em toda a historia da humanidade passamos por mais de 50 pandemias globais algumas delas foram terrivelmente crueis simplesmente por nao existir sequer um metodo cientifico de analise de causa e efeito outras porque nao havia desenvolvimento tecnico cientifico como ha hoje em dia e outras por que infelizmente a ciencia nem sempre e capaz de dar conta do problema — a pandemia do hiv esta chegando aos 40 anos sem nenhuma previsao de cura ou imunizaçao a pandemia de covid 19 teve um pouco da falta de desenvolvimento cientifico mas felizmente esta sendo contornada com tudo o que se aprendeu com as mais de 50 pandemias anteriores alguns de seus efeitos colaterais contudo sao ineditos nunca uma pandemia afetou tao fortemente a geopolitica e a economia global isso porque nunca a atividade industrial global teve de ser paralisada mesmo nos periodos mais dificeis da nossa historia recente — considerando claro o periodo pos revoluçao industrial — a atividade fabril jamais foi interrompida durante a crise de 1929 ela foi reduzida a 70% da capacidade mas nao foi interrompida durante as grandes guerras mundiais ela nao apenas continuou funcionando como tambem foi estimulada pelo esforço de guerra tornando se o grande motor da economia naqueles periodos mesmo para os paises que acabaram derrotados mas durante a pandemia de covid 19 a atividade industrial teve uma paralisaçao de quase 100% e para entender o impacto desta paralisaçao basta pensar no que aconteceria se voce de repente sem planejamento deixasse de trabalhar por 45 dias o que aconteceria com sua casa se isso acontecesse voce gastaria sua reserva de emergencia se tiver uma atrasaria pagamentos teria que reduzir as despesas basicas ao minimo possivel apos 45 dias toda a sua receita seria dividida entre as despesas atuais e as despesas acumuladas nos 45 dias em que voce nao ganhou dinheiro entao qualquer investimento que voce planejava fazer como comprar um sofa novo uma tv maior uma geladeira com wi fi ou uma reforma no telhado terao de ficar para outra hora primeiro voce precisa remar de volta para onde estava antes de a correnteza te arrastar para tras agora imagine que em vez de voce e sua casa estamos falando de uma fabrica uma fabrica que precisou parar de produzir por 45 dias sem tempo para planejar essa parada a partir da semana que vem tudo sera desativado por 45 dias a fonte de renda da fabrica tambem ira secar porque fabricas ganham dinheiro vendendo o que fabricam a fabrica tem capital de giro limitado como a sua reserva de emergencia que sera fatalmente consumido pela falta de receita apos 45 dias a fabrica retoma as atividades mas antes de vender ela precisa comprar a materia prima e transforma la normalmente isso e feito com o capital de giro — e por isso que ele se chama capital de giro serve para manter a operaçao girando — mas o capital de giro foi usado para manter a fabrica parada so que o cenario piora porque a materia prima vem de outra fabrica que esta na mesma situaçao e quem compra sua produçao seja industria ou comercio tambem esta na mesma situaçao e literalmente o travamento do sistema como se reinicia um sistema travado de um jeito que nunca aconteceu e exatamente isso o que esta acontecendo com a industria de automoveis neste momento a industria automobilistica parou assim como seus fornecedores e os fornecedores de seus fornecedores com a retomada da atividade houve a retomada da demanda pessoas voltaram a comprar carros fabricantes voltaram a produzir carros mas a produçao de carros depende de componentes terceirizados e materias primas como a atividade parou quase por completo as empresas estao com menos capital de giro ou endividadas pouco capital de giro limita a capacidade de produçao endividamento limita o credito e a falta de credito tambem limita a capacidade de produçao isso tudo posto de forma simplificada ok com isso a oferta de insumos diminui como o sistema economico global e complexo as soluçoes nao sao claras — na verdade sequer os problemas sao iguais para todos por isso as soluçoes sao complexas isso e o que se costuma chamar de wicked problem um problema complexo de dificil soluçao por nao haver uma soluçao unica cada caso se resolve de acordo com sua situaçao alguns conseguem credito outros tem capital de giro outros conseguem margens maiores novamente isso tudo posto de forma simplificada para melhor compreensao normalmente quando ha menos oferta do que demanda ha uma oportunidade de fazer dinheiro atendendo a demanda mas desta vez esta oportunidade nao pode ser explorada porque o sistema parou o dinheiro simplesmente parou de circular a capacidade de produzir esta temporariamente reduzida e e por isso que os preços subiram e preciso manter estruturas investimento desenvolvimento e pagamentos com um menor volume de vendas — um volume reduzido nao pela falta