responda sem pesquisar as seguintes perguntas quem lançou o primeiro hatch de traçao dianteira moderno quem lançou o primeiro hot hatch moderno a primeira minivan o primeiro off road que e so off road em decoraçao externa e baseado num carro de traçao dianteira de alta produçao o que chamamos hoje de suv e domina o mercado mesmo sendo contra apostas de qualquer tipo por principio nessa sou capaz de apostar que mesmo o informado leitor do flatout nao fosse o titulo desta materia nunca responderia corretamente essas perguntas pois foi a simca sim a simca que basicamente criou o carro moderno sendo a resposta correta para todas essas perguntas a simca meio tangencialmente tambem tem parte no aparecimento da suspensao dianteira mcpherson de longe o sistema mais popular hoje e o simca chambord o carro que sendo um fracasso na europa teve sua fabrica exportada para ser fabricado aqui no brasil e parte desta historia entao e por ela que começamos o que e simca societe industrielle de mecanique et carrosserie automobile e o significado da sigla simca historicamente a empresa e ligada a fiat; henri pigozzi um italiano radicado na frança vira o principal protagonista de uma empresa fundada pela fiat italiana para ser seu braço frances em 1934 simca 5 inicialmente fazia fiats franceses o mais conhecido e o simca cinq cinco o carro que conhecemos como o fiat 500 ‘topolino’ original mas monsieur pigozzi o presidente da simca era uma pessoa com sua propria cabeça embora sempre com boas relaçoes com turim sempre funcionou de forma independente e foi a lugares diferentes nem sempre com aprovaçao de turim depois da segunda guerra quando suas ligaçoes com a italia fascista viraram um problema pigozzi se esforçou para ficar cada vez mais longe de seu acionista majoritario aronde isso se mostra claramente em 1951 com o lançamento do simca aronde um carro criado sem influencia da fiat e de grande sucesso principalmente em exportaçoes o sucesso o faz expandir a simca assumiu os fabricantes franceses de caminhoes unic em 1951 a saurer em 1956 e mais importante aqui a fabrica de poissy da ford em 1954 esta fabrica de poissy um suburbio parisiense tinha amplo espaço para expansao permitindo a simca consolidar a produçao em uma unica fabrica e em 1961 vender a velha fabrica de nanterre ford vedette v8 1949 alem da fabrica a compra da ford adiciona um v8 a linha simca o ford vedette se torna um simca o ford vedette vira simca vedette em 1954 com nova carroceria e e o antecessor direto do simca chambord; este aparece em 1957 e vem para o brasil em 1960 o motor era o v8 ford de cabeça chata na versao menos 60 com 2 4 litros o primeiro mcpherson e e o ford/simca vedette e suas derivaçoes subsequentes inclusive nosso chambord tem uma primazia importante sao os primeiros carros do mundo com suspensao dianteira mcpherson earle s macpherson a historia e interessante e invençao engenheiro earle s macpherson que começou a carreira nao na ford mas na gm se tornaria com o tempo o engenheiro chefe num projeto de grande influencia no desenvolvimento do automovel moderno apesar de nunca ter sido produzido um avançado carro pequeno chevrolet chamado internamente de cadet pesaria uma tonelada e seria um carro monobloco em aço estampado com suspensoes independentes e um seis em linha ohv de 2 0 litros dianteiro traçao traseira os pedais eram pivotados por cima em vez do assoalho e operavam cilindros hidraulicos por meio de articulaçoes isso tudo antes da segunda guerra a invençao do seo earle mas num ambiente onde custo era minuciosamente controlado o projeto morre simplesmente porque o preço de venda objetivo nao consegue ser alcançado macpherson nao desiste e começa estudar maneiras mais baratas de criar o carro na traseira adota suspensao por eixo rigido na dianteira acaba por inventar um novo tipo de suspensao independente bem mais barata leve e que ocupava pouco espaço sim voce ja adivinhou a coluna macpherson simca vedette 1954 o desenho e simples e por isso mesmo genial um braço inferior em a faz a localizaçao da roda; a mola helicoidal e o amortecedor hidraulico em cartucho sao concentricos e definem o movimento da roda com seu angulo de montagem em seu topo e embaixo gira em rolamentos permitindo esterçamento pronto