a imagem da pininfarina esta intimamente ligada a da ferrari e nao e para menos a pininfarina foi ao longo das decadas a grande responsavel pela imagem das ferrari literalmente em 1951 depois de um almoço com enzo ferrari battista pinin farina aceitou que eu estudio de design fosse responsavel por projetar e supervisionar a engenharia e a construçao dos carros de modena a partir dali a casa de design italiana desenhou todas as ferrari produzidas em serie ate o final da decada passada a unica exceçao foi a dino 308 gt4 de 1973 cujo desenho e de autoria do estudio bertone https //flatout com br/como a pininfarina moldou a imagem da ferrari/ nao demorou para que a pininfarina percebesse que era viavel expandir sua atuaçao e prestar serviços para outras fabricantes em maior escala começando em 1955 com o alfa romeo giulietta spider versao aberta do cupe giulietta lançado no ano anterior e concebido pela bertone a pininfarina foi a responsavel pelo desenho do conversivel e tambem se encarregou da fabricaçao das carrocerias foram feitos 14 300 exemplares do giulietta spider que acabou sendo o primeiro modelo produzido em grande volume pela fabricante a partir dai fabricantes como a lancia a maserati a fiat a lincoln e a bentley ja procuraram a pininfarina para cuidar do estilo de seus carros o contrato com a ferrari nunca foi de exclusividade e nao era necessario mas hoje viemos falar de outra parceria que a pininfarina manteve por decadas a peugeot que foi outra early adopter dos serviços da casa de design em turim durante o ultimo fim de semana os franceses apresentaram as primeiras imagen e informaçoes sobre o peugeot e legend concept um cupe fom formas retilineas e visual inspirado no peugeot 504 um de seus modelos mais emblematicos que foi fabricado entre 1968 e 1983 e foi um dos carros da marca que receberam o toque da pininfarina em seu estilo alias foi tambem por causa desta parceria que enzo ferrari conduzia modelos da peugeot em seu dia a dia https //flatout com br/o sr ferrari dirigia um peugeot/ ja em 1955 a peugeot colocou nas ruas um modelo da pininfarina o 403 carro familiar medio que foi oferecido como seda e perua de quatro portas conversivel van e pick up o seda com tres volumes bem definidos e para lamas ao estilo ponton ou seja bem integrados a carroceria era o modelo mais popular de acordo com alguns boatos que circularam na epoca mas jamais foram confirmados o desenho do peugeot 403 era na verdade um projeto que a pininfarina desenvolveu sob encomenda da fiat mas acabou rejeitado pela fabricante de turim o sucessor do 403 logicamente batizado peugeot 404 foi produzido entre 1960 e 1975 e tinha versoes seda perua conversivel cupe e picape visual classicos e motores de quatro cilindros que nao eram exatamente potentes mas serviam muito bem seu proposito dois quatro cilindros a gasolina de 1 5 e 1 6 litro sendo que o mais potente 1 6 com injeçao mecanica tinha 96 cv; e um motor a diesel de 1 9 litro e 64 cv peugeot 403 e 404 conviveram ate 1966 quando o 403 saiu de linha com mais de 1 2 milhao de unidades fabricadas na verdade ele foi o primeiro peugeot a ultrapassar a marca de 1 000 000 de exemplares fabricados contando todas as variaçoes de carroceria e importante frisar aqui que a pininfarina foi responsavel apenas pelo estilo do 403 que era totalmente produzido pela peugeot no caso do 404 a pininfarina cuidou nao apenas do estilo mas tambem da fabricaçao porem apenas nas versoes cupe e conversivel as demais eram novamente feitas pela propria peugeot na frança e o mesmo aconteceu com o peugeot 504 que como dissemos ali em cima foi lançado em 1968 o peugeot 504 e o grande responsavel pela fama de robustos que os carros antigos da marca tem mais de tres milhoes de carros foram feitos so na frança ao longo de 15 anos em uma unica geraçao o grande volume da produçao era de sedas e peruas de quatro portas mas voce certamente ja viu outra variaçao no brasil a 504 pickup importado para ca entre 1992 e 1999 se voce viu um exemplar recentemente apostamos que a pickup ainda estava na labuta o motor era um quatro