de demanda mas pela impossibilidade de se produzir mais e por isso que o preço do aço subiu quase 200% desde março de 2020 quando a pandemia começou a frear a economia quando a oms decretou a pandemia do novo coronavirus muitas siderurgicas interromperam a produçao temendo uma grande recessao pela frente como a queda na demanda foi menor que o previsto ha escassez do insumo ha tambem outros fatores como o fato de a produçao de aço ser um duopolio na pratica mas muito dos preços atuais do aço tem a ver com a reduçao da oferta — algo que segundo os analistas so ira normalizar ao longo de 2022 cara cade meus chips outro insumo que esta afetando drasticamente nao apenas a produçao e o preço dos carros mas de absolutamente tudo o que usa um minimo de eletronica hoje em dia sao os semicondutores ou chips eletronicos ou simplesmente microchips eles sao o cerebro e o coraçao dos eletronicos sao pequenos componentes com bilhoes de transistores que permitem a passagem ou o bloqueio do fluxo eletronico apesar de eles terem tamanhos variados a maioria deles nao e muito maior que uma moeda de 10 centavos a ibm por exemplo lançou em maio seu chip mais avançado previsto para entrar em cena a partir de 2024 com 50 bilhoes de transistores compactados em uma peça menor que um adesivo de troca de oleo https //www youtube com/watch v=knd u avg0c estima se que atualmente existam mais de cem bilhoes de chips em uso no planeta sua geladeira atualmente tem alguns seu forno de micro ondas tem outro punhado deles o relogio do seu fogao tambem sua tv tem dezenas seu computador e seu celular mais uma boa quantidade deles o portao eletronico da garagem o roteador as lampadas de led tambem os carros nao ficam fora dessa o quadro de instrumentos e eletronico ha mais de 30 anos entao ele tambem usa alguns microchips o ar condicionado automatico a ecu do motor e todas as dezenas de ecu que controlam um carro moderno ou simplesmente o radio do carro tudo isso precisa de microchips para ser fabricado e nem entramos na garagem dos carros eletricos e seus carregadores o problema dessa historia e que os microchips sempre tiveram demanda maior que a oferta mesmo antes da pandemia e isso acontece porque ha poucos fornecedores destes componentes fabricas de microchips sao extremamente caras de se construir podendo chegar a us$ 10 bilhoes devido a tecnologia necessaria para o desenvolvimento e produçao em larga escala destes componentes por isso ha apenas 35 fabricantes de semicondutores no mundo inteiro e durante a pandemia de covid 19 muitas destas 35 fabricantes interromperam sua produçao https //www youtube com/watch v=bor0qlifjz4 acontece que como no caso do aço a demanda nao caiu tanto devido ao aumento da demanda por eletronicos os pedidos chegavam as fabricantes mas nao havia meios de produzir no volume solicitado mesmo agora com força total em algumas fabricas o volume de pedidos e tao alto que nao ha capacidade produtiva viavel para atender essa demanda com a rapidez necessaria neste momento um pedido de microchips tem uma espera de no minimo seis meses para ser atendido por causa deste cenario as fabricantes precisam fazer uma projeçao de vendas para estimar o numero de microchips necessarios para manter a produçao ativa e eles chegarao so daqui a seis meses isso causou dois problemas os fabricantes de veiculos precisam aumentar os estoques o que custa mais dinheiro e exige mais capital de giro; e a urgencia na compra de chips tende a elevar o preço negociado nos contratos de fornecimento o que significa que o custo de produçao dos produtos que usam estes microchips ira aumentar alem disso o sudeste da asia que concentra quase 90% da produçao global de microchips taiwan japao china e coreia para ser mais especifico ainda esta lidando com paralisaçoes e lockdowns em junho por exemplo o porto de yantian na china por onde passa 90% da produçao global de eletronicos foi fechado e milhares de conteineres com microchips parados nas docas esperando a reabertura para o embarque e distribuiçao alem do represamento o fechamento dos portos tambem resulta em um gargalo de escoamento da produçao ao ser reaberto — afinal o porto tem uma capacidade maxima de embarcaçoes e carregamento como os carros ficaram sem chips a industria automobilistica tambem cometeu erros nessa historia quando a pandemia começou muitos fabricantes cancelaram seus pedidos de microchips projetando uma grande crise economica com isso os fabricantes de microchips quando ativos produziam chips para outros produtos especialmente os eletronicos que tiveram um boom apos o inicio da pandemia como esta mudança na produçao exige a mudança do ferramental os fabricantes de carros tiveram de entrar no final da fila dos pedidos de microchips novamente como se a pandemia nao tivesse trazido problemas suficientes uma fabrica japonesa