apesar de ter menos recursos que um duplo a sobreposto dava ganho de cambagem no movimento era leve barato e genial ocupava pouquissimo espaço lateralmente no carro mas o ponto de montagem superior era mais alto que o normal nada de capo baixinho aqui chambord no brasil em 1960 o cadet morre antes de nascer porem e macpherson o engenheiro nao a suspensao arrasado por seu carro dos sonhos ter morrido antes de sequer aparecer muda se para a ford em dearborn em setembro de 1947 em 1949 o ford vedette frances aparece com suspensao macpherson dianteira em 1950 aparece o ford consul ingles era quase o cadet fabricado pela ford ate nos pedais pivotados por cima a ford e claro patenteou o sistema ja em 1947 e hoje de longe a suspensao dianteira mais popular o simca 1100 simca 1100 1967 ok o primeiro hatchback moderno nao foi o simca 1100; tecnicamente e o renault r4 de 1961; mas apesar do motor dianteiro e traçao idem este estava em posiçao longitudinal central dianteira e nao transversal em linha com o transeixo como e parte do moderno aqui tambem a porta traseira do r4 abre para o lado e o carro todo e mais para citroen 2cv modernizado que antecessor de golf e fiat 127 autobianchi primula 1964 tambem existe o autobianchi primula um carro criado por dante giacosa e lançado em 1964; giacosa usou a autobianchi para provar conceitos que a conservadora diretoria da fiat lhe impedia de lançar o primula e o primeiro carro com motor transversal dianteiro em linha com o transeixo e porta traseira hatchback e apenas o fato de que foi vendido so na italia e em quantidades limitadas que diminui sua influencia depois desse carro o fiat 128 de 1969 iria adiante adicionando a suspensao dianteira mcpherson direçao por pinhao e cremalheira freios a disco e pneus radiais para fazer o primeiro carro realmente moderno autobianchi primula entao a reposta para quem lançou o primeiro hatch de traçao dianteira moderno e tecnicamente autobianchi mas o de maior sucesso o que realmente popularizou a configuraçao na europa e abriu caminho para o fiat 127 e o golf alem do um pouco diferente renault r5 foi sem duvida nenhuma o simca 1100 de 1967 embora diretamente influenciado pelo trabalho de giacosa na fiat principalmente o autobianchi primula o simca 1100 e projeto frances da simca o projeto 928 tocado pelos engenheiros philippe grundeler e charles scalese ja na epoca em que a chrysler era dona da empresa o carro seria todo novo fora o pequeno 4 em linha ohv tradicional da marca quantas cervejas cabem num simca 1100 medindo pouco menos que quatro metros com motor transversal dianteiro em linha com o transeixo e um monobloco com tampa traseira hatchback e banco traseiro rebativel seu sucesso basicamente cementou uma categoria inteira de veiculos a do golf a suspensao do 1100 mostrada aqui numa picape a suspensao era a diferença do que viria no fiat 128 com braços a duplos sobrepostos na dianteira e braços semi arrastados na traseira era na verdade mais sofisticado os freios eram a disco a direçao de pinhao e cremalheira a linha de hatchbacks simca 1100 com traçao dianteira lançada em 1967 foi um sucesso de vendas em toda a europa e acredita se influenciou a volkswagen a suceder sua linha de veiculos com motor traseiro e traçao traseira refrigerados a ar com uma linha com motor dianteiro traçao dianteira e refrigeraçao a agua antes mesmo da fiat consolidar o tipo de carro em 1969 128 e 1971 127 mas sua influencia iria mais adiante simca 1100 ti o simca 1100 por vinha com motor quatro cilindros ohv de 1118 cm³ e 58 cv que era acoplado a um transeixo manual de quatro marchas com a opçao por uma semi automatica de tres marchas com embreagem atuada eletronicamente mas como era uma revelaçao ao volante um arauto da revoluçao que viria em seguida parecia que podia aceitar mais motor que isso facilmente foi aproveitando as qualidades do simca 1100 que os franceses decidiram criar uma versao com mais entusiasmo o simca 1100 ti a principal distinçao do carro era o motor cujo deslocamento passava de 1 1 litro para 1 3 litro 1 294 cm³ e com dois carburadores solex de corpo duplo chegava aos 82 cv um acrescimo de mais de 40% em relaçao ao modelo basico o bastante para atingir a velocidade maxima de 170 km/h com maior rendimento