cilindros a diesel de 2 3 litros e 70 cv extremamente resistente a carga util de 1 300 kg garantia versatilidade no uso e a cabine era equipada ate mesmo com ar condicionado agora quem esta acostumado com o visual rustico e utilitario da picape com acabamento simples caçamba baixa para choques envolventes de plastico e mudflaps vai perceber que as formas da dianteira quando vistas em um seda perua cupe ou conversivel assumem muita elegancia a identidade visual do peugeot 504 foi assinada por aldo brovarone designer que entrou para a pininfarina em 1952 onde assumiu o posto de engenheiro chefe em 1960 ele tem em seu portfolio carros como dino 246 gt e da 365 gtc/4 e o 504 foi seu primeiro projeto para a peugeot os cupes e conversiveis que a pininfarina fabricava eram feitos sobre componentes mecanicos franceses levados para a fabrica italiana na regiao de grugliasco no norte da peninsula nas adjacencias de turim la a pininfarina produzia e instalava os paineis da carroceria que tanto no cupe quanto no conversivel usavam farois e lanternas traseiras exclusivos alem de apresentar uma linha de cintura mais sinuosa justificando a produçao separada dos outros carros uma faceta mais desconhecida da peugeot longe da frança foram seus carros de luxo em 1975 a fabricante lançou o peugeot 604 seu primeiro modelo no segmento desde a decada de 1930 o estilo adotado pela pininfarina para o 604 diferia totalmente do 504 posicionado abaixo dele linhas retas e discretas; farois largos e baixos duplicados; proporçoes elegantes e simetricas era descrito como sobrio e formal o peugeot 604 foi considerado um carro belissimo pela imprensa especializada na epoca e este nao era o unico elogio o conforto ao rodar foi comparado ao de um jaguar; a responsividade do sistema de direçao foi descrito como incomparavel no segmento e uma das melhores ja colocadas em um carro ; a cabine graças aos generosos 2 800 mm de entre eixos era muito espaçosa o problema do carro era o motor o v6 prv de 2 7 litros era visto como grande e sedento demais o que era praticamente um crime em um mercado automotivo global tolhido pela crise do petroleo de 1973 alem disso o desempenho do motor era na melhor das hipoteses regular para seu deslocamento com isso o peugeot 604 foi um verdadeiro fracasso se 36 000 exemplares foram fabricados em 1976 seu primeiro ano cheio menos de 600 deixaram a fabrica em 1985 ultimo ano de produçao a parceria entre peugeot e pininfarina tambem rendeu carros compactos o primeiro deles foi o peugeot 104 de 1972 que foi desenhado por paolo martin e trazia uma evoluçao do estilo inaugurado pelo 504 com formas mais limpas e retilineas poucos anos depois em 1975 as duas empresas apresentaram um conceito experimental no salao de turim o peugeot 104 peugette que usava a plataforma do hatch de traçao dianteira e mantinha sua identidade visual porem adotava uma carroceria aberta minimalista com para brisa rebaixado e um santo antonio que sugeria um teto targa embora nao houvesse teto algum um detalhe curioso a carroceria inteira era composta por apenas oito partes separadas sendo que os para lamas dianteiros e traseiros assim como o capo e a tampa do porta malas eram intercambiaveis o que na pratica reduzia custos com materia prima e ferramental o peugeot 104 foi fabricado ate 1983 quando foi substituido pelo lendario 205 este pode ser considerado o carro que deu inicio a boa reputaçao dos hatchbacks franceses entre os entusiastas que levou ao culto que existe em volta do carro hoje nao apenas por seu visual acertadissimo assinado por gerard welter mas tambem por seu comportamento dinamico naturalmente bem acertado que foi realçado na versao gti muitos acreditam que o peugeot 205 tambem era um pininfarina mas na verdade welter que morreu em janeiro de 2018 aos 75 anos de idade era um projetista interno da peugeot a pininfarina so foi responsavel pelo estilo e pela fabricaçao da versao conversivel a estreia do peugeot 205 em 1983 inaugurou uma nova linguagem visual para a peugeot e a pininfarina soube aproveita la muito bem entre a segunda metade dos