seguintes o aluminio voltou ao seu patamar normal de preços voltando a custar menos de us$ 2 000 a tonelada contudo em 2009 os efeitos da crise economica global afetaram a punch que teve de se reestruturar e vendeu a bbs a sua acionista majoritaria a creacorp cv no ano seguinte uma nova alta dos preços do aluminio colocaram o metal acima dos us$ 2 000/tonelada com a empresa tentando se recuperar da crise a insolvencia voltou a assombrar a bbs mais um pedido de recuperaçao de judicial foi feito — e concedido pela justiça alema o administrador judicial percebeu que a bbs poderia ser dividida em tres empresas diferentes no processo de recuperaçao a divisao de automobilismo e a divisao de rodas forjadas foram vendidas para uma holding japonesa chamada japan ono group enquanto a divisao de rodas fundidas foi vendida a uma empresa de investimentos austriaca chamada tyrol equity que recuperou a empresa agora chamada bbs gmbh apenas e a vendeu para uma holding coreana chamada nice holdings que se comprometeu a implementar o plano de recuperaçao da bbs mas novamente havia uma tempestade no meio do caminho a pandemia de covid 19 resultou na paralisaçao do setor automobilistico e na suspensao de pagamentos o que levou a bbs gmbh a um novo pedido de recuperaçao judicial o processo resultou na venda da bbs para a kw automotive a mesma dos amortecedores kw mas antes que ela pudesse pensar em colocar as finanças da bbs em ordem o preço do aluminio disparou como efeito colateral da paralisaçao durante a pandemia chegando a um pico historico de us$ 3 500/tonelada o resultado mais um pedido de recuperaçao judicial em setembro de 2023 em apenas dois meses uma nova compradora agora alema a ish management services adquiriu a marca nao deu nem tempo de traçar uma estrategia na semana passada a bbs pediu recuperaçao judicial pela quinta vez as outras duas subsidiarias contudo estao firmes e saudaveis financeiramente apesar da falsificaçao das rodas forjadas que e mais um problema de reputaçao do que de concorrencia a marca ainda e lider nas rodas forjadas aftermarket e e fornecedora oficial da formula 1 alem de ter a clientela da industria automobilistica ou seja ainda que a divisao de rodas fundidas declare falencia a bbs como conhecemos e aprendemos a admirar continua como sempre foi
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