de microchips responsavel por cerca de 30% dos chips da industria automotiva foi afetada por um incendio enquanto as tempestades de inverno no texas onde se produz cerca de 10% dos chips do planeta forçaram o fechamento da industria em geral incluindo as fabricantes de microchips por ultimo a produçao de microchips exige uma grande quantidade de agua e taiwan que produz mais de 50% dos chips usados em todo o mundo sofreu com um periodo de seca reduzindo os recursos hidricos locais negocios da china notou que eu falei sobre geopolitica la no inicio do texto pois bem taiwan e o pais que produz o maior volume de microchips no planeta atualmente taiwan tem uma crise de longa data com a china devido ao status politico da ilha para resumir a historia taiwan se considera um estado independente enquanto a china considera taiwan uma provincia rebelde mas territorio chines como vimos mais acima taiwan e o maior produtor de microchips do planeta e atualmente tem um governo nacionalista que visa estabelecer o status de estado independente do pais o que alimenta as tensoes com a china a china por sua vez depende da industria taiwanesa justamente por causa dos microchips — o que a coloca em posiçao de vantagem sobre os eua tambem por causa deste status incerto de taiwan e por ser o maior parceiro comercial dos eua a china pode influenciar o comercio entre os americanos e taiwaneses joe biden pretende aportar um investimento de us$ 50 bilhoes na industria americana de microchips que encolheu sua participaçao na produçao global de 37% para 12% em 40 anos enquanto o senado americano aprovou uma serie de incentivos fiscais para fabricantes de chips como resultado a intel pretende ampliar sua capacidade produtiva nos eua e ate empresas do sudeste da asia pretendem se instalar no pais o que vai acontecer agora mas tudo isso so tera resultados em medio prazo a crise acontece agora e agora ha uma enorme demanda reprimida por semicondutores que afetou principalmente os fabricantes de automoveis pelas razoes ja mencionadas acima a industria automobilistica estima uma reduçao de 7 1 milhoes de unidades na produçao global de automoveis em 2022 praticamente todos os fabricantes incluindo a toyota criadora do toyotismo o sistema que otimizou a produtividade industrial ao produzir somente o que e necessario no momento necessario e na quantidade necessaria se viu sem estoques de semicondutores e tera de reduzir sua produçao em 40% durante o mes de setembro a volkswagen no brasil teve de vender carros sem sistema de audio/multimidia devido a falta de insumos e ira operar com apenas um turno em sua fabrica de wolfsburg a mercedes tomou uma atitude semelhante reduzindo temporariamente a oferta de equipamentos para evitar atrasos na produçao a general motors tambem suspendeu a produçao em oito fabricas nos eua e preve um aumento de cerca de us$ 3 bilhoes em seus custos devido a falta de semicondutores a fabricante tem carros prontos aguardando os componentes para serem finalizados alem destas citadas stellantis nissan jaguar land rover bmw hyundai kia e ford tambem anunciaram medidas semelhantes que incluem reduçao do volume de produçao ou suspensao da produçao por algum periodo tudo isso claro ira aumentar os preços dos carros de imediato mas isso nao significa que a alta sera permanente ao menos nao para a maioria afinal a competitividade das fabricantes quando tudo estiver normalizado tendera a reduçao dos preços bmw e mercedes benz contudo anunciaram que pretendem manter altos os preços de seus modelos de luxo e eles farao isso com a limitaçao da oferta algo semelhante ao que lamborghini e ferrari fazem atualmente — as duas marcas produzem pouco mais de 10 000 unidades por ano somente o que cria uma escassez forçada e valoriza os carros evidentemente e preciso ter um grande valor de marca para fazer isso o que e o caso com os modelos de alto luxo das duas fabricantes alemas este movimento apesar de ter sido trazido a tona neste momento ja vinha sendo praticado por bmw e mercedes desde antes da pandemia quando isso vai acabar apesar de haver estimativas diversas sobre quando a crise dos semicondutores ira acabar todos os analistas e executivos do mercado concordam que ela ira se arrastar por boa parte de 2022 o ceo da fabricante de semicondutores stmicro jean marc chery estima que a produçao sera estabilizada no inicio de 2023 o ceo da stellantis carlos tavares afirmou que a crise entrara em 2022 facilmente enquanto o ceo da intel patrick gelsinger estima que a crise pode durar mais dois anos ja o professor de administraçao internacional de negocios em harvard david yoffie estima que a demanda deve desacelerar nos proximos seis a 12 meses mas que o equilibrio entre oferta e demanda devera ser atingido somente daqui a dois anos
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