nos dias de hoje freios a disco sao algo que esperamos ver em qualquer carro que nao seja popular natural freios a tambor sao arcaicos sofrem mais com o fading e exigem mais manutençao pois sao mais complexos freios a disco sao mais leves tem menos componentes duram mais e ainda sao mais eficientes [gt40 content search= jaguar widget= 1 title= jaaaaag ] quando um modelo mais caro vem com freios a tambor atras nao demora para que a situaçao vire piada entre os entusiastas nos carros pequenos e comum que se use freios a tambor na traseira por questoes de custo e tambem porque em um vw up ou fiat uno por exemplo em uma frenagem de emergencia a contribuiçao dos freios traseiros para a frenagem raramente passa de 10% dito isto o freio traseiro e extremamente importante para a estabilidade direcional de um carro em uma frenagem mais forte e tambem nas curvas e comum que se faça piada quando um seda medio usa freios a tambor na traseira como ocorria no hyundai elantra e no ford focus em 2014 ambas as companhias foram alvo de criticas e com razao pois ainda que os freios a tambor sirvam bem a seu proposito eles nao o fazem da melhor maneira possivel e ainda estao mais sujeitos a perda de eficiencia por superaquecimento o que torna a questao relevante quando o assunto e a segurança dos ocupantes foto car blog br no entanto na primeira vez que uma fabricante decidiu colocar freios a tambor em seus carros nao foi pensando na integridade dos donos de seus carros o que a jaguar queria em 1952 era vencer as 24 horas de le mans e isto simplesmente nao seria possivel com freios a tambor e e esta a historia que vamos contar hoje e importante deixar claro desde ja nao foi a jaguar que inventou os freios a disco os primeiros experimentos começaram ja em 1890 no reino unido quando o automovel mal havia sido inventado em 1902 uma companhia chamada lanchester motor company fundada em 1899 e extinta em 1931 construiu um carro que pode ser considerado o primeiro veiculo equipado com freios a disco funcionais e os patenteou mas os discos eram finos como papel feitos de cobre e eram mordidos por pastilhas atuadas por cabos nao era um principio muito diferente dos freios de uma bicicleta mas os freios tambem nao eram muito confiaveis o cobre nao e um metal muito resistente e se desgastava muito rapido por causa das condiçoes das estradas que eram todas de terra e levantavam uma nuvem de detritos um lanchester de 1902 os freios a tambor foram patenteados em 1902 embora tenham sido empregados pela primeira vez em um maybach de 1900 seu funcionamento e simples de entender dentro do tambor de freio ha um cilindro com uma mola dentro dele quando se pisa no pedal do freio o cilindro se expande e pressiona as sapatas tambem conhecidas como lonas contra a parede interna do tambor quando voce solta o pedal as molas puxam as sapatas de volta para a posiçao inicial como este tambor esta ligado diretamente ao cubo da roda as sapatas desaceleram o movimento da mesma por conta do atrito gerado e o carro perde velocidade [youtube id= bnc3vnq8kuy width= 620 height= 350 ] considerando que os carros de 120 anos atras eram bem menos potentes e velozes do que sao hoje os freios a tambor simplesmente eram suficientes naturalmente que o conceito dos freios a disco nao deixou de ser aperfeiçoado pois suas vantagens eram claras alem de pesar menos os freios a disco tem seus elementos de atrito expostos e com isto levam muito mais tempo para superaquecer os freios a disco foram oferecidos de forma pontual na primeira metade do seculo xx primeiro começaram a ser usados em tanques de guerra e outros veiculos militares especialmente os de traçao integral pois nao havia espaço para tambores de freio durante a segunda guerra mundial as alemas daimler e argus motoren foram as primeiras a instalar freios a disco em veiculos militares em 1939 e 1940 respectivamente em 1949 a chrysler passou a oferecer freios a disco como opcionais no imperial mas estes eram diferentes ao pressionar o pedal um par de discos era forçado contra as paredes de um tambor de ferro fundido por isso ha quem diga que o sistema e um hibrido de freio a disco e a tambor naquele mesmo ano porem foi uma fabricante americana de minicarros chamada crosley que introduziu o primeiro freio a disco com pinças em um carro de rua o pequeno crosley hotshot olha como ele era bonitinho ele tambem foi fabricado com freios a disco durante seis meses periodo apos o qual a crosley voltou a usar freios a tambor por falta de desenvolvimento os freios do hotshot sofriam com fading e desgaste excessivo alem de ficar grudentos e travar com facilidade por conta da expansao do metal em temperaturas mais altas foi pouco depois que a jaguar entrou nessa historia a fim de apressar um pouco as coisas veja bem a medida que o tempo passava os carros iam ficando mais potentes e velozes so