nao e de hoje que a mclaren fala em expandir sua linha de modelos de rua para alem dos supercarros de motor central traseiro a primeira vez que eles mencionaram um suv foi em 2019 — quando disseram que nunca fariam um mas voce sabe o que acontece quando alguem diz que nunca vai fazer alguma coisa o karma e rapido tres anos depois a mclaren ja admitia a possibilidade de fazer um suv e mais recentemente eles ja falam em parcerias tecnicas compartilhamento de plataformas etc bastou uma crise e o nunca se foi a ideia de um mclaren diferente de um esportivo de motor central traseiro carregado de tecnologias especificas e ainda mais estranha que a de um suv ferrari afinal a ferrari ja teve de tudo na epoca do coachbuilding — e tambem teve prototipos de quatro portas e com traçao integral mas a mclaren nao a mclaren colocou em seu primeiro carro um motor em v entre o cambio e o cockpit e ao longo de 55 anos nunca mudou essa receita nunca — nem mesmo quando eles fizeram um hibrido https //flatout com br/a historia do mclaren f1 e de seus recordes de velocidade/ agora voce talvez esteja achando estranho esse negocio de 55 anos afinal o mclaren f1 foi lançado em 1993 e se voltarmos 55 anos no tempo vamos parar em 1969 mas e isso mesmo foi em 1969 que a mclaren colocou seu primeiro carro de rua nas ruas nao era produzido em serie como o f1 mas era um carro de rua e tinha a receita usada ate hoje por todo mclaren de rua alem disso ele deu origem a um outro carro antes do f1 o m12 este sim com mais que uma unidade e uma historia que acabou se perdendo no tempo ofuscada pelo brilho do mclaren f1e seu desempenho jamais visto — podemos chama lo de primeiro hipercarro nao mas e uma historia que precisa ser contada porque e a origem da mclaren o inicio do caminho que deu origem ao f1 nos anos 1990 ao p1 nos anos 2010 ao senna atualmente ela começa no fim dos anos 1960 quando bruce mclaren que estava indo muito bem com seus prototipos can am achou que era a hora de tentar a sorte no grupo 4 da fia disputando com ferrari ford e porsche para isso ele criou o mclaren m6gt quando a gente diz que a mclaren ia muito bem na can am nao fazemos justiça a situaçao a mclaren simplesmente trucidou os rivais vencendo nada menos que cinco das seis corridas da temporada que eram disputadas em circuitos como road america laguna seca e riverside com seu prototipo m6a o proprio bruce mclaren venceu duas corridas enquanto seu piloto denny hulme faturou tres e a mclaren foi campea naquele ano https //youtu be/gemhptsacsg para bruce a equipe estava pronta para alçar voos maiores o grupo 4 da fia era a elite das corridas de longa duraçao na epoca com as 24 horas de le mans no calendario e aparticipaçao de carros como a ferrari p4 o ford gt40 e o porsche 917 seria um grande salto para a mclaren e o m6a fornecia a base perfeita sua qualidade ja havia sido mais do que comprovada e ele so precisaria de uma carroceria nova para poder entrar na briga dos grandes ela ficou por conta da britanica trojan fabricante de carros de rua e de corrida que tinha entre seus fundadores o projetista australiano ron tauranac que havia sido socio de jack brabham na brabham e mais tarde faria parte da williams na formula 1 a trojan deu ao m6a uma nova carroceria cupe exigencia do regulamento que tinha proporçoes e formas tipicamente europeias a estrutura era exatamente a mesma do m6a que foi o primeiro carro de corrida da mclaren a adotar a construçao monocoque e o motor era o mesmo v8 chevrolet de 5 8 litros do m6a calibrado para entregar pelo menos 530 cv era promissor acontece que no meio do desenvolvimento do carro em 1968 a fia mudou as regras para homologaçao do grupo 4 seria preciso construir ao menos 50 unidades de uma versao de rua ou o carro nao poderia competir a mclaren nao teve problemas para dar ao m6a uma nova carroceria uma unica vez o carro ja estava praticamente pronto mas fazer isto 50 vezes nao daria tempo e sairia caro bruce mclaren que nao gostava de perder tempo escolhendo prioridades decidiu por encerrar o programa do grupo 4 de uma vez assim poderia continuar se dedicando a sua campanha vitoriosa na canam e evoluindo na formula 1 com um belo prototipo pronto e sem uso mclaren fez o que todo entusiasta faria o converteu para usar nas ruas o carro ganhou um par de farois escamoteaveis que eram operados manualmente voce enfiava o dedo em um furo e os puxava para cima antes de sair de casa deu ao interior um revestimento mais confortavel e instalou no cofre um v8 small block chevrolet com cerca de 375 cv e passou a utiliza lo constantemente para ir ao trabalho o carro pesava menos de 800 kg era capaz de chegar aos 100 km/h em cerca de cinco segundos aos 160 km/h em oito segundos e seguir acelerando ate os 265 km/h era impressionante que o interior acomodasse duas pessoas pois o cockpit era visualmente apertadissimo — os dois lugares eram apenas para atender as regras de homologaçao e nao para levar dois adultos diariamente — e a suspensao de carro de corrida certamente nao era das mais confortaveis mesmo assim bruce mclaren dirigiu o carro quase diariamente ate sua morte em 1970 ao volante de outro de seus prototipos da can am ha quem diga que na epoca bruce considerou a produçao em serie do m6gt — algumas fontes falam ate em 250 unidades se ele realmente pensou nisso e dificil dizer mas nos ultimos meses de vida bruce colocou em pratica outro projeto — este sim planejado para ser feito em serie o m12 em 1969 bruce mclaren percebeu que a equipe poderia fazer um bom dinheiro vendendo um carro de corrida para pilotos e equipes independentes a ideia fazia sentido visto que os bolidos da mclaren eram os melhores do grid foi assim que surgiu o mclaren m12 o carro era uma mistura do m6 com o m8a — este o vencedor da temporada de 1968 que alias so largou o osso depois que a porsche apareceu com seu 917 turbinado o chassi/monocoque era do m6 de 1967 mas a carroceria aerodinamica era do m8a ele era vendido sem motor mas foi projetado para acomodar um v8 chevrolet big block — que era de fato era este o motor escolhido pela maioria dos clientes ao todo 13 ou 14 exemplares do m12 foram fabricados — tambem pela trojan oito foram transformados no m12 gt coupe em 1970 o m12 contudo foi vitima da mesma mudança de regulamento que acabou com o projeto do m6 sem tempo e dinheiro para fazer 50 unidades a mclaren abandonou o projeto e foi assim de dois projetos incompletos que nasceram os dois primeiros carros de rua da mclaren — com a mesmissima receita usada ate hoje
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