FlatOut!
Image default
História

Como a Saab inventou o Turbo atual

Dê uma olhada à sua volta. Quando foi a última vez que você viu um motor diesel sem turbo? Estão completamente extintos já há mais tempo que podemos lembrar. Assim caminha também o ciclo Otto, basicamente devido às legislações de emissão e economia de combustível, que exigem cada vez mais que os motores fiquem menores. Sem falar nas legislações de deslocamento: o mercado chinês, mais importante do mundo, tem imposto crescente em incrementos de 500 cm³, de 1,0 até 4 litros. Por isso, todo o mundo anda com motores turbo hoje, de tricilíndricos 1 litro até V8 de 4 litros. Para agradar os legisladores chineses. A gente merece. O turbocompressor por si só é algo sensacional, e ninguém devia se incomodar com eles. O que incomoda na verdade é a normalização dos motores, todos iguais, em cilindradas e configurações iguais, e iguais em uso. Isso é chato pacas. Cadê os V8 americanos aspirados, os ardidos quatro em linha franceses e italianos, os suaves seis em linha aspirados alemã