anos 1980 e o inicio dos anos 1990 foram lançados dois modelos de grande sucesso pela peugeot o 405 de 1987; e o 306 de 1993 o primeiro e outro projeto longevo da peugeot a produçao domestica ocorreu entre 1987 e 1997 periodo durante o qual o 405 adquiriu a mesma reputaçao de carro robusto e bem projetado do qual gozava o 504 ao menos na europa e ele tornou se inclusive bem sucedido no automobilismo em 1994 e 1995 ele venceu o campeonato frances de turismo um detalhe curioso analisando com atençao e possivel notar uma semelhança mais do que passageira entre o peugeot 405 e o alfa romeo 164 especialmente de perfil e facil entender o motivo os dois carros foram lançados no mesmo ano e o alfa 164 tambem foi desenhado pela pininfarina agora depois de sair de linha no resto do mundo em 1997 o peugeot 405 continuou sendo produzido sob licença no ira e no egito por duas empresas praticamente desconhecidas no ocidente a iran khodro e a wagih abasa respectivamente o motivo foi o mesmo que trouxe outros carros para esta lista baixo custo e um publico cativo ele ainda e fabricado e nao ha planos para encerrar sua produçao o peugeot 306 por sua vez foi considerado logo que foi lançado como uma bela alternativa francesa ao golf especialmente por fornecer espaço interno potencia dinamica e equipamentos comparaveis ao rival alemao por um preço competitivo oferecido em uma enorme variedade de versoes o peugeot 306 tinha opçoes de carroceria hatch de duas ou quatro portas seda perua e conversivel seguindo a tradiçao o modelo aberto era projetado e construido pela pininfarina e era o mais caro de todos e foi tambem o mais longevo se as demais versoes deixaram o mercado em 2001 apos duas reestilizaçoes o 306 cabriolet permaneceu em produçao ate 2002 aquela altura a pininfarina ja nao estava mais tao ligada a peugeot o peugeot 406 sucessor do 405 apresentado em 1996 nao foi desenhado pelo estudio italiano embora lembrasse bastante seu antecessor nas versoes seda e perua ainda assim no fim de 1996 foi apresentado o peugeot 406 coupe cujo visual era substancialmente diferente das outras versoes e assinado pela pininfarina linhas mais arredondadas proporçoes mais horizontais e musculosas e superficies limpas e harmonicas sugeriam um carro mais recente do que o 406 coupe de fato e o motor era um v6 de tres litros com comando duplo no cabeçote e quatro valvulas por cilindro capaz de entregar saudaveis 210 cv era o suficiente para ir de zero a 100 km/h em cerca de 9 5 segundos com maxima superior a 230 km/h segundo a peugeot e se tratando de um modelo de nicho o 406 coupe ate que fez sucesso com mais de 107 mil unidades fabricadas na italia entre 1996 e 2004 teria sido um encerramento digno para a parceria entre a peugeot e a pininfarina o estudio italiano com dificuldades financeiras ja dava sinais aquela altura de que deixaria de lado a produçao em serie para dedicar se apenas aos serviços de design e construçao de prototipos algo que veio a se concretizar em 2010 no entanto antes de dar a relaçao por finda franceses e italianos ainda trabalharam em um ultimo projeto juntos mas nao foi nada muito entusiasta o peugeot 1007 que curiosamente foi o primeiro peugeot produzido em serie a utilizar a nomenclatura com dois numeros 0 e era uma pequena minivan feita sobre a plataforma do 206 apenas o desenho ficou a cargo da pininfarina e convenhamos nao esta entre seus pontos altos o peugeot 1007 foi vendido apenas na europa entre 2005 e 2009 e tambem nao e um carro exatamente cobiçado depois disso nao houve mais carros feitos em conjunto entre as duas empresas mas tem um detalhe suas lanternas traseiras foram emprestadas a peugeot hoggar picape baseada no peugeot 207 que foi desenvolvida e produzida no brasil entre 2010 e 2014 e apesar de ser boa para sua proposta definitivamente nao agradou no visual ao que tudo indica ela tambem foi o ultimo modelo peugeot a trazer a relaçao com a pininfarina um final melancolico para uma historia tao forte nao esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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