quando a segunda guerra mundial acabou a familia porsche literalmente nao sabia o que fazer depois de passar mais de 10 anos trabalhando de uma forma ou outra para o governo nacional socialista de hitler o futuro agora nao parecia nada brilhante afinal de contas a porsche um escritorio independente de engenharia tinha sido instrumental na superioridade tecnica com a qual o ditador imaginava ganhar a guerra antes da guerra tinha projetado os auto union de competiçao de motor central traseiro com financiamento estatal depois projetou o carro e a fabrica e operou a produçao daquele que seria um dos maiores megaprojeto nazista o carro do povo que hoje conhecemos como vw e a empresa durante a guerra se envolveu com o projeto e produçao de um sem fim de material belico de tanques de guerra a produçao das bombas v1 nos poroes da fabrica da vw em wolfsburg [caption id= attachment_379080 align= aligncenter width= 999 ] o professor mostra o vw para seu alegre idealizador[/caption] por isso tudo ferdinand porsche e seu genro anton piech amargavam algum tempo num xilindro frances ferry filho do professor tocava o que sobrara de sua empresa a partir de uma propriedade rural da familia em gmund escondidos nos alpes austriacos tinham sido evacuados para la para fugir dos bombardeios aliados em stuttgart e agora o futuro parecia negro nao tinham dinheiro nem passaporte e estavam confinados na pequena gmund um oficial das forças de ocupaçao lhes teria dito se voces fossem sapateiros nao faltaria serviço; mas temo que voces nunca mais vao projetar nada [caption id= attachment_379084 align= aligncenter width= 999 ] com o auto union financiamento estatal[/caption] mas sabemos que nao foi assim em 1948 ferry começa a fazer carros esporte artesanalmente usando peças de vw e a partir do lote inicial de 50 carros consegue voltar para stuttgart e virar um produtor de carros esporte de verdade como ele teve esta ideia antes os porsche gostavam mesmo de vender serviço de engenharia para fugir do trabalho e insegurança mercadologica e legal de ser fabricante e nunca faziam carros usando peças de carros de serie; eram orgulhosos por serem engenheiros tecnicamente ambiciosos sem medo de complexidade de onde saiu essa ideia que se mostraria brilhante e salvou o leitinho das crianças porsche e piech que na verdade em pouco tempo faria deles uma das familias mais ricas da europa bom tudo começa muito longe dali antes da guerra acabar na verdade com um fato totalmente aleatorio naqueles tempos de guerra um acaso que acontecia com outro genio da engenharia e na italia dante giacosa o outro genio era ninguem menos que o ingegnere dante giacosa da fiat giacosa e o mais importante engenheiro da historia da fiat uma historia cheia de gente importante o seu primeiro carro para a empresa e incrivelmente importante o fiat 500 topolino de 1936 seria depois tambem o engenheiro do nuova 500 de 1955 que hoje e imitado em desenho por carros modernos as contribuiçoes de giacosa sao grandes e variadas demais para listar mas basta dizer aqui para exemplificaçao apenas que giacosa criou o carro moderno em 1969 com o fiat 128 motor transversal dianteiro em linha com um transeixo de traçao dianteira; suspensao mcpherson dianteira para dar espaço para ele; direçao por pinhao e cremalheira freios a disco pneus radiais e monobloco [caption id= attachment_379072 align= aligncenter width= 999 ] dante giacosa nos anos 1960[/caption] mas em 1944 os bombardeios na fabrica da fiat tambem tinham relegado giacosa junto com todos os engenheiros da fiat a uma escola abandonada nos suburbios de turim a familia de giacosa estava no interior com familia pelo mesmo problema ai cai uma bomba bem na casa de giacosa destruindo a completamente sim ficou sem onde morar e ai e que entra em cena outro personagem importante piero dusio dusio era uma figura unica muito conhecido na epoca por ser o dono do time de futebol juventus e piloto de corrida jagador de futebol quando jovem dusio fez fortuna fazendo uniformes militares na guerra e procedeu imediatamente em gastar esta fortuna com automoveis de corrida que ele mesmo pilotava; chegou certa vez em terceiro na mille miglia [caption id= attachment_379073 align= aligncenter width= 999 ] piero dusio[/caption] pois bem dusio oferece para giacosa um quarto em uma mansao sua que estava desocupada com os trabalhadores ociosos o pagamento findo o expediente na fiat as 17h giacosa deveria projetar um novo carro esporte para dusio com dois ajudantes e num escritorio na mesma mansao de dusio a cisitalia dusio mesmo ali em 1944 sabia que a populaçao estaria avida para automoveis finda a guerra e queria entrar nesse negocio inicialmente imaginou um carro de corrida monoposto pequeno e barato que seria produzido em serie mas tambem seria a base de um campeonato monomarca organizado por ele mesmo desse monoposto derivaria tambem um carro esporte pequeno e barato para ser vendido ao publico a empresa