que os freios a tambor ja nao acompanhavam o desempenho dos automoveis justamente pelas desvantagens que ja citamos em 1952 a jaguar estava atras da vitoria nas 24 horas de le mans a corrida de longa duraçao mais importante do calendario e fonte garantida de prestigo ao vencedor ate a ediçao seguinte no caso da jaguar seria uma questao de manter a coroa na cabeça pois o roadster xk120 ja havia vencido a ediçao de 1951 com louvor completando 267 voltas e atestando de vez a qualidade do seis em linha de 3 4 litros [youtube id= l3rnbagglda width= 620 height= 350 ] no entanto a corrida ja deixara clara uma coisa conseguir chegar a maior velocidade possivel na reta hunaudieres a famosa mulsanne como e erroneamente chamada com frequencia era preciso frear tarde e os freios a tambor cujos elementos de atrito nao recebiam tanto ar frio com o carro em movimento eram os maiores viloes desta historia se demorassem demais para reduzir a velocidade os pilotos teriam freios mais fracos e uma distancia menor para desacelerar quase certamente passando direto e atingindo o muro se freassem muito cedo ficariam em desvantagem e perder nao era uma opçao o que fazer foi ai que entraram em cena a jaguar e o piloto de testes norman dewis que foi quem conduziu os prototipos do jaguar c type equipados com freios a disco em uma aerodromo na cidade de wolverhampton no coraçao da inglatera a jaguar era tinha acesso ao local e as outras fabricantes nao saberiam o que estava sendo testado por la em um circuito improvisado com blocos de feno foi a jaguar que introduziu os freios a disco atuados por um sistema hidraulico em vez de cabos usando componentes de aviao foi preciso muito tempo de pesquisa e desenvolvimento para adaptar o freio a disco aeronautico para os carros para começar porque os avioes so precisam frear na hora do pouso o que acontece no maximo de hora em hora em um carro de corrida exige se muito mais dos freios e nao era raro ter problemas de superaquecimento dos discos pastilhas e pinças ou mesmo do fluiro de freio que perdia a eficiencia ao ferver em um depoimento a revista motorsport em 2000 stirling moss comentou hoje em dia todos os carros usam freios a disco sem problemas porque nos tivemos todos os problemas em 1952 e continuou corriamos em um circuito como reims [nota na frança] que tinha retas longas onde os freios tinham tempo para resfriar tranquilamente e nao davam problemas mas se fossemos para um circuito mais truncado com menos espaço entre as curvas um calor inacreditavel tomava conta e vaporizava o fluido assim que começassemos a frear para valer na proxima vez que voce freasse o pedal simplesmente batia no assoalho em 1952 o jaguar c type foi a le mans e perdeu para o mercedes benz w194 que usava freios a tambor e um freio aerodinamico movel curiosissimo no teto de tanto que os freios a disco eram ainda experimentais apesar do estranho aparato os carros prateados se deram bem e conseguiram uma dobradinha enquanto os jags todos foram eliminados da prova por problemas mecanicos antes de completar tres horas na pista [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o jeito foi se preparar para o ano seguinte segundo o proprio norman dewis disse a evo vencer era sua unica preocupaçao os freios a disco iriam acabar parando nos jaguar que eram vendidos ao publico mas era mera consequencia norman nao fez questao de esconder a nostalgia construimos os c types e d types e eram todos para competir mas parte do projeto usava componentes dos carros de produçao motor cambio eixos pneus a gente conseguia dirigir os c e d type direto da fabrica ir com eles ate dover e pegar uma balsa depois sair do barco e ir dirigindo ate le mans e depois vencer le mans e voltar dirigindo era uma coisa maravilhosa porque como eu disse aqueles motores aperfeiçoados acabavam sendo produzidos nao se faz isto hoje em dia os carros que correm em le mans hoje nao da para ir dirigindo ate a corrida norman falou a evo como parte da divulgaçao do curta metragem history in the braking exatamente sobre a jaguar e seu pioneirismo nos freios a disco o curta conta com o depoimento de stirling moss e pode ser adquirido em dvd [vimeo id= 188688306 width= 620 height= 350 ] em 1953 o jaguar c type cruzou a linha de chegada em 1º 2º e 4º lugares nao precisamos dizer que depois da vitoria a industria automotiva começou a levar a serio a ideia de aperfeiçoar os freios a disco em outubro de 1955 a citroen apresentou no salao de paris o modelo 1955 de seu topo de linha o citroen ds que pela primeira vez saia de fabrica com freios a disco [youtube id= ktx9_kp4ehs width= 620 height= 350 ] se hoje em dia temos discos de carbono ceramica cada vez mais perto de ir parar em seu proximo projeto de track day agradeça a jaguar por ter iniciado tudo isso ha quase 70 anos
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