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Zero a 300

O último Focus ST | Bugatti anda mais que F1 | Um Blazer K5 especial e mais!

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Conheça o último Ford Focus ST Edition

O carro, na verdade, é mais uma vítima inevitável da futura singularidade SUV, que parece mais certa que eletrificação. Sim: o ano que vem, 2025, será o último do Ford Focus.

Ainda assim, a Ford está lançando na Europa uma versão atualizada do Focus ST Edition. Incorpora as atualizações de chassis do Track Pack opcional, agora parte do equipamento de série do modelo.

Semelhante ao seu antecessor, o novo modelo vem em Azura Blue no estilo do RS, complementado por detalhes em High Gloss Black. Ele mantém as mesmas rodas de 19 polegadas, mas que agora são 10% mais leves. Há mudança nos pneus também: antes eram Michelin Pilot Sport 4S, agora Pirelli P Zero Corsa.

A característica de destaque da ST Edition é justamente esta suspensão coilover ajustável, fabricada pela KW Automotive e aperfeiçoada pela Ford Performance em Nürburgring. Complementado por freios Brembo, era antes um opcional extra, o Track Pack, mas agora é equipamento básico em todo ST Edition.

A suspensão vem com amortecedores de tubo em aço inoxidável e molas pintadas a pó, que são mais de 50% mais rígidas do que as encontradas no Focus ST normal. Além disso, o carro foi rebaixado em 10 mm, com a opção de ajuste adicional de 20mm (rebaixando ou levantando o carro). Para ajudar os proprietários a selecionar a combinação ideal entre as configurações de 12 estágios de compressão e 16 de distensão, a Ford fornece um documento técnico que descreve as configurações recomendadas para diversas condições. Claramente um carro para pilotos dedicados de fim de semana.

No mais, permanece o mesmo: um EcoBoost de 2,3 litros, 280 cv e 43 mkgf. Um transeixo manual de seis velocidades, tração dianteira, e um diferencial eLSD, com travamento eletrônico. Faz 0-100 km/h em 5,7 segundos e atinge 250 km/h.

O Ford Focus ST Edition é só hatchback, e já está disponível para encomenda na Europa. O ST normal, com mesma mecânica, é disponível também em versão perua, algo que deve ser sensacional; se você mora na Europa e pode, compre que é a última chance de algo assim.

O Ford Focus ST Edition custa £ 42.905 (R$ 272.446) no Reino Unido. Depois de 2025, só sobra o SUV Puma com versão ST; aproveite enquanto há tempo. (MAO)

 

Aston Martin adia seus planos elétricos

Se você acompanha de perto isso, vai lembrar que a Aston Martin tinha prometido o primeiro elétrico para 2025, e que seria totalmente elétrica em 2030. Pois bem: depois de recentemente adiar este primeiro carro para 2027, agora a empresa diz que sua estratégia está mudando para híbridos, ao invés de 100% elétricos. Sim: a empresa deve continuar fazendo carros a gasolina depois de 2030. É o que os cliente pedem, diz a marca.

O chefe da empresa, Lawrence Stroll, disse à Autocar que os compradores da Aston desejam carros com “sons e cheiros” de motores de combustão, e ele acredita que sempre haverá um mercado para eles, o que é uma das razões da mudança de estratégia. Ele disse à publicação que há mais entusiasmo do que a procura dos consumidores por veículos eléctricos ao preço da Aston, mas acrescentou que a sua mudança para a energia eléctrica acontecerá. Só vai demorar mais do que o planejado. Um discurso previsível; lembre que serão proibidos na Europa em 2035.

Motores elétricos inevitavelmente vão aparecer em híbridos, porém: a marca está agora investindo pesadamente em tecnologia híbrida plug-in para seus motores V-8 e V-12. Isso irá ajudá-la a cumprir padrões de emissões cada vez mais rigorosos, ao mesmo tempo que melhora o desempenho dos seus produtos. Mas agora diz que manterá motores de verdade até eles serem completamente banidos. (MAO)

 

Bugatti Bolide vs Fórmula 1

A Bugatti finalmente está concluindo o desenvolvimento de seu carro mais extremo, o Bolide. O carro foi mostrado já há quatro anos, mas parece que finalmente agora começará a ser entregue aos clientes.

A empresa está dizendo agora que esses compradores terão acesso à um veículo de rua com desempenho comparável ao de um Fórmula 1. E o pior é que não parece ser exagero. O carro tem redondos 1600 cv como outros Bugatti hoje; mas é bem mais leve. Um Chiron pesa quase duas toneladas redondinhas: 1950 kg. O Bolide não pode ser classificado como leve, aos 1451 kg, mas é uma redução de peso relativa sensacional. Tem menos de um kg por cv. Eu confesso medo.