de dusio se chamava cisitalia compagnia industriale sportiva italia e o simbolo um brasao com um bode estilizado empinando depois de conseguir permissao de seus chefes na fiat giacosa que andava insatisfeito com seu trabalho na fiat concordou em ser o engenheiro desses novos cisitalia [caption id= attachment_379062 align= aligncenter width= 999 ] cisitalia d46[/caption] disse giacosa com seus floreios italianos caracteristicos arrumei minhas duas malas pela enesima vez e me mudei para a villa dusio no corso galileo ferraris turim o quarto ainda era atraente e imponente com um banheiro magnifico os dois comodos para uso como estudios tecnicos eram mais do que adequados comecei a trabalhar com a ajuda de um excelente desenhista chamado grosso costumavamos deixar a escola duca degli abruzzi onde os engenheiros da fiat trabalhavam assim que a sirene de fim de expediente tocava e por duas ou tres horas ele fazia os desenhos comigo ao seu lado no sabado e no domingo trabalhavamos o dia todo eu ate continuei varias vezes ate tarde da noite a cidade estava mergulhada no silencio e na escuridao do apagao sozinho meus olhos fixos nas breves faiscas que brilhavam entre a tampa circular e os aneis de ferro fundido cobrindo as chamas do pequeno fogao eu podia ver em minha imaginaçao o rugido amigavel de seu motor sem duvida dusio contratara giacosa por saber da fama de economico do engenheiro pretendia fazer um carro barato com mecanica barata da fiat giacosa ao ver a fabrica onde seria feito a mesma que no pre guerra fazia bicicletas beltrame decidiu na hora como faria o chassi um intrincado conjunto de pequenos tubos soldados como numa bicicleta um spaceframe muito antes de uhlenhaut na mercedes e chapman na lotus fazerem isso famoso giacosa usou tambem a suspensao dianteira independente com direçao por pinhao e cremalheira do seu fiat 500 topolino; engraçado notar que na inglaterra cooper fazia o mesmo com duas suspensoes completas e motor central traseiro o motor seria o quatro em linha de 1 1 litro ohv do fiat 1100 que com taxa mais alta e preparaçao cuidadosa e carter seco para diminuir sua altura chegava a 63 cv frente aos originais 36 cv era o cisitalia d46 dusio 1946 [caption id= attachment_379063 align= aligncenter width= 960 ] um sucesso cisitalia d46[/caption] giacosa desenhou tambem um cambio pre seletivo de tres marchas para o caro de corrida e uma suspensao com molas helicoidais para o eixo rigido traseiro para o eixo de fiat 1100 com entre eixos de apenas dois metros o pequeno carro de corrida pesava apenas 370 kg e dominaria as competiçoes ate 1100 cm³ [caption id= attachment_379049 align= aligncenter width= 999 ] cisitalia 202 pininfarina coupe[/caption] em 1947 aparecia o carro esporte de dois lugares o cisitalia 202 outro grande sucesso era um minusculo cupe que ficou famoso principalmente por sua carroceria um dos primeiros trabalhos de battista pinin farina fora da empresa da familia e um classico imortal um dos primeiros carros a sumir definitivamente com os paralamas separados e mostrar o caminho do desenho das carrocerias dali em diante depois do fim da cisitalia pininfarina venderia o desenho para outros; o primeiro ferrari de rua o 166 inter tinha a mesma carroceria basica [gallery ids= 379054 379053 379055 379045 379046 379048 ] com a mesma mecanica do carro de corrida o cupe era deveras minusculo media 3 4 metros num entre eixos de 2 4 metros e era baixo aos 1 2 metros de altura o motor fiat 1100 aqui dava 55 cv com um carburador weber ou 62 cv com dois usava transmissao fiat de quatro marchas e pesava apenas 780 kg pronto para rodar para 1947 seu desempenho era inacreditavel com apenas 1 1 litro chegava a 160 km/h [caption id= attachment_379070 align= aligncenter width= 999 ] o cisitalia 202 nuvolari roadster[/caption] em 1947 na mille miglia o vencedor foi um alfa romeo pre guerra de 3 litros mas a vitoria foi ofuscada pelo segundo lugar de nuvolari no cisitalia 202 de apenas 1100 cm³ embora ele tenha sido retido por 27 minutos por um defeito no sistema eletrico causado pela chuva que o mecanico nao conseguiu diagnosticar ele chegou apenas 17 minutos atras da alfa o cisitalia coupe foi o veiculo mais rapido no trecho final da rodovia fazendo uma media de 157 km/h por uma hora e vinte e cinco minutos mas quando este carro aparece giacosa ja estava fora do projeto de volta a fiat em turim recomeçando a vida no pos guerra diz ele o projeto cisitalia me trouxe emoçoes e prazer mas no geral foi pouco mais que um passatempo dusio viu que eu nunca deixaria a fiat onde minha mente e meu coraçao estavam comprometidos ele ficou desapontado mas nao muito chateado ele me pediu para preparar os planos para um biposto baseado no monoposto de corrida e eu concordei desde que isso significasse nada mais do que produzir um design geral trabalhei nisso em uma tarde de sabado e todo o domingo seguinte projetando uma estrutura simples de tubos adaptada ao formato