FlatOut!
Image default
Mercado e Indústria

Como a Ford F-150 se sai contra as Ram 1500, 2500 e 3500?

Imagine ter uma linha de produtos que detém mais de 50% do mercado global em seu segmento e, mesmo assim, quase desaparecer do mapa em apenas cinco anos. Aconteceu com a Nokia, aquela dos telefones celulares indestrutíveis. Não, o problema dela não eram os celulares que duravam mais que a própria tecnologia. Em 2007 mais da metade de todos os celulares do planeta eram produzidos por ela. Mas, naquele mesmo ano a Apple lançou o iPhone e, no final do ano seguinte, os primeiros smartphones com o sistema operacional Android chegaram ao mercado. Foi o início de uma queda vertiginosa. Apesar de ter um sistema próprio para seus smartphones, a Nokia não conseguiu fazer frente à concorrência que passava a usar o sistema do Google. Em apenas cinco anos, a Nokia foi de 50% do mercado para menos de 5% e acabou vendida para a Microsoft, que usou a marca finlandesa para tentar competir com Apple e Google, suas concorrentes diretas. Não deu certo e a Nokia chegou a desaparecer do mercado antes de voltar co