Um F1 tem em torno de 1000 cv, mas pesa 798 kg, o que é quase 0,8 kg/cv. O Bolide não está longe: 0,9 kg/cv. “A sensação quando você sai de uma curva, pressiona o acelerador e experimenta aquela onda implacável de potência é incomparável. Você sai daquela curva a 100 km/h, e daí para 200 km/h e depois 300 km/h é uma revelação absoluta. Nesse cenário específico, o Bolide acelera mais que um carro de Fórmula 1.” – disse o collaudattore da empresa, o piloto Andy Wallace.

O Bugatti também é garantido para atingir 380 km/h; o máximo já registrado de um F1 atual é de 370 km/h. Não consigo deixar de lembrar que em 1937, tanto os Mercedes-Benz, quanto os Auto-Union de Grand Prix (a F1 da época) foram cronometrados acima dos 400 km/h, então o Bolide definitivamente não é mais veloz que todo F1.

A capacidade em curvas porém, obviamente, é onde o F1 é infinitamente mais rápido. O limite de aderência do F1, por exemplo, é o dobro dos 2,5 g possíveis num Bolide. Mas de qualquer forma, o carro no geral é comparável a um F1. O que é deveras incrível.

Apenas 40 Bolides serão feitos, a um preço que nunca é menos de 4 milhões de dólares, entregue em Molsheim, Alsácia francesa. E todos já estão encomendados, claro: nem adianta tentar comprar um nessa altura do campeonato. (MAO)

 

Um Blazer K5 com uma história especial vai à leilão

Um jovem californiano chamado Bob Bianchi estava folheando um jornal de anúncios em 1971, quando se deparou com algo que lhe interessou. Uma Chevrolet Blazer K5 1970, seminova portanto. O anúncio dizia que o carro seria “da primeira pessoa a aparecer com US$ 1.800”. O valor, ajustado para a inflação americana, seria equivalente a quase US$ 14.000 (R$ 71.260) hoje. Foi até um armazém no subúrbio de Bellflower, em Los Angeles, e saiu de lá com seu novo carro.

E o que o Bob recebeu por seus suados mil e oitocentos dólares? Um carro realmente sensacional, como sabemos. O Blazer K5 é um carro bem dos anos 1970: uma picape Chevrolet que foi encurtada e transformada em peruinha duas portas; mas mais que isso: o teto de fibra de vidro era removível, fazendo dele uma picape conversível.

K5 Blazer: passado e presente da picape conversível

O carro de Bianchi, além de novinho ainda, tinha dois diferenciais autoblocantes (não originais de fábrica), um rollcage, e a frente de 4 faróis da GMC Jimmy. Um negocião! Em 1971, Bob Bianchi aproveitou bem o carro: fez uma extensa viagem por todo país, rodando 21 mil km com ele. Depois disso se casou, e o Blazer virou carro de uso da família até 2001. Dali em diante, ficou numa propriedade rural sua em Big Bear, e usado para passeios de fim de semana, esporadicamente.

O carro já era algo de valor nesse momento, o que fez Bob investigar mais um pouco sua história, visando uma possível venda. E que surpresa o seu velho K5 Blazer lhe tinha reservado.

O carro foi comprado por Steve McQueen zero km, em dezembro de 1969. Faria parte de sua equipe, um veículo de suporte, junto com mais duas picapes, para a Baja 1000, que McQueen faria pilotando o Baja Boot, efetivamente um buggy de deserto com um V8 traseiro de 450 cv. Por isso o Blazer tinha diferenciais blocantes, por isso a frente com mais faróis. Depois da prova (em que o Boot quebrou, impedindo a ator de terminar a corrida), o K5 e as picapes foram imediatamente vendidos.

Steve McQueen no Baja Boot

Agora, Bob Bianchi colocou o carro à venda. Seria interessante mesmo sem o primeiro dono famoso: 50 anos com a mesma família. É equipada com um V8 350 (5,7 litros), que hoje tem um coletor de alumínio e carburador Edelbrock quádruplo. Veio de fábrica com transmissão automática TH350 de 3 marchas, e continua com a grade dianteira e os eixos “Positraction” instalados pela equipe de McQueen. Tem ar-condicionado de fábrica, e apenas 81 mil milhas rodadas desde novo.

Será leiloado pela casa Mecum em seu leilão de Indianápolis, a ser realizado em 17 de maio deste ano. Um carro que já é muito legal, mas fica ainda mais com esta história incrível. Um K5 normal em bom estado vale hoje ao redor de US$ 54.000 (R$ 274.860) nos EUA; só podemos imaginar quanto será pago por este. (MAO)