aerodinamico de uma carroceria cupe cujas seçoes transversais e longitudinais eu ja havia esboçado a plataforma da carroceria foi soldada a estrutura e o todo foi projetado de modo a dar rigidez maxima com peso minimo [caption id= attachment_379044 align= aligncenter width= 999 ] giacosa checa o chassi do 202 minusculo[/caption] porsche um passatempo para giacosa mas um que teria efeitos que sentimos ate hoje sem saber o tipo de carro que giacosa desenhara na cisitalia influenciaria fortemente um jovem engenheiro alemao chamado ferry porsche [caption id= attachment_379071 align= aligncenter width= 999 ] nuvolari e o cisitalia porsche[/caption] o contato entre a porsche e a cisitalia acontece via duas pessoas que tambem seriam famosas depois um deles karl carlo abarth era um ex piloto de motocicleta austriaco que conhecia bem anton piech pois casara se com sua secretaria pessoal outro rudolf hruska era um engenheiro da porsche que ficara preso na italia no fim da guerra e depois seria o pai do alfasud ambos se aproximam de dusio para oferecer os trabalhos da porsche em projeto de carro de corrida depois da saida de giacosa [caption id= attachment_379067 align= aligncenter width= 999 ] porsche typ 360 cisitalia ; 1947[/caption] dusio tem sonhos de vencer na formula 1 imediatamente e contrata os porsche para criar um novo e avançado carro para isso lembrem se que os porsche estavam impedidos de sair de gmund mas dusio nao alem do dinheiro e trabalho do contrato este projeto deu outros frutos dusio viajou para a frança e la negociou a libertaçao do professor porsche e de anton piech da prisao por um milhao de francos; dusio pagou imediatamente e depois descontou o valor do contrato com a porsche os porsche e piech puderam estar juntos de novo em 1947 o carro de f1 estava pronto uma continuaçao dos auto union do pre guerra desenhados com ajuda de seu projetista original; o professor eberan von eberhorst que aparecera em gmund magro e com so as roupas do corpo ao fim da guerra em busca de trabalho o resultado um cisitalia f1 projetado pela porsche tinha motor central traseiro 1 5 litro compressor suspensoes independentes e traçao nas quatro rodas mas nunca correria o projeto e problemas nas outras empresas de dusio que de fato financiavam suas estrepolias de fabricante fazem a continuaçao do projeto impossivel em 1949 a cisitalia fecha; o espolio da empresa acaba com ninguem menos que karl abarth que continuaria a empresa mas agora usando o seu proprio nome um carro de marca porsche mas ferry porsche eventualmente consegue visitar a cisitalia antes dela acabar durante o projeto do carro de f1 la conhece o cisitalia 202 criado por giacosa com as humildes peças do fiat 1100 e 500 fica impressionadissimo ao dirigi lo [caption id= attachment_379078 align= aligncenter width= 999 ] a famosa foto dos porsche ferry com terno apertado e o prototipo de motor central em gmund[/caption] aqui estava um carro com cilindrada de vw mas com o dobro da potencia do fiat 1100 basicamente com preparaçao simples e dois carburadores e com a carroceria baixa e leve o desempenho rivalizava carros do dobro do tamanho a aerodinamica apurada permitia altissimas velocidades sem drama ou barulho e as modernas suspensoes de giacosa e sua direçao comunicativa faziam a estabilidade e comportamento geniais [caption id= attachment_379076 align= aligncenter width= 999 ] o prototipo 356 atras 356/2 definitivo na frente gmund 1948[/caption] ferry tinha 38 anos de idade entao mas era talvez o collaudattore com mais experiencia no mundo de entao desde os 15 anos de idade avaliava carros projetados por seu pai de fuscas e mercedes pequenos ate monstros como os auto union de corrida com mais de 600 cv mas andando num cisitalia 202 teve uma epifania aqui esta o ponto certo entre preço e velocidade e eu posso fazer algo assim usando o vw como base [caption id= attachment_379075 align= aligncenter width= 999 ] o chassi do 356/2 original[/caption] o resto e historia conhecida depois de um prototipo de motor central traseiro que nao da muito certo ferry volta ao motor traseiro do fusca cria um chassi plataforma de chapa dobrada como giacosa com os tubos de bicicleta era o que sua fabrica podia produzir facilmente prepara motores vw de 1100 cm³ com novos cabeçotes e dois carburadores para o dobro da potencia do carro original aqui 20 cv versus 40 cv e coloca uma carroceria leve de aluminio batida a mao mas aerodinamica criada pelo veterano erwin komenda que criara os auto union e fusca e pronto um porsche a empresa de engenharia vira um fabricante ja em 1948 fabricando 50 carros ainda em gmund dusio foge para a argentina no mesmo ano a convite de peron onde cria uma fabrica de caminhoes ninguem lembra mais da cisitalia ou da contribuiçao de giacosa nela mas uma coisa e clara para todo mundo que estuda a historia sem esses dois signori nao existiria uma porsche
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