o motor recebeu um radiador maior com ventoinhas eletricas atuadas por sensores de temperatura algo que era relativamente avançado para a epoca alem disso o simca 1100 ti usava freios a disco nas quatro rodas a decoraçao do hot hatch incluia farois auxiliares e de neblina com lentes amarelas spoilers na dianteira e na traseira e rodas de liga leve de 13 polegadas alem de emblemas especiais e grade tingida de preto o interior recebia um volante mais esportivo com tres raios de metal e painel de instrumentos bastante completo com conta giros e velocimetro avantajados e em destaque o simca 1100 ti foi elogiado pela imprensa na epoca pela disposiçao do motor que era capaz de leva lo de zero a 100 km/h na casa dos 12 segundos e pelo excelente desempenho dos freios alem de uma desenvoltura impar para as curvas graças ao acerto de suspensao que em contrapartida o deixava firme demais de acordo com algumas publicaçoes francesas seu bom comportamento o rendeu tambem relativa popularidade como carro de rali em provas regionais e aqui nascia o tipo de carro que depois ficaria famosissimo e popular nos anos 1980 golf gti so aparece seis anos depois do simca 1100 ti o matra rancho o matra simca rancho era mais uma ideia genial se totalmente fora do normal que emana de romorantin sede da matra e de novo baseado no popular 1100; mas desta vez na versao furgao o rancho e o primeiro furgao pequeno monobloco de uso misto passageiros carga e o primeiro com cores de veiculo off road execrado pelos entusiastas da epoca por nao ser um off road de verdade o rancho foi nao obstante um incrivel sucesso de vendas poucos tinham dinheiro para um range rover mas a aparencia dele podia ser conseguida aqui com grande desconto e vamos falar a verdade fora intencionais excursoes em locais realmente dificeis pouca gente precisa mesmo de traçao integral quando se tem um carro de traçao dianteira ou o inverso um fusca lembro aqui a surpresa da kaiser argentina nos anos 1960 quando recebeu o primeiro prototipo do renault r4 a empresa de origem americana famosa por fabricar jeeps colocou o r4 em sua pista de prova off road so de curiosidade e descobriu que o r4 a enfrentava tao bem quanto um jeep cj5 o matra rancho foi produzido ate 1984 sua demanda sempre maior do que a pequena fabrica da matra era capaz de fazer; a parte traseira era confeccionada em fibra de vidro e colada e alisada manualmente antes da pintura e o percussor espiritual nao so de todo suv de shopping como tambem percussor fisico de furgoes de uso misto como berlingos kangoos e doblos quando recebem uma segunda fileira de bancos e por isso extremamente relevante renault espace o primeiro renault espace talvez a primeira minivan moderna nasceu nos estudios da chrysler europa durante o inicio dos anos 1970 sim tambem nasceu na simca criado pelo designer grego antonis volantis o designer do murena era para ser um substituto para o rancho mas a psa agora dona da renomeada talbot nao aprovou por medo de investir em algo tao diferente a talbot se mostrava tambem um beco sem saida para a psa que logo decide acabar com a marca o acordo de cooperaçao com a matra fechado quando a empresa ainda se chamava simca em 1969 e cancelado pela psa em 1983 a matra entao coloca o projeto da minivan debaixo do braço e vai bater na porta do maior concorrente da psa a renault o resultado ja sabemos a renault faz uma revoluçao nos anos 1980 com suas minivans a partir do estrondoso sucesso de publico e critica do espace o carro era fabricado em romorantin por tres geraçoes ainda no mesmo metodo de sempre com carroceria em plastico a chrysler americana ao mesmo tempo retomaria o projeto usando metodos convencionais de produçao na sua minivan de 1984 outro grande sucesso que saiu conceitualmente do mesmo lugar junte o conceito de aproveitamento de espaço das minivans com a roupa de indiana jones automotivo inaugurada no rancho e o que temos a vasta maioria dos carros modernos que hoje atendem pela muito usada sigla suv e agora voces sabem de quem e a culpa da simca nao foi exatamente um plano; esta mais para obra do acaso uma consequencia de um local criativo sendo criativo mas aconteceu a partir dela de qualquer forma
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