FlatOut!
Image default
Automobilismo Técnica

Como a “loucura” dos anos 1970 inventou a Fórmula 1 moderna?

Já faz algum tempo que todos os carros de Fórmula 1 são praticamente iguais. Nos anos 1990 eles já eram assim, e a última época em que vimos apostas diferentes de design foi na primeira metade dos anos 1980. A partir dali tudo acabou muito parecido e nunca mais vimos nenhuma solução muito extravagante — o mais próximo disso, talvez, tenha sido o Tyrrell 019 com seu bico elevado, em 1990. Não foi por acaso que essa regulação mais estrita dos carros de F1 tenha se consolidado na segunda metade dos anos 1990. Nos 15 anos anteriores a categoria passou por um período de experimentalismo, embalado pela liberdade do regulamento técnico, que resultou em uma rápida evolução dos carros em todos os aspectos. E quando falo em "liberdade do regulamento técnico", estou falando de algo muito mais liberal que o regulamento do Grupo B, geralmente considerado um "vale-tudo" técnico pelos entusiastas, dado o que era permitido. Quer provas? Bem... qual carro de rali usou uma turbina a gás de helicópt